Pular para o conteúdo principal

(FFVIII) Primeiras impressões, crítica, como é jogar pela primeira vez um jogo de 12 anos e FFVII superestimado?


PRIMEIRAS IMPRESSÕES:

Não. Realmente não foi por falta de aviso. Assim que comecei a jogar FFVIII Daniel inundou-me com recomendações sobre o que fazer e links de ajuda. E depois o Math, em seu canal do Youtube (link em Blogs Amigos) gravou pedacinho por pedacinho comentado. Foi a falta de tempo para estudar tudo e a vontade de jogar logo que me fez ter que recomeçar e ainda assim tirar uma nota baixa no exame. :(

Isto e também o desejo de “descobrir” FFVIII por mim mesma, antes de ver os playtroughts ou ler os guias. Mas descobri que este Final Fantasy é impossível de jogar direto. No exame de Seed, logo no início do jogo, várias coisas devem ser feitas e outras não podem ser feitas e interferem no resultado. Se não falar com um cachorro em um determinado e específico momento, perde 10 pontos, se falar com qualquer pessoa durante determinado trajeto perde mais não sei quantos pontos. Se não usar o Draw com um boss, perde um GF. Se... Se... Se... A lista é grande. Se tivesse ânimo, recomeçaria novamente.

Espero que não continue assim daqui para a frente. Ter que consultar um guia ou um vídeo antes de dar cada passo é sinceramente desalentador e frustrante. Perco a oportunidade da descoberta, da surpresa e jogar um Final Fantasy sem esta emoção ...

E tirando isto? O que estou achando?


CRÍTICA:

Em termos gráficos é surpreendentemente bom, levando-se em consideração que é um jogo de 12 anos atrás. FFVIII foi lançado em 1.999! O Squall, personagem principal, até o momento é apático, sem personalidade e ainda não mostrou a que veio. Os outros membros da equipe são mais interessantes. Zell é meio doido, como já falei e Seifer doido e meio. As mulheres que surgiram até agora são estereotipadas, como é normal nos RPGs. Tem a Quistis que é a profissional séria e responsável e a Selphie, a menininha bobinha e ingênua. De todas do gênero ainda sou muito mais a Rikku. lol

Bom, isto são primeiras impressões, ok? Não sei ainda como estas personalidades surgirão no decorrer do jogo.

Da estória (pelo amor de Deus, deixem-me escrever estória com “E” em paz!) até o momento não tenho muito o que dizer. Estou em uma escola de magia/ataques, aprendendo a ser uma espécie de mercenário (seed) que lutará por contratos. Conheci a escola, que é bem simples com poucos ambientes e um pequeno entorno com uma praia e uma caverna pequeníssima. Além disto também fui à uma ilha, igualmente restrita.

A coisa toda é totalmente linear. Embora seja livre para explorar, não tem muito que ver e nem para onde ir. E se quiser ficar dando voltinhas e matando monstrinhos estes são bem limitados. Acho que uma meia dúzia. Dependendo do momento que escolher para upar, ainda posso perder pontos, por gastar um tempo que é contado. É mesmo seguir a estória e pronto.

Também não pude modificar/interferir ou decidir sobre a equipe até agora. (E nós pensando que FFXIII teria sido uma inovação a este respeito!)

Em termos de sistema de combate, de evolução, de configurações, acho que os RPGs evoluíram muito, graças a Deus!!! É meio desesperador não ter como interromper a CG dos summons e a cada vez ter que ver tudo de novo! Sem contar o tempo que demora cada luta com eles. Não tem como pular o ataque de um personagem, nem como inverter a ordem. Todos devem atacar em sua ordem para liberar para o próximo personagem ou round.

Lutas demoradas fazem com que o jogo se arraste e não avance como deveria. As CGs fora de luta também não possuem “skip” e se estiver refazendo uma parte, como eu refiz, tem que ver tudo de novo. :(

Junte-se a isto o fato de que estou jogando por emulação, no PC e com teclado e terão uma idéia de porque demorei uma semana para concluir a primeira missão. lol

O sistema de ganho de magia é simples: damos Draw nos inimigos para adquirir sua magia. Só que ganhamos MUITA magia a cada Draw! Desta forma, se eu quiser o Cure, p.e., basta encontrar um monstrengo que tenha Cure e ficar ali, dando Draw por alguns minutos, até que cada personagem tenha 100 Cures cada um. Ou seja, Magia fácil e praticamente inesgotável.

