terça-feira, 13 de abril de 2010

FFXIII - Como derrotei o Vercingetorix - Por Danilo



"Eu estava desanimado para conseguir os troféus que estavam faltando muito pelo fato de que nossos amiguinhos Adamantortoise e Adamantoise ficaram excassos depois de completar a missão 62....e olha que eu já sabia disso, porém me empolguei na missões e depois que matei os Raktavijas fui farmear Platinum Ingots e Trapezohedron (não queria quebrar uma Genji Glove para conseguir um...rsrsrs) quando vi um Adamanchelid meio azulado e um Adamantoise com "faixas brancas" nas patas e pensei: Fu@#$@!!!!

Nesse ponto me faltavam os seguintes Troféus:

- Master Seals (Desenvolver todas as habilidades de todos os personagens na Crystarium) (CONQUISTADO)

- Exorcist (Derrotar os sete mortos-vivos "Senhores das Trevas" [Vercingetorix era o último...rsrs] (CONQUISTADO)

- Dorggan´s Trophy (Completar todas as missões de nível A) (CONQUISTADO)

- Galuf´s Grail (Completar as 64 missões) (CONQUISTADO)

- L´Cie Paragon (Completar as 64 missões com 5 estrelas em todas elas) (CONQUISTADO)

- Superstar (Conseguir 5 estrelas na última luta do game [aquela em que Orphan vira um relógio] (CONQUISTADO)

- Adamant Will (Derrotar Long Gui) (Pendente)

- Treasure Hunter (Ter TODAS as arma s e TODOS os acessórios, bem como TODAS as evoluções dos mesmos) (Pendente)

Bem, como eu mencionei, sem Adamantoise e Adamantortoises eu fiquei um pouco desanimado para conseguir cumprir minha meta de platinar o jogo. Porém, ontem a noite e também de madrugada, prometi para mim mesmo que se não conseguisse dropar um Trapezohedron eu iria desistir de platinar. Então repeti a missão 63 (Adamantortoise) incontáveis vezes. Como eu tinha que ir até a stone de Sulyyia Springs para aceitar a missão, consequentemente consegui o troféu Master Seals com as lutas que eu fazia no caminho e também com as lutas com a própria mark na tentativa de dropar o bendito Trapezohedron. Lembrando que no caminho até a mark sempre aparecia um Adamantoise solitário toda vez que voltava de Sulyyia Springs.

Depois de umas 3 horas +ou- quase tive um treco quando, enfim, dropei o Trapezohedron. E nem foi da mark, mas sim do tal Adamantoise solitário...rsrsrs. Aí respirei fundo, elevei minha Kain´s Lance _ a partir de uma Pandoran Spear _ até o nível máximo, quebrei e consegui 3 outros Trapezohedron. Eu ainda tinha dinheiro e Ultracompact Reactors suficiente para seguir com minha estratégia. Então, evoluí outra Pandoran Spear para uma Kain´s Lance (FANG), uma Lionheart para uma Ômega Weapon (LIGHTINING) e uma Belladona para uma Nirvana (VANILLE). Porém, a grana acabou e não evoluí estas até o level 99. Então deixei as três com sua evolução mínima. O que me interessava mesmo era a sexta barra de ATB para três personagens.

Então, pensei: Agora a porca torseu o rabo..rs. Minha próxima missão seria VERCINGETORIX. Procurei dicas, vi vídeos no youtube, estudei paradigmas e mesmo assim, morri umas 4 vezes. Muitas pessoas sugeriam Snow com a sexta barra de ATB, mas eu já tinha escolhido Fang. Aliás, na maioria dos faqs e vídeos sobre essa batalha, o trio sugerido era sempre Vanille/Lightning/Snow. Talvez por Snow ser um melhor SENTINEL....Mas de qualquer forma já tinha escolhido a Fang e não dava pra voltar atras. Infelizmente não me recordo muito bem da minha estratégia para vencê-lo, já que a luta foi muito dura e dinâmica. O que posso dizer com certeza é que é INDISPENSÁVEL debufar o maledeto com POISON. Além claro dos demais debuff´s. Então, deixei Lightining como líder, já que ela era a única que tinha o debuff POISON no SABOTEUR. Os paradigmas utilizados foram os seguintes:

