Pular para o conteúdo principal

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)


PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY

Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal?

Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo?

Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis?

Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar.

E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!!

O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim!

Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua escolha na evolução destes resume-se em apertar o x no Crystalium.

A morte da mãe do menino Hope na sua frente, ao início do filme foi inspirada em Bambi? Que ceninha cruel, desnecessária e apelativa!!!

E o nível de dificuldade? Ridículo. Zerei o CD 1 em poucas horas. Neste ritmo em uma semana termino. Demorava 2 a 3 meses para zerar os anteriores. Demorei uma semana inteira, jogando todas as noites e sábado e domingo para matar o monstro opcional de 20.000.000 de vida em um dos anteriores. Isto é que foi boss e não estes monstrenguinhos de m...!

Estão dizendo que a Square-Enix irá à falência por este fiasco e não duvido. Isto não se faz com fãs de uma série consagrada. Indignada e p... da vida!

O jogo é linear, o cenário estático, mas tenho que reconhecer que o visual é um estrondo!!!

E o Snow é um charme só. Lindo!!! :DDD Quase compensa as falhas todas. Pena que é apaixonado pela Serah. rsrs

Enfim, FF é FF e vou até o fim.

...

Se você está jogando e encontrou alguma dificuldade, estas dicas vão ajudar:

No CD1 o único boss um tiquinho mais difícil é Manasvin Warmech, no capítulo 3: basta usar o paradigma correto, comander/sentinel/medic.

Para o summon de Snow, Shiva, defenda apenas. Não precisa fazer mais nada. Nem mesmo curar. A irmã que não ataca, cura. A irmã que ataca enche sozinha a barra vermelha. Quando estiver cheia, aperte o quadrado para obter o summon.

Para o summon da Lightning, Odin, o truque é novamente a escolha dos paradigmas. Comece com syn/med até ter todos seus status elevados. Mude para rav/rav. A barra de Odin enche mais rápido com magia do que com ataques físicos. Se precisar alterne para rav/med ou med/med e depois volte para rav/rav. Assim que a barra encher, quadrado para obter o summon.

Walkthrough, detonado, passo a passo: siga em frente. É só. Rsrs

Ok. Ok. Aí vai:

Detonado FFXIII em inglês

Traduza com o Google. Fica ótimo. Ou leia em inglês mesmo. Se tiver conhecimento básico da lingua, dá para entender praticamente tudo.

Guarde este endereço: http://www.gamefaqs.com. Tem detonado de tudo quanto é jogo que você pensar.

Se tiver alguma dúvida ou quiser outra dica, deixe um comentário e respondo assim que tiver a resposta.


ATUALIZAÇÃO DE 23/11/10:

Leiam aqui: Explicando a primeira impressão

Comentários

luma rosa disse…
=-O  você é viciada neste jogo!! Acho um dos mais difíceis!
Shadow disse…
Cadê você?

Que moleza é essa? Nada de x-box 360, volta pra cá.



Quer saber? Acho que você está anosluz desse vídeo game. Esse é um exemplo típico de pega fama e deita na cama. Delegaram o projeto pra estagiários, deu nisso. E ainda fizeram propaganda enganosa por dois anos, é inacreditável!!

Agora não venha dizer que está sem inspiração:

“Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas?”

Só com essas observações já comecei a viajar por outro jogo.

Então ou você faz o jogo e patenteia ou volta a escrever seus lindos romances. Ponto. Falei!

Saudades,
Shadow
samuraituga disse…
estou com o game a 2 dias e estou ate agora a gostar! quem e fan adora final, mas e verdade que nao e o que eu estou acostumado, mas faser o que ne? volta final 7 te adoro :)
samuraituga disse…
estou com o game a 2 dias e estou ate agora a gostar! quem e fan adora final, mas e verdade que nao e o que eu estou acostumado, mas faser o que ne? volta final 7 te adoro :)
samuraituga disse…
estou com o game a 2 dias e estou ate agora a gostar! quem e fan adora final, mas e verdade que nao e o que eu estou acostumado, mas faser o que ne? volta final 7 te adoro :)
aitinerante disse…
FF VII foi o melhor. Imagina em ps3 ou xbox! Eu amaria! Obrigada pela visita. :D
Felipe disse…
Também estou achando esse jogo um saco... Até os final fantasy do snes são mais interessantes, mesmo com agente acostumado com esses gráficos estrondosos. Pra ser sincero ando meio desanimado com o rumo que o mundo dos games anda tomando. Ou acho que comprei o console errado: era melhor ter comprado um Wii, pelo menos teria Zelda, Metroid, Star Fox e outros Mario Adventures muito mais interativos e cativantes pra jogar... GTA iv tbm foi uma decepção...
aitinerante disse…
Pois é, Felipe. Agora vamos ficar na esperança de que Versus seja realmente um RPG como estão prometendo. E lá vai mais um ano ou dois de espera. Estava vendo hoje um novo jogo da Sega: End of Eternity. Parece que será bom. Dragon Quest também gostei, apesar do visual meio infantil e aguardava o novo com ansiedade, mas lançaram só para NDS e não para pl3 ou xbox. Não tem muito o que jogar mesmo. : (
Fabricio disse…
Opa fala galera! Concordo com as afirmaçoes sobre o primeiro CD, realmente um lixo! Passei para o CD2 em 5 hs pq estava descobrindo o jogo e upando todas as habilidades... da para passar em 1:30 ou menos!
Contudo o CD2 esta mais dinamico, tem alguns combos legais (ainda estou no inicio). Na floresta sei la do que por exemplo, quando vc joga com o muleke e a protagonista principal (desculpem nao lembro o nome)! Quake+quake e blitz+blitz = todos os bixos stunnados hahuahuahu dai ela começa a dar launch (que parece o lion heart)!!! Super apelao huahuahua
Quanto a escolher os personagens e descobrir o mundo, vai ser assim o jogo inteiro??? Pq tem uma opçao para mudar o time, mas ainda esta indisponivel!
aitinerante disse…
Olá Fabricio. Concordo com você. O CD 2 é beeemmm melhor. Sobre escolha de personagens e exploração de mapas, já vou começar o CD 3 e até agora nada.

No final do CD 2 você poderá montar sua equipe, mas mantendo Lightning como líder. Também poderá montar outros paradigmas. Isto é o máximo de customização até o momento.

Tristeza. :(
gaara disse…
http://www.megaupload.com/?d=0LXRLFJH

Dowonload do detonado do jogo em ingles no formato pdf esta completinho
aitinerante disse…
Nossa, Gaara!!! Agora que consegui fazer o download porque estava dando erro. Que espetáculo. Com um detonado deste não precisa de mais nada. Posso disponibilizar para todos no meu menu? Aguardo a resposta e obrigada mesmo. :D
mateus fiore disse…
Olá! Achei seu bolg por causa do jogo e gostei muito da sua análise, particulamente estou gostando bastante desse jogo.

De qualquer forma, estou com dúvida noob* XD se você puder me ajudar!? Comecei o jogo recentemente e queria saber como você fez, @aitinerante em relação aos paradigmas? Eu coloquei várias daquelas combinações já pré-configuradas, lotei a lista de opções até com uma certa ordem: os mais ofensivos no começo, os balanceados no meio e os defensivos no final.

Só que estou achando um pouco complicado ainda mais numa batalha em tempo real, ter que escolher entre os tantos tipos de combinações que coloquei por mais ordenadas que estejam. Então queria saber como você fez? Se você usou apenas poucos, e quais foram os mas usados?

Desculpa o incômodo, e desde já agradeço a atenção.
aitinerante disse…
Olá Mateus. Não é incômodo algum. Adoro trocar idéias e este é o propósito de estar blogando sobre FF. :D

Eu uso 6 paradigmas normalmente, mas um pouco diferente: 2 primeiros mais ofensivos, 2 do meio (que são os mais difíceis de acessar na hora da pressa) de cura hard ou de alteração de status (p.e. med/rav/med e med/syn/com) e os dois últimos moderados (2 ataques e 1 med).

Programo para começar com um dos dois primeiros, principalmente o que tiver mais RAV que parecem elevar mais rápido a barra de stagger e fico alternando entre estes dois até precisar de MED. Quando isto acontece, desço para os dois últimos e fico assim. Se  melhorar, subo novamente. Se piorar vou para o meio.

Depois que você acostuma com o raciocínio, fica meio automático. :D

Uso 2 de cada porque espero encher a barra de ataque e disparo, em seguida mudo para a outra opção e a barra já vem cheia. Na próxima vez terá que esperar recarregar, mas na primeira troca é garantido e isto faz a diferença na hora da luta.

A mesma coisa lá embaixo, com o med. Quando disparo o primeiro, já curou um pouco, mas na troca já chego curando, não tem que esperar o recarregamento que teria se não trocasse o paradigma.

Espero ter explicado de forma que entenda, mas qualquer coisa que não tiver entendido, escreva novamente. Ah! Não esqueça de clicar no Walktrough que tem na lateral esquerda do blog e fazer o download. Verá como vai te ajudar em tudo.

Abraços
mateus fiore disse…
Opa, valeu entendi sim.

Me habituei ao sistema de paradigmas e vou tentar usar sempre nesse esquema:

1- Ravager, Ravager e Commando -> Dano maximizado e rapido acumulo de stagger

2- Commando, Ravager e Sentinel -> Centralizar os ataques inimigos no sentinel, mas sem deixar de atacar, mudando para o paradigma 3 quando necessário curar

3- Commando, Medic e Sentinel -> Curar o sentieal mas sem deixar que a barra de stagg resete

4 -Commando, Synergist e Sabouter -> Buffs e debuffs sem deixar que o stagg resete, geralmente uso junto com o numero 5

5- Medic, Synergist e Sentinel -> Focar em buffs e não deixar o sentinel morrer contra monstros
bem mais fortes.

6- Medic, Synergist e Sabouter-> Focar em buffs e debuffs e manter o grupo vivo

O lance é que quiseram fazer um sistema dinâmico, mas no final a coisa finou dinâmica até demais. Você não controla o fluxo da batalha, voce só interfere nela. Principalmente mudando os paradigmas. E mesmo depois de várias horas de jogo percebi que na maior parte do tempo é muito melhor usar o "auto-battle" do que entrar com os comandos manualmente. A AI escolhe as melhores opções baseadas nas fraquezas do inimigo e faz isso muito mais rapido do queo jogador.
aitinerante disse…
Mateus,

Concordo com você sobre a dinâmica das batalhas. É gostoso de jogar, mas realmente ficou muito rápido e não dá muito tempo para pensar. E também tenho jogado no auto. Percebi isto da Inteligência Artificial poderosa que define os melhores ataques.

Quanto aos seus paradigmas, penso que não conseguiria jogar com eles. rsrs

Acho que é uma questão de estilo. Sou muito agressiva no jogo. Quero matar logo e mal tenho paciência para curar e deixar só dois atacando, quanto mais usar muito os syn, sen e sab.

Só uso syn, sen e sab quando vou enfrentar um único inimigo, muito forte. Então entro com um paradigma que reuna os três e deixo que atuem por umas duas ou tres jogadas. Depois vou para o ataque.

Tem luta que não dá sem o sen e então monto meus paradigmas com ele, mas são raras.

Fico nervosa quando não estou atacando diretamente. lol

Estou pensando em fazer um post sobre os estilos de jogo com o uso de paradigmas. Caso não se importe, gostaria de utilizar os seus como ilustração e contra-ponto aos meus. Aguardarei sua permissão.

Abraços.
mateus fiore disse…
Opa, fica a vontade! XD Mas uma coisa você tem razão esse método que eu acabei adotando permite ainda mais que a AI faça o trabalho por mim, por assim dizer. Mas esse sistema ainda tem uma falha na minha concepção.

Se o auto-battle é geralmente melhor do que voce jogando, o mesmo não pode ser dizer das prioridades da AI dos personagens secundários. Até hoje não consegui fazer um personagem secundario ressucitar o outro que morreu, mesmo que ele e o meu personagem estejamos full hp, ele ainda não ressucita o terceiro, por exemplo. 

Mas esse meu método rola mais porque gosto muito de usar buffs, debuffs e tankers por assim dizer, questão de estilo mesmo, é como se eu tivesse pego a noção que tenho de RPG Online e tentado trazer isso um pouco mais pro jogo. Mas vc está certíssima essa combinação funciona muito melhor em um boss do que numa batalha aleatória. Porque, de um modo geral, as batalhas são tão bagunçadas e poluídas que às vezes nem tem como reparar esse tipo de coisa. E o pior é que você realmente não precisa reparar em nada disso que ainda pode ganhar facilmente em algumas situações mais simples.
aitinerante disse…
Mateus,

A Vanille, que uso como MED principal já reviveu personagens várias vezes. Sabe o que pode estar acontecendo? O raise não é auto, portanto custa ATB e no caso, custa 3 barrinhas. Cure e Curasa custam 1 atb. Curaja e Esuna 2 atbs.

Faça um teste: entre em uma luta com seu MED como lider, mas com outro paradigma, assim poderá acompanhar o gasto de ATB. Deixe algum personagem morrer e então mude o paradigma entrando com o med.

Se for isto, a questão seria somente certificar-se antes de uma luta com algum boss poderoso de que seu MED esteja com o ATB carregado. Lógico que vai gastar durante a luta, com cura, curaja, esuna, etc... e dependerá da sorte de ter carga quando um personagem morrer, mas ao menos já saberemos onde está o problema.

Tem uma poção que recarrega os atbs, salvo engano.

Abraços
aitinerante disse…
Retificando: quem não é lider não usa a barra ATB para estas habilidades. Não entendi direito como é, mas parece que eles têm alguma forma de energia. De qualquer forma, tem uma arma para ela que aumenta sua força no caso de KO de alguém da equipe e isto favorece o uso do raise.

Veja aqui:http://aitinerante.blogspot.com/2010/03/ffxiii-as-armas-da-equipe-defender.html
luciano disse…
oq fazer quando o ultimo chefe do capitulo 11 joga aquele tempo de vida hein minha cabeça vc pode me ajudar
aitinerante disse…
Luciano, não há nada a fazer depois que ele joga Death em você, exceto terminar a luta antes que o tempo encerre. Você pode tentar prevenir com acessórios anti-Death. O Cherub's Crow previne Death em 30% e a evolução com Perovskite para Seraph's Crown em 40%. Vende no B&W por 1.500, mas não sei a partir de quando. Dá uma conferida no shop se está à venda. Se não estiver é por que só estará no cap. 13. : (
luciano disse…
mas ele chega a jogar Death em vc tbm pq vc fala q nao precisa ter pressa a matalo e eu estava com mais da metadae do sangue dele ja ele me jogou isso so queria saber se é sempre q ele joga
luciano disse…
mas vc tbm recebeu esse ataque ou c eu estiver preparado ele nao consegue ou ele vai jogar de qualquer jeito pq estava na metade do sangue dele ja e recebi esse ataque então fiquei em duvida c ele sempre me danda isso quando esta morrendo
aitinerante disse…
E, respondendo à sua pergunta, eu recebi sim este ataque, mas estava tão forte que não chegou a preocupar e até mesmo esqueci-me que ocorreu o Doom. Matei rápido este boss, mas mais para a frente enfrentei-o novamente em uma versão ainda mais forte e nesta sim, fiquei desesperada com receio do tempo acabar antes de conseguir matar. Felizmente consegui.