Magia em RPGs modernos é raro, consome energia, que é sempre pouca ou são adquiridas em itens que não ficam dando sopa pelo world map e de qualquer uma das formas deve ser usada com critério e bom senso. Isto faz o jogo ter equilíbrio de dificuldade e é bom. Magia à vontade não é bom. : (

O que é bom:

- Summons, aqui chamados de GF’s. Tirando o lance de não poder cortar a CG nas lutas, eles são tudibom! Aprendem habilidades e magias rapidamente. O controle é simples. Já começo com 2 e logo ganho outros 2. Eles são fortes, poderosos e evoluem rapidamente.

- Música. Muito boa! Todas até o momento.

- A tal da Junction, que funde as habilidades/magia dos GFs ao personagem que o leva, acrescentando ou melhorando defesa, ataque, magia.

- Poder encerrar uma luta com a opção Card e ainda de lambuja transformando o monstro em uma carta jogável.

- Ganhar dinheiro por passos dados.

- Sistema de conversão de itens ganhos por magias através da habilidade de refinamento de magia dos GFs.

- Level dos monstros acompanhar meu level. Coisa mais chata do mundo é estar com level alto em área de monstros fracos. : (

- O tom retrô e um certo ar ingênuo que talvez não existam mais nos RPGs atuais.

O que ainda não entendi direito:

- O jogo de cards.
- Revistas ocultas.
- Vantagem/desvantagem de evoluir ou não evoluir muito.
- A customização de armas.
- Limit Breaks

...

Terminando o teste Seed com nota 6 (péssima!) fiquei meio desanimada e comecei a considerar a hipótese de parar de jogar. Enquanto pensava deixei rolar mais um tiquinho e vim parar aqui:

Primeiro encontro entre Rinoa e Squall:



Ela é feminina, carismática, bonita, graciosa, decidida, cheia de atitude e iniciativa! Tudo que uma heroína deve ser!

O encontro deles é charme puro! Ela o vê parado a um canto e o seduz descaradamente. Ele finge não saber dançar e nem assim ela desiste! E reage com humor e ainda mais sedução às suas trapalhadas na pista de dança, até que ele recapitula e acabam por dançar lindamente!

Este encontro renovou totalmente minha disposição e sigo jogando, ansiosa e curiosa pela estória de amor que se desenvolverá! :DDD


COMO É JOGAR PELA PRIMEIRA VEZ UM JOGO DE 12 ANOS?

É uma oportunidade rara de perceber a evolução dos games, dos RPGs e da série.

Como nunca joguei, não tenho um laço emocional com o jogo e posso analisar com mais isenção do que os fãs que jogam pela segunda, terceira, etc.. vez. Eu não tenho porque desculpar falhas ou fingir que não vejo suas limitações.

Em minha opinião, tendo como base este começo complicado, confuso e arrastado, Final Fantasy VIII está datado sim. E não é pela questão gráfica. Este é o menor de seus problemas.

Todo o sistema de jogo, combate, evoluções, configurações desenvolveu-se em 12 anos, tornando a experiência de jogar um RPG muito mais ágil, vibrante e dinâmico.

Se fizessem um remake mudando apenas a interface gráfica, acrescentando vozes e alterando esteticamente, FFVIII continuaria defasado e datado.

Acho que enredo nunca envelhece e um boa estória ( ÒÓ ) será sempre uma boa estória. A dizem que a de FFVIII é uma das melhores e vale o jogo.


FFVII SUPERESTIMADO?

Fico pensando em FFVII, pelo qual todos os fãs de FF esperam o remake. Se a atualização for apenas cosmética, será mesmo que satisfará como anseiam? Ou será a mais pura decepção? Não será ele melhor na imaginação do que na realidade?