- RAV/COM/RAV - RELENTLESS ASSAULT

- RAV/COM/MED - DIVERSITY

- MED/SYN/SYN - RECUPERATION

- MED/SEN/MED - COMBAT CLINIC

- SAB/SEN/SAB - COUNTERMEASURE

- SEN/SEN/SEN - TORTOISE

Não vou conseguir descrever aqui o momento exato de usar cada um dos paradigmas. Como eu disse a luta é muito dinâmica e o inimigo não tem um padrão de ataque para que você possa dizer qual o momento de usar determinado paradigma. Tudo o que posso dizer é que você precisa ter controle manual para lutar. Não basta deixar tudo no automático porque senão fatalmente seus aliados farão besteira quando forem escolher seus movimentos. Dito isso vou relatar alguns pontos importantes:

1º) Entrar na luta com os buff´s de  Aegisol e Fortisol

2º) Staggear esse inimigo é mais sorte do que estratégia. Eventualmente irá acontecer e se vc tiver sorte de estar protegido com buff´s e ele estar bem debuffado, ataque sem medo com RAV/COM/RAV.

3º) SEMPRE que o danado entrar em Impenetrable Aura você DEVE usar o paradigma MED/SYN/SYN. Repare que nesse paradigma não é a Vanille que está como curandeira mas sim a Lightining. Você precisa ser rápido para que, manualmente, a Lightining use CURA EM 2 TURNOS. Se fizer isso no automático, ela só vai usar CURA uma vez por turno e é importante que seu life, mesmo estando VERDE, receba CURA para aumentar ainda mais. Enquanto isso os dois outros usarão buff´s para repor e/ou reforçar seus atributos. Mas como eu disse, faça isso em apenas 2 turnos e rapidamente troque o paradigma para SAB/SEN/SAB. Se ele ainda estiver em Impenetrable Aura, escolha POISON com a Lightining e deixe pronto para soltar o debuff assim que ele "sair do casulo". Quando sair debuffe com tudo por mais 2 turnos e depois ataque.

4º) Wicked Whirl - ataque mais poderoso dele. Aqui é mais rapidez do que qualquer coisa. Percebeu o ataque, imediatamente use SEN/SEN/SEN e logo após, MED/SEN/MED para se recuperar. Você pode se perguntar: "Mas não seria melhor MED/MED/MED (SALVATION)? Não!!! Definitivamente NÃO! O Sentinel ali é importante porque regularmente você consegue atrair a atenção do inimigo para o SEN enquanto os curandeiros fazem seu trabalho. Se abrir mão do Sentinela, com certeza recuperará seu life, mas os ataques dele após isso podem acabar com sua equipe num piscar de olhos!

5º) Mais um que, a medida que vai perdendo life, vai ficando muito mais agressivo também (Shaolong Gui é outro que me irrita profundamente com isso :-P). Quando chegar nesse ponto é hora de VENCER A LUTA!!! Só precisa fazer tudo o que já fez acima, porém com muito mais cuidado, atenção e concentração para não errar nas trocas de paradigmas. Se isso acontecer, bau-bau. VOCÊ PERDERÁ A LUTA!

6º) Essa é uma luta estranha, complicada, dinâmica e...DIVERTIDA!! Sim, divertida, porque você não respira e não desgruda os olhos da tela. Ela é tão estranha que você morre sem perceber e VENCE também sem perceber :-D. E foi isso que aconteceu comigo. Ele foi derrotado mas eu juro que não percebi que estava prestes a vencer...hahaha.

Resultado: 8 minutos e 24 segundos de luta. Vitória. 5 estrelas. Todas as missões concluídas e com 5 estrelas. Relógio Dourado como prêmio. E troféus: Exorcist, Dorggan´s Trophy, Galuf´s Grail e L´Cie Paragon.

Depois, com o bendito relógio nas mãos, voltei para conseguir derrotar a última forma de Orphan e tentar as 5 estrelas. Sim, lutei com Barthandelus e Orphan (1ª forma) outra vez. Daí, foi só retirar todas as armas e acessórios evoluídos e colocar somente armas e acessórios de tier 1 + Relógio Dourado. A excessão fica para Fang que manteve a Kain´s Lance por causa da 6ª barra de ATB. Fiz isso porque nao dá para derrotá-lo com apenas 1 stagger se não tiver ao menos uma arma em tier 3. E se nao matá-lo no primeiro stagger, adeus 5 estrelas.

Deixei todos em HASTE logo no ínício da luta, depois RAV/RAV/RAV até staggear e finalmente COM/RAV/RAV até matar. A luta durou 1 minuto e 40 segundos e consegui as 5 estrelas e o troféu Superstar!

Danilo"

...


Taí! Baita inspiração para todos. Parabéns, Danilo!!!

E eu continuo aqui, na rehab, em plena crise de abstinência. Horrível ficar sem jogar e blogar, depois destas semanas alucinantes!!!

