sexta-feira, 26 de março de 2010

FFXIII - As armas da equipe DEFENDER

Snow também está nervoso com minha demora ou é só impressão? lol


Snow, Sahz e Vanille são o máximo em defesa, buff (aumento de status positivos para a equipe) e debuffing (redução de status para os inimigos). Eles precisarão de muita magia como suporte e um pouco de força para avalancar os golpes (não se mata monstro só com defesa, buff e debuffings).

Então vou montar a tabela de armas de cada um, lembrando das abreviações:

Propr. Espec. = Propriedades Especiais
Shop = Onde pode ser comprada ou localizada no jogo se não pode ser comprada
Magia = Limite máximo em cada uma das 3 formas da arma.
Strength = Limite máximo em cada uma das 3 formas da arma.
Catalizador = Para a segunda forma. O Trapezohedron é o catalizador de todas as armas para a terceira forma.
$ mil = Quantidade de Gil necessária para comprar o catalizador, se não tiver.


ARMAS DO SNOW



P
O
W
E
R

W
I
L
D
SA
CR
IF
CI
AL

F
E
Y
M
A
R
K
UN
SE
TT
IN
G
P
A
L
A
D
I
N
U
M
B
R
A
R
E
B
E
L
Propr. Espec.

--
--
Abaixa
HP
Zera
Str
Stagger
Lock
+
DEF
+ Prot
Equip
Recup.
Ráp.
Shop

UP
UP
Gilga
Gilga
Gilga
Plautus
Plautus
Plautus
Magia  Max
38
125
202
140
383
717
266
565
1020
130
300
1050
53
126
205
88
213
510
120
265
620
70
257
611
Strength  Max
198
513
925
140
383
717
266
565
1020
0
0
0
168
503
815
88
213
510
73
175
410
65
248
602
Catali-
Zador

Scar-
Leti-
tite
Pero-
viski-
te
Cobal-
tite
Ura-
Nini-
te
Scar-
Leti-
tite
Ura-
Nini-
te
Ada-
man-
tite
Scar-
Leti-
Tite
$ mil

100
30
17
45
100
45
220
100

ANÁLISE:

O Snow além de ser o melhor SEN de todos os 6 personagens, é um dos melhores COM, é bom como RAV e não é de todo ruim como SYN e SAB. Como sua primeira melhor habilidade requer magia e strength e a segunda melhor requer strengh, sua arma deve ser balanceada, exceto no caso de desejar usar o Snow apenas como RAV, SYN e SAB.

Das armas que não possuem nenhuma propriedade, a Power tem strength muito baixa, embora a magia seja boa. A Wild é uma excelente opção, além de bem balanceada, os números são altos.

Das que possuem propriedade, a Sacrificial, além de abaixar o HP, só pode ser comprada no Gilga, a Feymark zera o strengh e a Unsetting bloqueia staggers e descarto as 3.

Sobraram 3 armas com propriedade positivas. Quando está em SEN, a Paladian aumenta a guarda, e a Umbra aumenta a proteção para toda a equipe. Não são muito úteis quando ele estiver no modo COM ou RAV, SYN e SAB, mas são ótimos quando estiver em SEN. Das duas, a Paladian é mais balanceada entre strength e magia, mas em ambas é baixo para o potencial do SNOW.

Resta a Rebel que, além de ajudar a recuperar mais rápido quando o HP está baixo, o que é excelente, também tem strength e magia balanceados e melhores que as anteriores.

Ficamos entre a Rebel com sua propriedade de recuperação rápida e a Wild Bear sem propriedade, mas com melhores strength e magia. A diferença entre as duas é de aproximadamente 100 e com dois acessórios se igualam, restando a propriedade como diferencial e por isto:

Vou de Rebel Heart’s para o Snow


ARMAS DO SAHZ



V
E
G
A

4
2
D
E
N
E
B
A
L
D
E
B
.
P
L
E
I
A
D
E
R
I
G
E
L
S
P
R
O
C
Y
O
N
A
N
T
A
R
E
S
S
P
I
C
A
Propr. Espec.

--
--
1º golp
0  str
Zera
Magia
Stagger
Lock
Mantém
Stagger
Bonus
Boost
+ DEF
Shop

UP
UP
Gilga
Gilga
Gilga
Plautus
Plautus
Plautus
Magia  Max
139
390
822
249
636
1125
265
660
1150
0
0
0
165
504
1014
49
138
414
98
222
616
95
220
911
Strength  Max
137
380
812
108
374
608
0
0
0
340
1140
1150
160
496
1006
94
260
620
92
216
610
46
140
713
Catali-
Zador

Pero-
viski-
te
Pero-
viski-
te
Co-
bal-
tite
Pero-
viski-
te
 Ura-
Nini-
Te
Dark
Matter
Ura-
Nini-
Te
Scar-
Leti-
Te
$ mil

30
30
17
30
45
840
45
100

ANÁLISE:

O Sahz é uma complicação. Suas habilidades primárias são SYN, RAV e COM, mas ele é melhor como SEN e SAB do que como COM. Tem um desempenho acima da média em SYN (seu Haste é formidável), é bom como RAV, razoável como SEN e SAB, ruim como COM e pior ainda como MED. De forma geral é um personagem para magia e sua arma deve explorar esta tendência.

Tendo este critério em mente, das armas que não possuem nenhuma propriedade específica, a Deneb Duellers seria a melhor opção.

Das armas que possuem propriedade, a Aldebarans tem o Firstrike (primeiro golpe), mas é inacessível no momento, pois não é encontrada no jogo e só vende em Gilgamesh e também zera o strength. A Pleiades, que zera a magia, sem comentários. Eliminada, da mesma forma que a Rigels, que impede Stagger.