Vou fazer uma nota no post, alertando para o Doom e corrigindo onde digo que não precisa de pressa. Desculpe e obrigada. :D
Renato disse…
Comprei o PS3 somente por causa do FF... e fiquei quase dois anos ancioso... até paguei R$ 40,00 mais caro na loja que tinha pq a outra ia demorar 3 dias..... estou decepcionado com o jogo.... o melhor do FF para mim era a dificuldade de adquirir todas as armas e acessórios e elevar todos os personagens ao máximo. Este tá muito sem graça... Alguem sabe o q é o outro FF que estão lançando com estes acho q é FF XIII Versus
aitinerante disse…
Renato,

Escrevi este texto ao início do jogo. Agora, quase em seu final, o que posso dizer é que FFXIII tem alguns pontos excepcionalmente bons e outros bastante ruins. A parte de Aventura é dinâmica, visualmente arrasadora e com um rítmo empolgante. A parte de RPG é chata e cansativa, sem muito contexto, tipo nada com nada. No balanço geral, ainda é um grande jogo, embora não seja aquele que esperamos por 2 anos. Definitivamente não é. : (

Veja estes posts para saber mais sobre Versus e o futuro dos RPGs, tal como penso:

http://aitinerante.blogspot.com/2010/03/e-o-final-fantasy-versus-xiii-heim.html
http://aitinerante.blogspot.com/2010/04/ffxiii-versus-ah-serio.html
http://aitinerante.blogspot.com/2010/04/final-fantasy-xiii-o-avatar-da-square.html

Agora, quanto à dificuldade em obter todas as armas e acessórios pode ficar tranquilo: é muito difícil em FFXIII, porque não tem gil após as lutas e cada centavinho é muito suado. lol

Abraços
Marco disse…
entaum velhinho acho q vc se precipitou um pouco em relação ao jogo

o jogo eh maravilhoso, melhor sistema de batalha por turno q eu ja vi, o grafico entaum sem comentarios

os dois primeiros cds realmente vc naum tem muitas opções, mas no terceiro a coisa muda, tem varias missões pra fazer chefes aleatorios muito dificeis, ateh alguns mosntros q naum saum chefes saum complicados de derrotar

tem como vc esconher com que personagem vc quer jogar sim, vc monta sua propia equipe

unico ponto ruim pra mim do jogo e a personagem vanille o garotinha chata, mas de resto o jogo ta muito bom!!
aitinerante disse…
Marco, acho que não me precipitei não, embora tenha escrito no começo do jogo. Final Fantasy tem sim um sistema de batalhas fantástico, gráficos incríveis e como game de Aventura é excepcional, mas como jogo de RPG tem falhas e elas não são pequenas.

Ainda não encontrei um homem que tenha gostado do jeito da Vanille. Irritante mesmo. Assim como os pulinhos do Sahz. kkkk
Guilherme disse…
Estou com uma duvida no CD2 (X360) 
onde voce tem que lutar com aquele Padre e se transforma num mostro
aitinerante disse…
Guilherme,

Nao estou localizando isto. Nao me lembro de padre e nem de que algum personagem transforme-se em monstro. Tem certeza de que eh do XIII isto?
Guilherme disse…
Como poço derrotar o padre(que vira um monstro) no CD2?
Que armas usar
que paradigramas
Guilherme disse…
Ele fica tipo uma que se aperta os botões e junta as pontes.
Ai apareçe uma mulher de oculos e um cara estilo padre numa cadeira la em cima ai ele se transforma em um bicho.
Qualquer coisa eu falo o nome do lugar e o nome do mostro.
aitinerante disse…
Guilherme,

Faca isto, por favor. Ve ai o lugar em que esta para que eu me localize e entao posso te dizer o que fazer ou indicar o post em que falei sobre esta luta. Desculpe, mas talvez pela viagem nao estou localizando.
Guilherme disse…
Talves de noite eu indico o lugar,de tarde não vai dar para ligar videogame.
aitinerante disse…
Ok. Aguardo.
Guilherme disse…
O local  é Palamecia - Bridge Access
aitinerante disse…
Ok. Está falando do Barthandelus, do final do capítulo 9. Este danado me deu muito trabalho também. Veja aqui: http://aitinerante.blogspot.com/2010/03/ffxiii-capitulo-9-dicas-continuacao.html

Além das dicas que dou ali, você também pode tentar esta outra estratégia:

Primeiro dar buffs em sua equipe (protect, haste, etc...) ao mesmo tempo em que debuffa o inimigo (principalmente slow).

Use Diversidade (syn/sab/rav) e quando estiver todo mundo com status bom, mude para relentless assault (rav/rav/com) para chegar mais rápido ao stagger.

Quando ver que ele vai lançar o ataque Destrudo, mude para Hero's Charge (com/syn/med) ou Solidariedade (com/sen/med). Depois, quando estiver curado e bufado, retorne para Diversidade (com/rav/med).

Se estiver quase morrendo, pode invocar o summon. Quando eles voltarem estarão com as vidas curadas totalmente.

Ao final ele jogará Doom, mas com prazo largo e presumido que tenha tempo suficiente para concluir a luta.

Acho que é isto. Experimente a estratégia daqui ou de meu post e boa sorte!
aitinerante disse…
Veja no coment de baixo a resposta. Errei de lugar. rs
djulho disse…
parece que final fantasy xiii decaiu bastante
aitinerante disse…
Infelizmente. Ainda eh um grande jogo, mas perto dos anteriores... :(
Guilherme disse…
Diserão que a Square-Enix irá a falençia por causa do jogo,polemicas e reclamações.
Eu gosto do jogo mas cada jogo tem seus erros...
aitinerante disse…
Guilherme, este foi o primeiro post que escrevi, logo no início do jogo. Os erros existem e persistem, mas FF é sim um grande jogo. Também gostei muito. :D
joasaba disse…
putz...
comprei o jogo hj e nem testei ainda...

depois dessa fiquei até com medo de conhecer o game....

será que gastei 50taum a toa ???

snifff....
Guilherme disse…
Estou com insegurança na hora de jogar e desafiar esse chefe.
Estou com medo de perder(não que eu seja fraco)
Meu HP é 1270
ATK:285
MAG:322
E  a Edge Carbine com a Estrela
Tenho chance de derrota-lo?
Guilherme disse…
Impossivel(eu acho) matar <span>Barthandelus.</span>
Matei  todas as cabeça e quando ele joga o Doom ele tava no meio da vida.
Vo ter que  desistir dai pra frente :'(
aitinerante disse…
Olá, como já disse aqui, este post foi escrito com minhas primeiras impressões. A partir do segundo CD o jogo melhora muito e no terceiro praticamente todos os problemas são resolvidos. FF é um excelente jogo. O maior problema é mesmo para platinar, pois o farm final é meio chato, mas jogue sim, você vai gostar. :D
aitinerante disse…
Não desista não. Upe mais um pouco e depois volte. Ele joga Doom quando a luta demora demais. Você seguiu a estratégia que indiquei? Quais paradigmas está usando? Qual equipe?
Guilherme disse…
Equipe: Lighthing,Snow,Vanille
Paradigramas:Diversity,Combat Clinic e Rentles assault(não sei como se escreve  :-P )
A estratégia eu usei menos aquela do Hero´Charge
Eu usei combat clinic para dar vida a eu e continuar atacando com Diversity.
aitinerante disse…
Vamos tentar outra coisa. Mude para Fang (Lider) / Light / Hope só para esta luta.

Entre já com Aegisol e Fortisol. Se não tiver, volte na brigde e lute até cair.

Comece atacando as laterais. Concentre em uma e não saia dela até matar. Depois vá para outra e outra e outra, até matar as 4 e só então irá para o corpo.

Para esta parte da luta, use o Relentless Assault, Diversity e Combat Clinic, como já estava fazendo.

Segunda parte: só o corpo:

Comece com SAB / COM / RAV. Use o Librascope para a IA ajustar-se ao inimigo. Sua prioridade será o debuff dele, com slow, imperil, etc... e depois que tiver bem debufado, o stagger.

Mude para Relentless e alterne para Diversity quando precisar de cura.

Importante você estar com haste, protect, etc...

Então, se tiver acabado, vá para algum paradigma com SYN.

Quando ele entrar em stagger e for dar o Destructo, corra para combat clinic, com a Fang como Sen e mande-a usar Challenge e/ou Steelguard para proteger a equipe.

Depois volte ao Relentless e Diversity.

Se ele der doom, use o renew para curar todos mais rápido.

Se você não conseguir com esta estratégia é porque ainda está muito fraco.

Upe as armas da Fang e do Hope até o máximo do tier 1. Use 20 Wicked Fang para ter o exp x3 e passive detector para upar. Lute com os guardinhas para ganhar credit e incentive chip para ter dinheiro.

Aproveita para ganhar cp e aumenta tua crystarium ao máximo.

Aí volta e tenta novamente.

Eu apanhei umas 4 vezes, lutei mais e consegui.

Boa sorte
Guilherme disse…
Eu faço isso. Mas como mudo o lider fala um negoçio que é impossivel mudar.
aitinerante disse…
Guilherme,

Verdade. Desculpa. Esqueci que o lider eh travado ainda nesta fase em que estah. Entao terah que jogar com Light / Fang e Hope, mas nao tem muito problema, porque se usar o libra / librascope a inteligencia artificial da Fang vai se ajustar para as vulnerabilidades do barthandelus quando ela estiver como sab. E o restante continua tudo igual. A vantagem eh que poderah usar a light como med no combat clinic e controlar melhor sua atuacao. Porque quando estah no automatico perde tempo usando cure, quando o ideal seria cura.

Seu Hope jah tem o haste quando estah em SYN?
Guilherme disse…
Não somente o Sahz
Mas eu posso ir apando até ganhar vida e o haste para o Hope
aitinerante disse…
Tenho que ver em que level da Crystarium ele ganha porque pode ser em um level posterior a esta fase e ai nao vai conseguir, mas so consigo ver isto a noite.
Guilherme disse…
Ok, :)  eu espero
aitinerante disse…
É só no rolel level 4. Bom, então não dá. Você vai ter o haste quando entrar, por causa dos Aegisol/Fortisol. Depois vai acabar e ficará sem. Isto é uma possibilidade. Não acho que compense trocar a Fang pelo Sahz por conta do haste e não dá para trocar o Hope pelo Sahz, porque o Sahz como med é ruim demais. Experimenta assim. Upe a crystarium e as armas o máximo possível e tente. Lembro que fiquei lutando até encher todas as crystariuns e não ter mais onde colocar os pontos. Armas no máximo do tier 1. É o que posso sugerir.

Boa sorte, novamente.
Guilherme disse…
Ok,voce sabe me dizer quem dropa o Aegisol e Fortisol.
Tenho o Decptisol e Ethersol
aitinerante disse…
Ganhei alguns nas lutas que tem na bridge, mas sao rare itens. O normal eh credit e incentive chips alem de outros itens.
Guilherme disse…
Então vou tentar pegar  os itens,se vir o normal eu guardo para upa.
aitinerante disse…
Isto mesmo. Upei bastante minhas armas com estes chips. Abços
Guilherme disse…
A Axis Blade é boa para se lutar(no meu nivel)
Guilherme disse…
Bem eu tinha a Edge e comprei a Axis Blade.
Qual voce acha a melhor (do meu nivel)
Gladius,Axis Blade,Blazefire,ou Lifesaber?
aitinerante disse…
Guilherme, dei minha opinião no comentário de baixo. Lá também postei os links para minha análise das armas. Leia-os para poder fazer sua escolha. :D
Guilherme disse…
Ah ok, é que eu não tenho todas as armas mas o seu topico ajudo muito :-D
Guilherme disse…
Até quem fim matei o bicho Barthandelus(é assim?) só com o Lighthing,Snow (não sei como se escreve) e a Vannile.Eu só matei porque ele não deu o Doom(porque será?) mas usei os paradigramas que voce citou.
Brigado novamente!
aitinerante disse…
Aeeee!!!

Que legal!

Ele só dá o Doom quando a luta é muito demorada. Você deve ter ficado mais forte e foi mais rápido. Parabéns!

Agora é só festa. Crystarium evoluida, cap. 10 que é rapidinho, gostosinho e depois...

Pulse!!!

Bom jogo!
Guilherme disse…
Valeu!
Vou sentir muita falta daquela parte...
Upei tanto que minha Força chegou nos 445.
E nem presisei de De Phoenix Down.
aitinerante disse…
É gostoso vencer um inimigo difícil. :DD

Mas, se prepara porque no cap. 11 o que não faltam é bichos muito,muito fortes. Você vai gostar, vai ver. :DD
Guilherme disse…
Vish...
E é melhor que eu liberei todos os modos de batalhas(com.sab e etc)
Voce esta falando daquele Adatanmortoise(é assim?) que é tipo um Dinossauro que ta no seu site?
aitinerante disse…
Não apenas das tartarugas gigantes. Tem vários monstros por lá e a maioria é forte demais, como o Behemoth King, por exemplo. Quando chegar, vá devagar e se ver que é muito forte, dê retry e aproveite para sair fora da luta. Os pinguinzinhos são os mais fáceis. Mas é muito legal começar a fazer as missões todas. Liberar chocobo, estas coisas. Aí é que se sente que está jogando FF de verdade. Vai ver.
Guilherme disse…
Pode me dar uma dica de como matar o Cid?
Quais paradogramas,equipes?
ele da doom e eu acho que fui lento de mais :(
aitinerante disse…
Veja aqui: http://aitinerante.blogspot.com/2010/03/ffxiii-capitulo-10-continuacao.html
Rodrigo disse…
Estou no Summom da Lightning (Odin) e não consigo vence-lo por nada. No inicio estou usando o Paradigm Syn/med e depois alterno entre rav/rav, rav/med e med/med. mas estou fazendo algo errado pois não consigo encher a barra dele.
Quando tempo devo deixar o Syn/med??? e depois qual é só alternar entre cure e ravager???
obrigado
Guilherme disse…
Vou upar (denovo  :'( ) os carinhas,principalmente o Sahz e o Snow.
Tchau :)
aitinerante disse…
Olá Rodrigo,

O Cure você só precisa usar quando estiver mal de HP, para não morrer. O Syn só para te dar algum status positivo, mas também pode ficar sem ele se quiser. O essencial é usar o RAV para atacar e encher a barra dele e o med para não morrer. Dentro destas opções, vá intercalando conforme for possível. Enquanto estiver com a sua barra toda verde, vá de rav/rav, quando ficar amarela vá para o rav/med e se estiver muito mal, med/med.

Estranho não conseguir encher sua barra, porque até com os próprios golpes, ele enche. Bom, pode experimentar o rav/com para ver se melhora algo.

O importante é não esquecer do [quadrado] quando estiver cheia.

Se não conseguir mesmo, escreva novamente e vou procurar informações mais detalhadas, ok?

Boa sorte.
aitinerante disse…
É a vida, que se há de fazer? :DD
Guilherme disse…
Matei o Cid no sufoco...
Só sobrou 15 de hp pra mim.
Só matei porque peguei a Brawler Whisteband(é assim ?) da Lighting xD.
Tchau.
aitinerante disse…
O importante é ter passado. lol Parabéns!
jR.! 77 disse…
bem pra falar a verdade vc usou o detonado pq o jogo tem la seus vai voltas e se vc não saber usar paradigmas q é o segredo!! intaum o bãozão faiz melhor ai do esse joguinho das bolinhas do mal"
Guilherme disse…
Pode me ajudar no summon do Hope
O Alexender?
aitinerante disse…
Guilherme,

Summon do Hope não tem nada. É só defender e se curar. Use um SEN para a defesa e dois MEDs, (Combat Clinic). Ele (o summon) enche sozinho a sua barra com os ataques e quando tiver cheia, quadrado.

Bye.
aitinerante disse…
Bem, para falar a verdade, não entendi se você está me ofendendo ou elogiando e nem se é comigo ou com o jogo, então, sei lá. Sorry.
Guilherme disse…
Entendi mas eu não tenho o SEN com o SteelGuard só o provoke  :-P . vo ter que economizar mais de 5 milhões(ou menos) para chegar no Elude(que defende tambem)
E la vai eu upar denovo...
Guilherme disse…
Como poço ganhar as outras imagens de jogador(X360)?
Porque eu ganhei a Conquista LoreMaster e abrio o Extras no Main Menu.
Só tenho o Sazh,sabe como poço liberar os outros?
aitinerante disse…
Fang Theme =
Obtain the "Treasure Hunter (Gold)" Trophy. /
Hope Theme =
Obtain the "Instrument of Change (Gold)" Trophy. /
Lightning Theme =
Obtain the "Superstar (Gold)" Trophy. /
Sazh Theme =
Obtain the "Lore Master (Gold)" Trophy. /
Serah Theme =
Obtain the "Ultimate Hero (Platinum)" Trophy. /
Snow Theme =
Obtain the "L'Cie Paragon (Gold)" Trophy. /
Vanille Theme =
Obtain the "Instrument of Faith (Silver)" Trophy. /
aitinerante disse…
Guilherme, peguei a listinha l[a no gamefaqs. ^^
Guilherme disse…
Ah ta valeu!
Guilherme disse…
A barra do summon não esta enchendo mesmo eu defendendo(economizei 123453 crystariuns)
Só esta mechendo com o Ravager mas eu poço morrer façil.
Pode me ajudar?
aitinerante disse…
Guilherme,

Experimenta então RAV/SEN/MED. Quem sabe não ajuda. Quando estive aí achei muito fácil.

Abraços
Guilherme disse…
Valeu,Uma hora que estava jogando "zuei" muito com o Alexender que falta um tiquinho e ele me jogo pro alto.
As veses no entourage e em um (rav,rav e med) oque é ruim que a Fang é meio que burra(desculpe a expressão) pra dar a cura.
aitinerante disse…
Nossa, Fang como médica é pessima!!! Use o Hope ou a Vanille. :DD
Guilherme disse…
Mais o pior é que não tem como  mudar os os personagens :(
aitinerante disse…
Ôcha, mas você não está com o Hope? Então! Só botar ele curando e a Fang atacando.
Guilherme disse…
É memo  :-P
Cabei esquecendo.
aitinerante disse…
hehehe
Guilherme disse…
Vou dar um tempo no Videogame,tenho prova e tenho que estudar :(
aitinerante disse…
Guilherme,

Eu também não estou podendo mais jogar. Só muito de vez em quando consigo uma horinha ou outra. Mas faz a prova e volta, viu?

Beijos
Guilherme disse…
Matei o chato do Alexender :P
Usei sómente 2 paradigramas: Combat Clinic e Relentlees Assault(tirei muito sarro dele :DD)
Agora como eu vi tudo aquilo de inimigo eu case caguei de medo(principalmente o Adamantoise)
aitinerante disse…
hahahaha

É de dar medo mesmo, mas a sensação de estar em Pulse não é ótima??? Mundão para brincar e explorar a vontade. Vai gostar. Fuja dos grandões. Se cair em alguma luta mais difícil, dê retry e fuja. lol

Vá nos pinguins. São os mais fáceis.

Beijos
Guilherme disse…
Puxa...
Essas missões estão me deixando rico...
Tenho um Collector Catallog e outras coisa de upa(as veses nem vale a pena)
Ao fim são quantas missões?
aitinerante disse…
64 no total, Guilherme. Vai encher os bolsos. lol
Guilherme disse…
Como eu passo do summon da Vannile?
Olhei no tópico e não intendi. para mim está mais dificil doque  o Alexender :(
aitinerante disse…
Guilherme, este summon é a mesma coisa que os outros: cuide da vida e deixe que ele encha sua barra sozinho. Combat Clinic e se der, Relentless Assault.

Já fez sua prova?

Beijos
Guilherme disse…
Bem...
É quem só tem 2 pessoas(Vanille e Fang)
Eu uso o Combat Clinic mas enche devagar,e tambem enche um pouco com o RAV.
aitinerante disse…
Duas pessoas nao faz o combat clinic que eh med/sen/med

jah tentou usar soh med/med?

Experimenta.
Guilherme disse…
Bem a barra enche um pouco com o RAV(upei pra Fang) e vou tentar este modo (SEN e SEN).
O MED e MED enche mais o tempo acaba e mal chego na metade.
Se eu conseguir eu posto aqui.
Tchau
aitinerante disse…
Boa sorte. :D
Guilherme disse…
Andei vendo um video no Youtube de como matar ele(tipo a estratégio que ta aqui no site e no video)
Eu vi a luta e ele usou o SAB.
Tipo deprotec e outros fins,ai ele fez a mesma coisa que voce disse pra faze.
Vo tentar amanha :D
aitinerante disse…
É uma boa estratégia mesmo. Veja e depois me conta. Beijos
Guilherme disse…
Consegui matar só dando deprotects e outros fins...
Encheu mais rapido sómente no SAB e SEN.
Ou MED e SEN.
Tchau
aitinerante disse…
Que bom que funcionou deste jeito. :DD

Xau
Guilherme disse…
Agora estou em Taejin Towers
To tentando fazer umas missões que eu deixei pra trás.
Só fiquei sabendo que tem uns "teleports" para as missões.
aitinerante disse…
Ah, tá vendo? Por isto estava fraco no restante todo. Nisto que dá pular missões. rsrs

Já aprendeu a usar os teleporters?
Guilherme disse…
Não.
Estou 4X mais agressivo que antes quase chego no 1000 de ATK
Só sóu pouco no HP.

E o BOSS Dahatta(ou Dakata) staguerei ele umas 5 veses pra conseguir matar :)   :)
E uma missão, sei la se é 24 Que voce desse no lo Ground e tem umas estátuas e a estrela vermelha no meio.
Pode ajudar?
aitinerante disse…
Guilherme,

Se você está com dificuldades no Dahaka, vai penar na última missão da torre, com um sujeito muito mais difícil do que o boss propriamente dito.

Leia aí: http://aitinerante.blogspot.com/2010/03/ffxiii-capitulo-11-taejin-towers.html e veja se ajuda em algo.

Boa sorte.
Guilherme disse…
Naverdade eu ja matei ele, o Barthendelus(OERBA 2F) e aquela lagartixa no começo do jogo.
Que ja começa com o summon eu derrotei de primeira...
:DDD
aitinerante disse…
Ok. Estes dois são fáceis mesmo. Quero ver derrotar o da missão 27. rs

Boa sorte.
Guilherme disse…
Como sintetizo armas??
Uma espéçie de  catalisador,Tenho umas pedras que fala que se transforma em catalisador
aitinerante disse…
Guilherme, leia aqui: http://aitinerante.blogspot.com/2010/04/ffxiii-como-usar-os-materiais-e.html
Guilherme disse…
<p>Tinha uns 5 desses e vendi( obsecado por GIL)
</p><p>Eu sintetizei a Punisher da Fang
Po se eu soubesse fazer isso antes...
To com 1498( ou mais)de ATK
Normalmente eu uso a Fang(COM,SAB E SEN), o Sahz pra SYN e a Vanille pra MED.
É boa :D</p>
aitinerante disse…
Você consegue outros depois. rs

Boa equipe. Eu n'ao gostava de Sahz e Vanille, mas eles s'ao muito fortes. Os melhores syn e sab. xau
Guilherme disse…
Poxa.
Orphan´s Cradle é a ultima parte né?
Voltei pra Pulse fazer missões.
Não consigo passar de uma Class A o monstro é o Zirnitra,se eu pisco o olho eu ja morri.
aitinerante disse…
Zirnitra é danado mesmo. Já tentou o Death? Veja aqui: http://aitinerante.blogspot.com/2010/04/ffxiii-pos-games-titans-trial-em.html
Guilherme disse…
Como posso pegar o Chocobo?
Fiz uma missão que a Ciet(sei la como se escreve isso) é vermelha.
Ai libero a passagem e tem uma pena no mapa que é o chocobo.
Fui nele mais oque ele faz...
Ele foje >:o
aitinerante disse…
Guilherme, tem que fazer as missões 1 a 14 para poder subir no chocobo. Depois que fizer, vá no lar dos chocobos e tem um deles parado em um canto. Quando chegar perto aparecerá o comando de subir.
Guilherme disse…
Olha eu comprovei uma coisa que não sei se voce sabia mas eu achei um Elixir naquelas bolas giratórias.E como posso matar o General Templar(sei la se é assim) e um cara que se pareçe com o Long Gui mas mais fraco em hp.
Eu consegui matar o Templar e morri no outro cara.
aitinerante disse…
Guilherme,

Bola giratória???? Explique melhor, please. rsrs

Só existe um elixir em todo o jogo e é em The Tesseracts, Orphan's Cradle, em uma área hexagonal. Foi lá que encontrou?

Quanto ao General Templar, não tenho a mínima idéia de que seja. Não tem nenhuma tartaruga com nome sequer aproximado. Existem várias tartarugas mais fracas que o Long Gui. Não sei de qual fala.

Vixe!!! Explica!!! rsrs
Guilherme disse…
Nesse caso...
Hoje  a tarde eu driblei estes bixo com deceptisol(tenho 4 aegisol,1 fortisol,6 librascope e 1 ELIXIR)Foi nesse lugar que eu achei ele.
Ja estou nos Bosses Finais:
Barthendelus
Orphan(to com medo de luta com ele :( ) e a segunda forma dele que é mais façil.
aitinerante disse…
Guilherme,

Eles são tranquilos. O segundo é um pouco mais complicado e só tome cuidado para não demorar muito por causa do Doom, mas se passou pelos outros acho que será fácil.

Vai com fé! :DD
Guilherme disse…
Vou ter que upar meus acessorios de hp.
Porque o Orphan tem o Mercilles não sei das quantas que tira quase todo o HP.
Guilherme disse…
Quando o Orphan (1F) da o Progeniteal Whrat em mim eu morro na hora.
Tem como ajuda nessa parte?
que equipe porque eu uso a Fang,Sahz e Vanille
Guilherme disse…
Sabe onde posso conseguir o Cherubs Crown(é assim??)
Só p/ prevenir o Pregenitorial Wrhat(sei la como é)
aitinerante disse…
Guilherme,

O Cherubs você ganha na entrada de Orphan, antes dos chefões, em uma esfera. Vê lá na minha tabela de rare itens se dá para conseguir também de outra forma.

:D
Guilherme disse…
Poxa...
Esse Orphan...
Tireis os quase 7 milhoes de vida dele, mas...
Ele deu o Protegiteal Whrat e morri. :(
Eu peguei o Cherubs Crown na loja, comprei tres, um pra cada um.
Acho que vou ter que upar esse acessório. Sabe onde posso achar os Golds Nuggets(são os tessouros achados com o Chocobo )
aitinerante disse…
Para que quer Gold Nuggets, Guilherme? Dinheiro? Mate Adamantoises que dão o dobro em platinum ingots (150.000).

Se quiser mesmo os gold nuggets, vá até minha lista de rare itens e veja as opções.

Xau :D
Guilherme disse…
Mas eu não consigo matar Adamantoises.Sou Agressivo pra pouga mas tenho pouco hp 8500 em média(o unico com mais hp é o Sahz e o Snow mas tem pouco ATK)
aitinerante disse…
Tenta os Adamantortoise que só tem 1.000 de vida. Dão o mesmo prêmio. Eles não tem chifres ou trompas, sei lá o nome daquilo. rsrs.
Guilherme disse…
Vou bolar estratégias para mata-lo( o Orphan) se eu matar ele eu posto aqui.
aitinerante disse…
Oi Guilherme. Tava sumido. Travou no Orphan? Segunda forma? Espero que consiga montar uma estratégia e detone o bicho de vez! :DD
Guilherme disse…
Hoje a tarde fiz uma missão que ganha 5X BOMB CORE.
A cada 5 eu upo no maximo o Cherubs Crown.
Vou refazer Eden inteira pra ganha muito CP,e usar para upar o SYN da Fang, e SAB da Light.
E tambem sabe onde posso obter um collector catalog e Dark Metter pra ver se poço sintetizar a Cherubs Crown.
Tchau
aitinerante disse…
Oi Guilherme,

Refazer Eden é uma boa idéia. Eu fiz isto. Quanto aos itens, veja lá na tabelinha de rare itens que tem as localizações.

:D
Guilherme disse…
Nossa que raiva hoje a tarde!
Eu usei equipe defender eu com 2 Cherubs Crown(70% resist death) e Adamantite Bangle(seria a forma mais "evoluida" ja que eu não sei matar os Oretoises(adamantoise(1,2,3) e adamantortoise.Só sei matar o Adamanchelid(ganho 5 estrelas e  Gold Dust( 15.000)
...Eu la no Orphan todo alegre resistindo aos deaths (menos os 2 integrantes :P) dando murros,tomando tiros do Sahz... cheguei no ponto mais alto de todo o tempo(no meu jogo)...
Tava abusando de minha sorte...
Quando ele entra em Opossites Extremes ( Light e Dark ao mesmo tempo :( )e,ele tem um Die não sei doque que deixa com deprotect e um negoço la,eu nem ligava pra esse Die ai... 
Só depois que eu morri... do nada... :(
aitinerante disse…
Guilherme,

Você já evoluiu bastante ao resistir por tanto tempo. Upe mais um pouquinho e retorne que vai. :D
Guilherme disse…
Ah ta,vou  fazer a metade de EDEN e voltar.Queria muito ver como é o Crystalyum nivel 10.
Mas só quando "conseguir" matar a primeira forma. a segunda forma eu tranquilo.
Ahh...
O Orphan na primeira forma joga Doom? se não jogar eu posso matalo hoje mesmo :P
aitinerante disse…
Guilherme, acho que qualquer um joga Doom se a luta demorar muito para terminar. Tente ser rápido e tudo correrá bem. :D
Guilherme disse…
Zerei o jogo...
Ontem as 20:00 estava bem cansado pois eu quase morri quando a vida dele tava no final.

Gastei meu Elixir mas valeu a pena :)
Obrigado novamente,desde o capitulo 9 eu to aqui... Até pareçe que foi ontem
Tchau
aitinerante disse…
Eba!!!! Parabéns!!!! :DDD Gostou do final?

Mas o jogo só acaba quando fizer a 64º missão, matando vercigentorix. Mais ainda, quando ganhar o troféu Platina. Vai encarar não? rsrs

Beijos
Guilherme disse…
Bem...
Vou upar para upar la no Crystalium e depois fazer as missões que eu não conseguia.

Como uma nos circulos de Stones la perto do Titan.Só falta umas 4 Stones pra completa :)
Tchau
aitinerante disse…
Vai terminar rapidinho então. :D
Guilherme disse…
Sabe com quanto de ATK e quanto de HP eu devo enfrentar os bicho das ultimas missões?
Meu HP é de 10000 pra cima(todo mundo menos o Hope)
e ATK de 2000 pra cima (Light e Fang)
aitinerante disse…
Guilherme,

Level máximo na crystarium de todos. Tudo que for possível. E ainda assim, precisará de uma boa estratégia. Foguete!!!
Guilherme disse…
Só falta 2 stones, uma do Zirnitra e uma de um cara parecido com o Vetala(um Raktaija)
Eu tentei matar o Raktaija e ele  só da MultiCast que mata eu na 4 ves.
Eu tou tentando dropar um Trapezohedron dos Adamantoises e Adamantortoise para upar mais pois ganha 40000 Crystaliums :D
aitinerante disse…
Isto porque não está usando Grothw Egg que dobra a cp. Vai pegar.?

Quanto ao Raktavija fico com raiva só de lembrar deste ser odioso. rsrs
Guilherme disse…
Claro vou pegar sim,só sei que ele dropa em uma missão que é um pouco dificil mas agora com Level 10 acho que consigo :D
aitinerante disse…
Experimentar não custa. Vai que dá (e vai dar). rsrs
Guilherme disse…
Comprovado, como conseguir um Ribbon no segunda luta com o Barthendelus(Oerba):
Tenha o drop normal dele.
Evolua ao maximo e desmanche. 
Voce obterá mais 2 itens e um Ribbon.
Creditos by Guilherme
aitinerante disse…
: DDD
Guilherme disse…
Sabe onde fica o monstro da missão 30?
Ele é pareçido com o Dahaka (na foto pareçe) fica la em Mah Habara mais em um lugar desconhecido,tipo um lugar abondonado.
aitinerante disse…
Hum, sabe aquele monstro que é uma bola na saída de Mah'Habara, indo para Sullya? Se pegar ele voltando para Mah'Habara dará entrada para esta área aí. Se ele já estiver em Mah'Habara, pule por cima dele para ter acesso à área.
Guilherme disse…
Falta sómente quatro stones para eu  completar o Titan Trials e eu começei tudo ontem :)
Guilherme disse…
Só pra pergunta tem como matar o Orphan denovo?
porque o Destination(amarelo) sempre aponta pra la.
aitinerante disse…
Guilherme,

Tem sim e muitos fazem isto depois de derrotar o monstro da 64 e ganhar o relogio de ouro que aumenta o tempo, isto porque para ganhar a Platina tem que matar o Orphan em não sei quantos segundos e é impossível sem o Gold Watch. Então, matam uma vez, evoluiem, matam o Vercingentorix e depois voltam e matam o Orphan de novo e só então o jogo está realmente zerado. :D
ANDREOSE disse…
COMO POSSO MATAR O ULTIMO MESTRE DO FINAL FANTASY XIII POIS EU JÁ TENTEI DE TODO RESTO MAS EU AINDA ESTOU MUITO LONGE DE EU CONSEGUIR,TÚ PODE ME AJUDAR POIS SERIA MUITO BOM PARA MIM...VLW UM ABRAÇO 
aitinerante disse…
Olá.

Não entendi bem se está falando dos 3 últimos bosses da estória (Barthandelus e Orphan) ou se está falando do monstro da 64 (Vercigentorix).

Para derrotar os últimos bosses, veja http://aitinerante.blogspot.com/2010/04/ffxiii-bosses-finais-barthandelus-e.html

Para derrotar Vercigentorix, veja no menu na opção de bosses, que tem algumas opções de estratégia.

Boa sorte.
Alex disse…
quando vc fecha o game pela primeira vez, nao tem como começar outro game com os item adquiridos no primeiro final?  alguem sabe se da? pois fechei ele mas.. começa sem nada de novo é complicado rsrs.. eu jogo a versao do ps3 mais deve se a msm coisa.
aitinerante disse…
Alex,

Pior que não tem. : (

Se começar de novo vai para o zero. Mas você já fez todas as missões?

Abços
felipe disse…
eu queria saber como derrota a aquele ''cavalo'' gigante no grand pulse ele tem 4 milhoes e pouco de vida e meus carates tem 4mil e pouco e ja coloquei os cristariums todos os 3 principais tudo no maximo de cada 1 e mesmo assim nao consiguo
felipe disse…
foi mal ele tem 5.343.000 de vida e o nome dele é adamantose
william gava disse…
poh então vai jogar pacman e para de criticar não gosto ???? não joga
Cristiane disse…
Hei, eu concordo com vc sobre as críticas que você fez pra esse jogo. O que mais pesa pra mim, ao jogar FF XIII com certeza é raramente conseguir gil para comprar coisas (e cadê a bosta do hi-potion, huh?), e o sistema de batalha automatizado pra cacete que só deixa controlar direito o líder! Ultimamente eu tenho preferido jogar Resonance of Fate,  (acho q vc chegou a falar desse jogo aqui no blog) o sistema de batalha é bem mais divertido e os personagens principais são mto fofos XD, já gastei mto tempo e rubies comprando roupas pra eles x_x. Pronto já escrevi mto, e se não for incomodo me add no msn: hysterical_dark@hotmail.com té +
Silas disse…
Acho que o sistema de batalha tem la o seu valor estratégico, mas nao vejo isso como um ponto negativo, achei diferente, tanto RPG que acaba usando o mesmo sistema: Ataque,Magia,Item.
E os cenarios lineares, são justamente pra mantar o ritmo acelerado do enredo
bass-belmont@hotmail.com ;)
Joseph disse…
Xenogear vc falo eu concordo plenamente. ele quanto FF7 merece 1 remake... agora sem mudar o sistema de batalha de xenogear porque aquelas skills de combate manipular elementos batalhas de robos muito bom. FFXIII infelizmente não é o que esperavamos, mas todos estão falando até os niponicos que são a grande força nesse FF series. FF para mim é do 1 até o 9, porque depois ficou muito chato os sistemas principalmente o de liberdade no jogo. Mas não posso dizer que o FFXIII é chato na minha opniao ele não é, o que triste é só a falata de exploração no jogo só isso mesmo. Se tivesse exploração e uma forma de upar skill melhores o jogo seria perfeito.

Minha Opnião.
Joseph disse…
Amiguinho rsrs vc esta confundindo redator com desenvolvedor grafico etc. Essa opnião não é unica no mundo é sim de GRANDE maioria. o Jogo não é ruim ele é razoavel, não sei se vc segue a serie desde o 1° vc iria entender melhor. O que a pessoa do blog está querendo informar na opnião dela, minha e de muitos outros.


FFXIII = Razoavel ou jogavel
Joseph disse…
Gostei muito do seu blog esta de parabéns, sua opnião bate com a maioria dos PLAYERS de FF series.
BRUNO disse…
po ff 13 e muinto loco mas
BRUNO disse…
zerei o ff 10 eo 11 12 mais o 13 cara e muito sem graça
Guilherme Rocha disse…
Meu, meus personagens são meio loucos, eles não atacam o mesmo inimigo, vai cada um pra um anto sempre, como faço pra mudar isso?
lucimar lopps disse…
ai quem sabe como consigo completa todas as pedras da mark da missão 7 nothe paddraean archaeopolis
A Itinerante - Neiva disse…
Veja aqui: http://aitinerante.blogspot.com/2010/03/ffxiii-capitulo-11-lcie-stones-14.html
Hiago disse…
Aki tem a revista em ingles com mapas e todas as tabelas para dar os upgrades
tava tentando traduzir ela inteira, mas não tava dando por causa da facul
vo ver se nas ferias agora, com um tempinho livre a noite eu traduzo
e sobre o final fantasy
realmente foi um otimo jogo graficos impecaveis, sistemas de batalha um tanto quanto curioso mas legal
forma de upar me lembra final fantasy 10 (Sphere grid)
em resumo um jogo bom,
mas... faltou akele espirito de final fantasy que existia ate o 12
ainda tenho meu nintendo e ate os cartuchos, play 1 e play 2 agora no Xbox o FF13
pra mim seria como uma nota 8,7
Hiago disse…
http://www.fileserve.com/file/zGWdSKN
só esqueci o link 
malz ae pessoal
rodrigo e vanille disse…
to no ultimo boss manda uma dicas de personagens e paradigmas para mim ? dsde ja agradeço ! 
rodrigo e vanille disse…
tem como me dizer tbm se vale a pena usar algum acessorio na ultima luta akele acessorio q se usa pra nao deixar paralisado sem açao ! to perdendo a paciencia com este ultimo boss ! eu uso uma formaçao com light (lider) fang e hope ! masa chegando na ultima parte ele paraliza meus combatentes e pinba vem um golpe fulmunate q nao tem chance de curar por q eu to paralizado ! um adorei esse espaço pra fans de final fantrasy adorei mesmo ! bom se possivel tem como responder com urgencia ( antes q eu quebre o cd de tanta raiva odio falta de paciencia e oq for ) obvs meus combatentes estao no maximo de seu cristalyum so falta mesmo uma estrategia adequada pra vc esse boss ! aguardo sua dica ! abrçs =)
bieel disse…
cara eu virei o jogo só com bangles
aitinerante disse…
Bosses finais: http://aitinerante.blogspot.com/2010/04/ffxiii-bosses-finais-barthandelus-e.html

