Pular para o conteúdo principal

Armas, Crystarium e Missões: as partes bichadas de Final Fantasy XIII



É um puta jogo? É sim, mas antes de fazer a crítica final, quero falar sobre o que realmente não gostei em FFXIII.


ARMAS:

Não tem jeito. São uma droga!!! Depois de evoluir armas erradas e gastar muito dinheiro, fiz análises para descobrir as melhores armas, que só consegui no início do cap. 12. Evolui para a segunda forma, fui ao máximo, terminei o jogo e ainda não tenho o tal do Trapezohedron que custa 2.000.000 ou é raro drope do Adamantoise.

Rare drop. Tem noção de quantos Adamantoise teria que matar para conseguir um???? :(((

A diferença entre o máximo da segunda forma de minhas armas e o máximo da segunda forma das armas iniciais que já vem com os jogadores é praticamente nenhuma. Sutilezas, firulas. Nada que seja realmente significativo.

Podia perfeitamente ter ficado com aquelas armas do início até o cap. 12 e poupado um dinheirão. Quem sabe não teria conseguido os tais dos 2.000.000?

Odiei as armas de Final Fantasy!!!


CRYSTARIUM:

O motor do jogo, o sistema de evolução dos caracteres é a coisa mais sem graça que já vi na vida. Pelo amor de Deus!!! Qual a emoção de apertar x para ir para a próxima bolinha, ganhar um pouco de hp, strengh ou magia? Zero!!!

Vou repetir o que já disse em post anterior: saudades dos sistemas anteriores quando ficava babando por uns pontinhos para comprar um acessório, poder ou arma!

As 3 habilidades secundárias estão ali só para marcar presença mesmo. Usar os pontos para elas é besteira, porque depois abre um novo level, estamos zerados e ficamos naquela luta de evoluir bolinha por bolinha.

O Diego deu uma boa dica que é evoluir só a roda principal e deixar as laterais para quando tiver pontos extras. Se estiver próximo a abertura de novo level, vai acumulando.

São 5 levels. O último só abre depois do final do jogo.


MISSÕES:

Em minha opinião a Square errou feio com estas missões, por dois aspectos:

a) Distância entre l'Cie Stone e o monstro. 

Ridículo ter que ficar indo de um lado para outro, sai de mapa, entra em mapa. Cansativo, confuso e desnecessário. Porque o monstro não aparece no mesmo mapa ou próximo? Aí só teríamos que andar de uma stone a outra. Faria mais sentido.


b) Falta de ligação das missões com a estória.

As missões estão soltas dentro do contexto da estória, servindo para várias utilidades diferentes. Algumas servem para liberar chocobos, outras são obrigatórias como as da torre ou importantes como as stones que se transformam em teleporters, outras opcionais, como as da Titan's Trial e algumas absolutamente jogadas na estória.

Junta a distância entre pedra e monstro e esta bagunça de missões obrigatórias/importantes com opcionais/pouco importantes e perde o sentido no jogo. Acaba desestimulando.

Pior ainda é não ser obrigatório fazer todas antes do final da estória. Ou é tudo opcional ou tudo obrigatório.

...

Fora isto tem a linearidade e a falta de liberdade na montagem da equipe dos primeiros capítulo, mas isto já foi amplamente discutido, não apenas por mim, sendo consenso geral que FFXIII passa longe de um autêntico RPG, que exceto pelo capítulo 11, é aventura total.

Se analisasse o jogo só por estas questões a nota seria péssima. Ainda bem que diversos outros aspectos atenuam estas falhas e até mesmo redimem o jogo.

Mas, 10/10? Sorry. Dou não. :(

Comentários

Alex disse…
tem muita coisa ai que n concordo mais critica e critica ^^

aki tem mais um coisa que eu gostaria de acrescentar

se vc observa BEM os monstros que comessam o jogo são os que terminão
eles n tiveram a criatividade nem de cria monstro diferente
so muda a acor de verde apra azul.. amarelo para vermelho....
e sempre a mesma bosta os monstros.. tipo o que muda são as fraquesas deles etc....
mias e o mesmo bixo acho que tem 7 monstro no jogo todo tirando os boss ^^
aitinerante disse…
Pô, 7 monstros também já é sacanagem. rsrs

Tem uns 8 vai. hehehe
Eduardo disse…
Olá, li o comentário de todos e inclusive a estória/crítica que você fez do jogo.
Uma única pergunta, você já jogou algum final fantasy anterior ? 
Porque o Final Fantasy 10 é do mesmo jeito praticamente, o 12 que não estou lembrado do crystarium se havia ou não, mais seu método de jogo é quase idêntico. 
Então filho, se você não jogou os final fantasy's anteriores você não deveria fazer crítica, porque você não deve ser um fã de RPG.
Esse é um jogo para quem é fã de final fantasy dos anteriores e fã de RPG, pelo visto você não é nenhum dos dois.
Marcio disse…
Me desculpa mais tirar onda apenas com ff x e ff xii é palhaçada, eu já joguei o ff I, VI, VII, VIII, IX, X, XII e estou jogando o XIII, para mim rpg mesmo foi do IX para trás pois após o IX eles foram diminuindo as caracteristicas de RPG e aumentando as de adventure, o que me irrita mesmo é a repetição dos monstros o XII e o XIII são muito repetitivos nesse sentido.
Marcio disse…
Tinham que fazer um remake do FF VI e VII
Brunoliveira disse…
Que ridículo vir ao blog dos outros pra ofender o autor... Infelizmente no Brasil tem gente assim né...

E vc? Sabe o que de RPG? Se sabe tanto assim, porque não cria um blog pra vc e deixa os outros em paz?

Cabaço...
Tom disse…
Se tivesse condições, tenho certeza que faria.
Pedrão disse…
Que mané..... rsrsrs
Brunoliveira disse…
Me passa a URL do teu blog aí, pra eu ver se vc sabe muito mesmo pra ficar falando mal dos outros... Pff, cada newbie que aparece por aqui, kkkkkkkkkkkkkkkkk....

Ainda bem que a Neiva nem se importa, lol...

Aposto que vc só jogou Final Fantasy XIII e acha que é grande porcaria, quando na verdade nem sabe o que é um Final Fantasy de verdade...
aitinerante disse…
Eu sempre fico contente quando os trolls aparecem, porque é sinal de sucesso. Já viram blog fracassado incomodar alguém? Pois é. lol

Então, pessoal, agradeço o apoio, mas nem se dêem ao trabalho de responder a estes haters.

Este espaço é livre para discussões, cada um tem sua opinião. Desde que emitidas com argumentos lógicos, respeito e educação. 



Grosseria e falta de educação resolvo de uma forma muito simples com a tecla "delete". E se voltar aqui, ganha ban. Se voltar novamente bloqueio o IP. Se insistir passo a moderar os coments.
Matheus disse…
gostei do artigo, principalmente sobre as armas acho q poderiam fazer como no ff-12 o sistema de licenças é muito melhor do q esse de evoluçao de armas.
Diaz' disse…
<span>Sim, comentei isso várias vezes, o sistema de licenças é muito bom, pois dá uma liberdade muito grande ao jogador, sem ter aquela coisa de um personagem ir até o fim do jogo com um tipo de arma e etc... O sistema de suumon's também é bom, escolhendo para quem o summon serviria, e a vasta opção de summon's também era uma coisa de loco desde o Belias até o Zodiark.
</span>

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod

(FF XV) DICA DE ITENS: O que NÃO vender

NÃO VENDER: Metal Scrap Rusted Bits Dynamo Magitek Core Glass Gemstone Earth Gemstone Sky Gemstone Magnetron Monster Claw Cylinder Coreurl Whiskers Barbed Scythe Cactuar Needle Spiked Armor Sturdy Helixhorn Repair Kit Estes itens são utilizados para upgrade em armas ou em quests. Dica do Matheus Razera via GameFaqs (Obrigada). ... Além disto, existem aproximadamente 200 itens que podem ser utilizados como catalisadores para melhorar as magias. Ainda não sabemos quais são realmente bons e úteis e até sabermos, eu recomendo não vender realmente nada.

(Dragon Quest IX) Quest list completa em português - Parte 1

Quest #001 - One Good Turn Localização: Angel Falls; garota em frente à igreja Objetivo: Dar-lhe uma Tangleweb. Solução: Pegue uma do outro lado do rio próximo à Angel Falls. Recompensa: Sleeping Hibiscus Pré-requesito: Não Repete: Sim Notas: Também pode comprar Tangleweb à partir de Batsureg. Quest #002 - Pleased As Punch Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Air Punch Party Trick Solução: Atribua Air Punch ao seu Party Trick e execute-o em frente à garota pressionando B e selecionando o botão atribuído ao Air Punch. Recompensa: Pirouette Party Trick Pré-requesito: Não Repete: Não Notas: Não Quest #003 - We Like To Party Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Pirouette, Clap, Jump e Air Punch consecutivamente. Solução: Atribua os movimentos de Party Tricks e mapeie-os no botão da seta para baixo. Pressione B + seta para baixo e para executar os movimentos em frente à garota. Recompensa: Pray Party Trick Pré-requesito: T

(FF XV) Guia oficial de Final Fantasy XV completo, em PDF, para download free

Clique na imagem para fazer o download (via torrent) Graças a Deus! Minhas preces foram atendidas e uma boa alma postou o guia oficial de Final Fantasy XV em pdf e com download free. Já baixei e a qualidade é ótima! O guia em papel é quase imprestável. As letras são minúsculas e cinza. Praticamente tem que ler com lupa. Agora em PDF tudo ficará mais fácil. Aproveitem! Sabe-se lá quanto tempo vai ficar disponível. E muito obrigada, André Anastácio, por trazer isto para nós! (Link atualizado em 13/01/17)

(FF XV) Capítulo 2 - Parte 1: ganhando as duas primeiras armas dos antigos reis

Parte 1 - Prairie Outpost Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver maior. É difícil parar para escrever sobre meu jogo. Eu sempre quero continuar jogando, mas se não escrevo logo, acabo esquecendo porque é tanta coisa, mas tanta! São 358 sidequests opcionais. Não tem a menor condição de falar sobre cada uma delas. E também não vejo necessidade. O mapa de XV é extremamente fácil e intuitivo. Basta selecionar a missão que o mapa indicará onde está o alvo.  Outro problema é a questão da tradução em Português. Se por um lado é uma maravilha (por quantos anos não desejamos isto?), por outro é uma complicação, porque meu guia está em inglês e não tenho condições de traduzir tudo: nomes de quests, de itens, acessórios, armas, etc... Desta forma, quem quiser saber sobre algum item ou quest, pode mudar o idioma para inglês (Botão opções, opções e idioma), ver o nome em inglês e depois voltar para Português ou ainda, pode jogar o nome em português ou inglês no tradu