Pular para o conteúdo principal

(FF XV) Pós game: sobre os calabouços.


O verdadeiro desafio de Final Fantasy XV reside nos 8 calabouços que são acessados através daquelas portas fechadas que encontramos nas dungeons onde estavam as armas reais. E porque elas estão dentro destas dungeons e têm o mesmo nome existe uma pequena confusão a respeito.

Quando falamos de Costlemark, por exemplo, existem 2 dungeons lá: a normal que fazemos para pegar a arma real e a lvl 99, que só podemos fazer no pós game, depois de pegar a chave com a Ezma, conforme expliquei no meu primeiro post sobre o pós game.

Para diferenciar, podemos chamar estas dungeons pós game de Menace Costlemark, por exemplo, pois este é o nome da série de quests que permite o acesso a elas, ou Costlemark lvl 99 ou ainda, como farei, de Calabouço Costlemark. Sempre que eu escrever a palavra calabouço estarei me referindo às dungeons pós-game encontradas atrás das portas.

Quem tiver dúvidas sobre como acessar, por favor, leia o post que linkei acima.

...

Os calabouços tem como objetivo a derrota de poderosos bosses encontrados em sua parte mais profunda, portanto, nosso primeiro objetivo é descer. Descer, descer e descer, até o encontrar.

A estrutura dos calabouços é semelhante à figura acima e é composta de segmentos do tipo A, B, C e D. São 8 calabouços no total, de dois tipos: caverna  (Keycatrice, Balouve, Fouciaugh, Glacial Grotto, Daurell e Crestholm) e ruínas (Costlemark e Steyliff). Somente as do tipo ruínas possuem segmentos do tipo D.

Estes segmentos são apenas modelos diferentes de salas e corredores. Ao lado um modelo de segmento normal para os dois tipos.

Basicamente o sistema consiste em entrar em salas onde existe um item ao centro e mobs ao redor. Normalmente existe uma porta de entrada e uma de saída. As duas portas são fechadas quando você entra e só pode sair de lá depois de derrotar os mobs ou voltando para a entrada da gruta com a opção do Menu.

Os mobs se tornam mais fortes e mais numerosos quanto mais você desce no calabouço, culminando no boss que sempre dará um ótimo item de presente.

Além destes segmentos normais, existem acampamentos a cada 5 segmentos descidos e salas de ramificação com 4 portas: a que você chegou, uma na esquerda, outra no meio e outra na direita. Apenas uma é a correta e te levará mais abaixo no calabouço. As outras duas te levarão à becos sem saída. Entretanto, vale a pena ir nas erradas porque elas contém itens em suas salas.

Se você se perder a orientação é fácil: basta procurar a porta que estará descendo para prosseguir e para voltar, a que estará subindo. Retornando à sala de ramificação, para saber qual é a que o trouxe até este ponto, qual é a esquerda, centro e direita, veja a imagem ao lado direito.

A porta do meio será sempre a mais distante e estará em frente à porta pela qual entrou. Tendo este desenho em mente fica fácil se localizar.

Uma vez que você entre na sala correta a porta se fechará, impedindo seu retorno. Nos posts sobre os calabouços que farei, sempre irei indicar qual é a porta correta, assim você poderá decidir se quer ir nas primeiras antes e pegar os itens ou se prefere ir direto para a correta.

Eu também indicarei os itens mais raros existentes em cada dungeon, bem como fornecerei dados sobre os mobs e o boss.

E através deste post você poderá acompanhar cada uma, conforme eu for fazendo  (cruzando os dedos aqui para conseguir fazer todas). rs

Calabouços:

Keycatrice - Caverna level 55
Fouciaugh - Caverna level 65
Glacial Grotto - Caverna level 65
Daurell - Caverna level 72
Balouve - Caverna level 78
Steyliff - Ruínas level 86
Crestholm - Caverna level 92
Clostemark - Ruínas level 99

Diferentemente das demais, no calabouço de Costlemark não é possível utilizar itens.

