Pular para o conteúdo principal

FFXIII - Pradigmas notáveis


Li o que encontrei no guia e fiz uma tradução/adaptação do que achei interessante. São 56 paradigmas no total (para equipe tripla), mas alguns têm desempenho excepcional. São eles:



ATAQUE:

RELENTLESS ASSAULT (COM, RAV, RAV): o mais efetivo ataque. Os dois RAVs preparam caminho para o stagger e o COM inflige sérios danos. Quando o inimigo está staggerado, o COM pode imediatamente lançar para o ar e apoiado pela mágica dos RAVs, deixa-o lá por mais tempo.

OFFENSIVE SCREEN (COM, COM, SEN): o melhor para usar após stagger, pois o SEN oferece maior tempo de duração do stagger para os COM atacarem.

AGGRESSION (COM, COM, RAV): excelente para causar altos danos a um único inimigo.

TRI-DISASTER: (RAV, RAV, RAV): o caminho mais rápido para o stagger. Trabalha melhor contra um único inimigo e mais ainda quando é vulnerável à mágica. Falha terrivelmente contra grupos de inimigos que podem interromper o ciclo de ataques da equipe.

TIRELESS CHARGE (COM, COM, MED): curando enquanto produz um forte dano. É o melhor para ser usado com um único inimigo que não pode ser lançado e continua atacando.



DEFESA:

PROTECTION (SEN,  SYN, MED): combina 3 forças defensivas, curando e aumentando a força da equipe amparada pela defesa do SEN. É o melhor quando você precisa curar e recarregar seus buffs ao mesmo tempo.

COMBAT CLINIC (SEN, MED, MED): um programa de recuperação rápida, para momentos de emergência, com dois MED curando amparados pela proteção do SEN. É o melhor após um ataque devastador que atinge toda a equipe.

CONVALESCENCE (SYN, MED, MED): é similar a combat clinic, recarregando também os buffs se não existir perigo eminente.

CONSOLIDAÇÃO: (SEN, SEN, MED): um paradigma específico para quando você precisa de recuperação contra inimigo que ataca muito rápido e impede a cura de outra forma. Dois SEN oferecerem proteção suprema enquanto o médico trabalha para curar ou eliminar status debilitantes, até que você possa atacar novamente.


BUFF/DEBUFF:

GUERILLA (RAV, SYN, SAB): é o melhor para começar uma batalha e também o melhor para deixar setado no seu paradigma como inicial. Rapidamente fortalece a equipe, debilita o inimigo e inicia o Chain Bônus. Quando tiver todos os status alavancados e o inimigo enfraquecido, troque para um mais ofensivo.

MATADOR (RAV, SEN, SAB): combina defesa, inicia a barra de Chain (com o SAB assumindo o papel do COM e impedindo a barra de recuar) e as vantagens a longo prazo dos debuffs ao inimigo. Se precisar de cura, alterne com o paradigma PROTEÇÃO de forma a manter seu SEN sempre ativo e minimizando danos. Quando o inimigo estiver enfraquecido, troque para um mais ofensivo.

STRATEGIC WARFARE (COM, SEN, SYN): ativa a barra de Chain protegido pelo SEN, enquanto o SYN aumenta os status da equipe. Tão logo isto ocorra, o SYN perde a utilidade e é melhor trocar de paradigma.

ESPIONAGE (SYN, SAB, SAB): enquanto sua equipe aceita de bom grado os buffs, os inimigos às vezes relutam em aceitar os debuffs. Com dois SABs aumentam as probabilidades de penetrar na defesa dos mais resistentes à magia. Melhor para batalhas longas e duras.

SAFE SUBVERSION (SAB, SAB, MED): o médico garante a sobrevivência de sua equipe, enquanto os SABs infligem danos ao inimigo.


MISTOS:

SOLIDARITY (COM, SEN, MED): defesa e ataque unidos pelo mesmo caminho, o SEN que atrai a atenção do inimigo e guarda contra seus ataques. O Med mantém o SEN em ação e o COM fica livre para causar danos ou apenas para iniciar o Chain. Muito útil quando você precisa curar e ao mesmo tempo manter o chain de um inimigo difícil de staggerar.

MISTIC TOWER (RAV, RAV, SEN): permite que você atinja o stagger rapidamente, amparado pela proteção do SEN. Troque rapidamente para um mais ofensivo tão logo chegue ao stagger.

