Pular para o conteúdo principal

Os 10 games de 2.010 mais vendidos no lançamento: a difícil arte da adivinhação.


Call of Duty: Black Ops
Gran Turismo 5
Assassin's Creed: Brotherhood
WoW: Cataclysm
Halo: Reach
Red Dead Redemption
Fifa Soccer 11
NFS Hot Pursuit
Final Fantasy XIII
10º
Pokemon Black & White

Os jogos são estes, agora na hora da definição dos lugares deu uma embaçadinha. Assim, Gran Turismo, Assassin's Creed e World of Warcraft: Cataclysm podem trocar posições entre si e Need for Speed pode subir e até mesmo descer algumas descer uma ou duas posições.

...

Bom, a verdade é que minha bola de cristal hoje estava mal humorada e não funcionou nem a pau, de forma que fui obrigada a utilizar algumas estatísticas para montar o ranking acima. rs

Para começar, a contagem das vendas que "vale" é a das primeiras 10 semanas, porque é quando vende o grosso do montante geral. Depois disto vende apenas mais alguma coisinha por mês, na maior parte dos casos. Regra geral. Existem excessões, óbvio. Assim, um jogo lançado no último dia de 2.010 terá suas vendas contabilizadas pelos próximos 3 meses de 2.011, mas ainda consideradas como vendas de jogo de 2.010. Peguei um exemplo bem próximo à WoW: Cataclysm que será lançado em 07/12/10.

Daniel mostrou-me um site que tem as vendas mundiais de cada jogo, semana por semana. Fui até lá, identifiquei e coletei os dados de vários jogos, tanto pelo critério de mais vendidos, quanto pelo critério de mais popular e até mesmo alguns que eu queria saber por curiosidade pessoal. Acrescentei as notas do Metacritic, também:

TÍTULO
PLATAFORMA
RELEASE
NOTA
VENDAS
CoD: Bops (1)
TODAS - PSP
09/11/10
89
9,50
Halo: Reach (9)
XBOX
14/09/10
91
6,15
Red Dead
PS3/XBOX
18/05/10
95
5,57
FFXIII
PS3/XBOX
01/03/10
83
5,28
Fifa Soccer 11 (7)
TODAS
28/09/10
89
4,94
Pokemon BW (9) *
DS
18/09/10
90
4,47
DQIX
DS
11/07/10
87
4,46
Battefield: BC 2
PS3/XBOX/PC
02/03/10
88
3,81
Super Mario Galaxy 2
WII
23/05/10
97
3,59
Fallout New Vegas (4)
PS3/XBOX/PC
19/10/10
86
2,50
GoW III
PS3
16/03/10
92
2,45
StarCraft II
PC
27/07/10
93
2,32
Fable III (3)
XBOX
26/10/10
80
1,65
Mass Effect 2
XBOX
26/01/10
96
1,64
Heavy Rain
PS3
23/02/10
87
1,21
Splinter Cell: C
XBOX
13/04/10
85
1,19
Bayonetta
PS3/XBOX
05/01/10
90
1,07
Alan Wake
XBOX
18/05/10
83
0,60
Castlevania (6)
PS3/XBOX360
05/10/10
85
0,44
Resonance of Fate
PS3
16/03/10
74
0,43
Rock Band 3 (3)
PS3/XBOX/WII
26/10/10
93
0,35
Vanquish (4)
PS3/XBOX
19/10/10
84
0,27
Enslaved (6)
PS3/XBOX
05/10/10
82
0,25

Todos os mais vendidos até 2,5 milhões estão aqui, mas abaixo disto só peguei os que me interessavam, coloquei na ordem das vendas e conferi.

