Pular para o conteúdo principal

FXIII - Revendo estratégias para lutas do tipo "encrenca brava".


Não me conformo de ter perdido a luta daquela forma humilhante para o Tonberry, ainda mais depois que um amigo disse que passou por eles.

Só pode ser erro de estratégia, envolvendo equipe e paradigmas.

Faz tempo que estou querendo estudar mais a fundo os paradigmas, mas é sempre tanta coisa que vai ficando, ficando. Há mais de uma semana estive discutindo sobre eles com o Mateus.

Eu, que sou mais agressiva nas lutas, que gosto de atacar e matar rápido, por exemplo, usava 6 paradigmas normalmente: 2 primeiros mais ofensivos (rav/rav/rav e rav/rav/com ou rav/com/rav), 2 do meio (que são os mais difíceis de acessar na hora da pressa) de cura hard ou de alteração de status (p.e. med/rav/med e med/syn/com) e os dois últimos moderados (2 ataques e 1 med).

Programava para começar com um dos dois primeiros, principalmente o que tivesse mais RAV que elevam mais rápido a barra de stagger e ficava alternando entre estes dois até precisar de MED. Quando isto acontecia, desço para os dois últimos e ficava lá. Se melhorasse, subia. Se piorasse ia para o meio.

Ele usava:

1 - Ravager, Ravager e Commando - Dano maximizado e rapido acumulo de stagger
2 - Commando, Ravager e Sentinel - Centralizar os ataques inimigos no sentinel, mas sem deixar de atacar, mudando para o paradigma 3 quando necessário curar
3 - Commando, Medic e Sentinel - Curar o sentieal mas sem deixar que a barra de stagg resete
4 - Commando, Synergist e Sabouter - Buffs e debuffs sem deixar que o stagg resete, geralmente uso junto com o numero 5
5 - Medic, Synergist e Sentinel - Focar em buffs e não deixar o sentinel morrer contra monstros bem mais fortes.
6 - Medic, Synergist e Sabouter- Focar em buffs e debuffs e manter o grupo vivo

Na época, eu acreditava que a montagem dos paradigmas era uma questão de estilo. Que o meu era mais agressivo e o dele mais prevenido. Eu corria mais risco de morrer, em compensação, matava mais rápido. Ele dificilmente morreria, mas demoraria mais para matar.

Também escolhi minha equipe com este pensamento de ser rápida e mortal. rsrs

Agora, penso que não é nada disto.

Penso que deveria montar equipe e paradigmas de acordo com o(s) inimigo(s) a serem enfrentado(s), principalmente no caso de bosses muito fortes.

Talvez ter 2 cenários de jogo: um com monstros normais a médios de áreas que estou percorrendo ou de bosses não muito difíceis, p.e., e outro para os bosses realmente difíceis.

Para cada um, equipe e paradigmas próprios.

Para monstros muito fortes e difíceis, estou vendo que é besteira querer ficar só com a Killer, que estou desperdiçando o potencial de HP e Strength dos outros personagens. E todo mundo sabe a diferença que 1.000 de HP pode fazer em uma luta difícil.

O Snow é o que tem mais HP (o meu está com +ou- 15.000) e é o melhor SEN de todos, além de ser um dos melhores COM. Ele atenuaria mais os danos na equipe do que a Fang que uso como SEN ou a Light que uso quando a Fang está ocupada como SAB.

Adoro a Lightning, mas não sei porque é tão fraquinha.Ainda não chegou nos 10.000 de HP e 1.700 de strength. :(  A Fang é bem mais forte: 12.500 de HP e mais de 2.000 de strength.

E entre a Vanille e o Hope como médicos, teria que ficar com a Vanille por conta da diferença de HP e strengh. O Hope, tadinho, não tem nem 9.000 de HP e isto com 2 acessórios de acréscimo de HP! A Vanille tem mais de ambos, sem contar que é melhor SAB que a Fang (ainda não desenvolvi o SAB do Hope que é melhor do que o da Fang).