Para todos os outros, vá abastecido, principalmente de elixir, pois praticamente não existem pontos de translocação suspensa nas salas para recarregar MP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) Couerl!

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Uma das quests do Cid, sobre as quais falarei no próximo post, para a Lança Parasita (ou Drain Lance) pede bigodes de Couerl e eu estava procurando a bichinha quando topei com ela sem querer, saindo da Tumba Keicatrich, lá em cimão de Leide. Gente, ela é tão linda!!! Imensa!!! Infelizmente tive que fugir da luta, porque lvl 14 derrotar um lvl 34... Deu para mim não. :( Aliás, todos os monstros de Final Fantasy XV estão um estupor de belos. Dá prazer de lutar e vontade de ficar só admirando.

(FF XV) PESCA: todos os peixes, todas as iscas, todas as localizações

Eu não gostei de pescar. Falta de paciência. Ainda não consegui completar a primeira quest. Quando tiver concluído tudo eventualmente tentarei. Mas tem gente que está amando e só pescando, deixando quests, hunts e até história de lado. O Bruno Mühl gostou tanto que pescou todos os 100 peixes de Final Fantasy XV e como é gente boa, resolveu fazer o vídeo acima mostrando todos e para cada um a isca utilizada e a localização. Quem se interessar é só colocar o vídeo em velocidade reduzida ou ir pausando. Obrigada, Bruno e parabéns!!! Impressionante!!!

(FF XV) Capítulo 14: pausa com comidas que aumentam XP ganho, summons e armas reais

Quando eu saio está tudo diferente, escuro e cheio de demônios. Umbra está a minha espera e devo me encontrar com meus amigos no Hammerhead. Hum... Tá bom... Cadê o Regália?  Tá brincando que tenho que ir a pé? Quase 4 kms, sozinho, no escuro e com as duas superpotions que me sobraram da última luta??? Que aliás, já não são duas. Agora só tenho uma. Que situação!!! Mirem-se no meu exemplo e encham-se de superpotions antes de partirem para o 13 ou vão com o bolso cheio. Sem dinheiro e sem poções a vida começa a ficar bem miserável... :( Felizmente consigo uma carona e chego ao Hammerhead. Confesso que estava ansiosa. Quero ver os meninos, saber como estão. E a Cindy? Os meninos estão iguais, praticamente. Nada ou quase nada mudou. Esperava uma cena de uma longa conversa entre eles e nada. É ou não é uma oportunidade perdida ali? Eu achei. Procuro a Cindy. Não encontro. Não está no Hammerhead. Nada a fazer exceto partir para o encerramento. Não estou pronta, óbvio. Preciso...

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das...

(FF XV) Pós game: Keycatrice lvl 55, o primeiro calabouço ninguém esquece

(Antes de ler este post, talvez queira saber mais sobre calabouços .) Meu primeiro calabouço foi o Keycatrice porque resolvi fazer na ordem dos levels e esta é a mais baixa. Ela possui 3 salas de ramificação. Na primeira ramificação a porta correta é a da esquerda e nas outras duas é a do meio. Há um camp após a primeira ramificação. Os mobs deste calabouço são na maior parte aqueles pudins. Eles são chatinhos, mas não chegam a ser difíceis. Não existem pontos de translocação suspensa para recarregar o MP nos calabouços. Assim, leve bastante elixir. O boss, Lakhmu Flan, é um pudim preto imenso e como a sala é pequena a luta fica bastante confusa. Ele é vulnerável apenas à luz e resistente à todos os outros tipos de damage. Se tiver bastante potions, uma opção é usar Armas Reais. Ele dropa a arma Hypermagnum com ataque 388 para o Prompto. Por coincidência eu tinha encontrado uma ontem, próximo do local da luta com o Naglfar. Estes são os acessórios que peguei: Na p...