Pular para o conteúdo principal

Os 10 games de 2.010 mais vendidos no lançamento: a difícil arte da adivinhação.


Call of Duty: Black Ops
Gran Turismo 5
Assassin's Creed: Brotherhood
WoW: Cataclysm
Halo: Reach
Red Dead Redemption
Fifa Soccer 11
NFS Hot Pursuit
Final Fantasy XIII
10º
Pokemon Black & White

Os jogos são estes, agora na hora da definição dos lugares deu uma embaçadinha. Assim, Gran Turismo, Assassin's Creed e World of Warcraft: Cataclysm podem trocar posições entre si e Need for Speed pode subir e até mesmo descer algumas descer uma ou duas posições.

...

Bom, a verdade é que minha bola de cristal hoje estava mal humorada e não funcionou nem a pau, de forma que fui obrigada a utilizar algumas estatísticas para montar o ranking acima. rs

Para começar, a contagem das vendas que "vale" é a das primeiras 10 semanas, porque é quando vende o grosso do montante geral. Depois disto vende apenas mais alguma coisinha por mês, na maior parte dos casos. Regra geral. Existem excessões, óbvio. Assim, um jogo lançado no último dia de 2.010 terá suas vendas contabilizadas pelos próximos 3 meses de 2.011, mas ainda consideradas como vendas de jogo de 2.010. Peguei um exemplo bem próximo à WoW: Cataclysm que será lançado em 07/12/10.

Daniel mostrou-me um site que tem as vendas mundiais de cada jogo, semana por semana. Fui até lá, identifiquei e coletei os dados de vários jogos, tanto pelo critério de mais vendidos, quanto pelo critério de mais popular e até mesmo alguns que eu queria saber por curiosidade pessoal. Acrescentei as notas do Metacritic, também:

TÍTULO
PLATAFORMA
RELEASE
NOTA
VENDAS
CoD: Bops (1)
TODAS - PSP
09/11/10
89
9,50
Halo: Reach (9)
XBOX
14/09/10
91
6,15
Red Dead
PS3/XBOX
18/05/10
95
5,57
FFXIII
PS3/XBOX
01/03/10
83
5,28
Fifa Soccer 11 (7)
TODAS
28/09/10
89
4,94
Pokemon BW (9) *
DS
18/09/10
90
4,47
DQIX
DS
11/07/10
87
4,46
Battefield: BC 2
PS3/XBOX/PC
02/03/10
88
3,81
Super Mario Galaxy 2
WII
23/05/10
97
3,59
Fallout New Vegas (4)
PS3/XBOX/PC
19/10/10
86
2,50
GoW III
PS3
16/03/10
92
2,45
StarCraft II
PC
27/07/10
93
2,32
Fable III (3)
XBOX
26/10/10
80
1,65
Mass Effect 2
XBOX
26/01/10
96
1,64
Heavy Rain
PS3
23/02/10
87
1,21
Splinter Cell: C
XBOX
13/04/10
85
1,19
Bayonetta
PS3/XBOX
05/01/10
90
1,07
Alan Wake
XBOX
18/05/10
83
0,60
Castlevania (6)
PS3/XBOX360
05/10/10
85
0,44
Resonance of Fate
PS3
16/03/10
74
0,43
Rock Band 3 (3)
PS3/XBOX/WII
26/10/10
93
0,35
Vanquish (4)
PS3/XBOX
19/10/10
84
0,27
Enslaved (6)
PS3/XBOX
05/10/10
82
0,25

Todos os mais vendidos até 2,5 milhões estão aqui, mas abaixo disto só peguei os que me interessavam, coloquei na ordem das vendas e conferi.

Enslaved super mal. E Resonance of Fate então??? Vixe... Castlevania, coitado.... Mas FFXIII está lá em cima. :DD

Bom, mas tinha um problema que era o fato de que alguns não haviam completado suas 10 semanas e portanto o número estava incompleto. São os jogos com números entre parênteses na tabela que dizem quantas semanas foram consideradas. Como a maioria tem mais de 3 semanas, dá para fazer uma extrapolação à partir dos números anteriores. Regra geral nas primeiras semanas concentram-se 40% do volume total, às vezes até na primeira semana. Na segunda tem-se uma queda brutal, de pelo menos 50% nas vendas (no caso de COD: BO até mais. Foi de 9,5 milhões para 2,9 segundo li em uma entrevista com um de seus representantes). Bom, fiz os cálculos e surgiu uma nova tabela:

