Pular para o conteúdo principal

Hardware do PlayStation 4 é melhor do que o do Wii U; veja a comparação

Depois de muita especulação e inúmeros rumores, detalhes sobre a capacidade do PS4 foram revelados. A aposta da Sony para a próxima geração de consoles impressionou com gráficos realistas, anúncio de novos games e um integração promissora com uma rede social própria. Mas como o PlayStation 4 se saiu em relação ao concorrente que chegou mais cedo ao mercado, o Wii U da Nintendo?

Tire dúvidas sobre preço, lançamento, hardware e jogos do PS4



Gráficos

Neste quesito, não há comparação. Quando o Wii U foi anunciado, na E3 de 2011, a Nintendo foi a primeira a dizer que, mesmo o console contando com gráficos em HD, este não seria seu principal foco. Com alguns jogos já lançados, já dá para se ter uma ideia do potencial do videogame, que quando atingir seu auge poderá ser superior ao PS3 e Xbox 360. Mas o que se viu na Playstation Meeting foi surpreendente.

Os gráficos in-game mostrados nos trailers de Killzone Shadow Fall, Drive Club e novo game da Bungie, Destiny, superaram as expectativas até dos mais otimistas. Já a demonstração técnica feita por David Cage, da Quantic Dream, mostrando o rosto humano construído em uma nova engine, chocou pelo hiper-realismo. Poderemos conferir o real potencial técnico do console na E3, caso sejam disponibilizados demos jogáveis, mas as primeiras impressões não poderiam ser melhores.


Jogabilidade

Um dos principais rumores em relação ao PlayStation 4, a reformulação do controle DualShock, não se confirmou. O DualShock 4 apresentado pela Sony é o mesmo cuja imagem foi vazada há duas semanas pelo site americano IGN e, em seguida, pelo Kotaku. Com a mesma disposição de botões, este novo controle se diferencia por um pequeno touch-pad em sua parte central e pelo botão “share”, que permitirá ao jogador compartilhar imagens e vídeos do jogo a qualquer momento. Não foi feita nenhuma demonstração de como o touch-pad será utilizado, mas seu tamanho reduzido não abre muitas possibilidades.

Desta forma, o PS4 se distancia do Wii U com relação à inovação. O console da Nintendo e o seu controle em formato de tablet ainda não tiveram seu potencial totalmente explorado, mas têm ótimas perspectivas. Com uma apresentação breve, a Sony confirmou que usará o PS Move – não se sabe se o mesmo já lançado ou uma versão atualizada – através de uma demo em que dois jogadores controlavam a dança de personagens, mas não foi dito nada além disto.



Conectividade

Este foi um dos grandes destaques da apresentação do PS4. Assim como a Nintendo, com o Wii U e o seu Miiverse, a Sony aproveitou a aquisição da Gaikai para criar sua própria rede social de jogadores, que promete ser mais eficiente e integrada que a PSN. Entre as principais funcionalidades apresentadas, está a possibilidade de gravar e compartilhar vídeos e imagens instantaneamente com seus amigos. Outra possibilidade bem empolgante é a de deixar que amigos interajam com o jogo em tempo real através de um tablet, PC ou smartphone, seja através de dicas ou até mesmo assumindo o controle do jogo. As possibilidades de como os desenvolvedores poderão aproveitar essa capacidade são bem empolgantes.

Já o Miiverse, na experiência multiplayer e troca de informações, trará uma evolução daquilo que os jogadores puderam ter no Wii, tendo seu ápice na Nintendo Land. Contudo, não é exagero que, em jogos como Watch Dogs, a rede da Nintendo funcione da mesma forma que a da Sony ou a futura rede da Microsoft, tornando a experiência muito mais social. Está claro que o objetivo da próxima geração dos games será tornar a experiência de single player cada vez menos single.




Games Anunciados

O Wii U já tem quase seis meses de vida e vive um dilema: seus principais jogos ainda não foram lançados. Os novos The Legend of Zelda, Rayman Legend (que perdeu a exclusividade), um novo Mário Kart e o retorno de franquias como Star Fox e Metroid ainda estão no horizonte, enquanto o console vive dos novos games da franquia Mario e de jogos multiplataforma para a atual geração. E a verdade é que isto tem afetado as vendas do videogame.

Ao que parece, a Sony se precaveu para evitar este problema no PS4. Logo, na PlayStation Meeting, já foram anunciados 10 games, entre eles exclusivos como Killzone Shadow Fall, InFamous Second Son, Destiny e The Witness. A expectativa é que todos eles cheguem às lojas junto com o console. Mais games devem ser anunciados na E3 e rumores já apontam para um novo Uncharted, mais um God of War e até mesmo o novo Assassin’s Creed. A verdade é que, com a possível concorrência do sucessor do Xbox 360, a Sony não poderá se dar ao luxo de repetir o erro da Nintendo. Ter uma boa biblioteca de lançamentos será estrategicamente fundamental.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Ist...

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

(FF XV) Os mistérios do Menu Ascenção

Esses são os status atuais dos meus personagens! Por Brunoliveira Fala aí galera! Muita gente está com uma certa dificuldade aí para definir o que priorizar na Ascensão logo de cara. Afinal são 8 abas, muitas opções e, no começo, pouco PA (Pontos de Aptidão) ou AP (Ability Points) para gastar, hahah... É justamente aí que reside de cara a minha primeira dica sobre Ascenção: Priorize ativar de cara os nodos que te permitem ganhar mais PA. São eles - Na guia Exploração: Corrida de Rua (Ganha PA por andar de carro), Especialista em Acampamento (Ganha PA por acampar), Mestre em Acampamento (Ganha mais PA por acampar). - Na guia Magia:  Ação Mágica (Ganha PA por usar um feitiço) Por que que eu não citei também os nodos que ativam o ganho de PA por utilizar chocobos? Não coloquei porque no começo do jogo não temos os Chocobos disponíveis e talvez seja interessante direcionar o uso de PA para coisas mais urgentes e importantes. Alguns Nodos que já habilitei n...

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco...

(Persona 5) Guia em Português dos Confidentes (Confidants)

Sejam bem vindos a "Phantom Thieves", como tudo começou... Faça novas amizades: Para fazer novas amizades é bem simples, basta passar um tempo com algum  personagem para ganhar pontos de relacionamento, sendo que a relação sobe de nível  após acumular pontos suficientes. Acompanhar os confidentes faz o tempo passar e algumas ações melhoram os  relacionamentos mais rápido. Tenha em mente as seguintes informações ao interagir com os confidentes: *Sempre que for se encontrar com algum Confidant, leve uma Persona do mesmo  arcano dele, pois isso aumenta a quantidade de pontos de relacionamento recebidas  ao interagir com eles. Não é necessário equipar a Persona e o nível dela não faz  diferença; *Alguns confidentes sobem de nível de maneira diferenciada, seja automaticamente  durante o avanço da história, seja fazendo tarefas especiais. Nesse caso, não é  necessário levar uma Persona do arcano correspondente....