Além dos posts, leia os coments. Estão cheios de dicas e estratégias. Eu também não usei este acessório não. 
samuelleider disse…
Concordo plenamente que o final fantasy decaiu bastante e que fizeram um jogo para novos players assim podemos dizer, amei o espaco para fans, pois isso faz uma falta enorme, meus parabens pelas criticas e por ajudar aos novos jogadores, rezo para que o final fantasy XIII-2 seja mais interresante, pois esse chegou a ser ridiculo de facil, apesar de no segundo melhorar
aitinerante disse…
<span>Concordo plenamente que o final fantasy decaiu bastante e que fizeram um jogo para novos players assim podemos dizer, amei o espaco para fans, pois isso faz uma falta enorme, meus parabens pelas criticas e por ajudar aos novos jogadores, rezo para que o final fantasy XIII-2 seja mais interresante, pois esse chegou a ser ridiculo de facil, apesar de no segundo melhorar</span><span></span>Por <span>samuelleider</span> em Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (... em 27/12/1
aitinerante disse…
Samuelleider,

Não sei porque alguns coments vão para uma espécie de buraco negro, que só consigo ver através do painel do blogger e tenho que trazer para cá colando assim.

Acho que XIII-2 em termos de dificuldade e duração não poderemos reclamar. :D
Brunoliveira disse…
Cara, usa Light, Fang e Hope com os seguintes paradigmas:

RAV/COM/RAV - Se tiver bem upado, dá pra começar com esse, mais focado em "Staggear" do que em tirar dano propriamente dito.
RAV/COM/MED - Se precisar de uma cura rápida e/ou se a luta estiver sendo pesada, para esse caso, compensa deixar um médico até o stagger.
MED/COM/MED - Se a coisa ficar preta corra para esse paradigma, proteção enquanto cura, perfeito pra sair do vermelho
MED/SAB/SYN - Se no começo da luta, achar que não está bem upado use esse paradigma, dá pra dar uma boa melhorada e, se tiver sorte, consegue algum status negativo no boss
MED/COM/SYN - Se quiser buffar sem parar de atacar...
COM/COM/RAV - Light e Fang como commando, após um stagger, é a combinação perfeita, e Hope também é um dos melhores magos, então, após o stagger mude para esse paradigma e prepare-se para ver a barra de HP do inimigo sumir, rsrsrs...

Espero que tenha ajudado...
abrass,
rodrigo e vanille disse…
nossa valeu pelas dicas !!!!!!! passei o pilantra do ultimo boss ! pegando o jeito ate q e facil ! nao sei se eu usava estrategias erradas ou e falta de noçao mas deu pra passar trankilo usando as taticas q o bruno oliv passou ate q deu gas valeu brunao kkk..... ! agora e terminar os hunts e de ganhar mais trofeus ! 
rodrigo e vanille disse…
a sim tem um hunt um caquetu gigante nivel b se alguem tiver dica de como passar ele eu aceito na boa ! ja q ele tbm e osso duro ! agradecido desde ja !
Brunoliveira disse…
Opa, por nada!

Que bom que ajudou!!!
Abrass,
Toper FF disse…
Terrivel a  falta de liberdade, a unica coisa que honrra o nome Final Fantasy é a qualidade das imagens do jogo, e os personagens... não vejo mais nada que me agrade, pior que o jogo é caro, ele é 3 DVD, não vale o investimento, square pisou feiooo na bola! Abraço!
Toper FF disse…
tem coisas boas tamben, acho que abordou um publico novo, quem sabe isso ajuda a square a criar um jogo que agrade a velha geração de ff e a nova!!
J.C. disse…
 Upgrade das armas? e o gold pra fazer isso! a unica maneira d obter gold nesse jogo é vendendo pouquissimos itens, e ainda assim, não dá pra quase nada!
Diaz' disse…
Na verdade, existem itens muito bons para venda, mas é claro, como tudo nesse jogo não se dá de mão beijada, os itens são drops de Adamantoises, Shao Long Guis e Long Guis, pra tudo tem uma certa alternativa, é só procurar e jogar. ^^'
Noninho disse…
Ei.... sei q isso n tem nada a ver ms.... comentarios de final fantasy 12 ta osso, pois ninguem mais visita aqueles sites, entao pensei sera q alguem ai poderia me dar uma maosinha no ff 12???? kkk to preso la ainda xD se alguem puder me ajudar pega ae meu msn: gaviao_corinthians@live.com. des de ja agradeço vlwss
Noninho disse…
Desculpa..... esse ultimo ponto ai nao existe DD

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod

(FF XV) DICA DE ITENS: O que NÃO vender

NÃO VENDER: Metal Scrap Rusted Bits Dynamo Magitek Core Glass Gemstone Earth Gemstone Sky Gemstone Magnetron Monster Claw Cylinder Coreurl Whiskers Barbed Scythe Cactuar Needle Spiked Armor Sturdy Helixhorn Repair Kit Estes itens são utilizados para upgrade em armas ou em quests. Dica do Matheus Razera via GameFaqs (Obrigada). ... Além disto, existem aproximadamente 200 itens que podem ser utilizados como catalisadores para melhorar as magias. Ainda não sabemos quais são realmente bons e úteis e até sabermos, eu recomendo não vender realmente nada.

(Dragon Quest IX) Quest list completa em português - Parte 1

Quest #001 - One Good Turn Localização: Angel Falls; garota em frente à igreja Objetivo: Dar-lhe uma Tangleweb. Solução: Pegue uma do outro lado do rio próximo à Angel Falls. Recompensa: Sleeping Hibiscus Pré-requesito: Não Repete: Sim Notas: Também pode comprar Tangleweb à partir de Batsureg. Quest #002 - Pleased As Punch Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Air Punch Party Trick Solução: Atribua Air Punch ao seu Party Trick e execute-o em frente à garota pressionando B e selecionando o botão atribuído ao Air Punch. Recompensa: Pirouette Party Trick Pré-requesito: Não Repete: Não Notas: Não Quest #003 - We Like To Party Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Pirouette, Clap, Jump e Air Punch consecutivamente. Solução: Atribua os movimentos de Party Tricks e mapeie-os no botão da seta para baixo. Pressione B + seta para baixo e para executar os movimentos em frente à garota. Recompensa: Pray Party Trick Pré-requesito: T

(FF XV) Guia oficial de Final Fantasy XV completo, em PDF, para download free

Clique na imagem para fazer o download (via torrent) Graças a Deus! Minhas preces foram atendidas e uma boa alma postou o guia oficial de Final Fantasy XV em pdf e com download free. Já baixei e a qualidade é ótima! O guia em papel é quase imprestável. As letras são minúsculas e cinza. Praticamente tem que ler com lupa. Agora em PDF tudo ficará mais fácil. Aproveitem! Sabe-se lá quanto tempo vai ficar disponível. E muito obrigada, André Anastácio, por trazer isto para nós! (Link atualizado em 13/01/17)

(FF XV) Capítulo 2 - Parte 1: ganhando as duas primeiras armas dos antigos reis

Parte 1 - Prairie Outpost Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver maior. É difícil parar para escrever sobre meu jogo. Eu sempre quero continuar jogando, mas se não escrevo logo, acabo esquecendo porque é tanta coisa, mas tanta! São 358 sidequests opcionais. Não tem a menor condição de falar sobre cada uma delas. E também não vejo necessidade. O mapa de XV é extremamente fácil e intuitivo. Basta selecionar a missão que o mapa indicará onde está o alvo.  Outro problema é a questão da tradução em Português. Se por um lado é uma maravilha (por quantos anos não desejamos isto?), por outro é uma complicação, porque meu guia está em inglês e não tenho condições de traduzir tudo: nomes de quests, de itens, acessórios, armas, etc... Desta forma, quem quiser saber sobre algum item ou quest, pode mudar o idioma para inglês (Botão opções, opções e idioma), ver o nome em inglês e depois voltar para Português ou ainda, pode jogar o nome em português ou inglês no tradu