Pular para o conteúdo principal

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV


Por André Anastácio.

O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano.

Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo.


Aspectos base do combate:


Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez.

Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das 4 direções (novamente cada arma irá executar sua sequência própria).

Defesa - O sistema de defesa em Final Fantasy XV pode parecer um tanto desajustado a princípio, mas em alguns encontros do jogo será necessário ter maior controle sobre ele para se sair bem. Ao segurar o botão ■ (quadrado), Noctis entra no modo chamado "Phasing". Enquanto está nesse estado, Noctis automaticamente desvia de todos os ataques esquiváveis que seu oponente executar. O limitador deste método é seu MP, que será constantemente consumido sempre que Noctis desviar de algum ataque. Na árvore de ascensão há talentos que reduzem o consumo de MP usado durante o Phasing e alguns outros talentos bem interessantes como o Blink, que faz com que você não consuma MP caso aperte o botão para desviar no exato instante em que um ataque vá te acertar.

Modo Estratégico (Wait Mode) e Libra - Apesar do modo padrão de batalha do jogo ser mais voltado para ação, existe a opção de ativar o chamado "Modo estratégico". Para ativá-lo, vá até as opções do jogo, depois em combate e o ative.

Quando estiver ativado, ao entrar em batalha e não executar nenhuma ação (não se mover ou bater) o jogo entrará no modo estratégico, no qual ele irá parar o combate e te permitir analisar seus alvos, escolher quem atacar, mudar suas armas e pensar sobre o que fazer naquela situação.


A barra azul no centro da tela irá diminuir a medida que você fica nesse modo, e quando ela acabar não poderá mais usar o modo estratégico ao longo daquela luta. Isso está longe de ser algo preocupante pois ela é consumida tão lentamente que provavelmente não será problema para ninguém. Caso você queira se livrar dessa limitação existe um talento na árvore de ascensão que torna o uso do modo estratégico infinito.

Além da possibilidade de dar uma pausa na batalha e criar sua estratégia de combate, o modo estratégico também permite que você utilize a habilidade "Libra", que irá escanear seu alvo e exibir no canto superior esquerdo seus status como HP, elemento e indicar quais ataques serão mais (ou menos) efetivos.

Para utilizar Libra, segure o botão R1 ao ter um alvo selecionado no modo estratégico. Ao segurar, um círculo irá começar a aparecer ao redor da marca que indica o seu alvo, e quando ele se completar a análise estará completa. Monstros diferentes possuem tempos diferentes para que a análise aconteça.


Os ícones pintados de laranja indicam que aquela é a fraqueza do alvo, os que estão pintados de roxo são os que serão menos efetivos e os que não estão destacados terão desempenho normal. Caso haja duas setas em cima e duas embaixo de determinado elemento quer dizer que aquele é o elemento do seu alvo e usar algo daquele tipo não irá causar dano (poderá até curá-lo).

Defender e Contra-atacar (Parry e Counter) - Durante as lutas contra determinados tipos de inimigos, um alerta para que você aperte o botão de defesa irá aparecer no centro de sua tela. Isso significa que seu inimigo está prestes a usar um ataque especial e poderoso, e caso você obedeça as instruções da tela no momento certo terá a chance de não só se defender mas também de contra atacar com um ataque especial.

Aviso na tela para se defender

Oportunidade de executar um contra ataque após um bloqueio

Translação (Warp Strike) - Habilidade icônica do jogo e uma das mais importantes de se ter total domínio durante os combates. Consiste na capacidade de lançar as armas em determinado lugar e logo em seguida teleportar até ela, consumindo um pouco de seu MP.

Warp Strike fotografado com perfeição pelo Prompto
Pode ser usado de três maneiras:
  1.  Apertando o botão triângulo enquanto está com a mira travada em algum alvo (segurando R1) - Desta forma o Warp Strike será um ataque extremamente ofensivo que irá atravessar tudo que estiver no caminho para acertar seu alvo, causando dano e  interrompendo a ação do alvo quando acertar. Quanto maior a distância percorrida, maior será o dano e essa é (na maioria das vezes) a principal e melhor maneira de se aproximar de um alvo.

