Pular para o conteúdo principal

Armas, Crystarium e Missões: as partes bichadas de Final Fantasy XIII



É um puta jogo? É sim, mas antes de fazer a crítica final, quero falar sobre o que realmente não gostei em FFXIII.


ARMAS:

Não tem jeito. São uma droga!!! Depois de evoluir armas erradas e gastar muito dinheiro, fiz análises para descobrir as melhores armas, que só consegui no início do cap. 12. Evolui para a segunda forma, fui ao máximo, terminei o jogo e ainda não tenho o tal do Trapezohedron que custa 2.000.000 ou é raro drope do Adamantoise.

Rare drop. Tem noção de quantos Adamantoise teria que matar para conseguir um???? :(((

A diferença entre o máximo da segunda forma de minhas armas e o máximo da segunda forma das armas iniciais que já vem com os jogadores é praticamente nenhuma. Sutilezas, firulas. Nada que seja realmente significativo.

Podia perfeitamente ter ficado com aquelas armas do início até o cap. 12 e poupado um dinheirão. Quem sabe não teria conseguido os tais dos 2.000.000?

Odiei as armas de Final Fantasy!!!


CRYSTARIUM:

O motor do jogo, o sistema de evolução dos caracteres é a coisa mais sem graça que já vi na vida. Pelo amor de Deus!!! Qual a emoção de apertar x para ir para a próxima bolinha, ganhar um pouco de hp, strengh ou magia? Zero!!!

Vou repetir o que já disse em post anterior: saudades dos sistemas anteriores quando ficava babando por uns pontinhos para comprar um acessório, poder ou arma!

As 3 habilidades secundárias estão ali só para marcar presença mesmo. Usar os pontos para elas é besteira, porque depois abre um novo level, estamos zerados e ficamos naquela luta de evoluir bolinha por bolinha.

O Diego deu uma boa dica que é evoluir só a roda principal e deixar as laterais para quando tiver pontos extras. Se estiver próximo a abertura de novo level, vai acumulando.

São 5 levels. O último só abre depois do final do jogo.


MISSÕES:

Em minha opinião a Square errou feio com estas missões, por dois aspectos:

a) Distância entre l'Cie Stone e o monstro. 

Ridículo ter que ficar indo de um lado para outro, sai de mapa, entra em mapa. Cansativo, confuso e desnecessário. Porque o monstro não aparece no mesmo mapa ou próximo? Aí só teríamos que andar de uma stone a outra. Faria mais sentido.


b) Falta de ligação das missões com a estória.

As missões estão soltas dentro do contexto da estória, servindo para várias utilidades diferentes. Algumas servem para liberar chocobos, outras são obrigatórias como as da torre ou importantes como as stones que se transformam em teleporters, outras opcionais, como as da Titan's Trial e algumas absolutamente jogadas na estória.

Junta a distância entre pedra e monstro e esta bagunça de missões obrigatórias/importantes com opcionais/pouco importantes e perde o sentido no jogo. Acaba desestimulando.

Pior ainda é não ser obrigatório fazer todas antes do final da estória. Ou é tudo opcional ou tudo obrigatório.

...

Fora isto tem a linearidade e a falta de liberdade na montagem da equipe dos primeiros capítulo, mas isto já foi amplamente discutido, não apenas por mim, sendo consenso geral que FFXIII passa longe de um autêntico RPG, que exceto pelo capítulo 11, é aventura total.

Se analisasse o jogo só por estas questões a nota seria péssima. Ainda bem que diversos outros aspectos atenuam estas falhas e até mesmo redimem o jogo.

Mas, 10/10? Sorry. Dou não. :(

Comentários

Alex disse…
tem muita coisa ai que n concordo mais critica e critica ^^

aki tem mais um coisa que eu gostaria de acrescentar

se vc observa BEM os monstros que comessam o jogo são os que terminão
eles n tiveram a criatividade nem de cria monstro diferente
so muda a acor de verde apra azul.. amarelo para vermelho....
e sempre a mesma bosta os monstros.. tipo o que muda são as fraquesas deles etc....
mias e o mesmo bixo acho que tem 7 monstro no jogo todo tirando os boss ^^
aitinerante disse…
Pô, 7 monstros também já é sacanagem. rsrs

Tem uns 8 vai. hehehe
Eduardo disse…
Olá, li o comentário de todos e inclusive a estória/crítica que você fez do jogo.
Uma única pergunta, você já jogou algum final fantasy anterior ? 
Porque o Final Fantasy 10 é do mesmo jeito praticamente, o 12 que não estou lembrado do crystarium se havia ou não, mais seu método de jogo é quase idêntico. 
Então filho, se você não jogou os final fantasy's anteriores você não deveria fazer crítica, porque você não deve ser um fã de RPG.
Esse é um jogo para quem é fã de final fantasy dos anteriores e fã de RPG, pelo visto você não é nenhum dos dois.
Marcio disse…
Me desculpa mais tirar onda apenas com ff x e ff xii é palhaçada, eu já joguei o ff I, VI, VII, VIII, IX, X, XII e estou jogando o XIII, para mim rpg mesmo foi do IX para trás pois após o IX eles foram diminuindo as caracteristicas de RPG e aumentando as de adventure, o que me irrita mesmo é a repetição dos monstros o XII e o XIII são muito repetitivos nesse sentido.
Marcio disse…
Tinham que fazer um remake do FF VI e VII
Brunoliveira disse…
Que ridículo vir ao blog dos outros pra ofender o autor... Infelizmente no Brasil tem gente assim né...

E vc? Sabe o que de RPG? Se sabe tanto assim, porque não cria um blog pra vc e deixa os outros em paz?

Cabaço...
Tom disse…
Se tivesse condições, tenho certeza que faria.
Pedrão disse…
Que mané..... rsrsrs
Brunoliveira disse…
Me passa a URL do teu blog aí, pra eu ver se vc sabe muito mesmo pra ficar falando mal dos outros... Pff, cada newbie que aparece por aqui, kkkkkkkkkkkkkkkkk....

Ainda bem que a Neiva nem se importa, lol...

Aposto que vc só jogou Final Fantasy XIII e acha que é grande porcaria, quando na verdade nem sabe o que é um Final Fantasy de verdade...
aitinerante disse…
Eu sempre fico contente quando os trolls aparecem, porque é sinal de sucesso. Já viram blog fracassado incomodar alguém? Pois é. lol

Então, pessoal, agradeço o apoio, mas nem se dêem ao trabalho de responder a estes haters.

Este espaço é livre para discussões, cada um tem sua opinião. Desde que emitidas com argumentos lógicos, respeito e educação. 



Grosseria e falta de educação resolvo de uma forma muito simples com a tecla "delete". E se voltar aqui, ganha ban. Se voltar novamente bloqueio o IP. Se insistir passo a moderar os coments.
Matheus disse…
gostei do artigo, principalmente sobre as armas acho q poderiam fazer como no ff-12 o sistema de licenças é muito melhor do q esse de evoluçao de armas.
Diaz' disse…
<span>Sim, comentei isso várias vezes, o sistema de licenças é muito bom, pois dá uma liberdade muito grande ao jogador, sem ter aquela coisa de um personagem ir até o fim do jogo com um tipo de arma e etc... O sistema de suumon's também é bom, escolhendo para quem o summon serviria, e a vasta opção de summon's também era uma coisa de loco desde o Belias até o Zodiark.
</span>

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Ist...

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco...

(FF XV) Os mistérios do Menu Ascenção

Esses são os status atuais dos meus personagens! Por Brunoliveira Fala aí galera! Muita gente está com uma certa dificuldade aí para definir o que priorizar na Ascensão logo de cara. Afinal são 8 abas, muitas opções e, no começo, pouco PA (Pontos de Aptidão) ou AP (Ability Points) para gastar, hahah... É justamente aí que reside de cara a minha primeira dica sobre Ascenção: Priorize ativar de cara os nodos que te permitem ganhar mais PA. São eles - Na guia Exploração: Corrida de Rua (Ganha PA por andar de carro), Especialista em Acampamento (Ganha PA por acampar), Mestre em Acampamento (Ganha mais PA por acampar). - Na guia Magia:  Ação Mágica (Ganha PA por usar um feitiço) Por que que eu não citei também os nodos que ativam o ganho de PA por utilizar chocobos? Não coloquei porque no começo do jogo não temos os Chocobos disponíveis e talvez seja interessante direcionar o uso de PA para coisas mais urgentes e importantes. Alguns Nodos que já habilitei n...

(Dragon Quest IX) Quest list

(Atualização: depois deste post, fiz outro com as primeiras 60, completas e traduzidas para o português. Veja aqui: http://aitinerante.blogspot.com/2010/08/dragon-quest-ix-quest-list-completa-em.html ) Quest & Solution 001 - One good turn Location: Angel Fall Request: bring a tangleweb Solution: get it from the spawn spot near angel fall or buy it in later shops Reward: Sleeping Hibiscus 002 - Pleassed as punch Location: Stornway Request: do an air punch Solution: set an air punch as your party trick and execute it Reward: Pirouette Party Trick 003 - We like to party Prerequisite: Finish quest 002 Location: Stornway Request: do a pirouette,a clap,a jump and an air punch in a single row Solution: set all these trick to your B+DOWN combination and execute them Reward: Pray Party Trick 004 - Pick me up a panacea Location: Stornway Request: give him a panacea Solution: panacea can be done trough alchemy with a special medicine,a superior medicine and a mo...