Será implementada pela primeira vez em Tomb Raider.
Conforme prometido, a AMD revelou hoje a sua tecnologia TressFX.
Esta tecnologia, ideal para as placas gráficas com a arquitetura Graphics Core Next (série 7000), procura dar uma solução a um problema que existe desde o início dos videojogos a três dimensões: o cabelo.
"Desde o início da era 3D que as personagens dos vossos jogos favoritos têm cabelo completamente irrealista," foi dito no blog da AMD. "Muitos jogos tentaram disfarçar este problema com cortes de cabelo curtos, cabelo preso, ou até capacetes irremovíveis."
O cabelo é, segundo a explicação, um dos materiais mais difíceis e complexos de reproduzir em tempo real, em primeiro lugar porque existem milhares de fios de cabelos, e depois, porque cada um tem sombras complexas e requer anti-alisasing.
A tecnologia TressFX, que visa portanto dar um aspeto mais realista ao cabelo nos videojogos, será implementada pela primeira vez em Tomb Raider.
"Re-imaginar a Lara (e o seu corte de cabelo) para o lançamento de 2013 não foi só uma oportunidade para modernizar a personagem, foi uma oportunidade para avançar substancialmente o realismo do jogo ao enfrentar o desafio do cabelo irrealista."
Tomb Raider tem assim, graças a uma colaboração entre a AMD e o estúdio Crystal Dynamics, a primeira tecnologia de renderização de cabelo em tempo real.
Podem ver o resultado nas imagens em baixo.
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