Pular para o conteúdo principal

(FF XV) Pós game: Costlemark, lvl 99 - Simplesmente a melhor parte de Final Fantasy XV


Finalmente! Depois de tanto ouvir falar do temível Costlemark lvl 99 eu me senti preparada para ao menos tentar.

O mais chato da preparação foi o farm de AP. Além de tudo o básico, como os 3 acessórios para todos, eu queria ter a aba de recuperação completa e na aba de magia o nódulo que aumenta o poder em 100, além de mais uma ou outra coisinha aqui e ali.

Também fiz questão de farmar o acessório v1 do Ângelus. Infelizmente não consegui nenhum V2, mas o V1 já ajuda muito.

Bico de Zu também é chato e lento de farmar. Acabei nem pegando todos que queria e resolvi arriscar com apenas 21, usando 7 para criar magias de fogo, gelo e eletricidade com quebra de nível de dano lvl 99. Cada 7 fez 13 magias, de forma que tinha 39 magias com quebra de nível de dano.

Mas as magias que realmente me importavam eram as de cura. Eu criei unimancias (pode sair fogo, gelo ou eletricidade) para equipar nos meninos e magias de cura com cada elemento para o Noctis, já que ele poderia escolher qual usar.

O catalizador que usei foi o Trigo  que compra em Cabo de Caern, na vendinha beira de estrada, em um carro estacionado. Ele é muito caro. Para cada magia, usava 99 de cada elemento e mais 97 trigos. Isto me resultava em 35 unimancias com poder de cura lvl 99, com poder de ataque de 298. E eu usei este trigo justamente pelo seu poder de duplicação. A mesma unimancia feita com superpotions rende apenas 10 de cada. Eu tinha medo de acabar minhas magias e morrer na praia. Depois descobri que os meninos usam muito pouca magia e poderia perfeitamente ter feito as unimancias deles com superpotions.

Para o Noctis, também usei o Trigo e levei 35 curamancias de cada elemento. Juntando com as 39 magias com quebra de limite e as unimancias dos meninos, levei um total de 249 magias nos frascos e mais 99 de cada elemento para fazer mais caso precisasse. Foi muito exagero. Depois conto para vocês com quantas voltei. lol

Quanto aos equips, eu tinha 3 laços, 4 V1, as melhores armas disponíveis (espada grande Apocalipse, espada Balmung, adagas Zwill) e muitos outros acessórios.

O Thiago, do grupo do Whatsapp foi antes usando a sopa de cauda dourada que garante ataques críticos, mas todos os guias me falavam para usar a lasanha, que aumenta o hp em 4.000 e protege contra os danos elementais. Resolvi deixar para resolver qual usaria lá dentro e levei ingredientes para ambas, ou, ao menos era o que pensava. Comecei com a sopa e só lá dentro descobri que um dos ingredientes da lasanha era o trigo que usei para fazer as magias e estava sem. Eu tive que ir só com a sopa e foi muito duro e muito mais difícil do que teria sido com a lasanha. Primeiro que sem estes 4000 de hp, tinha que complementar o hp deles com acessórios e acabava ficando sem espaço para me proteger. E uma parte da dungeon é com inimigos imunes a magia e que dão danos elementais.

Imagine: você em uma dungeons com mobs lvl 99, sem poder itens para se recuperar, sem poder usar magia para atacá-los e ainda sem resistência aos danos deles? Muito difícil! Se forem, não pensem duas vezes: lasanha.

Como técnica estava contando principalmente com o Reagrupamento do Ignis, por curar todos os membros. E só cura o HP até a barra cinza claro. Não enche todo o HP. Então, se perder parte do HP em uma sala, vai ficar com HP menor nas próximas salas ou até usar uma magia de cura ou até um camp.

E, pior, entrei lá na santa inocência, acreditando totalmente que a magia de cura era igual elixir, como falaram no chat. É nada!!! Ela só cura o HP. MP você que se vire, sem eter e sem ponto de translocação. lol

A Costlemark não é o maior calabouço. O maior é Steyliff. Costlemark tem 60 salas. São 5 acampamentos e 4 salas de ramificações. As salas corretas são: centro, direita, esquerda, centro.

(Este post vai ficar assim chapadão mesmo, porque joguei já há um tempinho e nem tenho mais imagens.)

Os itens que você pode conseguir lá vão te matar de raiva. Eu queria mandar a Square-Enix para aquele lugar. Na maior parte são potions, superpotions, elixires, megaelixires, eter, ou seja, tudo que você não pode usar e se você é como eu e está com 99 de tudo, nem ao menos vai poder pegar. Então, não pense em fazer Costlemark por conta dos itens. Realmente não tem nada que valha a pena por lá.

