Pular para o conteúdo principal

Armas, Crystarium e Missões: as partes bichadas de Final Fantasy XIII



É um puta jogo? É sim, mas antes de fazer a crítica final, quero falar sobre o que realmente não gostei em FFXIII.


ARMAS:

Não tem jeito. São uma droga!!! Depois de evoluir armas erradas e gastar muito dinheiro, fiz análises para descobrir as melhores armas, que só consegui no início do cap. 12. Evolui para a segunda forma, fui ao máximo, terminei o jogo e ainda não tenho o tal do Trapezohedron que custa 2.000.000 ou é raro drope do Adamantoise.

Rare drop. Tem noção de quantos Adamantoise teria que matar para conseguir um???? :(((

A diferença entre o máximo da segunda forma de minhas armas e o máximo da segunda forma das armas iniciais que já vem com os jogadores é praticamente nenhuma. Sutilezas, firulas. Nada que seja realmente significativo.

Podia perfeitamente ter ficado com aquelas armas do início até o cap. 12 e poupado um dinheirão. Quem sabe não teria conseguido os tais dos 2.000.000?

Odiei as armas de Final Fantasy!!!


CRYSTARIUM:

O motor do jogo, o sistema de evolução dos caracteres é a coisa mais sem graça que já vi na vida. Pelo amor de Deus!!! Qual a emoção de apertar x para ir para a próxima bolinha, ganhar um pouco de hp, strengh ou magia? Zero!!!

Vou repetir o que já disse em post anterior: saudades dos sistemas anteriores quando ficava babando por uns pontinhos para comprar um acessório, poder ou arma!

As 3 habilidades secundárias estão ali só para marcar presença mesmo. Usar os pontos para elas é besteira, porque depois abre um novo level, estamos zerados e ficamos naquela luta de evoluir bolinha por bolinha.

O Diego deu uma boa dica que é evoluir só a roda principal e deixar as laterais para quando tiver pontos extras. Se estiver próximo a abertura de novo level, vai acumulando.

São 5 levels. O último só abre depois do final do jogo.


MISSÕES:

Em minha opinião a Square errou feio com estas missões, por dois aspectos:

a) Distância entre l'Cie Stone e o monstro. 

Ridículo ter que ficar indo de um lado para outro, sai de mapa, entra em mapa. Cansativo, confuso e desnecessário. Porque o monstro não aparece no mesmo mapa ou próximo? Aí só teríamos que andar de uma stone a outra. Faria mais sentido.


b) Falta de ligação das missões com a estória.

As missões estão soltas dentro do contexto da estória, servindo para várias utilidades diferentes. Algumas servem para liberar chocobos, outras são obrigatórias como as da torre ou importantes como as stones que se transformam em teleporters, outras opcionais, como as da Titan's Trial e algumas absolutamente jogadas na estória.

Junta a distância entre pedra e monstro e esta bagunça de missões obrigatórias/importantes com opcionais/pouco importantes e perde o sentido no jogo. Acaba desestimulando.

Pior ainda é não ser obrigatório fazer todas antes do final da estória. Ou é tudo opcional ou tudo obrigatório.

...

Fora isto tem a linearidade e a falta de liberdade na montagem da equipe dos primeiros capítulo, mas isto já foi amplamente discutido, não apenas por mim, sendo consenso geral que FFXIII passa longe de um autêntico RPG, que exceto pelo capítulo 11, é aventura total.

Se analisasse o jogo só por estas questões a nota seria péssima. Ainda bem que diversos outros aspectos atenuam estas falhas e até mesmo redimem o jogo.

Mas, 10/10? Sorry. Dou não. :(

Comentários

Alex disse…
tem muita coisa ai que n concordo mais critica e critica ^^

aki tem mais um coisa que eu gostaria de acrescentar

se vc observa BEM os monstros que comessam o jogo são os que terminão
eles n tiveram a criatividade nem de cria monstro diferente
so muda a acor de verde apra azul.. amarelo para vermelho....
e sempre a mesma bosta os monstros.. tipo o que muda são as fraquesas deles etc....
mias e o mesmo bixo acho que tem 7 monstro no jogo todo tirando os boss ^^
aitinerante disse…
Pô, 7 monstros também já é sacanagem. rsrs

Tem uns 8 vai. hehehe
Eduardo disse…
Olá, li o comentário de todos e inclusive a estória/crítica que você fez do jogo.
Uma única pergunta, você já jogou algum final fantasy anterior ? 
Porque o Final Fantasy 10 é do mesmo jeito praticamente, o 12 que não estou lembrado do crystarium se havia ou não, mais seu método de jogo é quase idêntico. 
Então filho, se você não jogou os final fantasy's anteriores você não deveria fazer crítica, porque você não deve ser um fã de RPG.
Esse é um jogo para quem é fã de final fantasy dos anteriores e fã de RPG, pelo visto você não é nenhum dos dois.
Marcio disse…
Me desculpa mais tirar onda apenas com ff x e ff xii é palhaçada, eu já joguei o ff I, VI, VII, VIII, IX, X, XII e estou jogando o XIII, para mim rpg mesmo foi do IX para trás pois após o IX eles foram diminuindo as caracteristicas de RPG e aumentando as de adventure, o que me irrita mesmo é a repetição dos monstros o XII e o XIII são muito repetitivos nesse sentido.
Marcio disse…
Tinham que fazer um remake do FF VI e VII
Brunoliveira disse…
Que ridículo vir ao blog dos outros pra ofender o autor... Infelizmente no Brasil tem gente assim né...

E vc? Sabe o que de RPG? Se sabe tanto assim, porque não cria um blog pra vc e deixa os outros em paz?

Cabaço...
Tom disse…
Se tivesse condições, tenho certeza que faria.
Pedrão disse…
Que mané..... rsrsrs
Brunoliveira disse…
Me passa a URL do teu blog aí, pra eu ver se vc sabe muito mesmo pra ficar falando mal dos outros... Pff, cada newbie que aparece por aqui, kkkkkkkkkkkkkkkkk....

Ainda bem que a Neiva nem se importa, lol...

Aposto que vc só jogou Final Fantasy XIII e acha que é grande porcaria, quando na verdade nem sabe o que é um Final Fantasy de verdade...
aitinerante disse…
Eu sempre fico contente quando os trolls aparecem, porque é sinal de sucesso. Já viram blog fracassado incomodar alguém? Pois é. lol

Então, pessoal, agradeço o apoio, mas nem se dêem ao trabalho de responder a estes haters.

Este espaço é livre para discussões, cada um tem sua opinião. Desde que emitidas com argumentos lógicos, respeito e educação. 



Grosseria e falta de educação resolvo de uma forma muito simples com a tecla "delete". E se voltar aqui, ganha ban. Se voltar novamente bloqueio o IP. Se insistir passo a moderar os coments.
Matheus disse…
gostei do artigo, principalmente sobre as armas acho q poderiam fazer como no ff-12 o sistema de licenças é muito melhor do q esse de evoluçao de armas.
Diaz' disse…
<span>Sim, comentei isso várias vezes, o sistema de licenças é muito bom, pois dá uma liberdade muito grande ao jogador, sem ter aquela coisa de um personagem ir até o fim do jogo com um tipo de arma e etc... O sistema de suumon's também é bom, escolhendo para quem o summon serviria, e a vasta opção de summon's também era uma coisa de loco desde o Belias até o Zodiark.
</span>

Postagens mais visitadas deste blog

(Persona 5) Guia em Português dos Confidentes (Confidants)

Sejam bem vindos a "Phantom Thieves", como tudo começou... Faça novas amizades: Para fazer novas amizades é bem simples, basta passar um tempo com algum  personagem para ganhar pontos de relacionamento, sendo que a relação sobe de nível  após acumular pontos suficientes. Acompanhar os confidentes faz o tempo passar e algumas ações melhoram os  relacionamentos mais rápido. Tenha em mente as seguintes informações ao interagir com os confidentes: *Sempre que for se encontrar com algum Confidant, leve uma Persona do mesmo  arcano dele, pois isso aumenta a quantidade de pontos de relacionamento recebidas  ao interagir com eles. Não é necessário equipar a Persona e o nível dela não faz  diferença; *Alguns confidentes sobem de nível de maneira diferenciada, seja automaticamente  durante o avanço da história, seja fazendo tarefas especiais. Nesse caso, não é  necessário levar uma Persona do arcano correspondente....

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod...

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das...

(Persona 5) Guia em Português para leitura de Livros (Books)

"Leia todos os livros, assim como na vida real a leitura é a chave para o conhecimento!" Existem 34 livros no Persona 5 que oferecem uma variedade de benefícios para você uma vez que são lidos. Alguns livros permitem um aumento para uma de suas estatísticas. Outros desbloqueiam vários locais, enquanto os livros restantes lhe dão uma habilidade relacionada a uma de suas atividades. Ler todos desbloqueia o troféu do Bookworm . O que ajuda a acelerar o processo é a leitura automática de livros. A leitura automática significa que, se você estiver lendo um livro sobre um local que já foi, você pode terminar imediatamente a leitura desse livro, uma vez selecionado. Isso permite que você leia outro livro, sem perder tempo. Isso aplica-se apenas a livros sobre destinação. Cleaning your room (Limpando o seu quarto) Título do livro  Capítulos  Recompensa  Leitura automática Yongen-Wanderer 1 Unlocks shortcuts to Ba...