Pular para o conteúdo principal

Resonance of Fate: vídeo review da GT



"Tendo trabalhado na criação de Star Ocean e Valkirie Profile com a Square-Enix, a produtora Tri-Ace junto-se com a Sega para criar Resonance of Fate.

Lutas brilhantes, cenários detalhados e um estilo de mapa único certamente o ajudam a se destacar de outros rpgs sem sofrer com falta de estilo e substância.

Resonance of Fate passa em um futuro onde o mundo foi assolado por mudanças climáticas, levando a humanidade à beira da extinção. Graças ao milagre da ciência e conveniência das máquinas, a humanidade encontra salvação em um tipo de torre gigante chamada Basel.

Entre o grupo de habitantes, encontramos os três heróis do jogo, um grupo de companheiros que ganham a vida fazendo trabalho sujo para a sua clientela nobre, cada um deles possui segredos no passado, que podem ser bons ou não, até o final do jogo.

Diferente de se focar em uma estória enorme e linear, Resonance of Fate se concentra em pequenos capítulos que podem ou não ter acrescentar algo na estória, existem extratos da estória principal, mas que não seguem um circulo até o fim do jogo, certamente não sendo um fator negativo na historia, sendo até os pequenos capítulos memoráveis.

Entretanto a verdadeira estória está por trás dos 3 protagonistas que prenderão a sua atenção ate o fim. Se você está procurando por uma grande estória, em outras palavras, você encontrará uma aqui.

Resonance of Fate é tudo, menos comum. Essa é a primeira vez que você acessa o mapa-mundi, que é feito de pequenos hexágonos coloridos, que você tem que abrir para progredir. Escondidos embaixo desses hexágonos estão cidades, cavernas, localizações, tesouros, mas não é tão simples quanto parece. Você também pode influenciar nas propriedades locais, utilizando terminais próximos que permitem juntar terminais da mesma cor, conectando-os como um jogo de tabuleiro que também promovem uma sensação de exploração e liberdade como bônus.

Sua aventura é dividida em 16 capítulos, cada um recheado de missões variadas, sempre tem uma missão principal ligada a história, mas nada que te mantenha ocupado.

Completando missões você ganhará itens e dinheiro que poderão ser usados para melhorar o nível do seu grupo, deixando muitas escolhas para você fazer.

As batalhas em si são muito desafiadoras, principalmente os encontros com chefes, que te levam ao seu limite e quando você achar que encontrou uma estratégia boa, o jogo mudará e te mostrará outra totalmente diferente, o desafio pode ser brutal, e você muitas vezes pensará em desistir, mas ao completar essas missões você estará orgulhoso.

Tendo sido derrotado você tem a opção de tentar novamente pagando uma pequena taxa, e se você ficar totalmente sem grana, prepare-se para dar Load.

Entretanto não é só lutas e brigas, o jogo tem um foco muito forte em personalização dos personagens, que vai de roupas até armas, o que dá um contraste mais pessoal aos elementos do jogo, vantagem que os rpgs japoneses são bons em proporcionar e que pode te transformar num comprador compulsivo ou estilista, além de ser extremamente viciante personalizar suas armas com melhorias e novas peças, o que pode se torna chato se em excesso, mas indispensável.

Finalizar a história leva de 35 a 40 horas fazendo apenas as missões principais, mas pode chegar facilmente a 50 se optar por fazer as missões opcionais.

A mecânica do jogo é complicada e não fica mais fácil mesmo após aprender a usá-la o que te proporciona um verdadeiro desafio, do começo ao fim.

O sistema de combate de Resonance of Fate é um dos mais complicados que vimos em qualquer rpg, é uma mistura de combate em tempo real, mas com turnos. Você tem o controle dos personagens por turnos, para tentar limpar a área dos inimigos que você derrota ao carregar suas armas e atirar da posição que você parou ou em movimento o que é chamado de "Herói Action", entretanto algumas armas causam dando "temporário" "scratch damage" que regeneram com o tempo, e outras dano permanente "direct damage" o que causa danos permanentes.

Os inimigos não ficam parados enquanto você ataca, podendo cortar os seus turnos e até mesmo os seus ataques. Ao utilizar uma "Heroi Action", o personagem gasta seus pontos de turno e fica invulnerável aos danos do oponente durante a ação, mas extremamente vulneravel após.

Você também perde turnos quando um membro do seu grupo toma danos altos, para evitar ficar extremamente vulnerável você deve matar os inimigos, ou destruir partes do seu corpo, pensando nisso como um todo, ganhar uma batalha requer um alto nível de estratégia.