(É o que dá usar pontos para desenvolver habilidades secundárias. Não sou tão forte quanto seria se tivesse utilizado todos os pontos para preencher antes as crystarium das habilidades primárias, que dão mais HP, mais tudo. Bem feito para mim!)


Resumindo:

Para luta "encrenca brava", tenho que mudar a equipe. E como estou fazendo a Titan's Trial que só tem este tipo de luta, vou fazer um teste com eles.

Além disto, tenho que rever meus conceitos em termos de paradigmas.

Vou estudar o material que tenho sobre o assunto, fazer alguns testes e volto, se possível ainda hoje, com um post sobre o tema.

Quero matar o boss da 51 e vai ser este findi!!!

Comentários

Marco disse…
Eu acho a Fang a melhor Saboteur, ela tem quse todos os debuffs (acho que exceto poison e death) e tem mais chances de acerto. A Vanille nem tem todos :/
Perfeito o post, parabéns.
aitinerante disse…
Em termos de, vamos dizer, domínio da técnica, a Vanille é melhor, mas a Fang é mais completa com o Ravager e o Commander. E também não grita como a Vanille. lol

:DD
Guilherme Rocha disse…
<span>Meu, meus personagens são meio loucos, eles não atacam o mesmo inimigo, vai cada um pra um anto sempre, como faço pra mudar isso?</span>
Hugo disse…
Guilherme Rocha: vc deve estar utilizando por exemplo COM/COM/COM ou COM/COM/RAV... quando vc tem dois ou mais personagens utilizando COM, eles atacam inimigos diferentes msm... em caso de mais de um inimigo, foque em matar um por um... por isso aconselho-te utilizar RAV/COM/RAV... os dois modos citados por mim no inicio servem para batalhas com um unico inmigo... blz???

Postagens mais visitadas deste blog

FFXIII - Pegando as Genji Gloves das Missões 62 e 63

Missão 62: Raktavija l'Cie Stone: Archylte Steppe - Eastern Tors Mark: Archylte Steppe - Central Expanse Missão 63: Adamantortoise l'Cie Stone: Sulyya Springs - Subterranean Lake Mark: Archylte Steppe - Eastern Tors Que baba!!! Se soubesse já tinha feito estas duas. O Raktavija já derrotei na missão 47. É um Vatala com mais vida - 2.062.000 - aquele chato da barreira. Imune a Death. Usei os buff/debuff e depois rav/rav/rav alternado com rav/sen/med para chegar ao stagger e cair a barreira. Dura pouco. É atacar com tudo quando está sem a barreira e depois fazer cair novamente. Os ataques dele são muito fortes e tem que ter atenção com med, mas é só. O Adamantortoise já matei um monte. Com o Death da Vanille não tem como errar.  Vou pegar estas duas Genji e já volto. :DDD ATUALIZAÇÃO 1: 1 - Retifiquei. Não eram missões 61 e 62 e sim estas, 62 e 63. A 61 dá um Royal Armlet. Bem que estranhei o Juggernaut guardando algo tão raro. 2 - O Adamantortoi...

FFXIII - Missões 53 e 54 - Pontas soltas no jogo

As irmãs Nix e Stiria do summon Shiva de Snow Depois de concluir o círculo de l'Cie Stones de Archylte, vi que estava faltando só estas no meio e resolvi fechar as pontas, antes de voltar ao círculo e ver se houve alguma mudança com o Titan. Missão 53 - Zirnitra - Concluida l'Cie: Mah'Habara - Asylum from Light Mark: Yachas - Pass of Paddra Prêmio: Blaze Ring (Mais um Zirnitra. Este está acompanhado de quatro Alraune, umas plantinhas venenosas. Como já enfrentei este pássaro 2 ou 3 vezes, sem problemas. A missão é chatérrima! A pedra está na área opcional de Mah'Habara, com entrada pulando por cima do Átomo, lá no final. Entrei pela stone de Mah'Habara e fui caminhando e tentando desviar do monte de inimigos pelo caminho e quando não dava tinha que lutar. Depois volta tudo, vai para o teleporte de Paddraedran Archaeopolis e mesma coisa: segue o caminho com inimigos. A estas alturas fazer isto é um pé!!!) Missão 54 - Gigantuar l'Cie: Archylte - Norther...

FFXIII - Como derrotei o Vercingetorix - Por Danilo

"Eu estava desanimado para conseguir os troféus que estavam faltando muito pelo fato de que nossos amiguinhos Adamantortoise e Adamantoise ficaram excassos depois de completar a missão 62....e olha que eu já sabia disso, porém me empolguei na missões e depois que matei os Raktavijas fui farmear Platinum Ingots e Trapezohedron (não queria quebrar uma Genji Glove para conseguir um...rsrsrs) quando vi um Adamanchelid meio azulado e um Adamantoise com "faixas brancas" nas patas e pensei: Fu@#$@!!!! Nesse ponto me faltavam os seguintes Troféus: - Master Seals (Desenvolver todas as habilidades de todos os personagens na Crystarium) (CONQUISTADO) - Exorcist (Derrotar os sete mortos-vivos "Senhores das Trevas" [Vercingetorix era o último...rsrs] (CONQUISTADO) - Dorggan´s Trophy (Completar todas as missões de nível A) (CONQUISTADO) - Galuf´s Grail (Completar as 64 missões) (CONQUISTADO) - L´Cie Paragon (Completar as 64 missões com 5 estrelas e...

FFXIII - Como usar os materiais e sintetizadores para upar armas e acessórios

Já tive algumas consultas sobre o tema e hoje, à pedido do Marcony, faço este post. Primeiro é importante entender a diferença entre upar e sintetizar. UPAGEM: Quando você upa uma arma ou acessório, apenas vai aumentar seu level em força ou magia ou qualquer que seja seu atributo, mas continuará sendo a mesma arma ou acessório. Todos tem um level máximo à partir do qual não é mais possível upar. As armas e acessórios que já foram upados ao último level ganham uma estrelinha ao lado de seu nome. SINTETIZAÇÃO: é a mudança de forma da arma ou acessório que já foi upado até o máximo level e que pode ser transformado(a) em outro(a) arma ou acessório com a ajuda de materiais apropriados. Este novo equipamento então poderá ser novamente upado até seu máximo level, ganhando nova estrela. Todas as armas podem ser sintetizadas 2 (duas) vezes, sendo que todas as armas possuem 3 formas totais. Em cada forma ela terá um nome diferente e leveis sempre mais altos. Para os acessórios não exis...

FFXIII - Final grandioso

Cheguei ao final da estória agora. Emocionada ainda. Chorei até... Não pretendia acabar hoje, mas não pensei que seria assim. Ainda mais com fases crescentes em tempo de execução. Demorei dez dias no Capítulo 11. Fui para a fase 12, Eden e é muita adrenalina, luta após luta, sem fim, praticamente sem pausas. Mata não sei quantos monstros, atualiza a Crystalium, upa armas, salva e começam outras lutas. Os monstros são cada vez mais fortes, a experiência e os prêmios também e fui indo, indo, sem conseguir parar, empolgada com as lutas, com o visual espetacular, com a agilidade dos acontecimentos, com o ritmo que se impunha e arrastava-me como um vendaval. Quando vi, estava já na última fase, em Orphan Cradle. Ia parar? Não, lógico que não. Depois de tantas lutas, exausta, pensei: - "Agora só tem o chefão. Vou dar uma olhadinha e amanhã termino." kkkkk E fui e fui e fui. Chega uma hora em que é luta atrás de luta e no intervalo não dá nem para usar itens, quan...