Pular para o conteúdo principal

(Resonance of Fate) Tutorial da Arena - Lições 1 a 3


Apenas para ter certeza de que estaremos falando a mesma lingua, seguirei estes nomes neste tutorial. Depois farei um para o controle do Playstation 3 também. As teclas sempre estarão entre colchetes, assim [A], ou [LS]. Elementos da tela e não do controle serão indicados entre parênteses para diferenciar dos comandos do controle, assim: (AG) para a barra de ACTION GAUGE.


1) CHARGING AND ATTACKING

Carregando e atacando. Condição para passar: carregue e ataque 3 vezes

[LS]   move o personagem pelo cenário
[RS]   move a câmera
[DIR] troca de alvo e, na sequência, pressione o centro de [RS] para fechar o novo alvo.
[A] carrega e atira
[>] pausa a luta e dá para entrar no help com manual para rever os comandos.

Pressionando o centro de [LS] aparecem alguns mapas da luta: dungeon mapa -->  radar mapa --> sem mapa.

Fleeing: dirija-se à entrada da arena de combate para sair da luta. Algumas lutas não tem Flee.

Para atacar, pressione [A] para começar a carregar e quando a barra circular de charge do inimigo estiver completa, pressione [A] novamente para atirar.


2) CHANGING CHARACTER


Trocando de personagens. Condição para passar: termine o turno por 5 vezes.

[LB] e [RB] trocam de caracteres.
[B] termina o turno de um personagem e passa a vez para o próximo.

(AG) ACTION GAUGE: quando um personagem inicia uma ação, sua (AG) aparece em azul, no canto direito da tela. Este é o tempo que ele tem para completar a ação e esvazia conforme ele se move ou atira. Ela vai carregar novamente só quando o turno dos outros personagens acabar.

Cada personagem tem seu turno e sua vez que só termina quando a (AG) chega em zero ou quando ele ataca. Quando o turno de todos os personagens tiver acabado, novo turno é reinicializado.

Troca de personagens somente podem ser feitas antes que o personagem desejado tenha tido seu turno.

Termine com [B] o turno dos personagens por 5 (cinco) vezes para concluir a lição.



3) SCRATCH DAMAGE


SCRATCH DAMAGE: Tira bastante HP, mas seu dano é temporário e recuperável pelo inimigo se não for seguido de um ataque do tipo Direct. É como um enfraquecimento apenas. Não destrói o inimigo nem se seu HP for reduzido a zero. Quanto maior a taxa de dano ao HP inimigo conseguido por um ataque Scratch, mais lenta será sua recuperação. Causado por armas indicadas na cor AZUL.

DIRECT DAMAGE - Embora tire pouco HP, causa dano irrecuperável ao inimigo. Converte um dano do tipo Scratch (temporário) em definitivo e irrecuperável. Causado por armas indicadas da cor VERMELHA e do tipo Handgun e outras.

Não sei se permanecerá assim, mas até agora Leanne e Vashyron possuem armas DIRECT e Sephyr uma arma SCRATCH.

Exemplo usando 2 personagen e um inimigo com HP 100:

- SCRATCH SEGUIDO DE DIRECT:

O SCRATCH vai tirar 50 de HP e o DIRECT na sequência vai tirar só 10 de HP, mas converterá em perda definitiva os 50 tirados pelo SCRATCH, de tal forma que o total de dano permanente será 60 HP.

- DIRECT SEGUIDO DE SCRATCH:

O DIRECT vai tirar 10 de HP e o SCRATCH tirará 50 de HP, mas como não será seguido de um ataque DIRECT, o inimigo recuperará estes 50 e o dano total permanente será de apenas 10 HP.

Exemplo usando 3 personagens e um inimigo com HP de 180:

- 2 rodadas de SCRATCH + DIRECT + DIRECT (total de 6 ataques): dano de 70 HP em cada rodada e 140 HP no total.

- 3 rodadas de SCRATCH + DIRECT + PULA O TURNO (total de 6 ataques): dano de 60 em cada rodada e 180 HP no total, derrotando o inimigo.

Para completar a lição, faça a sequência SCRATCH + DIRECT por duas vezes.



4) HEROI GAUGE

...

Vou fazendo e atualizando o post no decorrer dos próximos dias. 

Achando muito interessante agora que consigo ler e entender. lol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod...

(FF XV) Os mistérios do Menu Ascenção

Esses são os status atuais dos meus personagens! Por Brunoliveira Fala aí galera! Muita gente está com uma certa dificuldade aí para definir o que priorizar na Ascensão logo de cara. Afinal são 8 abas, muitas opções e, no começo, pouco PA (Pontos de Aptidão) ou AP (Ability Points) para gastar, hahah... É justamente aí que reside de cara a minha primeira dica sobre Ascenção: Priorize ativar de cara os nodos que te permitem ganhar mais PA. São eles - Na guia Exploração: Corrida de Rua (Ganha PA por andar de carro), Especialista em Acampamento (Ganha PA por acampar), Mestre em Acampamento (Ganha mais PA por acampar). - Na guia Magia:  Ação Mágica (Ganha PA por usar um feitiço) Por que que eu não citei também os nodos que ativam o ganho de PA por utilizar chocobos? Não coloquei porque no começo do jogo não temos os Chocobos disponíveis e talvez seja interessante direcionar o uso de PA para coisas mais urgentes e importantes. Alguns Nodos que já habilitei n...

(FF XV) Guia oficial de Final Fantasy XV completo, em PDF, para download free

Clique na imagem para fazer o download (via torrent) Graças a Deus! Minhas preces foram atendidas e uma boa alma postou o guia oficial de Final Fantasy XV em pdf e com download free. Já baixei e a qualidade é ótima! O guia em papel é quase imprestável. As letras são minúsculas e cinza. Praticamente tem que ler com lupa. Agora em PDF tudo ficará mais fácil. Aproveitem! Sabe-se lá quanto tempo vai ficar disponível. E muito obrigada, André Anastácio, por trazer isto para nós! (Link atualizado em 13/01/17)

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ...

(FF XV) O grande tesouro do Sylvester

Diz a lenda que existe um grande tesouro escondido em Final Fantasy XV e para encontrá-lo é preciso muita paciência e persistência até reunir os 14 pedaços do mapa com sua localização. Estes 14 pedaços estão espalhados por Leide, Duscae e Cleigne. Para encontrá-los primeiro é preciso achar uma dica de cada localização. Eu, ainda no cap. 5, resolvi aceitar o desafio. A primeira dica está em Leide, no Posto Avançado de Longwythe: Ela mostra o local da primeira parte do mapa, perto dali: E eu encontrei aqui: Até a Ponciana pareceu interessada e veio bisoiar na moita. A segunda dica está no Posto Avançado da Pradaria: E indica um local perto da Trincheira de Keycatrich: Encontrei aqui: A terceira dica está neste ponto aí, não é Posto e nem nada: Aqui: Aproveitei e fiz uma missão de resgate: Recolhi a terceira e parti para o local: Este foi mais difícil de encontrar, mas consegui: ...