Em adição aos comandos normais, você pode combinar seus personagens para tentar um ataque triplo em grupo, o que pode mudar o curso da batalha, ao executá-lo direito te dá pontos extras, mas se você errar durante a movimentação, você perde pontos. É bem complicado coordenar um ataque triplo, mas um bem feito pode terminar a batalha muito rápido. Após dominar essas técnicas, o combate em Resonance of Fate é gratificante até o fim.

O clima acinzentado de Resonance of Fate cai bem ate o final, criando uma atmosfera que faz ter dejavus a qualquer um que tenha jogado Star ocean: the last hope. Um adicional é que ao mudar suas roupas elas também mudam nas cenas gráficas, o que é ponto positivo ao jogo.

As sequências das lutas são também muito cinemáticas, com foco em acrobacias e manobras estonteantes. O enredo é normalmente previsível e alguns personagens demasiadamente bobos, as falas das lutas são simples e a trilha sonora é bem feita.
Está claro que existe um grande foco de atenção quando se fala de Resonance of Fate. É uma experiência realmente desafiadora, que jogadores do mundo todo irão gostar chegar ao fim e além disto o sistema complexo de batalha irá te levar frequentemente ao extremo.

Se você procura um RPG para quebrar a normalidade, Resonance of fate merece atenção."

Tradução que o Magnus (bizzarrooo@hotmail.com) muito gentilmente fez a meu pedido. Obrigada, Magnus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod

(FF XV) Ganhando AP com qualquer level, sem itens difíceis

Batalhando com o Gladiolus Compra a habilidade de ganhar AP com o Noctis dando Translocação Ofensiva Vai em qualquer acampamento e põe pra treinar contra o gladios lv 5.  Quando começar o treino já trava a mira e aperta o triângulo até ganhar dele,  1 AP a cada 15 segundos mais ou menos. 150 AP a cada 15 minutos. Por Naldo Rodrigues ... Usando magia Habilita as técnicas na árvore de magia: Força mágica que custa 20 PA e e Ação Mágica que custa 24 PA Equipe magia no Noctis Entre em uma luta e jogue uma magia. Cada luta rende 1 AP Por Cam Grigori

(FF XV) Capítulo 14 - 2 milhões de xp e 133 mil gil com o esquema dos Wyverns

Passei dois dias inteiros sem jogar. Mas valeu a pena, foi um Natal muito gostoso, como espero tenha sido o de todos vocês. Antes de ir, não resisti e fiz uma dungeon completa, a do Estreito de Crestholm. Não tem arma real lá. Eu queria fazer porque lá estava a quest da Cindy, O sempre ilustre Regália e também a quarta parte do mapa do Tesouro em papel. Também lá tem um Amuleto do Moogle, que concede + 20% de xp para quem o tiver equipado. Eu já tinha um. Acho que peguei nas Minas Balouve quando fui lá dar uma olhadela e saí correndo para não morrer. rs Bom, o Estreito de Crestholm é um labirinto com mobs lvl 39 e um monte de níveis. Você tem que acionar 7 mecanismos para abrir a porta final. Eu tentei seguir o esquema abaixo, do guia oficial, mas acabei me perdendo um monte de vezes e no fim deu tudo certo. lol Tem dois bosses. Uma espécie de medusa e um tipo de dragão. A medusa não dá quase trabalho e o dragão eu gostei da luta. Ela tem um efeito especial muito bon

(FF XV) Pós game: Regália Type-F, quests Menaces da Ezma e quests do Randolph

Oh meu Pai!!! Eu ganhei o Regália Type-F assim que voltei para Lucis após a finalização da história. Ele é lindoooo!!! Maravilhoso!!! Incrível!!! Sensacional!!! Fantástico!!! Fodástico!!! É o máximo!!! #partiu Explodir Regália Type-F Só é digamos que um pouquinho difícil de estacionar com ele. Tem que ser na estrada e não pode encostar numa folhinha. Se encostar ou danifica todo e eu logo descobri para que serve a opção de manutenção lá no Hammerhead ou explode inteiro e game over. :( lol Eu ameeeiiiii!!!! Mal posso esperar para voar muito por toda Eos. Mas como também mal posso esperar para fazer as outras coisas, fui logo na Ezma, uma velha do Quartel dos Caçadores, lá em cima do mapa. A velha parecia o Cid quando eu não tinha o item que ele pediu: só ficava falando asneiras e nada de me entregar as quests. Fui consultar e o guia diz que habilita depois de finalizar o game e fazer quatro dungeons opcionais: Balouve, Crestholm, Daurell e Costlemark. Balouve, Crestholm e