Pular para o conteúdo principal

A mãe que rouba o Xbox dos filhos

Imagem: montagem minha à partir do original daqui.

- Mãe, já terminou? - Meu filho mais velho, de 14 anos, pergunta todas as noites, referindo-se ao jogo.
- Não.
- Meu colega começou a jogar depois de você e já terminou.
- ... - Recuso-me a ser intimidada pela rapidez de um garoto de 15 anos.
- Vai demorar?
- Vou.
- Quero jogar! - Indignado com minha lentidão. - E complementa entristecido: - Nenhuma mãe joga.

(Sei que sente um orgulho indisfarçado por ter uma mãe que joga videogame e quase posso imaginar contando para seus colegas que estou jogando FFXIII e esbaldando-se com a expressão de inveja dos que estão acostumados com mães cuja única relação com os consoles resume-se a mandar desligar e ir dormir ou estudar.)

Meu filho mais novo, de 11 anos, não é melhor. Ele senta ao lado, preferencialmente quando eu estiver em luta com um boss bem chato e começa a perguntar:

- Dá para montar a equipe? - Ele sabe que não (naquela fase não podia).
- Pode explorar o mapa? - Idem
- Pode voltar atrás para upar? - Idem
- Você está gostando deste jogo? - Em tom entre incrédulo e desdenhoso.

Começou a usar esta tática de perguntas depois que proibi os discursos de como a Square irá à falência por este jogo e a enumeração uma a uma de todas as falhas do jogo.

Agora está proibido de falar. Se quiser ver, tem que ficar calado. lol

(Provavelmente também se gaba com os amiguinhos por ter uma mãe que joga e agora que viu o blog, mais ainda. :D )

...

Comecei a jogar RPG quando o mais velho tinha 5 anos e ganhou um gameboy com a fitinha amarela do Pokemom. (alguém lembra? saudades.) Vivia perguntando como faz isto, como faz aquilo e eu perdida com aquela "coisa" cheia de botões só falando "não sei, não sei".

Uma noite de insônia, sem nada a fazer, peguei o aparelhinho e liguei. As horas passaram que nem entendi como. Depois vieram as fitinhas vermelha, azul, verde, ouro, prata, ... O gameboy evoluiu para color, advance, DS, os consoles passaram de playstation 1 para 2, 3, Nitendo64, GameCube, Xbox, Xbox360.

Os jogos sucediam em sequência vertiginosa. Não recordo os nomes todos, mas lembro de Dragon Quest, Xenosaga, Radiata, Kingdon Hearts, Blue Dragon e Planet, Lost Odissey e Planet, Star Ocean, Marios Bros, Valkirie Profile, vários Tales, o belíssimo Eternal Sonata sobre o compositor Chopin, Okami que é uma obra de arte e, lógico, God of War e Final Fantasy.

Jogamos juntos a maior parte destes. Meu filho menor amava Okami. GoW jogamos os três juntos. Eles revezam no controle e eu palpito. Tentamos jogar Bayoneta, mas estacamos em uma fase impossível.

Isto para ficar só nos RPGs, sem contar os de tiro, luta, etc., que eles gostam e eu não. E atualmente os MMORPG, que são os rpgs online. Tentaram levar-me junto, mas no pc prefiro outras atividades.

Quando Bully foi lançado e vários países proibiram o jogo, comprei e joguei com o menor. Todos os pais deveriam dar Bully para seus filhos aprenderem as consequências de mau comportamento. Nunca entendi o fuzuê que fizeram com ele, uma vez que só evolui o aluno que se comporta e existem vários castigos desagradáveis para quem faz "arte".

A estória de minha família poderia ser contada pelos jogos e não sou realmente uma mãe que manda desligar a "porcaria". Temos acordos vigentes em casa. Durante a semana existe um horário para jogar. Nos finais de semana é liberado. Temos vários acordos para nosso relacionamento.

Sei que sou meio "avis rara" como mãe e que passo longe do protótipo da super mãe. Culpo-me às vezes. Acho que deveria ser mais "adulta". Daí fico sabendo de tantos e tantos casos de crianças maltratadas físicas e psicologicamente pelos próprios pais e penso:

Que bom que eu só jogo video-game. :DD

Realmente não entendo porque os adultos não gostam de jogar e que videogames são vistos como uma brincadeira para crianças.