Enslaved super mal. E Resonance of Fate então??? Vixe... Castlevania, coitado.... Mas FFXIII está lá em cima. :DD

Bom, mas tinha um problema que era o fato de que alguns não haviam completado suas 10 semanas e portanto o número estava incompleto. São os jogos com números entre parênteses na tabela que dizem quantas semanas foram consideradas. Como a maioria tem mais de 3 semanas, dá para fazer uma extrapolação à partir dos números anteriores. Regra geral nas primeiras semanas concentram-se 40% do volume total, às vezes até na primeira semana. Na segunda tem-se uma queda brutal, de pelo menos 50% nas vendas (no caso de COD: BO até mais. Foi de 9,5 milhões para 2,9 segundo li em uma entrevista com um de seus representantes). Bom, fiz os cálculos e surgiu uma nova tabela:

TÍTULO
PLATAFORMA
RELEASE
NOTA
VENDAS
ESTIM.
TOTAIS
CoD: Bops (1)
TODAS - PSP
09/11/10
89
9,50
21,83
21,83
Halo: Reach (9)
XBOX
14/09/10
91
6,15
6,27
6,27
Red Dead
PS3/XBOX
18/05/10
95
5,57
5,57
Fifa Soccer 11 (7)
TODAS
28/09/10
89
4,94
5,43
5,43
NFS Hot Pursuit
PS3/XBOX/PC/WII
16/11/10
90
5,37
FFXIII
PS3/XBOX
01/03/10
83
5,28
5,28
Pokemon BW (9) *
DS
18/09/10
90
4,47
4,84
4,84
DQIX
DS
11/07/10
87
4,46
4,46
Battefield: BC 2
PS3/XBOX/PC
02/03/10
88
3,81
3,81
Super Mario Galaxy 2
WII
23/05/10
97
3,59
3,59
Fallout New Vegas (4)
PS3/XBOX/PC
19/10/10
86
2,50
3,50
3,50
Fable III (3)
XBOX
26/10/10
80
1,65
2,80
2,80
GoW III
PS3
16/03/10
92
2,45
2,45
StarCraft II
PC
27/07/10
93
2,32
2,32
Mass Effect 2
XBOX
26/01/10
96
1,64
1,64
Heavy Rain
PS3
23/02/10
87
1,21
1,21
Splinter Cell: C
XBOX
13/04/10
85
1,19
1,19
Bayonetta
PS3/XBOX
05/01/10
90
1,07
1,07
Alan Wake
XBOX
18/05/10
83
0,60
0,60
Castlevania (6)
PS3/XBOX360
05/10/10
85
0,44
0,60
0,60
Rock Band 3 (3)
PS3/XBOX/WII
26/10/10
93
0,35
0,51
0,51
Resonance of Fate
PS3
16/03/10
74
0,43
0,43
Vanquish (4)
PS3/XBOX
19/10/10
84
0,27
0,38
0,38
Enslaved (6)
PS3/XBOX
05/10/10
82
0,25
0,35
0,35

Que Black Ops venda 1 ou 2 milhões a mais ou a menos, pouco importa. Ele ainda continuaria sendo o mais vendido, porque a distância entre o segundo colocado é absurda. Halo: Reach já está com 9 semanas e dificilmente mostrará alguma surpresa na última da contagem. Fifa Soccer e Pokemon Black & White igualmente (sobre este último, são números apenas para o Japão. O lançamento no restante do mundo será em 2.011 e a nota foi dada por usuários). Todos estes e os demais projetados podem ter alguma pequena diferença (e é lógico que estes não serão os números exatos), mas nada realmente significativo. E para os últimos realmente não importa, pois não entrarão no ranking.

Bem, ainda restavam alguns problemas para resolver:

O Super Mario All Stars Limited Edition que foi lançado no japão em 21/10/10 e será lançado no restante do mundo em 12/12/10. Com poucas semanas de vendas lá e em sendo as vendagens do Japão tão diferentes do restante do mundo, fica meio difícil saber o que acontecerá. Em 4 semanas lá, vendeu 0,5 milhões. Chutei generosamente que poderá chegar a 4,0 milhões. Sendo mais uma compilação do que um lançamento e em tratando-se de Wii, não acredito que ultrapasse este montante.

O Kinect Adventures vendeu 1,13 milhão de unidades em 2 semanas. Ainda sem os dados do Japão, onde foi lançado esta semana e dados parciais na Europa. Bom, um joguinho que ganha 61 na média de 40 críticas não pode ser realmente bom, mas ele é vendido em combo com o Kinect. Também não há ainda muita oferta de games Kinect e ninguém vai comprar o acessório para não usar. De forma que o Adventures deve vender ainda mais alguns milhões, mesmo que seja fraco no japão. Na América vendeu 550 mil na primeira semana e 250 mil na segunda. 45% a menos na segunda semana. Na Europa vendeu 327 mil na primeira semana. Na mesma proporção, teria vendido 180 mil na segunda. No Japão falam em 1/4 das vendas para a primeira semana (para o Kinect, mas vou usar para o Adventures), o que equivale (se for relativo à América) à 138 mil na primeira semana e 76 mil na segunda = 1,5 milhão. Aplicando uma queda de 5% a cada mês, chego em 4,15 milhões. Difícil ser mais do que isto.

E finalmente, os jogos que ainda não foram lançados ou que foram lançados tão recentemente que não há qualquer estatística:

Need for Speed Hot Pursuit (16/11/10) com nota 90: os dois últimos títulos, com notas menores, venderam em média 4,81 milhões. Como este está com uma expectativa melhor, acrescentei 10% = 5,4 milhões.

Assassin's Creed: Brotherhood (16/11/10) com nota 90, levemente inferior à do título anterior (91) que vendeu 8,28 milhões. Vou manter esta expectativa.

Gran Turismo 5 (24/11/10) com uma frustrante nota de 87 para um dos jogos mais aguardados do ano. Reclamações chovendo de usuários e ainda assim deve vender muito. O game é lendário e os fãs aguardavam há 6 anos. Fiz uma média ponderada pela nota dos 4 títulos anteriores e cheguei ao número de 10,25.

World of Warcraft - Cataclysm (07/12/10). Também muito aguardado e por ter uma sólida base de assinantes, este MMO deve vender tanto quanto as demais expansões que tiveram uma média de  7,18 milhões.

Os demais jogos recem-lançados ou a lançar não devem atingir os 5 milhões exigidos para figurar entre os 10 mais vendidos. Sackboy's Prehistoric, Golden Sun: Dark Down e Disney Epic são os títulos mais quentes, mas não devem chegar nem perto.

Esta é a tabela final:

TÍTULO
PLATAFORMA
RELEASE
NOTA
VENDAS
ESTIM.
TOTAIS
CoD: Bops (1)
TODAS - PSP
09/11/10
89
9,50
21,83
21,83
Gran Turismo 5
PS3
24/11/10
87
10,25
Assassin's Creed: B
PS3/XBOX/PC
16/11/10
90
8,28
WoW: Cataclysm
PC
07/12/10
7,18
Halo: Reach (9)
XBOX
14/09/10
91
6,15
6,27
6,27
Red Dead
PS3/XBOX
18/05/10
95
5,57
5,57
Fifa Soccer 11 (7)
TODAS
28/09/10
89
4,94
5,43
5,43
NFS Hot Pursuit
PS3/XBOX/PC/WII
16/11/10
90
5,37
FFXIII
PS3/XBOX
01/03/10
83
5,28
5,28
Pokemon BW (9) *
DS
18/09/10
90
4,47
4,84
4,84
DQIX
DS
11/07/10
87
4,46
4,46
Kinect Adventures
KINECT
04/11/10
61
1,13
4,15
4,15
Super Mario All Stars
Wii
21/10/10
0,52
4,00
4,00
Battefield: BC 2
PS3/XBOX/PC
02/03/10
88
3,81
3,81
Super Mario Galaxy 2
WII
23/05/10
97
3,59
3,59
Fallout New Vegas (4)
PS3/XBOX/PC
19/10/10
86
2,50
3,50
3,50
Fable III (3)
XBOX
26/10/10
80
1,65
2,80
2,80
GoW III
PS3
16/03/10
92
2,45
2,45
StarCraft II
PC
27/07/10
93
2,32
2,32
Mass Effect 2
XBOX
26/01/10
96
1,64
1,64
Heavy Rain
PS3
23/02/10
87
1,21
1,21
Splinter Cell: C
XBOX
13/04/10
85
1,19
1,19
Bayonetta
PS3/XBOX
05/01/10
90
1,07
1,07
Alan Wake
XBOX
18/05/10
83
0,60
0,60
Castlevania (6)
PS3/XBOX360
05/10/10
85
0,44
0,60
0,60
Rock Band 3 (3)
PS3/XBOX/WII
26/10/10
93
0,35
0,51
0,51
Resonance of Fate
PS3
16/03/10
74
0,43
0,43
Vanquish (4)
PS3/XBOX
19/10/10
84
0,27
0,38
0,38
Enslaved (6)
PS3/XBOX
05/10/10
82
0,25
0,35
0,35