Para ajudar meu aparelho de sky pifou. Lógico que só descobri no domingo assim que parei de jogar. Bom, eles devem talvez, provavelmente, quem sabe, trocar na quarta-feira, amanhã, se não chover, se a campainha funcionar, minha mãe estiver em casa e nada em contrário acontecer, etc... etc...

Enquanto isto tenho procurado informações sobre Resonance. Várias pessoas estão aderindo à ideia e um grupo está se formando aos poucos.

Vou testar no findi se conseguir recuperar o controle do xbox ao menos por algumas horas. Mas como eu sou a "vercigentorix boss" aqui em casa, é provavel que consiga. :D

Em seguida venho dar minha opinião de super especialista (quem vê até pensa). kkkkkkkkkkk

Já fiquei sabendo que o jogo é difícil, que não é para qualquer um.

E você? Vai encarar?

21 comentários:

Jeferson(Americana-sp) disse...

Boaa danilo xD
hehe pra mim só falta o tesoure hunter e o troféu de matar o orphan com 5 estrelas mais esse só vou fazer assim que conseguir o hunter.
Falta poco pros acessórios só falta 2 e as armas bem poco...
qdo eu platinar tiro foto e mando pra vcs =D tbm quero um parabens heheh
xauuuuuuuuuuuuuu =D

aitinerante disse...

Jeferson, se platinar ganha parabéns de toda a equipe de FF, além do nosso, é claro!!!

Estou aguardando ansiosa pelo primeiro leitor que completará a façanha! :DD

Danilo disse...

Grande Jeferson! Acho que vc platinará antes de mim. Hoje por exemplo, dei uma pausa. Agora são 3 horas da manhã e estou jogando Megaman 9...rs. Pra desconstrair um pouco e pegar fôlego para continuar a matança de Shaolong Guis (dark matters) e depois enfrentar Long Gui para platinar. Mas é isso aí. Boa sorte pra você e te espero em Resonance. Abraço.

Sonia disse...

Neiva, fiz um comentário em post anterior e ele sumiu.  O Echo já está aprontando com seu blog que nem o jequinha?  rs
bjs

Jeferson disse...

Ai aii x( gente acha saco pra platinar hehe =o/...
Muito horrivel conseguir gil pra poder upgrar todos os equipamentos... fora os que tem que comprar na loja do gilgamesh =o/
Meu status por enquanto ta assim: Acessórios 100% completos
Ligh: 100% completo
Sazh: 90% completo
os outros xD estão em 40%...
mais é muito chato, precisa pegar folego mesmo pra conseguir platinar mais eu irei vencer...

Obs: Pra platinar tem que ter todas as evoluçoes dos acc, das armas de todos os char do tier 2 e uma de cada personagem de tier 3...
Resumindo aja grana...


OBs2: resonance acho que vou começar a jogar vamos ver preciso comprar xD

Obs3: quem tiver ps3 me add meu id é Jef_Boy

Obs4: quando eu platinar xD vou postar as fotos no meu orkut então quem quiser entrar lah é só procurar Jeferson Rossignoli =D que eu add vcs...

Obs5: Só pra intuito de informação (sou biomédico e trabalho no hospital) a dengue ta feia xD cuidado com agua parada, e os vizinhos porcos, pq tem muita gente dengosa..

Ob6: BOA NOITE A TODOS =D

aitinerante disse...

Jeferson, você está bem adiantado então. Para te animar não está sozinho. Além do Danilo, ontem recebi notícias do Diego que deu-me ótimas dicas no início e ele também já terminou as 64 missões e o Long Gui, e já começou a correr atrás do Platina.

Espero que mande as fotos para que eu poste aqui também e meu próximo console será o Pl3, com certeza.

Sobre Resonance, estou um pouco preocupada só com o sistema de lutas. Tenho que conferir se não precisa fazer movimentos rápidos, porque minha mão não aguenta jogo em que tenho que ser muito rápida. Mas este findi já saberei.

Boa sorte. Estou torcendo por você! :D

Danilo disse...

Pausa na platina :-D

Sim, estou descansando um pouco. Como agora não existe mais desafio (lutas) e só resta "empreendorismo" (gil), a platina virá sem pressão. Portanto, estou alternando em algumas horas de FF e outras de jogos comprados na PSN.

Neiva, seria muito bom se você tivesse um Play3. Comprei 2 jogos ontem que realmente RELAXA a gente tanto que a sensação é muito boa. São eles FLOWER e PIXEL JUNK: EDEN. Se puder, dá uma conferida com vídeos no youtube.

