Pular para o conteúdo principal

FFXIII - Desenvolvendo as habilidades secundárias

Clique para ver maior em outra janela.

Quando cheguei no level 10 e a Crystarium liberou todas as habilidades dos personagens, fiquei sem saber o que fazer: upar um pouco de cada uma das 3 novas habilidades? Escolher uma ao acaso e depois outra e outra?

A sorte foi que logo abriu novo role das principais habilidades e fiquei preenchendo o novo nível. Agora, com a Level 4 feita e pontos acumulados, não tenho mais como fugir da decisão.

Resolvi aproveitar o gráfico de habilidades que apresentei ontem e repito acima para explorar direito o potencial de cada um, não esquecendo, é lógico de melhorar as falhas de minha equipe Killer.

No quadro abaixo, ordeno as habilidades de acordo com a tendência de cada personagem, começando com aquela no qual é mais forte e finalizando com aquela em que é mais fraco.




POTENCIAL DE DESEMPENHO
ACIMA DA MÉDIA
ABAIXO DA MÉDIA
Lightning
RAV
COM
MED
SYN
SAB
SEN
Sahz
SYN
RAV
SEN
SAB
COM *
MED
Snow
SEN
COM
RAV
SAB
SYN
MED
Hope
MED
RAV
SYN
SAB
SEN
COM
Vanille
MED
SAB
RAV
SYN
SEN
COM
Fang
COM
SEM
SAB
RAV
SYN
MED
* = Embora seja uma das 3 habilidades principais de Sahz, ele pode ter desempenho melhor em SEN e SAB do que em COM.

Olhando para o gráfico acima dá para identificar algumas barrinhas pequenas de muito pouco potencial, muito abaixo da média de desempenho potencial. E outras maiores, mas ainda abaixo da média. Marquei em cores no quadro, agora pelo tamanho das barras: em azul mais escuro as habilidades em que podem ter desempenho acima da média, em azul médio onde serão razoáveis e em azul mais claro onde serão piores do que todos.

O razoável, penso, é seguir esta ordem na hora de evoluir: primeiro os tons mais escuros, depois os médios e só ao final, quando não tiver mais onde colocar os pontos, os claros.

Agora, vamos ver minha equipe KILLER em cores:

EQUIPE
KILLER
POTENCIAL DE DESEMPENHO
ACIMA DA MÉDIA
ABAIXO DA MÉDIA
Lightning
RAV
COM
MED
SYN
SAB
SEN
Hope
MED
RAV
SYN
SAB
SEM
COM
Fang
COM
SEN
SAB
RAV
SYN
MED

Tenho que desenvolver o SAB do Hope, o RAV da Fang e o SYN da Light, depois SAB da Light e SYN da Fang. Continuarei tendo apenas um bom SEN. Mesmo que desenvolva a Light, seu desempenho não será bom e esta é a falha de minha equipe.

Espero ter ajudado também para sua tomada de decisões. :D

Comentários

Rubens disse…
Vlw. Depois que comecei a upar SAB do Hope, RAV da Fang e SYN da light as lutas começaram a ficar mais fáceis, ainda mais agora que estou na missão 30 da fase 11.
aitinerante disse…
Estas 3 habilidades são importantes mesmo. Você já completou o level 5 das principais?
Rubens disse…
<span><span>Eu já derrotei o Boss do final da fase de Oerba aquele Bart não sei o que e abriu mais opções da crystarium, isso já é o lev 5?. Queria uma dica de local em pulse onde de bastante xp/CP pra mim que tem em média 5000 de hp e estou na intermediaria entre o lev 4 e 5 da cristarium.</span></span>
aitinerante disse…
Rubens,

Tem que olhar no menu os itens abaixo do título CP - Experiência.

Mas, de forma geral, missões em Pulse, Eden, Orphan e as tartarugas gigantes são os melhores caminhos.
Romulo disse…
É justamente o que eu preciso
Vou desenvolver as minhas abilidades secundarias (fiz uma no chute,faltam 2)
obrigado 8-)
Anonymous disse…
como eu consigo a habilidade lucky break
A Itinerante - Neiva disse…
Está falando do stagger instantâneo? Veja se isto te ajuda: http://aitinerante.blogspot.com/2010/04/ffxiii-sintetizando-habilidades.html
Slayer.D disse…
o meu grupo nao era tao forte era a Lightning no Com e Rav/Med

sahz no Sym e Rav

e vanile no Rav Sab/Med

nao era uma equipe tao forte mas era a minha gostei da historia deles e da grande maioria de magias q eles tinham "as unicas e q abriam mais rapido q os demais"

mais alguem tb tem essa equipe?
Elias disse…
Uso essa mesma equipe 70% do tempo enquanto ninguem aprende Haste (skill viciante from hell >.<)

No geral uso meus personagens favoritos dessa forma:

Primeira coluna para as "tartarugas dinossauros" e alguns bosses.
Segunda coluna para mobs normais 



Fang Light  Vanille
Com/Com/Com Até acabar Stagger para usar Highwind ou ficar usando Death
Com/Com/Rev  Uso logo após Com/Com/Com para deixar o mesmo full 
Sen/Sen/Sen    Ultima
Sen/Med/Med   Logo após Ultima e heal normal
Sab/Med/Sab    Inicio
Rev/Rev/Rev    Stagger até 800~900~999
2:10 minutos de luta geralmente.. mas as vezes acontecem acidentes e viram 3 ou 4

Rev/Com/Rev   Termino com esse geralmente
Com/Com/Rev  Usado logo após o acima para acabar de vez. Para montros bem fracos também
Sen/Com/Med  
Sab/Com/Sab   Inicio
Sab/Rev/Sab    Segundo
Rev/Rev/Rev    Terceiro   (stagger logicamente)

20~40 segundos em lutas normais

Gosto muito de usar a segunda coluna logo após o lutar com o primeiro Barthandelus.
aitinerante disse…
Pior que vicia mesmo. Eu também joguei um bocado com o Sahz, mesmo não gostando dele. Depois comecei a usar acessórios para o Haste, até finalmente conseguir por skills.

Boas táticas. :D
Márcio disse…
Minha estratégia é a seguinte:

Light / Fang / Vanille
RAV  / COM / RAV - Até dar Stagger no inimigo
COM / COM / RAV - Após dar Stagger
MED /  SEN  / MED - Quando meu HP está crítico

Minha estratégia está dando certo... como não perco muito meu tempo bufando (aff... isso me lembra Pum!) ou debufando... vou logo pra a agressão mesmo! Se bem que a Vanille bufa direitinho, e a Fang debufa legal tb!
aitinerante disse…
Perfeito!!!

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod...

(FF XV) Pós game: Keycatrice lvl 55, o primeiro calabouço ninguém esquece

(Antes de ler este post, talvez queira saber mais sobre calabouços .) Meu primeiro calabouço foi o Keycatrice porque resolvi fazer na ordem dos levels e esta é a mais baixa. Ela possui 3 salas de ramificação. Na primeira ramificação a porta correta é a da esquerda e nas outras duas é a do meio. Há um camp após a primeira ramificação. Os mobs deste calabouço são na maior parte aqueles pudins. Eles são chatinhos, mas não chegam a ser difíceis. Não existem pontos de translocação suspensa para recarregar o MP nos calabouços. Assim, leve bastante elixir. O boss, Lakhmu Flan, é um pudim preto imenso e como a sala é pequena a luta fica bastante confusa. Ele é vulnerável apenas à luz e resistente à todos os outros tipos de damage. Se tiver bastante potions, uma opção é usar Armas Reais. Ele dropa a arma Hypermagnum com ataque 388 para o Prompto. Por coincidência eu tinha encontrado uma ontem, próximo do local da luta com o Naglfar. Estes são os acessórios que peguei: Na p...

(FF XV) TODOS OS ACESSÓRIOS DE FINAL FANTASY XV

Clique na imagem para abrir a planilha com todos os acessórios de Final Fantasy XV (não inclusos acessórios adquiridos via dlcs ou path de atualização).

FFXIII - Capítulo 12 - Eden

Restou pouco de Eden, que está mais parecido com Hell no momento. O paraíso tecnológico de Cocoon foi invadido pelos monstros de Pulse. Os habitantes desacostumados à vida selvagem entram em pânico, os bichos por seu lado também estranham a paisagem cimentada e tornam-se mais agressivos. É em meio a este inferno que a equipe chega, tendo que lutar tanto contra as feras quanto contra a polícia do Sanctum. Primeira parte: Expressway Fiz esta parte duas vezes e em cada vez comecei com uma equipe diferente. Por via das dúvidas, atualize crystarium, armas e acessórios de todos os personagens. Uma luta inicial que já chega com o summon. Não tenho muita certeza de como é esta luta, porque na primeira vez lutei rapidinho e na segunda, apertei o botão de pular o filminho e pulou a luta junto. lol Na autopista, vários monstros de Pulse e soldados da Psicom. E esferas com as armas Rebel Heart's, Lionheart e Otshirvani, além de 9.240 gil. Os monstros são bem puxados, incluindo Behemo...

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das...