Tem dois bosses: Jormungand, uma daquelas cobronas, que dá um acessório chamado Alma de Thamassa. É tão bom e especial que nem lembro para quê direito. kkkk O segundo boss, Bilrost, dá um bracelete de matéria escura. E pior é que deixei isto daí lá e não vou voltar para pegar. rs

(Eu fiz Costlemark utilizando um guia e este post utiliza parte deles. A fonte original é Easy Costlemark. Lá inclusive tem algumas outras informações. Só clicar no nome do guia para ler.)

Primeiro vou colocar aqui uma descrição dos inimigos da dungeon e mais abaixo sala por sala:

Inimigos: fraqueza e estratégias aprofundadas:

* Nem todos as resistência e imunidade estão listados, apenas para aqueles sem fraquezas elemental.

Havocfang - fraco a Espadas grandes, punhais, e gelo. Fácil inimigo, considere usar Freeze para grupos de quatro ou mais.

Hobgoblin - fraco aos Espadas grandes, à maquinaria, ao fogo, e à luz. Fácil inimigo, considere usar Flare para grupos de quatro ou mais.

Mindflayer - Fraco para Lanças, Adagas e Luz, resistente ao Gelo, absorve Lightning. 148,800 HP, após um uso de Flare, pode ser vencido facilmente com adagas.

Malboro - fraco aos Espadas grandes, à maquinaria, e ao fogo. 108,700 HP, após um uso de Flare, pode ser vencido facilmente com Espadas grandes.

Gigante de Ferro - Fraco para Grandes Espadas, Escudos e Luz, resistente ao Raio, absorve o Fogo. 150,100 HP, considere lançar Freeze duas vezes, devido aos seus fortes ataques físicos. Correr ao redor ou atacar com cautela durante o tempo de intervalo entre os ataques. Isto é mais essencial na sala com quatro Iron Giants.

Jormungand - fraco a espadas, punhais, e relâmpago. 603,600 HP, leva 4 a 5 moldes de elétron para derrubar. Devemos ser imunes a seus ataques de Fogo.

Goblin - Fraco para Lanças, Adagas, Fogo e Luz. Fácil inimigo, considere usar Flare para grupos de quatro ou mais.

Braindrainer - Fraco para Lanças, Adagas, Relâmpago e Luz. 185.000 HP, após um uso do Electron, pode ser tomado para baixo facilmente com punhais. Dois elencos também funciona perfeitamente, boa opção quando no quarto com quatro Braindrainers.

Élder Coeurl - Fraco para Espadas e Adagas, imune a todos os elementos. 123.000 HP, foco em um alvo como ele vai tentar recuperar a HP. Devido à sua agilidade, é mais difícil aterrar hits, mas sendo imune a seus ataques Relâmpago, não representa uma ameaça.

Uttu - fraco para Espadas grandes, máquinas e luz, imune ao gelo, absorve fogo e relâmpago. 122.000 HP, vá para fora todo o ataque com Espadas grandes, ele será para baixo em nenhum momento. Somos imunes aos ataques de Relâmpago.

Serpentess - fraco para Espadas grandes, punhais e luz, imune ao fogo, absorve gelo. 196.400 HP, elenco de elétrons, diminuir sua HP para cerca de 40% com ataques físicos, em seguida, terminá-lo com outro elétron. Isto é porque ele é capaz de auto-destruição quando HP cai para 33% ou menos.

Bilrost - fraco para espadas, adagas e gelo. 649,700 HP, leva 4 a 5 moldes de Freeze para derrubar. Somos imunes a seus ataques de Fogo.

Então vamos por partes:

A primeira parte, até o segundo acampamento é relativamente tranquila e simples.

Quarto 01-3 Havocfang. Não há necessidade de magia.
Quarto 02 - 2 Hobgoblin. Não há necessidade de magia.
Quarto 03 - 2 Mindflayer. Flare.
Quarto 04 - 3 Hobgoblin. Não há necessidade de magia.
Quarto 05 - 4 Hobgoblin. Flare.
Quarto 06 - 2 Mindflayer. Flare.
Quarto 07 - 4 Havocfang. Freeze.
Quarto 08 - 3 Mindflayer. Flare.
Quarto 09 - 4 Hobgoblin. Flare.
Quarto 10 - Camp.

Quarto 11 - 3 Goblin. Não há necessidade de magia.
Quarto 12 - 2 Mindflayer. A saída correta é a central.
Quarto 13 - 2 Mindflayer. Flare.
Quarto 14 - 4 Hobgoblin. Flare.
Quarto 15 - 5 Goblin. Flare.
Quarto 16 - 5 Goblin. Flare.
Quarto 17 - 4 Hobgoblin. Flare.
Quarto 18 - 3 Hobgoblin. Não há necessidade de magia.
Quarto 19 - 2 Mindflayer. Flare.
Quarto 20 - Camp.

O maior problema destas salas são os Mindflayers. São aqueles demônios que te seguram e ficam sugando sua vida. Tem que tentar a qualquer custo ficar longe deles.

Nestas primeiras salas fui me acostumando com a dinâmica da dungeon, trocando equips, adaptando o estilo de jogo, etc... Magia de quebra de nível só utilizava ao entrar em uma sala e quando meu HP estava cheio. Depois de iniciada a luta, normalmente só queria usar curamancia, para recuperar o HP.

Quarto 21 - 4 Hobgoblin. Flare.
Quarto 22 - 1 Malboro. Flare.
Quarto 23 - 4 Hobgoblin. Flare.
Quarto 24 - 2 Malboro. Flare.
Quarto 25 - 2 Hobgoblin. magia.
Quarto 26 - 4 Hobgoblin. Flare. A saída correta é direita.
Quarto 27 - 3 Hobgoblin. Não há necessidade de magia.
Quarto 28 - Jormungand. 4 a 5 Electron.
Quarto 29 - 2 Hobgoblin. Não há necessidade de magia.
Quarto 30 - Acampamento.

Nestas salas 21 a 30 já comecei a sentir o cheiro do problemão em que tinha me metido. Os Marlboros foram suaves graças à meus 3 laços. O quarto improvisei com acessórios uma proteção malemal para o Gládius, mas ele nem sofreu muito. Questão é este boss. Tem que chegar nele com a vida completa e... imune a fogo! Lasanha... Lasanha... Lasanha... Só conseguia pensar na bendita lasanha que eu não tinha!!! :(((

De alguma forma passei por ele. E o medo de morrer depois com os hobgoblin da sala 29 antes do acampamento? rs

Deste camp até o final é o inferno. Cada parte pior do que a anterior.

Quarto 31 - 2 Braindrainer. Um elétrons.
Quarto 32 - 2 Gigantes de Ferro. Um Freeze.
Quarto 33 - 2 Braindrainer. Um elétrons.
Quarto 34 - 4 Iron Giants. Dois Freeze.
Quarto 35 - 4 Goblin. Um Flare.
Quarto 36 - 4 Braindrainer. Dois elétron. A saída correta é deixada.
Quarto 37 - 6 Goblin. Um Flare.
Quarto 38 - 8 Goblin. Um Flare.
Quarto 39 - 2 Braindrainer. Um elétrons.
Quarto 40 - Acampamento.

Na sala 32 tem 2 gigantes de ferro e na sala 34 tem 4. Q-u-a-t-r-o!!! Você até passa pelos três primeiras salas, mas chegar nestes 4 com HP cheio são outros quinhentos. Não sei como direito, mas consegui realizar esta proeza. Cheguei neles com uma vida decente para todos da equipe e mais importante, com Arminger cheio. Entrei e já joguei uma magia de quebra de limite. Glaciação, level 878. Calhou que eles estavam juntinhos e tirou dano de todos. Ativei o Arminger e também tirou dano de quase todos ao mesmo tempo. Só aí, um já foi para o saco e outro tava quase. Foi embora rapidinho. Sobraram dois. Lancei mais um Glaciação e fui atacando, rezando, atacando, rezando. Deu certo! kkkk

Saí com a vida do povo pela metade e ainda tinha mais 6 salas pela frente, sendo que duas delas com os malditos Braindrainer, sugadores de vida. Eu olhava para as salas e começava a enrolar para entrar, sem coragem. Medo de morrer e ter que refazer a luta com os quatro!!!

Felizmente consegui chegar ao acampamento. Vocês não tem ideia de como é bom chegar a um acampamento em Costlemark. Dá vontade de chorar de emoção.

Bom... Pensei... A pior parte já foi! Graças a Deus. Agora é só o boss que preocupa. Bom, tem a Couerl, mas me viro. Pensei e fui.

Quarto 41 - 5 Goblin. Um elenco de Flare.
Quarto 42 - 2 Uttu. Não há necessidade de magia. A saída correta é média.
Quarto 43 - 1 Elder Coeurl. Não há necessidade de magia.
Quarto 44 - 2 Uttu. Não há necessidade de magia.
Quarto 45 - 2 Uttu. Não há necessidade de magia.
Quarto 46 - 8 Duende. Um elenco de Flare.
Quarto 47 - 6 Goblin. Um elenco de Flare.
Quarto 48 - 2 Elder Coeurl. Não há necessidade de magia. Demorado, mas deve ser um problema.
Quarto 49 - 5 Goblin. Um elenco de Flare.
Quarto 50 - Camp.

Morri. Lógico! Eu fiquei com um ódio deste guia. Cada hora que eu olhava este texto "Não há necessidade de magia." eu queria matar quem escreveu isto. Não é que não há necessidade de magia. É que eles são resistentes à todas as magias e além disto causam danos de eletricidade.

Seriam simples, e seriam mesmo, se, vejam bem, se eu tivesse comido lasanha. Mas eu tenho trigo? Não. Não tenho. Comecei a repassar comida por comida procurando algo No desespero, apelei para os Espetinhos de Zu Crocante, porque me davam mais 2.000 de HP e 80% de dano crítico. Com estes 2.000 a mais de HP eu pude equipar o Noctis (e apenas ele) 100% imune a eletricidade, utilizando acessórios e a katana do guerreiro. Nos meninos só equipei Brasão Relampejante.

O Elder Couerl também provoca morte súbita e equipei eles com o acessório Artefato Protetor.

Enfim, consegui passar por eles e me preparei para um pouco mais do mesmo na última etapa, onde além de passar ainda teria que chegar com bastante vida no boss:

Quarto 51 - 2 Uttu. Não há necessidade de magia.
Quarto 52 - 4 Goblin. Um Flare.
Quarto 53 - 4 Goblin. Um Flare.
Quarto 54 - 2 Uttu. Não há necessidade de magia.
Quarto 55 - 2 Goblin. Não há necessidade de magia.
Quarto 56 - 2 Serpentess. Dois elétron.
Quarto 57 - 4 Goblin. Um Flare.
Quarto 58 - 2 Serpentess. Dois elétron.
Quarto 59 - 2 Goblin. Não há necessidade de magia.
Quarto 60 - Bilrost. 4 a 5 Freeze.

Esta serpentess aí são tipo a mãe do Prompto. Dão dano de fogo. Probleminha é só que pode se autodestruir ao morrer e com isto levar junto a vida de quem está por perto. Fique longe!

Bom. Passei. Cheguei no boss com a vida do Noctis cheia e a dos meninos com 1/4,  ou seja, quase nada.

Ele é um tipo de dragão, serpente. Tem 649 mil de HP, mas é fraco. Eu fui jogando freeze e lutando e quando vi a luta tinha acabado...

E eu conclui Costlemark!!!

...

Quando terminou eu fiquei com aquela sensação de glória, de ter conseguido fazer a dungeon mais difícil de XV e ao mesmo tempo... uma sensação de vazio, de quero mais. Vontade de recomeçar e fazer de novo. Sério. Dá mesmo vontade. É tão bom e gostoso! Eu me senti desafiada a cada sala, aquela adrenalina do medo de morrer, de fracassar e depois o prazer de sair da sala, cada sala proporcionando estas sensações.

É muito bom!!!

Sem dúvida alguma a melhor parte de Final Fantasy XV é esta dungeon. Nada se compara, nada chega sequer aos seus pés em termos de desafio. E um desafio gostoso, prazeroso.

Quem ainda não fez: perca o medo, vá, arrisque, descubra-se capaz de viver sem itens. É delicioso!

...

Esqueci de dizer: das 249 magias que levei, voltei com 171, de forma que utilizei incríveis 78. O Ignis conseguiu usar 1 (uma), o Prompto 9 e o Gládius 4. Das quebras de limite que fiz com Bicos de Zu, usei 12 das 13 de fogo, 9 das 13 de gelo e 6 das 13 de raio. Das curomancias que fiz com o trigo para o Noctis, 35 de cada elemento, usei 19 de fogo, 13 de gelo e 5 de trovão. Como podem ver, precisa muito menos do que se imagina. Pare de farmar Bico de Zu e vá para Costlemark!!! lol

O prêmio da Ezma por concluir todos os calabouços é revoltante: um catalizador com efeito de quebra de nivel, igualzinho ao Bico de Zu.

Sem comentários!!!

Vale pela diversão e só. Mas pela diversão vale e muito!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

FFXIII - Pós Game - Titan's Trial

Olhem o gigante que está em Archylte Steppe agora. Ainda não encontrei nome, referência, nada. E eu pensando que Adamantoise era imenso. Ratinho perto dele. lol Será que é para matar? (Atualização 1: Sabem aquele círculo de l'Cie Stones que estavam "apagadas" antes? Agora estão "acesas". Fui lá ver quais eram as missões e são praticamente as últimas, da 54 à 62 salvo engano. Quando toquei na 62, o gigante olhou, fez cara de quem não gostou e gritou ou praguejou, sei lá. Sai xispando. Melhor deixar estas stones quietinhas por enquanto. lol ) (Atualização 2: Descobri. É um Titan que fica em uma área até então inexplorada, The Faultwarrens, com entrada por Aggra Pasture e só abre após a execução da missão 34. Ele propõe uma nova quest, para provar se sua equipe é mesmo forte. Se você enfrentar todos e vencer, lutará com um Titan (não ele) e ganhará um prêmio, além de um novo Troféu/Conquista. São 16 monstros, as l'Cie de número 35 a 50 mais

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das