Jeferson, se ainda não tem esses jogos, tente arrumá-los. Valem a pena e ainda são compatíveis com troféu.

Ps: Como o Jeferson postou sua profissão, deixo aqui um apelo. Estou jogando muito porque desde março estou desempregado. Foram 5 anos de Banco Mercedes-Benz. Portanto, se alguém puder dar uma força, eu aceito sem pestanejar.

Abraço a todos.

aitinerante disse...

Danilo,

Hei de ter um ps3 e fazer companhia a vocês! Aguardem.

Engraçado que hoje mesmo estava recordando alguns jogos gostosos do pl2, como o Katamari. Você jogou? Era demais de gostoso!!! lol

Hoje não pude ver suas indicações, mas verei assim que possível, com certeza. Obrigada.

Sobre sua profissão, faltou dizer qual é. Vixe, Santa Ignorância, não tinha a menor idéia de que existia um Banco Mercedes-Benz! Vou torcer para que em breve esteja empregado novamente e melhor, de preferência em uma ocupação de meio período para que possa continuar jogando conosco sempre! :DD

Bjs

Danilo disse...

Oi Neiva.

Não joguei nehum dos katamaris, mas lí muito a respeito. E sim, acho que faz bem dar uma relaxada enquanto não pega um jogo "principal" para se dedicar. É o que está acontecendo comigo no momento. Mesmo tendo God of War 3 aqui prontinho pra ser jogado, estou evitando e jogando games que comprei na PSN. Quando tiver um tempo dê uma olhada nas indicações. Até breve e um abraço!  Ah, ainda não chegou meu Resonance. Já testou pra ver a mecânica de jogo?

aitinerante disse...

Oi Danilo,

Não esqueci suas indicações. Este final de semana vou dar uma olhada neles. :D

Amanhã vou testar Resonance e contarei a vocês o que achei.

É que hoje vou dormir cedo. rs

Bjs

Erica disse...

Quando é que agente luta contra aquele grandão que fica atrás das montanhas?

Romulo disse...

não lutamos com titan
bjs

Romulo disse...

mas não é muito longe o adamantortoize da cie'th stone???
eu ainda não estou nessa parte
mas eu faria com aquele adamantoize na cidade de Eden
 e ele volta bem rapidinho
da uns passos pra tras e ele ja ta de volta

aitinerante disse...

Infelizmente, porque seria lindo demais.

aitinerante disse...

É, eu também preferia isto.

aitinerante disse...

Danilo, só hoje vi este seu recado. Desculpe. bjs

Erica disse...

Não luta? Então o jogo acaba quando se completa as missões e para quem tem tempo de ganhar todos os trofeus é isso?

Juliano disse...

<span>Sei que to meio atrasado, mas...  
Eu fico admirado como uns jogadores conseguem umas façanhas bem difíceis e ficam fazendo muito planejamento para pegar 5 estrelas na última batalha. Foi um dos troféus mais fáceis pra mim, eu fiz meio que sem querer.  
Sempre que jogo Final Fantasy, jogo uma vez "só no instinto" e depois dou outra jogada fazendo tudo, platinando, já sabendo mais ou menos ou que vai acontecer.  
Pois peguei esse troféu na primeira jogada, com cristarium lvl 9 incompleto, armas lvl 2 pouco upadas e sem muita estratégia: foi só debuffar, staggear e matar.  
Na 2ª fez, já com o cristarium lvl 9 completo e armas mais fortes, o boss se deu ao luxo de paralisar meu líder (Fang) com a habilidade que impedia de atacar e usar magia. Tive que mudar pra um paradigma com MED pra dar 2 dispels e voltar a atacar (enquanto isso ele recebeu deprotect e deshel), e ainda peguei 5 estrelas.</span>

Augusto Cesar disse...

Será que você não está se confundindo com a missão 07?? Pois Vercingetorix apenas ''debuffa'' com o seu gás esverdeado, mas não paraliza, como a sua primeira forma na missão 07.

Augusto Cesar disse...

Sei que é um pouco tarde. Mas, existem algumas formas de se matar,variando muito de jogador para jogador. A mais comum, entre elas, é usando o combo ''lucky break'', de preferência com todos os 3 e usar os paradigmas COM/COM/COM. O monstrengo é osso duro mas logo depois que você acerta o stagger instantâneo, ele se torna frágil feito um papel e por aí, ele acaba morrendo rapidinho.

Brunoliveira disse...

Consegue, mas se tiver equipado ele antes de vender, se não tiver equipado, bau bau, rsrsr...

Posts relacionados: