O verdadeiro desafio de Final Fantasy XV reside nos 8 calabouços que são acessados através daquelas portas fechadas que encontramos nas dungeons onde estavam as armas reais. E porque elas estão dentro destas dungeons e têm o mesmo nome existe uma pequena confusão a respeito.
Quando falamos de Costlemark, por exemplo, existem 2 dungeons lá: a normal que fazemos para pegar a arma real e a lvl 99, que só podemos fazer no pós game, depois de pegar a chave com a Ezma, conforme expliquei no meu primeiro post sobre o pós game.
Para diferenciar, podemos chamar estas dungeons pós game de Menace Costlemark, por exemplo, pois este é o nome da série de quests que permite o acesso a elas, ou Costlemark lvl 99 ou ainda, como farei, de Calabouço Costlemark. Sempre que eu escrever a palavra calabouço estarei me referindo às dungeons pós-game encontradas atrás das portas.
Quem tiver dúvidas sobre como acessar, por favor, leia o post que linkei acima.
...
Os calabouços tem como objetivo a derrota de poderosos bosses encontrados em sua parte mais profunda, portanto, nosso primeiro objetivo é descer. Descer, descer e descer, até o encontrar.
A estrutura dos calabouços é semelhante à figura acima e é composta de segmentos do tipo A, B, C e D. São 8 calabouços no total, de dois tipos: caverna (Keycatrice, Balouve, Fouciaugh, Glacial Grotto, Daurell e Crestholm) e ruínas (Costlemark e Steyliff). Somente as do tipo ruínas possuem segmentos do tipo D.
Estes segmentos são apenas modelos diferentes de salas e corredores. Ao lado um modelo de segmento normal para os dois tipos.
Basicamente o sistema consiste em entrar em salas onde existe um item ao centro e mobs ao redor. Normalmente existe uma porta de entrada e uma de saída. As duas portas são fechadas quando você entra e só pode sair de lá depois de derrotar os mobs ou voltando para a entrada da gruta com a opção do Menu.
Os mobs se tornam mais fortes e mais numerosos quanto mais você desce no calabouço, culminando no boss que sempre dará um ótimo item de presente.
Além destes segmentos normais, existem acampamentos a cada 5 segmentos descidos e salas de ramificação com 4 portas: a que você chegou, uma na esquerda, outra no meio e outra na direita. Apenas uma é a correta e te levará mais abaixo no calabouço. As outras duas te levarão à becos sem saída. Entretanto, vale a pena ir nas erradas porque elas contém itens em suas salas.
Se você se perder a orientação é fácil: basta procurar a porta que estará descendo para prosseguir e para voltar, a que estará subindo. Retornando à sala de ramificação, para saber qual é a que o trouxe até este ponto, qual é a esquerda, centro e direita, veja a imagem ao lado direito.
A porta do meio será sempre a mais distante e estará em frente à porta pela qual entrou. Tendo este desenho em mente fica fácil se localizar.
Uma vez que você entre na sala correta a porta se fechará, impedindo seu retorno. Nos posts sobre os calabouços que farei, sempre irei indicar qual é a porta correta, assim você poderá decidir se quer ir nas primeiras antes e pegar os itens ou se prefere ir direto para a correta.
Eu também indicarei os itens mais raros existentes em cada dungeon, bem como fornecerei dados sobre os mobs e o boss.
E através deste post você poderá acompanhar cada uma, conforme eu for fazendo (cruzando os dedos aqui para conseguir fazer todas). rs
Calabouços:
Keycatrice - Caverna level 55
Fouciaugh - Caverna level 65
Glacial Grotto - Caverna level 65
Daurell - Caverna level 72
Balouve - Caverna level 78
Steyliff - Ruínas level 86
Crestholm - Caverna level 92
Clostemark - Ruínas level 99
Diferentemente das demais, no calabouço de Costlemark não é possível utilizar itens.
Para todos os outros, vá abastecido, principalmente de elixir, pois praticamente não existem pontos de translocação suspensa nas salas para recarregar MP.
Quando falamos de Costlemark, por exemplo, existem 2 dungeons lá: a normal que fazemos para pegar a arma real e a lvl 99, que só podemos fazer no pós game, depois de pegar a chave com a Ezma, conforme expliquei no meu primeiro post sobre o pós game.
Para diferenciar, podemos chamar estas dungeons pós game de Menace Costlemark, por exemplo, pois este é o nome da série de quests que permite o acesso a elas, ou Costlemark lvl 99 ou ainda, como farei, de Calabouço Costlemark. Sempre que eu escrever a palavra calabouço estarei me referindo às dungeons pós-game encontradas atrás das portas.
Quem tiver dúvidas sobre como acessar, por favor, leia o post que linkei acima.
...
Os calabouços tem como objetivo a derrota de poderosos bosses encontrados em sua parte mais profunda, portanto, nosso primeiro objetivo é descer. Descer, descer e descer, até o encontrar.
A estrutura dos calabouços é semelhante à figura acima e é composta de segmentos do tipo A, B, C e D. São 8 calabouços no total, de dois tipos: caverna (Keycatrice, Balouve, Fouciaugh, Glacial Grotto, Daurell e Crestholm) e ruínas (Costlemark e Steyliff). Somente as do tipo ruínas possuem segmentos do tipo D.
Estes segmentos são apenas modelos diferentes de salas e corredores. Ao lado um modelo de segmento normal para os dois tipos.
Basicamente o sistema consiste em entrar em salas onde existe um item ao centro e mobs ao redor. Normalmente existe uma porta de entrada e uma de saída. As duas portas são fechadas quando você entra e só pode sair de lá depois de derrotar os mobs ou voltando para a entrada da gruta com a opção do Menu.
Os mobs se tornam mais fortes e mais numerosos quanto mais você desce no calabouço, culminando no boss que sempre dará um ótimo item de presente.
Além destes segmentos normais, existem acampamentos a cada 5 segmentos descidos e salas de ramificação com 4 portas: a que você chegou, uma na esquerda, outra no meio e outra na direita. Apenas uma é a correta e te levará mais abaixo no calabouço. As outras duas te levarão à becos sem saída. Entretanto, vale a pena ir nas erradas porque elas contém itens em suas salas.
Se você se perder a orientação é fácil: basta procurar a porta que estará descendo para prosseguir e para voltar, a que estará subindo. Retornando à sala de ramificação, para saber qual é a que o trouxe até este ponto, qual é a esquerda, centro e direita, veja a imagem ao lado direito.
A porta do meio será sempre a mais distante e estará em frente à porta pela qual entrou. Tendo este desenho em mente fica fácil se localizar.
Uma vez que você entre na sala correta a porta se fechará, impedindo seu retorno. Nos posts sobre os calabouços que farei, sempre irei indicar qual é a porta correta, assim você poderá decidir se quer ir nas primeiras antes e pegar os itens ou se prefere ir direto para a correta.
Eu também indicarei os itens mais raros existentes em cada dungeon, bem como fornecerei dados sobre os mobs e o boss.
E através deste post você poderá acompanhar cada uma, conforme eu for fazendo (cruzando os dedos aqui para conseguir fazer todas). rs
Calabouços:
Keycatrice - Caverna level 55
Fouciaugh - Caverna level 65
Glacial Grotto - Caverna level 65
Daurell - Caverna level 72
Balouve - Caverna level 78
Steyliff - Ruínas level 86
Crestholm - Caverna level 92
Clostemark - Ruínas level 99
Diferentemente das demais, no calabouço de Costlemark não é possível utilizar itens.
Para todos os outros, vá abastecido, principalmente de elixir, pois praticamente não existem pontos de translocação suspensa nas salas para recarregar MP.
Comentários