Isto é o que alguns sites afirmam e para quem se interessar, seguem links:

GameRadar: Os 7 Melhores ... jogos que não merecem nostalgia
GameSpy: 25 mais superestimados jogos de todos os tempos

Talvez seja este o motivo pelo qual a Square-Enix não se decide pelo remake: receio de transformar um mito em um fracasso!

...

(Obrigada ao Math por cortar seu vídeo a meu pedido, isolando apenas esta cena. Quem quiser acompanhar, seu Let’s Play FFVIII está disponível aqui, na barra lateral, sessão de Blogs Amigos.

Obrigada ao Daniel por toda ajuda com FFVII e FFVIII)

Comentários

Anônimo disse…
Howdy! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and say I genuinely
enjoy reading through your blog posts. Can you recommend any other blogs/websites/forums that cover the same topics?
Thanks a ton!
my webpage :: insomnia

Postagens mais visitadas deste blog

FFXIII - Capítulo 11 - Mah'Habara - Continuação

Átomo, um veículo bem esquisito! lol Seguindo o caminho reto da mina (Maw of the Abyss) fui enfrentando bombas, robôs e puddins, alguns em formatos novos. Tem um robô mais parrudo (Boxed Phalanx) que aparece junto com dois ou três robôs comuns. Ele sumoniza estes robozinhos, e se for neles a luta não acaba nunca. Vá direto ao grandão. Quando cheguei na área chamada The Earthworks, tem cutscene nova e os shops ganharam novos itens. É um bom local para decidir sobre suas armas, porque Plautus recebe novas opções e bem razoáveis. Ao final tem um Juggernaut (1.564.000 de vida) opcional. Resolvi encarar e não é que matei? O que não faz uma equipe Killer e uma arma Peacemaker? :DD Prosseguindo para Flower Fissure, Vanille enfim ganhou seu summon, Hecatoncheir. Mesma coisa que os anteriores: preocupe-se em ficar vivo. Ele é bem violento. Se puder, ataque. Quadrado quando a barra encher. Se você está seguindo as missões das l’Cies Stones, aqui haverá a pedra para o monstro 18. Mesmo q

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1b e 2 - Deu o que tinha para dar.

Capítulo 1 - Parte 1b: Ainda no Hammerhead Pois é. Fiz questão de experimentar tudo neste início, porque não queria depois saber que poderia ter feito algo e não fiz e perder ou sei lá. Então, fiz tudo: Peguei todos os tesouros disponíveis na região (vejam no mapa postado na parte 1a) e mais alguns novos, pois depois de cada caçada, o dono das Hunts atualizava meu mapa e para minha surpresa apareceram novos tesouros, não listados no mapa. Peguei até uma nova espada, meio chinfrim, mas peguei. lol O guia recomendava fazer duas quests do tipo Carro Quebrado e duas do tipo Resgate/Salvamento. As missões do tipo Carro Quebrado (espero que seja esta a tradução em português) são bem simples: tudo o que precisamos fazer é manter um estoque de kit de reparos  que podemos comprar na lojinha do Hammerhead e quando topamos com algum carro quebrado na beira da estrada fornecemos o kit. Missão do tipo Carro Quebrado As missões do tipo Resgate seguem o mesmo estilo, a diferença é

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ

FFXIII - Montando uma equipe KILLER

Clique para ver maior em outra janela. Não estou satisfeita com minha equipe principal. Montei meio intuitivamente, mas penso que poderia render mais. Estive procurando informações sobre como aperfeiçoar e encontrei o gráfico acima. Como tenho um estilo mais agressivo, pensei em ter dois caracteres com perfil principal voltado a luta em si (COM/RAV/SEN) e um personagem para cura e alteração de status (MED/SYN/SAB). Com base neste pensamento, montei a tabela abaixo, tentando identificar os melhores em cada atividade. COM RAV SEN SYN SAB MED O MELHOR Fang Light Snow Sahz Hope Vanille Hope O 2º MELHOR Light Hope Fang Light Vanille Hope Vanille E dela passei para a seleção propriamente dita, comparando os personagens e começando com o perfil voltado para MED/SAB/SYN: COM RAV SEN SYN SAB MED HOPE 2º 1º 2º 1º VANILLE 2º 1º 2º SA