De onde tirei a tabela mostrada no início, bem como os comentários, que repito aqui:

Call of Duty: Black Ops
Gran Turismo 5
Assassin's Creed: Brotherhood
WoW: Cataclysm
Halo: Reach
Red Dead Redemption
Fifa Soccer 11
NFS Hot Pursuit
Final Fantasy XIII
10º
Pokemon Black & White

"Assim, Gran Turismo, Assassin's Creed e World of Warcraft: Cataclysm podem trocar posições entre si e Need for Speed pode subir e até mesmo descer uma ou duas posições."

Super Mario All Stars LE poderia vender 800 mil a mais e desbancar Pokemon? Dificilmente. O Super Mario Galaxy 2 que era lançamento, vendeu 3,59 milhões.

E o Kinect Adventures? Difícil também. Wii Sports que tinha nota melhor foi lançado na mesma estratégia, coladinho com o Wii, em Nov/06. Sabem quanto vendeu nas 10 primeiras semanas? 3,68 milhões.

De qualquer forma não é impossível que seja o azarão do ano. Temos um Natal pela frente. hohoho.

(Só como curiosidade: os dois únicos títulos de PSP que venderam mais de 1 milhão este ano foram: Kingdom Hearts: Birth by Sleep com 1,31 e Metal Gear Solid: Peace Walker com 1,09. God of War: Ghost of Sparta vendeu 0,16 nas 3 primeiras semanas). Agora por que os desenvolvedores são doidos pelo console, não sei. :(

...

Eu gosto de fazer estes exercícios com números e projeções, de vez em quando. E de deixar registrado também, para conferir depois e ver o quanto acertei ou errei. :D


Final Fantasy XIII está atualmente com 5,96 milhões de vendas. Previsão de 6 milhões até o final do ano e de 7 milhões até o final da geração. (Acréscimo do Daniel)

Muito provável de ocorrer. Ainda hoje chegam novos jogadores aqui no blog. Se contassem os "genéricos" e os reusos iria para o primeiro lugar, sem dúvida. lol

Não é assim o the best, lógico. Mas foi bem melhor que os concorrentes. 

Indico a leitura desta matéria, também de agorinha, do IGN sobre "Os 10 maiores desapontamentos em games de 2.010".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) Pós game: Keycatrice lvl 55, o primeiro calabouço ninguém esquece

(Antes de ler este post, talvez queira saber mais sobre calabouços .) Meu primeiro calabouço foi o Keycatrice porque resolvi fazer na ordem dos levels e esta é a mais baixa. Ela possui 3 salas de ramificação. Na primeira ramificação a porta correta é a da esquerda e nas outras duas é a do meio. Há um camp após a primeira ramificação. Os mobs deste calabouço são na maior parte aqueles pudins. Eles são chatinhos, mas não chegam a ser difíceis. Não existem pontos de translocação suspensa para recarregar o MP nos calabouços. Assim, leve bastante elixir. O boss, Lakhmu Flan, é um pudim preto imenso e como a sala é pequena a luta fica bastante confusa. Ele é vulnerável apenas à luz e resistente à todos os outros tipos de damage. Se tiver bastante potions, uma opção é usar Armas Reais. Ele dropa a arma Hypermagnum com ataque 388 para o Prompto. Por coincidência eu tinha encontrado uma ontem, próximo do local da luta com o Naglfar. Estes são os acessórios que peguei: Na p...

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das...

(FF XV) Capítulo 14: pausa com comidas que aumentam XP ganho, summons e armas reais

Quando eu saio está tudo diferente, escuro e cheio de demônios. Umbra está a minha espera e devo me encontrar com meus amigos no Hammerhead. Hum... Tá bom... Cadê o Regália?  Tá brincando que tenho que ir a pé? Quase 4 kms, sozinho, no escuro e com as duas superpotions que me sobraram da última luta??? Que aliás, já não são duas. Agora só tenho uma. Que situação!!! Mirem-se no meu exemplo e encham-se de superpotions antes de partirem para o 13 ou vão com o bolso cheio. Sem dinheiro e sem poções a vida começa a ficar bem miserável... :( Felizmente consigo uma carona e chego ao Hammerhead. Confesso que estava ansiosa. Quero ver os meninos, saber como estão. E a Cindy? Os meninos estão iguais, praticamente. Nada ou quase nada mudou. Esperava uma cena de uma longa conversa entre eles e nada. É ou não é uma oportunidade perdida ali? Eu achei. Procuro a Cindy. Não encontro. Não está no Hammerhead. Nada a fazer exceto partir para o encerramento. Não estou pronta, óbvio. Preciso...

(FF XV) Elemancy: Entendo a criação e a manipulação de magias em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. Olá Pessoal! Estou de volta e dessa vez vou tentar explicar tudo sobre esse novo sistema de magias adotado em Final Fantasy XV. Preparem-se para um post bee em longo e com algumas partes um pouco complexas, então caso algo esteja confuso demais basta postar aí nos comentários e tentarei solucionar as dúvidas assim que possível. O novo sistema tem prós e contras e apesar de a princípio s er extremamente básico, é possível se aprofundar bem e perceber que existe espaço pra bastante customização e certa complexidade. Então vamos lá! Começando do básico: Os três tipos de magia Antes de mais nada, é importante entender quais são as três magias "base" que você terá acesso ao longo game. São elas: Fire (fogo) Lightning (raio) e Ice (gelo). Magias no mundo de Eos funcionam de maneira bem diferente do que estamos habituados em outros Final Fantasys. Desta vez, elas serão o efeito de misturas feitas por você utilizando a matéria retirada diretamente ...

(FF XV) Arma suprema: como obter os Chifres em Hélice para a quest do Cid e Arroz Mãe e Filho

- Vá para Velha Lestallum e pegue a quest Os últimos espiracórnios, lvl 29. - Vá para o ponto da caçada. - Salve antes de iniciar e se o item não cair, carregue o jogo e mate novamente até cair. - Entregue a hunt. - Entregue os chifres para o Cid. - Durma algumas vezes e o Cid vai telefonar e informar que sua arma está pronta, a Arma Suprema, com ataque de 364! Para ajudar a melhorar a taxa de drop do item: - Equipe o Noctis com a Dissecadora. Esta espada é boa para quebrar membros e o chifre em hélice resistente você só consegue quebrando os chifres dos espiracórnios. - Ative o nódulo Destruidor de Demônios na seção de Combates da Ascenção. Quebra partes com translocação ofensiva. - Coma o Arroz Mãe e Filho que aumenta em 50% a taxa de obtenção de itens. - Tenha a habilidade de sobrevivência do Gládio em 10, porque também aumenta a taxa de obtenção de itens melhores. Arroz Mãe e Filho A receita para o arroz Mãe e Filho  só pode ser obtida após a finalizaç...