TÍTULO
PLATAFORMA
RELEASE
NOTA
VENDAS
ESTIM.
TOTAIS
CoD: Bops (1)
TODAS - PSP
09/11/10
89
9,50
21,83
21,83
Halo: Reach (9)
XBOX
14/09/10
91
6,15
6,27
6,27
Red Dead
PS3/XBOX
18/05/10
95
5,57
5,57
Fifa Soccer 11 (7)
TODAS
28/09/10
89
4,94
5,43
5,43
NFS Hot Pursuit
PS3/XBOX/PC/WII
16/11/10
90
5,37
FFXIII
PS3/XBOX
01/03/10
83
5,28
5,28
Pokemon BW (9) *
DS
18/09/10
90
4,47
4,84
4,84
DQIX
DS
11/07/10
87
4,46
4,46
Battefield: BC 2
PS3/XBOX/PC
02/03/10
88
3,81
3,81
Super Mario Galaxy 2
WII
23/05/10
97
3,59
3,59
Fallout New Vegas (4)
PS3/XBOX/PC
19/10/10
86
2,50
3,50
3,50
Fable III (3)
XBOX
26/10/10
80
1,65
2,80
2,80
GoW III
PS3
16/03/10
92
2,45
2,45
StarCraft II
PC
27/07/10
93
2,32
2,32
Mass Effect 2
XBOX
26/01/10
96
1,64
1,64
Heavy Rain
PS3
23/02/10
87
1,21
1,21
Splinter Cell: C
XBOX
13/04/10
85
1,19
1,19
Bayonetta
PS3/XBOX
05/01/10
90
1,07
1,07
Alan Wake
XBOX
18/05/10
83
0,60
0,60
Castlevania (6)
PS3/XBOX360
05/10/10
85
0,44
0,60
0,60
Rock Band 3 (3)
PS3/XBOX/WII
26/10/10
93
0,35
0,51
0,51
Resonance of Fate
PS3
16/03/10
74
0,43
0,43
Vanquish (4)
PS3/XBOX
19/10/10
84
0,27
0,38
0,38
Enslaved (6)
PS3/XBOX
05/10/10
82
0,25
0,35
0,35

Que Black Ops venda 1 ou 2 milhões a mais ou a menos, pouco importa. Ele ainda continuaria sendo o mais vendido, porque a distância entre o segundo colocado é absurda. Halo: Reach já está com 9 semanas e dificilmente mostrará alguma surpresa na última da contagem. Fifa Soccer e Pokemon Black & White igualmente (sobre este último, são números apenas para o Japão. O lançamento no restante do mundo será em 2.011 e a nota foi dada por usuários). Todos estes e os demais projetados podem ter alguma pequena diferença (e é lógico que estes não serão os números exatos), mas nada realmente significativo. E para os últimos realmente não importa, pois não entrarão no ranking.

Bem, ainda restavam alguns problemas para resolver:

O Super Mario All Stars Limited Edition que foi lançado no japão em 21/10/10 e será lançado no restante do mundo em 12/12/10. Com poucas semanas de vendas lá e em sendo as vendagens do Japão tão diferentes do restante do mundo, fica meio difícil saber o que acontecerá. Em 4 semanas lá, vendeu 0,5 milhões. Chutei generosamente que poderá chegar a 4,0 milhões. Sendo mais uma compilação do que um lançamento e em tratando-se de Wii, não acredito que ultrapasse este montante.

O Kinect Adventures vendeu 1,13 milhão de unidades em 2 semanas. Ainda sem os dados do Japão, onde foi lançado esta semana e dados parciais na Europa. Bom, um joguinho que ganha 61 na média de 40 críticas não pode ser realmente bom, mas ele é vendido em combo com o Kinect. Também não há ainda muita oferta de games Kinect e ninguém vai comprar o acessório para não usar. De forma que o Adventures deve vender ainda mais alguns milhões, mesmo que seja fraco no japão. Na América vendeu 550 mil na primeira semana e 250 mil na segunda. 45% a menos na segunda semana. Na Europa vendeu 327 mil na primeira semana. Na mesma proporção, teria vendido 180 mil na segunda. No Japão falam em 1/4 das vendas para a primeira semana (para o Kinect, mas vou usar para o Adventures), o que equivale (se for relativo à América) à 138 mil na primeira semana e 76 mil na segunda = 1,5 milhão. Aplicando uma queda de 5% a cada mês, chego em 4,15 milhões. Difícil ser mais do que isto.

E finalmente, os jogos que ainda não foram lançados ou que foram lançados tão recentemente que não há qualquer estatística:

Need for Speed Hot Pursuit (16/11/10) com nota 90: os dois últimos títulos, com notas menores, venderam em média 4,81 milhões. Como este está com uma expectativa melhor, acrescentei 10% = 5,4 milhões.

Assassin's Creed: Brotherhood (16/11/10) com nota 90, levemente inferior à do título anterior (91) que vendeu 8,28 milhões. Vou manter esta expectativa.

Gran Turismo 5 (24/11/10) com uma frustrante nota de 87 para um dos jogos mais aguardados do ano. Reclamações chovendo de usuários e ainda assim deve vender muito. O game é lendário e os fãs aguardavam há 6 anos. Fiz uma média ponderada pela nota dos 4 títulos anteriores e cheguei ao número de 10,25.

World of Warcraft - Cataclysm (07/12/10). Também muito aguardado e por ter uma sólida base de assinantes, este MMO deve vender tanto quanto as demais expansões que tiveram uma média de  7,18 milhões.

Os demais jogos recem-lançados ou a lançar não devem atingir os 5 milhões exigidos para figurar entre os 10 mais vendidos. Sackboy's Prehistoric, Golden Sun: Dark Down e Disney Epic são os títulos mais quentes, mas não devem chegar nem perto.

Esta é a tabela final:

TÍTULO
PLATAFORMA
RELEASE
NOTA
VENDAS
ESTIM.
TOTAIS
CoD: Bops (1)
TODAS - PSP
09/11/10
89
9,50
21,83
21,83
Gran Turismo 5
PS3
24/11/10
87
10,25
Assassin's Creed: B
PS3/XBOX/PC
16/11/10
90
8,28
WoW: Cataclysm
PC
07/12/10
7,18
Halo: Reach (9)
XBOX
14/09/10
91
6,15
6,27
6,27
Red Dead
PS3/XBOX
18/05/10
95
5,57
5,57
Fifa Soccer 11 (7)
TODAS
28/09/10
89
4,94
5,43
5,43
NFS Hot Pursuit
PS3/XBOX/PC/WII
16/11/10
90
5,37
FFXIII
PS3/XBOX
01/03/10
83
5,28
5,28
Pokemon BW (9) *
DS
18/09/10
90
4,47
4,84
4,84
DQIX
DS
11/07/10
87
4,46
4,46
Kinect Adventures
KINECT
04/11/10
61
1,13
4,15
4,15
Super Mario All Stars
Wii
21/10/10
0,52
4,00
4,00
Battefield: BC 2
PS3/XBOX/PC
02/03/10
88
3,81
3,81
Super Mario Galaxy 2
WII
23/05/10
97
3,59
3,59
Fallout New Vegas (4)
PS3/XBOX/PC
19/10/10
86
2,50
3,50
3,50
Fable III (3)
XBOX
26/10/10
80
1,65
2,80
2,80
GoW III
PS3
16/03/10
92
2,45
2,45
StarCraft II
PC
27/07/10
93
2,32
2,32
Mass Effect 2
XBOX
26/01/10
96
1,64
1,64
Heavy Rain
PS3
23/02/10
87
1,21
1,21
Splinter Cell: C
XBOX
13/04/10
85
1,19
1,19
Bayonetta
PS3/XBOX
05/01/10
90
1,07
1,07
Alan Wake
XBOX
18/05/10
83
0,60
0,60
Castlevania (6)
PS3/XBOX360
05/10/10
85
0,44
0,60
0,60
Rock Band 3 (3)
PS3/XBOX/WII
26/10/10
93
0,35
0,51
0,51
Resonance of Fate
PS3
16/03/10
74
0,43
0,43
Vanquish (4)
PS3/XBOX
19/10/10
84
0,27
0,38
0,38
Enslaved (6)
PS3/XBOX
05/10/10
82
0,25
0,35
0,35

De onde tirei a tabela mostrada no início, bem como os comentários, que repito aqui:

Call of Duty: Black Ops
Gran Turismo 5
Assassin's Creed: Brotherhood
WoW: Cataclysm
Halo: Reach
Red Dead Redemption
Fifa Soccer 11
NFS Hot Pursuit
Final Fantasy XIII
10º
Pokemon Black & White

"Assim, Gran Turismo, Assassin's Creed e World of Warcraft: Cataclysm podem trocar posições entre si e Need for Speed pode subir e até mesmo descer uma ou duas posições."

Super Mario All Stars LE poderia vender 800 mil a mais e desbancar Pokemon? Dificilmente. O Super Mario Galaxy 2 que era lançamento, vendeu 3,59 milhões.

E o Kinect Adventures? Difícil também. Wii Sports que tinha nota melhor foi lançado na mesma estratégia, coladinho com o Wii, em Nov/06. Sabem quanto vendeu nas 10 primeiras semanas? 3,68 milhões.

De qualquer forma não é impossível que seja o azarão do ano. Temos um Natal pela frente. hohoho.

(Só como curiosidade: os dois únicos títulos de PSP que venderam mais de 1 milhão este ano foram: Kingdom Hearts: Birth by Sleep com 1,31 e Metal Gear Solid: Peace Walker com 1,09. God of War: Ghost of Sparta vendeu 0,16 nas 3 primeiras semanas). Agora por que os desenvolvedores são doidos pelo console, não sei. :(

...

Eu gosto de fazer estes exercícios com números e projeções, de vez em quando. E de deixar registrado também, para conferir depois e ver o quanto acertei ou errei. :D


Final Fantasy XIII está atualmente com 5,96 milhões de vendas. Previsão de 6 milhões até o final do ano e de 7 milhões até o final da geração. (Acréscimo do Daniel)

Muito provável de ocorrer. Ainda hoje chegam novos jogadores aqui no blog. Se contassem os "genéricos" e os reusos iria para o primeiro lugar, sem dúvida. lol

Não é assim o the best, lógico. Mas foi bem melhor que os concorrentes. 

Indico a leitura desta matéria, também de agorinha, do IGN sobre "Os 10 maiores desapontamentos em games de 2.010".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

FFXIII - Pós Game - Titan's Trial

Olhem o gigante que está em Archylte Steppe agora. Ainda não encontrei nome, referência, nada. E eu pensando que Adamantoise era imenso. Ratinho perto dele. lol Será que é para matar? (Atualização 1: Sabem aquele círculo de l'Cie Stones que estavam "apagadas" antes? Agora estão "acesas". Fui lá ver quais eram as missões e são praticamente as últimas, da 54 à 62 salvo engano. Quando toquei na 62, o gigante olhou, fez cara de quem não gostou e gritou ou praguejou, sei lá. Sai xispando. Melhor deixar estas stones quietinhas por enquanto. lol ) (Atualização 2: Descobri. É um Titan que fica em uma área até então inexplorada, The Faultwarrens, com entrada por Aggra Pasture e só abre após a execução da missão 34. Ele propõe uma nova quest, para provar se sua equipe é mesmo forte. Se você enfrentar todos e vencer, lutará com um Titan (não ele) e ganhará um prêmio, além de um novo Troféu/Conquista. São 16 monstros, as l'Cie de número 35 a 50 mais

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod

FFXIII - Capítulo 10 - Crystarium evolution...

A Square se pela de medo de minhas críticas! lol (Vai sonhando Neiva) O fato é que é só reclamar de algo e um pouco mais a frente ela resolve, ou tenta. Foi falar da merreca do novo círculo da Crystarium e pronto: evolution!!! Agora todos os personagens podem evoluir para todos os 6 tipos de perfis. Assim, todos podem ser médicos, p.e.. Hummm..... Sei.... Grande coisa!!!! Eu queria novas armas (de preferência aquelas invencíveis e beeemmm escondidas), novos poderes incríveis, armaduras e acessórios poderosos, este tipo de coisa. É pedir muito? Parece que sim. Mas.... Quem não tem cão caça com gato! (é assim mesmo o ditado? Nem lembro) Antes isto do que nada, ao menos posso brincar de evoluir enquanto luto. E ó, já vou avisar para aqueles que quiserem ser tão espertinhos quanto eu, que pensei na hora: - Ôba!!! Vou pegar um acessório a mais para cada um. hahahahaha Trouxa! Square que não é boba e nem nada tirou o espaço do acessório extra nas novas evoluçõe