domingo, 21 de março de 2010

Final Fantasy XIII - O dilema arma x dinheiro

Espadas da Lightning


O maior dilema que os jogadores enfrentam em Final Fantasy XIII é, com certeza, o que fazer com o seu pouco dinheiro. Diferente de outros jogos, FFXIII não dá gil a cada luta. Encontrar em tesouros quase tão raro quanto encontrar Gold Nugget.

Basicamente o gil que se pode obter é aquele resultante da venda de itens, weapons, acessórios e materiais.

Para que serve o gil? Para comprar outras armas, itens, acessórios e materiais para upgrade que necessitar.

Ocorre que, principalmente se você estiver interessado no troféu Platina, não poderá vender um único acessório, pois precisará de todos eles e upados ao último level para este troféu.

Mesmo que não estiver interessado nisto, já aconteceu comigo de vender objetos que depois precisei ou quis.

Alguns itens como Fortisol e Aegisol não podem ser vendidos em nenhuma hipótese, bem como alguns acessórios importantes também.

Ou de gastar muito dinheiro upando uma arma para logo após encontrar outra melhor e a anterior perder todo valor no sell. O mesmo vale para up de acessórios que dão mais magia e força. Logo haverá no shop opções superiores e o upado não valerá de nada.

O que recomendo, enfáticamente, é que faça uma boa análise dos quadros de armas que postei aqui, tanto no quadro de evoluções/upgrades de cada uma (post "As armas invencíveis") como do quadro das armas normais (post "As armas de FF") ou que leia atentamente o walktrough.

Defina com qual arma irá jogar no momento e a do futuro quando ganhar ou comprar. Veja onde ou quando poderá obter a segunda melhor arma (a primeira e melhores opções, além de serem muito caras, não são ganhas no jogo, apenas são obtidas por compra no jogo).

Definido a arma preferencial de cada personagem você saberá quais armas poderá vender sem risco e se deve ou não upar a que está usando.

Com relação a acessórios, acho que vale a pena esperar um pouco para começar a upar somente com as opções finais do item.

A partir do Capítulo 11 vários itens valiosos poderão ser encontrados ou ganhos em lutas. Assim será possível fazer o upgrade das armas. Elas não são impossíveis como imaginei.

Veja o Walkthrough que disponibizo e trace sua estratégia!


Dica 1: No início do capítulo 12 é possível obter a Hauteclaire para a Lightning fazendo um rápido desvio do capítulo 11 e depois retornando às missões. No canto superior esquerdo do mapa há uma saída guardada por um Behemouth King e outro monstro imenso. Eles estão lutando e dá para passar desviando, sem lutar. Um pouco mais à frente haverá uma esfera com a arma. É pegar, equipar e voltar. :D

Dica 2: Os itens catalizadores, ou seja, os que transformam uma arma de um tipo para outro e que são caríssimos, podem ser obtidos no jogo. Espere antes de comprar.

Dica 3: Alguns materiais ganhos em luta trazem embutidos um bônus sobre EXP e quando se faz upgrade de uma arma com este item, o bônus fica embutido na arma (ou acessório), multiplicando o valor dos próximos materiais, fazendo com que eles rendam mais. Os bônus são de x1,25, x1,5, x1,75, x2 e x3. Quando perceber que um material tem bônus embutido, distribua-a pelas armas e acessórios que está upando.

Dica 4: Com 36 Sturdy Bone, Barbed Tail ou Vibrante Ooze ganha-se o EXP x3, ou seja, depois todo material valerá 3 vezes mais no up. Com 24 Otherworldly Bone, Diabolic Tail ou Transparente Ooze consegue-se 200% a mais. Todos estão à venda no shop. Os 3 primeiros custam 80 gil cada e os 3 últimos 150 cada. (Dica testada agora a pouco. 100%)

Dica 5: A missão 7 desbloqueia o shop R&B. Lá pode-se comprar materiais com quantidades maiores de exp. O Particle Accelerator, p.e., custa 10.000 e tem 4.800 de exp. Se for adicionado à uma arma já com bônus x3, renderá exp de 14.400! São vários levels de upgrade em uma arma ou acessório. Turboprop tem exp de 768 e supercondutor exp de 400. Só para mencionar alguns exemplos.

Faça seu dinheiro render!!! rsrs

9 comentários:

The Queen disse...

É... queria uma pequena ajudinha de quem já completou o jogo. Bom, ainda não entendi a parte do canalizadores(?). Dúvida: Como vou saber que tal canalizador é para tal arma? e a outra dúvida. EM que nível da arma posso usar o canalizador?
Aguardo resposta. g.g

aitinerante disse...

Oi. Tah tudo explicadinho aqui neste post: http://aitinerante.blogspot.com/2010/04/ffxiii-como-usar-os-materiais-e.html

Para saber os catalizadores, entre no link que tem ai neste post, de armas e veja qual eh para cada arm.

Boa sorte. Beijos

Italian_War disse...

parcero estoria é barril conserta isso, história.
fora isso a materia ta massa parabéns

aitinerante disse...

Conserto não. Estória é a forma correta. Não sei porque implicam. Aprendi assim e vou manter assim.

Tirando isto, obrigada pelo comentário, parceIro.

wilha disse...

hgjgh

Hugo César disse...

Posso ter entendido mal, mas as armas mais caras dos personagens vendidas no Gilgamesh Shop podem ser sim ganhas em batalhas !!! Nas missões 45 até 50 das Cieth's Stones (Titan's Trial) pode-se consegui-las como prêmios (como são seis missões, temos uma arma para cada uma delas)... Porém a chance de ganhá-las é mt baixa: acredito que gira em torno de 1,25% para cada missão... Pelo q eu entendi, foi dito no texto acima q naum eh possível ganhá-las, o q naum eh verdade... Até o momento, ganhei a arma mais cara do Hope em uma dessas missões já citadas... Blz?  

Yenisil disse...

Olá Neiva,
Adoro esse blogg, Fantastico. 
Estou com uma duvida .. quando que começo a upar as armas. Já li o seu post e estou escolhendo as armas. Mas da uma medão de upar antes do que deveria porque me parece que precisarei dos componentes mais tarde.  Estou no capitulo 11, e vou  começar as missões da Cieth´s 20 nas torres.

Brunoliveira disse...

Cara, à partir do momento que vc conseguir a arma que usará até o final já pode começar a upar, o bom é que vc já vai upando bem devagar e quando conseguir os trapezohedrons já está no esquema pra levar elas para o tier 3, então, as que você já tive, upe sem medo, kkkkkkkk...

Yenisil disse...

Obrigadaaa srsr ... vlwww

Posts relacionados: