Pular para o conteúdo principal

FXIII - Revendo estratégias para lutas do tipo "encrenca brava".


Não me conformo de ter perdido a luta daquela forma humilhante para o Tonberry, ainda mais depois que um amigo disse que passou por eles.

Só pode ser erro de estratégia, envolvendo equipe e paradigmas.

Faz tempo que estou querendo estudar mais a fundo os paradigmas, mas é sempre tanta coisa que vai ficando, ficando. Há mais de uma semana estive discutindo sobre eles com o Mateus.

Eu, que sou mais agressiva nas lutas, que gosto de atacar e matar rápido, por exemplo, usava 6 paradigmas normalmente: 2 primeiros mais ofensivos (rav/rav/rav e rav/rav/com ou rav/com/rav), 2 do meio (que são os mais difíceis de acessar na hora da pressa) de cura hard ou de alteração de status (p.e. med/rav/med e med/syn/com) e os dois últimos moderados (2 ataques e 1 med).

Programava para começar com um dos dois primeiros, principalmente o que tivesse mais RAV que elevam mais rápido a barra de stagger e ficava alternando entre estes dois até precisar de MED. Quando isto acontecia, desço para os dois últimos e ficava lá. Se melhorasse, subia. Se piorasse ia para o meio.

Ele usava:

1 - Ravager, Ravager e Commando - Dano maximizado e rapido acumulo de stagger
2 - Commando, Ravager e Sentinel - Centralizar os ataques inimigos no sentinel, mas sem deixar de atacar, mudando para o paradigma 3 quando necessário curar
3 - Commando, Medic e Sentinel - Curar o sentieal mas sem deixar que a barra de stagg resete
4 - Commando, Synergist e Sabouter - Buffs e debuffs sem deixar que o stagg resete, geralmente uso junto com o numero 5
5 - Medic, Synergist e Sentinel - Focar em buffs e não deixar o sentinel morrer contra monstros bem mais fortes.
6 - Medic, Synergist e Sabouter- Focar em buffs e debuffs e manter o grupo vivo

Na época, eu acreditava que a montagem dos paradigmas era uma questão de estilo. Que o meu era mais agressivo e o dele mais prevenido. Eu corria mais risco de morrer, em compensação, matava mais rápido. Ele dificilmente morreria, mas demoraria mais para matar.

Também escolhi minha equipe com este pensamento de ser rápida e mortal. rsrs

Agora, penso que não é nada disto.

Penso que deveria montar equipe e paradigmas de acordo com o(s) inimigo(s) a serem enfrentado(s), principalmente no caso de bosses muito fortes.

Talvez ter 2 cenários de jogo: um com monstros normais a médios de áreas que estou percorrendo ou de bosses não muito difíceis, p.e., e outro para os bosses realmente difíceis.

Para cada um, equipe e paradigmas próprios.

Para monstros muito fortes e difíceis, estou vendo que é besteira querer ficar só com a Killer, que estou desperdiçando o potencial de HP e Strength dos outros personagens. E todo mundo sabe a diferença que 1.000 de HP pode fazer em uma luta difícil.

O Snow é o que tem mais HP (o meu está com +ou- 15.000) e é o melhor SEN de todos, além de ser um dos melhores COM. Ele atenuaria mais os danos na equipe do que a Fang que uso como SEN ou a Light que uso quando a Fang está ocupada como SAB.

Adoro a Lightning, mas não sei porque é tão fraquinha.Ainda não chegou nos 10.000 de HP e 1.700 de strength. :(  A Fang é bem mais forte: 12.500 de HP e mais de 2.000 de strength.

E entre a Vanille e o Hope como médicos, teria que ficar com a Vanille por conta da diferença de HP e strengh. O Hope, tadinho, não tem nem 9.000 de HP e isto com 2 acessórios de acréscimo de HP! A Vanille tem mais de ambos, sem contar que é melhor SAB que a Fang (ainda não desenvolvi o SAB do Hope que é melhor do que o da Fang).

(É o que dá usar pontos para desenvolver habilidades secundárias. Não sou tão forte quanto seria se tivesse utilizado todos os pontos para preencher antes as crystarium das habilidades primárias, que dão mais HP, mais tudo. Bem feito para mim!)


Resumindo:

Para luta "encrenca brava", tenho que mudar a equipe. E como estou fazendo a Titan's Trial que só tem este tipo de luta, vou fazer um teste com eles.

Além disto, tenho que rever meus conceitos em termos de paradigmas.

Vou estudar o material que tenho sobre o assunto, fazer alguns testes e volto, se possível ainda hoje, com um post sobre o tema.

Quero matar o boss da 51 e vai ser este findi!!!

Comentários

Marco disse…
Eu acho a Fang a melhor Saboteur, ela tem quse todos os debuffs (acho que exceto poison e death) e tem mais chances de acerto. A Vanille nem tem todos :/
Perfeito o post, parabéns.
aitinerante disse…
Em termos de, vamos dizer, domínio da técnica, a Vanille é melhor, mas a Fang é mais completa com o Ravager e o Commander. E também não grita como a Vanille. lol

:DD
Guilherme Rocha disse…
<span>Meu, meus personagens são meio loucos, eles não atacam o mesmo inimigo, vai cada um pra um anto sempre, como faço pra mudar isso?</span>
Hugo disse…
Guilherme Rocha: vc deve estar utilizando por exemplo COM/COM/COM ou COM/COM/RAV... quando vc tem dois ou mais personagens utilizando COM, eles atacam inimigos diferentes msm... em caso de mais de um inimigo, foque em matar um por um... por isso aconselho-te utilizar RAV/COM/RAV... os dois modos citados por mim no inicio servem para batalhas com um unico inmigo... blz???

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) Guia oficial de Final Fantasy XV completo, em PDF, para download free

Clique na imagem para fazer o download (via torrent) Graças a Deus! Minhas preces foram atendidas e uma boa alma postou o guia oficial de Final Fantasy XV em pdf e com download free. Já baixei e a qualidade é ótima! O guia em papel é quase imprestável. As letras são minúsculas e cinza. Praticamente tem que ler com lupa. Agora em PDF tudo ficará mais fácil. Aproveitem! Sabe-se lá quanto tempo vai ficar disponível. E muito obrigada, André Anastácio, por trazer isto para nós! (Link atualizado em 13/01/17)

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

FFXIII - Definindo as armas da equipe KILLER

Olha a cara da Lightning: cansada de esperar que defina sua arma. lol Estive segurando a decisão sobre as armas dos personagens até agora, assim como sei de algumas outras pessoas fazendo o mesmo. É complicado porque uma arma tem isto, mas em compensação é fraca naquilo e por aí vai. Não tem uma que se possa dizer realmente boa ou a definitivamente melhor para determinado personagem, exceto talvez aquelas que serão vendidas no Shop Gilgamesh que só abre a partir da conclusão da Missão 46. E nem adianta ir direto lá tentar a sorte, porque ela só desbloqueia depois que fizer a 42, que só desbloqueia... enfim. A questão de dinheiro já está relativamente resolvida e agora é decidir entre as opções disponíveis ou por armas coletadas ao longo do jogo ou que possam ser adquiridas nos shops Up the Arms ou Plautu´s. Penso que a única forma de resolver esta complicação é elegendo um diferencial e seguir por ele e no caso das armas só pode ser a propriedade especial da arma, porque potencia...

(FF XV) Arma suprema: como obter os Chifres em Hélice para a quest do Cid e Arroz Mãe e Filho

- Vá para Velha Lestallum e pegue a quest Os últimos espiracórnios, lvl 29. - Vá para o ponto da caçada. - Salve antes de iniciar e se o item não cair, carregue o jogo e mate novamente até cair. - Entregue a hunt. - Entregue os chifres para o Cid. - Durma algumas vezes e o Cid vai telefonar e informar que sua arma está pronta, a Arma Suprema, com ataque de 364! Para ajudar a melhorar a taxa de drop do item: - Equipe o Noctis com a Dissecadora. Esta espada é boa para quebrar membros e o chifre em hélice resistente você só consegue quebrando os chifres dos espiracórnios. - Ative o nódulo Destruidor de Demônios na seção de Combates da Ascenção. Quebra partes com translocação ofensiva. - Coma o Arroz Mãe e Filho que aumenta em 50% a taxa de obtenção de itens. - Tenha a habilidade de sobrevivência do Gládio em 10, porque também aumenta a taxa de obtenção de itens melhores. Arroz Mãe e Filho A receita para o arroz Mãe e Filho  só pode ser obtida após a finalizaç...