    É importante notar que Noctis não é atingido por nada enquanto executa um Warp Strike, então ele pode ser usado também defensivamente para escapar de um ataque que está prestes a te acertar.
  2. Apertando triângulo rapidamente, apontando Noctis para uma direção qualquer - Se executado assim, acontecerá um simples teletransporte para frente. Desta forma ele não irá atingir nenhum alvo e deve ser usado para movimentação durante as lutas. Essa é uma das melhores maneiras para evitar ataques perigosos que não podem ser defendidos e é também muito útil para chegar atrás de seu alvo e executar aqueles poderosos ataques por trás.
  3. Segurando triângulo ao encontrar um local para translocação segura - Durante as batalhas, ao olhar pelo cenário é possível ver locais que estão marcados para serem usados em uma translocação.


Ao ver um local desses, basta segurar triângulo para que Noctis se teletransporte até lá e fique seguro pelo tempo que durar sua estamina.


A importância desse tipo de translocação é que ela regenera instantaneamente todo o MP do Noctis e aumenta sua taxa de regeneração de HP. Por isso é fundamental de ser usada de tempo em tempo durante as lutas (principalmente nas mais longas) para que você não se sinta limitado demais quanto ao uso de seu poder mágico.

Quebrando partes dos monstros - Ao travar a mira nos monstros, você talvez tenha percebido que é possível passar a mira para várias partes do corpo do seu alvo. Isto é possível porque caso você consiga dar dano continuamente em uma mesma parte, você poderá quebrá-la e isso pode trazer inúmeras vantagens.

O texto "Break" na imagem indica que acabei de quebrar uma parte do monstro
Alguns monstros irão parar determinados ataques quando você quebrar partes de seu corpo. Um bom exemplo são os monstros parecidos com rinocerontes, que não darão mais a chifrada frontal que dão caso você quebre seus chifres. Aquelas máquinas imperiais irão parar alguns de seus ataques caso você quebre seus canhões traseiros.

Ataque sorrateiro (Blindsides) - São ataques feitos pelas costas de seus oponentes e que causam 50% a mais de dano. Apesar disso já ser motivo o suficiente, blindsides são importantíssimos pela sua alta chance de gerar um Link Strike ao ser executado (veja sobre eles a seguir).

Elos (Links) - Estão entre os recursos mais poderosos de Final Fantasy XV. Eles são ataques que podem acontecer automaticamente após Ataques sorrateiros ou Contra-ataques, nos quais um de seus aliados (o mais próximo, geralmente) irá se unir a você e desferir um poderoso ataque. Em sua árvore de ascensão você poderá melhorar (e muito) o dano causado pelos seus Elos, e após quebrar o limite de danos dele eles podem chegar a números astronômicos.

Observação: Elos só acontecem se Noctis estiver utilizando Espadas, Espadas Grandes ou Lanças durante o ataque.

Um Bindside Link que executou 3 hits de 36936. Já chegaram a hitar mais de 50000. Seguidamente lol
Finalizadores - Ao executar Ataque, existem finalizadores que podem ser feitos para desferir golpes especiais e poderosos durante os combos. Para executá-los, basta que você solte o botão de ataque e aperte novamente durante o que o jogo chama de "oportunidade para finalização".

De modo geral, essa oportunidade para finalização é percebida com um breve passo para trás que Noctis dará quando você soltar o botão de ataque no meio de um combo. No momento em que isso acontecer segure o botão de ataque novamente e Noctis irá executar o golpe finalizador.
Esses momentos são um pouco complexos de serem percebidos e requerem prática caso você queira aprender como usá-los sempre que quiser.

Combos aéreos - Apesar de qualquer arma que possua Ataque ter a capacidade de executar ataques aéreos, apenas dois tipos podem se manter consistentemente no ar enquanto executa combos: Espadas e Lanças. Para começar seus combos aéreos, existem duas maneiras:

A primeira e mais óbvia é pular e iniciar seu combo normalmente antes de cair no chão.

A segunda, é segurar o analógico para trás enquanto está executando Blitz e em algum momento Noctis irá saltar para trás e iniciar um combo aéreo.

Ainda assim, seus combos serão breves e não haverá muito o que fazer para se manter no ar.
A magia do combate aéreo está toda na árvore de ascensão, onde você primeiramente poderá liberar uma opção para segurar seu analógico para os lados enquanto executa Ataque no ar para que Noctis dê um novo salto e renove o combo, mas isso irá consumir MP.



Mais a frente na mesma linha onde se obtém essa habilidade, há uma outra uma que faz com que você receba MP sempre que executar um ataque aéreo, e dessa forma você poderá se manter constantemente no ar sem consumir completamente seu MP.


Talento para ganhar MP quando um ataque aéreo acertar o alvo


Talento necessário para poder renovar o combo aéreo infinitas vezes

Para demonstrar bem como o combate no ar pode ser divertido, vou deixar aqui um vídeo que me mostraram um dia desses. Apesar de completamente desnecessário, é bem legal.



Técnicas - Técnicas são as habilidades que seus três aliados podem usar durante as lutas ao abrir o menu delas apertando o botão L1. Para usá-las é preciso preencher a barra verde que está do lado esquerdo da tela, acima do indicador das armas. Ela irá começar a encher automaticamente ao entrar em uma luta e através da árvore de ascensão é possível melhorar a velocidade com que ela enche.
Cada habilidade irá consumir determinada quantidade da barra ao ser usada.

Inicialmente cada um dos personagens terá apenas uma técnica,  mas você poderá aprender outras através do menu de Ascensão (Exceto Libra Elementia, que Ignis irá aprender através da história).
Para escolher qual técnica determinado personagem terá disponível durante as lutas, você precisa equipá-las no mesmo menu onde você altera seus equipamentos. Abaixo irei listar algumas técnicas que merecem destaque:

- Reagrupamento (Ignis) - Essa técnica reagrupa os quatro personagens e recupera completamente a vida de todos eles (mesmo se estiverem no modo "perigo"). É uma técnica muito boa de se ter logo a princípio no jogo pois poderá te salvar de usar várias poções.

- Fortalecimento (Ignis) - Ao utilizar essa técnica Ignis irá encantar as mãos do Noctis com o elemento o qual o alvo for fraco (é preciso ter usado libra antes). Caso o inimigo seja imune a libra ou não possua fraqueza elemental ele irá encantar com um elemento randômico. Em algumas lutas o Fortalecimento do Ignis poderá aumentar MUITO o seu dano causado, então é uma habilidade extremamente útil ofensivamente.

- Subjugação (Ignis) - Técnica do Ignis que faz com que todos os membros da equipe executem uma poderosa sequência de ataques. É extremamente útil pelo fato de que durante toda a animação (que é um tanto longa) todos ficam imune a todo dano. Isso faz com que essa técnica seja muito útil em lutas como a contra o Naglfar, já que o danado não para de matar seu time inteiro a todo instante.

- Esfera Magnética (Prompto) - Essa skill faz com que Prompto lance uma grande esfera magnética que irá atrair todos os alvos para ela. É uma ótima skill para ser combinada com suas magias, agrupando os alvos todos em um só lugar para serem todos atingidos.

Dica: Subjugação + Arco do Inteligente - Utilizem a habilidade Subjugação do Ignis enquanto Noctis estiver equipado com o Arco do Inteligente (com atenção, já que por se tratar de uma arma real ela irá consumir HP). Vejam quanto tempo demora para matar o monstro Zu (e farmar bicos para suas magias com Limit Break) com essa combinação.


Apesar das habilidades listadas acima serem úteis em muitas situações, o recomendado é que você aprenda e teste cada uma delas, pois sempre há uma que pode ser situacionalmente melhor que a outra.

No menu de ascensão é possível quebrar o limite de dano para as técnicas de seus amigos.

Suas técnicas podem executar num modo "secreto", possuindo as vezes animações diferentes e dano extra. Para aumentar as chances disso acontecer, execute a técnica com frequência e você verá um medidor no menu de equipamento das técnicas subir. Quanto maior estiver o nível da técnica, maior a chance dela ser executada no modo "secreto".

Armiger - Armiger é um modo especial que Noctis entra ao apertar R1+L1 estando com o medidor de Armiger cheio (você irá obtê-lo enquanto avança na história). O medidor de Armiger é o círculo azul que fica ao redor das armas equipadas por Noctis durante as lutas. No instante em que for ativado a barra começará a diminuir e Noctis voltará ao modo normal quando ela acabar.



Quando estiver neste modo Noctis terá velocidade e poder de ataque aumentados, e basta segurar o botão de ataque para que ele execute poderosos combos utilizando todas as armas reais que possuir até o momento. Quanto mais armas reais possuir, mais dano você irá dar.



Para encher a barra basta ir atacando durante as lutas.

Para quem comprou o Season Pass, existe um acessório que acelera o preenchimento dela ao custo de travar a sua barra de técnicas (traduzindo, não será possível usar técnicas, mas sua barra de Armiger encherá muito mais rápido).

Observação: Ao apertar L1+R1 novamente com o Armiger já ativo, Noctis e seus companheiros irão executar um ataque combinado muito poderoso, mas que irá consumir o que estiver restando da barra de Armiger. Então o ideal é usar isto quando ela já estiver prestes a acabar.

Bom pessoal, é isso.

Tentei cobrir aqui a maior parte dos aspectos principais do combate e só não detalhei muito os aspectos que o jogo explica de maneira mais clara.

Caso tenham alguma dúvida é só deixar nos comentários que assim que possível responderei!

Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod

(FF XV) Ganhando AP com qualquer level, sem itens difíceis

Batalhando com o Gladiolus Compra a habilidade de ganhar AP com o Noctis dando Translocação Ofensiva Vai em qualquer acampamento e põe pra treinar contra o gladios lv 5.  Quando começar o treino já trava a mira e aperta o triângulo até ganhar dele,  1 AP a cada 15 segundos mais ou menos. 150 AP a cada 15 minutos. Por Naldo Rodrigues ... Usando magia Habilita as técnicas na árvore de magia: Força mágica que custa 20 PA e e Ação Mágica que custa 24 PA Equipe magia no Noctis Entre em uma luta e jogue uma magia. Cada luta rende 1 AP Por Cam Grigori

(FF XV) Capítulo 14 - 2 milhões de xp e 133 mil gil com o esquema dos Wyverns

Passei dois dias inteiros sem jogar. Mas valeu a pena, foi um Natal muito gostoso, como espero tenha sido o de todos vocês. Antes de ir, não resisti e fiz uma dungeon completa, a do Estreito de Crestholm. Não tem arma real lá. Eu queria fazer porque lá estava a quest da Cindy, O sempre ilustre Regália e também a quarta parte do mapa do Tesouro em papel. Também lá tem um Amuleto do Moogle, que concede + 20% de xp para quem o tiver equipado. Eu já tinha um. Acho que peguei nas Minas Balouve quando fui lá dar uma olhadela e saí correndo para não morrer. rs Bom, o Estreito de Crestholm é um labirinto com mobs lvl 39 e um monte de níveis. Você tem que acionar 7 mecanismos para abrir a porta final. Eu tentei seguir o esquema abaixo, do guia oficial, mas acabei me perdendo um monte de vezes e no fim deu tudo certo. lol Tem dois bosses. Uma espécie de medusa e um tipo de dragão. A medusa não dá quase trabalho e o dragão eu gostei da luta. Ela tem um efeito especial muito bon

(FF XV) Pós game: Regália Type-F, quests Menaces da Ezma e quests do Randolph

Oh meu Pai!!! Eu ganhei o Regália Type-F assim que voltei para Lucis após a finalização da história. Ele é lindoooo!!! Maravilhoso!!! Incrível!!! Sensacional!!! Fantástico!!! Fodástico!!! É o máximo!!! #partiu Explodir Regália Type-F Só é digamos que um pouquinho difícil de estacionar com ele. Tem que ser na estrada e não pode encostar numa folhinha. Se encostar ou danifica todo e eu logo descobri para que serve a opção de manutenção lá no Hammerhead ou explode inteiro e game over. :( lol Eu ameeeiiiii!!!! Mal posso esperar para voar muito por toda Eos. Mas como também mal posso esperar para fazer as outras coisas, fui logo na Ezma, uma velha do Quartel dos Caçadores, lá em cima do mapa. A velha parecia o Cid quando eu não tinha o item que ele pediu: só ficava falando asneiras e nada de me entregar as quests. Fui consultar e o guia diz que habilita depois de finalizar o game e fazer quatro dungeons opcionais: Balouve, Crestholm, Daurell e Costlemark. Balouve, Crestholm e

(FF XV) Guia oficial de Final Fantasy XV completo, em PDF, para download free

Clique na imagem para fazer o download (via torrent) Graças a Deus! Minhas preces foram atendidas e uma boa alma postou o guia oficial de Final Fantasy XV em pdf e com download free. Já baixei e a qualidade é ótima! O guia em papel é quase imprestável. As letras são minúsculas e cinza. Praticamente tem que ler com lupa. Agora em PDF tudo ficará mais fácil. Aproveitem! Sabe-se lá quanto tempo vai ficar disponível. E muito obrigada, André Anastácio, por trazer isto para nós! (Link atualizado em 13/01/17)