Os jogos evoluiram e tornaram-se o entretenimento mais completo e interativo existente. Um jogo de Final Fantasy, p.e., é um "Avatar" interativo. É um filme com qualidade impressionante, direção de arte, trilha sonora totalmente composta para ele, é feito por uma empresa gigantesca, através de uma equipe monstro de não sei quantas pessoas e custa tanto e gera tamanho trabalho em seu devolvimento quanto qualquer filme.

Jogar desenvolve criatividade, raciocínio, persistência, memória e inteligência.

Perdi alguns seguidores desde que comecei a postar sobre FF, amigos blogueiros desviam de meu link e fazem de conta que não me conhecem por esta excentricidade. lol

Desejei que soubessem da importância que isto tem em minha vida: amo Final Fantasy, estou divertindo-me horrores com estas postagens e prefiro perder todos os seguidores a parar.

Mas... tenham só mais um pouco de paciência. Logo termino e retorno às estórias.

Até que FFXIII Versus ou End of Eternity saim do forno ao menos. kkk

Postagens mais visitadas deste blog

(Dragon Quest IX) Quest list completa em português - Parte 2

A primeira parte da lista, com as quests 1 a 60 pode ser lida aqui: Quest List - Parte 1 Quest #061 - Mager Migraine Localização: poço emu ma colina ao norte de Upover; homem dentro do poço Objetivo: Dar-lhe Hexite dropado de um Shogum. Solução: Derrote Shogum que é um boss nos baixos leveis de grottos até que ele drope este item. Recompensa: Lucida Shard Pré-requisitos: Apito de Sterling Repete: Sim Notas: Este é um drop especial que cairá apenas após aceitar esta quest Quest #062 - Brian's Dyin' Wish Localização: Cringle Coast; esqueleto na caverna Objetivo: Pegue a carta de Larrrst. Solução: Derrote Salamarauder em Tywll Cave até que dropem este item e reporte de volta ao esqueleto. Recompensa: Baramos Map Pré-requisitos: Apito de Whistle Repete: Não Notas: Este é um drop especial que cairá apenas após aceitar esta quest Quest #063 - Keep Your ESim Peeled Localização: Swinedimples Academy; homem dentro da igreja Objetivo: Procure pelo aviso vermelho. ...

(Dragon Quest IX) Quest list completa em português - Parte 1

Quest #001 - One Good Turn Localização: Angel Falls; garota em frente à igreja Objetivo: Dar-lhe uma Tangleweb. Solução: Pegue uma do outro lado do rio próximo à Angel Falls. Recompensa: Sleeping Hibiscus Pré-requesito: Não Repete: Sim Notas: Também pode comprar Tangleweb à partir de Batsureg. Quest #002 - Pleased As Punch Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Air Punch Party Trick Solução: Atribua Air Punch ao seu Party Trick e execute-o em frente à garota pressionando B e selecionando o botão atribuído ao Air Punch. Recompensa: Pirouette Party Trick Pré-requesito: Não Repete: Não Notas: Não Quest #003 - We Like To Party Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Pirouette, Clap, Jump e Air Punch consecutivamente. Solução: Atribua os movimentos de Party Tricks e mapeie-os no botão da seta para baixo. Pressione B + seta para baixo e para executar os movimentos em frente à garota. Recompensa: Pray Party Trick Pré-requesito: T...

Resonance of Fate: tudo aqui (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, roupas, armas, farms). É só clicar.

POST DE 2018 SOBRE VERSÃO 4K PARA PS4: Batalhas instigantes e beleza mágica mesmo após 8 anos POSTS DE 2010, VERSÃO PS3: INTRODUÇÃO Meu próximo jogo Primeiras Impressões Segundas Impressões Vídeo review da Game Trailer com tradução Vídeo - Capítulo 12 - The Wedding TUTORIAL DA ARENA Lições 1 a 3 Lições 4 a 6 Lições 7 a 11 Lições 12 a 16 WALKTHROUGHS (detonados) Playthrough do Destin MEU JOGO Prologue Capítulo 1 Fim de Resonance of Fate Retornando após meses JOGO DO BRUNO Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 Capítulo 5 Capítulo 6 Capítulo 7 Capítulo 8 Capítulo 9 Capítulo 10 Capítulo 11 Capítulo 12 Capítulo 13 GIL Dinheiro infinito Esconderijo do Vashyron TRI-ATTACK: Esquema sem erros Wallpapers Lista de Conquistas/Troféus A importante questão das calcinhas de Leanne ..... Uma boa forma de ganhar dinheiro no jogo são as lutas da Arena. Quanto mais você avançar mais bem pago será. Além disto, as lutas são uma ótima form...

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod...

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco...