Pular para o conteúdo principal

Resonance of Fate: vídeo review da GT



"Tendo trabalhado na criação de Star Ocean e Valkirie Profile com a Square-Enix, a produtora Tri-Ace junto-se com a Sega para criar Resonance of Fate.

Lutas brilhantes, cenários detalhados e um estilo de mapa único certamente o ajudam a se destacar de outros rpgs sem sofrer com falta de estilo e substância.

Resonance of Fate passa em um futuro onde o mundo foi assolado por mudanças climáticas, levando a humanidade à beira da extinção. Graças ao milagre da ciência e conveniência das máquinas, a humanidade encontra salvação em um tipo de torre gigante chamada Basel.

Entre o grupo de habitantes, encontramos os três heróis do jogo, um grupo de companheiros que ganham a vida fazendo trabalho sujo para a sua clientela nobre, cada um deles possui segredos no passado, que podem ser bons ou não, até o final do jogo.

Diferente de se focar em uma estória enorme e linear, Resonance of Fate se concentra em pequenos capítulos que podem ou não ter acrescentar algo na estória, existem extratos da estória principal, mas que não seguem um circulo até o fim do jogo, certamente não sendo um fator negativo na historia, sendo até os pequenos capítulos memoráveis.

Entretanto a verdadeira estória está por trás dos 3 protagonistas que prenderão a sua atenção ate o fim. Se você está procurando por uma grande estória, em outras palavras, você encontrará uma aqui.

Resonance of Fate é tudo, menos comum. Essa é a primeira vez que você acessa o mapa-mundi, que é feito de pequenos hexágonos coloridos, que você tem que abrir para progredir. Escondidos embaixo desses hexágonos estão cidades, cavernas, localizações, tesouros, mas não é tão simples quanto parece. Você também pode influenciar nas propriedades locais, utilizando terminais próximos que permitem juntar terminais da mesma cor, conectando-os como um jogo de tabuleiro que também promovem uma sensação de exploração e liberdade como bônus.

Sua aventura é dividida em 16 capítulos, cada um recheado de missões variadas, sempre tem uma missão principal ligada a história, mas nada que te mantenha ocupado.

Completando missões você ganhará itens e dinheiro que poderão ser usados para melhorar o nível do seu grupo, deixando muitas escolhas para você fazer.

As batalhas em si são muito desafiadoras, principalmente os encontros com chefes, que te levam ao seu limite e quando você achar que encontrou uma estratégia boa, o jogo mudará e te mostrará outra totalmente diferente, o desafio pode ser brutal, e você muitas vezes pensará em desistir, mas ao completar essas missões você estará orgulhoso.

Tendo sido derrotado você tem a opção de tentar novamente pagando uma pequena taxa, e se você ficar totalmente sem grana, prepare-se para dar Load.

Entretanto não é só lutas e brigas, o jogo tem um foco muito forte em personalização dos personagens, que vai de roupas até armas, o que dá um contraste mais pessoal aos elementos do jogo, vantagem que os rpgs japoneses são bons em proporcionar e que pode te transformar num comprador compulsivo ou estilista, além de ser extremamente viciante personalizar suas armas com melhorias e novas peças, o que pode se torna chato se em excesso, mas indispensável.

Finalizar a história leva de 35 a 40 horas fazendo apenas as missões principais, mas pode chegar facilmente a 50 se optar por fazer as missões opcionais.

A mecânica do jogo é complicada e não fica mais fácil mesmo após aprender a usá-la o que te proporciona um verdadeiro desafio, do começo ao fim.

O sistema de combate de Resonance of Fate é um dos mais complicados que vimos em qualquer rpg, é uma mistura de combate em tempo real, mas com turnos. Você tem o controle dos personagens por turnos, para tentar limpar a área dos inimigos que você derrota ao carregar suas armas e atirar da posição que você parou ou em movimento o que é chamado de "Herói Action", entretanto algumas armas causam dando "temporário" "scratch damage" que regeneram com o tempo, e outras dano permanente "direct damage" o que causa danos permanentes.

Os inimigos não ficam parados enquanto você ataca, podendo cortar os seus turnos e até mesmo os seus ataques. Ao utilizar uma "Heroi Action", o personagem gasta seus pontos de turno e fica invulnerável aos danos do oponente durante a ação, mas extremamente vulneravel após.

Você também perde turnos quando um membro do seu grupo toma danos altos, para evitar ficar extremamente vulnerável você deve matar os inimigos, ou destruir partes do seu corpo, pensando nisso como um todo, ganhar uma batalha requer um alto nível de estratégia.

Em adição aos comandos normais, você pode combinar seus personagens para tentar um ataque triplo em grupo, o que pode mudar o curso da batalha, ao executá-lo direito te dá pontos extras, mas se você errar durante a movimentação, você perde pontos. É bem complicado coordenar um ataque triplo, mas um bem feito pode terminar a batalha muito rápido. Após dominar essas técnicas, o combate em Resonance of Fate é gratificante até o fim.

O clima acinzentado de Resonance of Fate cai bem ate o final, criando uma atmosfera que faz ter dejavus a qualquer um que tenha jogado Star ocean: the last hope. Um adicional é que ao mudar suas roupas elas também mudam nas cenas gráficas, o que é ponto positivo ao jogo.

As sequências das lutas são também muito cinemáticas, com foco em acrobacias e manobras estonteantes. O enredo é normalmente previsível e alguns personagens demasiadamente bobos, as falas das lutas são simples e a trilha sonora é bem feita.
Está claro que existe um grande foco de atenção quando se fala de Resonance of Fate. É uma experiência realmente desafiadora, que jogadores do mundo todo irão gostar chegar ao fim e além disto o sistema complexo de batalha irá te levar frequentemente ao extremo.

Se você procura um RPG para quebrar a normalidade, Resonance of fate merece atenção."

Tradução que o Magnus (bizzarrooo@hotmail.com) muito gentilmente fez a meu pedido. Obrigada, Magnus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Persona 5) Guia em Português dos Confidentes (Confidants)

Sejam bem vindos a "Phantom Thieves", como tudo começou... Faça novas amizades: Para fazer novas amizades é bem simples, basta passar um tempo com algum  personagem para ganhar pontos de relacionamento, sendo que a relação sobe de nível  após acumular pontos suficientes. Acompanhar os confidentes faz o tempo passar e algumas ações melhoram os  relacionamentos mais rápido. Tenha em mente as seguintes informações ao interagir com os confidentes: *Sempre que for se encontrar com algum Confidant, leve uma Persona do mesmo  arcano dele, pois isso aumenta a quantidade de pontos de relacionamento recebidas  ao interagir com eles. Não é necessário equipar a Persona e o nível dela não faz  diferença; *Alguns confidentes sobem de nível de maneira diferenciada, seja automaticamente  durante o avanço da história, seja fazendo tarefas especiais. Nesse caso, não é  necessário levar uma Persona do arcano correspondente....

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod...

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das...

(Persona 5) Guia em Português para leitura de Livros (Books)

"Leia todos os livros, assim como na vida real a leitura é a chave para o conhecimento!" Existem 34 livros no Persona 5 que oferecem uma variedade de benefícios para você uma vez que são lidos. Alguns livros permitem um aumento para uma de suas estatísticas. Outros desbloqueiam vários locais, enquanto os livros restantes lhe dão uma habilidade relacionada a uma de suas atividades. Ler todos desbloqueia o troféu do Bookworm . O que ajuda a acelerar o processo é a leitura automática de livros. A leitura automática significa que, se você estiver lendo um livro sobre um local que já foi, você pode terminar imediatamente a leitura desse livro, uma vez selecionado. Isso permite que você leia outro livro, sem perder tempo. Isso aplica-se apenas a livros sobre destinação. Cleaning your room (Limpando o seu quarto) Título do livro  Capítulos  Recompensa  Leitura automática Yongen-Wanderer 1 Unlocks shortcuts to Ba...