DELTA ATTACK (COM, RAV, SEN): a melhor combinação de ataque, defesa e manutenção de chain. O SEN funciona como uma esponja para os ataques, deixando o COM e o RAV livres para atuar e causar o stagger.

DIVERSITY (COM, RAV, MED): similar ao Delta, é um grande caminho para chegar ao stagger com inimigos resistentes, mas necessita de um MED avançado, para sustentar os danos, com a ausência do SEN.

...

Agora é só escolher os melhores para o inimigo que enfrentará, montar seu deck e detonar!!!

Comentários

Patricia Daltro - Antes uma CAPSLOCK que um Enferrujado disse…
O sua viciada em Final Fantasy, estou com saudades suas! Veja se aparece por ai! rs
Então, finalmente o BBB se findou e quero novas histórias por aqui e paz nos nossos corações! bjs
aitinerante disse…
hehehe, vê só quem me chama de viciada. Acabou o BBB já. Pode tirar a frase. kkkk Beijos, Patríca.
Eduardo disse…
ainda não testei pois estou arrumando meus paradigmas, mas vou testar uma que não vi escrito aí: Med,Sab,Sen
em alguns momentos é bom contra boss :)
aitinerante disse…
Com certeza. Usei este paradigma com chefões encrenca brava, algumas vezes. rsrs

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

Um triângulo amoroso entre uma mulher e dois games

Eu, como pássaro, frente à um gigante e com uma lua tão próxima que parecia ser possível tocar.  Todos conhecem casos de mulheres que conhecem outro homem (ou vice-versa) e por ele rompem relações sólidas, muitas vezes de décadas, abandonando posição social, separando a família, etc... E todos ficam com ódio mortal do novo afeto, responsável pela desgraçaiada toda. Será mesmo? Ou será que a relação já estava falida e só por isto houve espaço para a entrada de outra pessoa? Final Fantasy e eu éramos assim como um casal, em uma relação de muitos anos e a quem amei muito e nunca pensei que um dia deixaria de amar. Mas aconteceu. Eu agora estou completa e perdidamente apaixonada por WoW. Não quero saber, não tenho mais o mínimo interesse por Final Fantasy. Eu o traí? Não. Ele me traiu primeiro, quebrando minha confiança, minando lentamente minha fé, corroendo dia a dia meu amor. Tivemos longas DRs, ele prometeu, jurou, que iria mudar, que desta vez seria tudo diferente, que ele ser

As Armas de Final Fantasy XIII

Segundo Split e Krystha estas são as armas que podem ser encontradas em tesouros ou ganhas após lutas nas fases do jogo Final Fantasy XIII. Elas também podem ser adquiridas no shop. Ver shop list. São armas puras, ou seja, não necessitam de materiais ou upgrades para serem obtidas e é através delas que se pode sintetizar outras armas mais poderosas. Em CAP indico o capítulo onde se pode ganhar ou encontrar a arma no jogo. Quando há um "?" é porque ainda não a localizei. Quem quiser colaborar, é só enviar a dica de localização via email ou comentários. Para mais detalhes sobre a forma exata de obtenção, vá ao Walkthrough de Krysta ou Split (que foram os que utilizei como base) e procure a arma desejada com Ctrl + F. AS ARMAS NORMAIS DO JOGO FINAL FANTASY XIII ======================================================== ABREVIAÇÕES STR = strength inicial                   | MAG = magia inicial *STR = strengh máximo               | *MAG = magi

(FF XV) Elemancy: Entendo a criação e a manipulação de magias em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. Olá Pessoal! Estou de volta e dessa vez vou tentar explicar tudo sobre esse novo sistema de magias adotado em Final Fantasy XV. Preparem-se para um post bee em longo e com algumas partes um pouco complexas, então caso algo esteja confuso demais basta postar aí nos comentários e tentarei solucionar as dúvidas assim que possível. O novo sistema tem prós e contras e apesar de a princípio s er extremamente básico, é possível se aprofundar bem e perceber que existe espaço pra bastante customização e certa complexidade. Então vamos lá! Começando do básico: Os três tipos de magia Antes de mais nada, é importante entender quais são as três magias "base" que você terá acesso ao longo game. São elas: Fire (fogo) Lightning (raio) e Ice (gelo). Magias no mundo de Eos funcionam de maneira bem diferente do que estamos habituados em outros Final Fantasys. Desta vez, elas serão o efeito de misturas feitas por você utilizando a matéria retirada diretamente

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é