A Procyon tem a melhor propriedade, porque mantém o Stagger por mais tempo, mas tem duas desvantagens: pouca magia e o custo do catalizador.

Sobram a Antares e a Spica Defenders. A Antares dá bônus de rapidez, mas tem menos magia e até mesmo menos strength que a segunda (e sua propriedade nem é lá tão significativa).

Resta a Spica que tem boa magia, bom strength e ainda aumenta a duração dos buffs de defesa quando no modo SYN (em 40% na primeira forma e em até 80% na segunda forma).

Assim, as melhores opções passam a ser a Deneb Duellers com sua magia máxima de 1.125 e a Spica Defenders com magia máxima de 911. A diferença é de mais de 200. Haja acessório para compensar. Além disto, em strength, na primeira e segunda forma, a Deneb é bem melhor do que a Spica. Mas... O aumento de até 80% na duração dos buffs não é nada desprezível.

As duas armas são boas e só porque tenho que escolher uma, pelos números em magia (principalmente) e strength e porque uso mais o RAV do que o SYN normalmente:

Vou de Deneb Dueller's para o Sahz.


(Aí está, Fabrício. Espero que ajude na sua decisão.) :D


ARMAS DA VANILLE



B
I
N
D
I
N
G
PE
AR
LW
IN
G

R
O
D

OF

T
T
I
G
E
R

H
E
A
V
E
N
H
E
A
L
E
R
S
MI
LS
TI
LT
EI
NN
BE
LL
AD
ON
NA
Propr. Espec.

--
--
--
Golpe
Stagger
Lock
+
Cura
KO eq
=+HP
+De-
buff
Shop

UP
UP
UP
Gilga.
Giga
Plautus
Plautus
Plautus
Magia  Max
37
138
216
140
381
912
131
436
709
198
516
828
161
495
807
48
180
424
131
335
807
131
335
807
Strength  Max
168
442
715
27
123
201
131
436
709
198
516
828
80
247
403
48
180
424
65
167
403
65
167
403
Catali-
Zador

Pero-
viski-
te
Pero-
viski-
te
Pero-
viski-
te
Co-
bal-
tite
Ura-
Nini-
Te
Ada-
man-
tite
Scar-
Leti-
Te
Ura-
Nini-
Te
$ mil

30
30
30
17
45
220
100
45

ANÁLISE:

Vanille é uma das mais fracas em HP, só perdendo para o Hope, mas ele ganha em Magia, onde ela é a segunda melhor. Em strength, também fica em 2º posição como uma das mais fracas, só um pouco melhor que Hope.

É a melhor SAB de todos e a 2º melhor MED, depois tem bom desempenho em RAV, relativo em SYN e é péssima em SEN e COM. Portanto, ela precisa de uma arma com magia, basicamente.

Olhando as armas sem propriedades especiais, pelo critério da magia, a melhor é a Pearwing, embora eu particularmente não goste nada de ser fraca em strength (mesmo que não vá precisar.) lol

Das que possuem propriedades especiais, descarto a Tiger por só ser vendida em Gilgamesh e não ter no jogo. Ela dá o primeiro golpe, mas como todas as armas especiais daquele shop, ela tem uma propriedade negativa que é a redução do carregamento da ATB e baixa do rate de ataque. : (

Vou eliminar também a Heavenly Axix por impedir Stagger e a Healer’s por ter magia muito baixa, embora aumente em 10% sua capacidade como MED na primeira forma e 20% na segunda forma. Restam:

- Milstilteinn. Quando um membro da equipe tem KO, aumenta a força e a magia da Vanille, o que naturalmente irá favorecer a probabilidade do uso de Raise, para reviver quem morreu.

- Belladonna. Aumenta em 20% sua capacidade como SAB na primeira forma e até 40% na segunda forma.

Elas são absolutamente iguais em números de strength e magia. Pela propriedade, dependerá de seu papel na equipe, mas penso que ninguém usará a Vanille e o Hope juntos e que estando a Vanille presente, sua habilidade de médica será muito mais requerida do que a de SAB. Sem esquecer do RAV. Desta forma, a propriedade de SAB faz pouca diferença e por isto:

Vou de Milstiteinn para a Vanille.

Atualização: depois da dica do Adamantoise que publiquei logo após esta análise, mudei e 

Vou de Belladonna para a Vanille.

...

Agora que já escolhi os personagens de minha equipe, montando a Killer e defini as armas de cada um, faltam os paradigmas e os acessórios. Estes serão meus próximos temas, além, é lógico, das postagens sobre meu jogo.

Bom final de semana para todos e obrigada pela visita. :DD

4 comentários:

Paulo disse...

Olá Neiva. Passando e deixando um grande abraço.
Bom fim de semana

aitinerante disse...

Obrigada Paulo. Abraço e bom final de semana também para você. :D

Nuno disse...

 ola! Sou um adepto desta saga, jogo FF desde o 6 :P


sendo o 7 o meu favorito :D obrigada por teres feito este site! é engraçado como a primeira coisa que faço quando vou jogar é entrar no teu site ha ha ha sinto-me acompanhado, visto que practicamente tu postas as tuas opinioes à medida que vais jogando, e nao só tutoriais que ja se sabe que À partida sao perfeitos! muito nic!
 Abraço :D

aitinerante disse...

Nuno,

Das outras vezes que joguei FF também foi uma experiência solitária. Agora, com o blog também sinto-me acompanhada e é muito mais gostoso mesmo!

Estou já ansiosa por Versus que vou platinar pela primeira vez e também no intervalo vou preparar um forum para nós e um sistema de chat. Assim podemos jogar juntos o tempo todo! :D

Adoro saber que meu site está sendo útil e prazeiroso para outros também.

Obrigada. :D

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