Pular para o conteúdo principal

(FFVIII) Primeiras impressões, crítica, como é jogar pela primeira vez um jogo de 12 anos e FFVII superestimado?


PRIMEIRAS IMPRESSÕES:

Não. Realmente não foi por falta de aviso. Assim que comecei a jogar FFVIII Daniel inundou-me com recomendações sobre o que fazer e links de ajuda. E depois o Math, em seu canal do Youtube (link em Blogs Amigos) gravou pedacinho por pedacinho comentado. Foi a falta de tempo para estudar tudo e a vontade de jogar logo que me fez ter que recomeçar e ainda assim tirar uma nota baixa no exame. :(

Isto e também o desejo de “descobrir” FFVIII por mim mesma, antes de ver os playtroughts ou ler os guias. Mas descobri que este Final Fantasy é impossível de jogar direto. No exame de Seed, logo no início do jogo, várias coisas devem ser feitas e outras não podem ser feitas e interferem no resultado. Se não falar com um cachorro em um determinado e específico momento, perde 10 pontos, se falar com qualquer pessoa durante determinado trajeto perde mais não sei quantos pontos. Se não usar o Draw com um boss, perde um GF. Se... Se... Se... A lista é grande. Se tivesse ânimo, recomeçaria novamente.

Espero que não continue assim daqui para a frente. Ter que consultar um guia ou um vídeo antes de dar cada passo é sinceramente desalentador e frustrante. Perco a oportunidade da descoberta, da surpresa e jogar um Final Fantasy sem esta emoção ...

E tirando isto? O que estou achando?


CRÍTICA:

Em termos gráficos é surpreendentemente bom, levando-se em consideração que é um jogo de 12 anos atrás. FFVIII foi lançado em 1.999! O Squall, personagem principal, até o momento é apático, sem personalidade e ainda não mostrou a que veio. Os outros membros da equipe são mais interessantes. Zell é meio doido, como já falei e Seifer doido e meio. As mulheres que surgiram até agora são estereotipadas, como é normal nos RPGs. Tem a Quistis que é a profissional séria e responsável e a Selphie, a menininha bobinha e ingênua. De todas do gênero ainda sou muito mais a Rikku. lol

Bom, isto são primeiras impressões, ok? Não sei ainda como estas personalidades surgirão no decorrer do jogo.

Da estória (pelo amor de Deus, deixem-me escrever estória com “E” em paz!) até o momento não tenho muito o que dizer. Estou em uma escola de magia/ataques, aprendendo a ser uma espécie de mercenário (seed) que lutará por contratos. Conheci a escola, que é bem simples com poucos ambientes e um pequeno entorno com uma praia e uma caverna pequeníssima. Além disto também fui à uma ilha, igualmente restrita.

A coisa toda é totalmente linear. Embora seja livre para explorar, não tem muito que ver e nem para onde ir. E se quiser ficar dando voltinhas e matando monstrinhos estes são bem limitados. Acho que uma meia dúzia. Dependendo do momento que escolher para upar, ainda posso perder pontos, por gastar um tempo que é contado. É mesmo seguir a estória e pronto.

Também não pude modificar/interferir ou decidir sobre a equipe até agora. (E nós pensando que FFXIII teria sido uma inovação a este respeito!)

Em termos de sistema de combate, de evolução, de configurações, acho que os RPGs evoluíram muito, graças a Deus!!! É meio desesperador não ter como interromper a CG dos summons e a cada vez ter que ver tudo de novo! Sem contar o tempo que demora cada luta com eles. Não tem como pular o ataque de um personagem, nem como inverter a ordem. Todos devem atacar em sua ordem para liberar para o próximo personagem ou round.

Lutas demoradas fazem com que o jogo se arraste e não avance como deveria. As CGs fora de luta também não possuem “skip” e se estiver refazendo uma parte, como eu refiz, tem que ver tudo de novo. :(

Junte-se a isto o fato de que estou jogando por emulação, no PC e com teclado e terão uma idéia de porque demorei uma semana para concluir a primeira missão. lol

O sistema de ganho de magia é simples: damos Draw nos inimigos para adquirir sua magia. Só que ganhamos MUITA magia a cada Draw! Desta forma, se eu quiser o Cure, p.e., basta encontrar um monstrengo que tenha Cure e ficar ali, dando Draw por alguns minutos, até que cada personagem tenha 100 Cures cada um. Ou seja, Magia fácil e praticamente inesgotável.

Magia em RPGs modernos é raro, consome energia, que é sempre pouca ou são adquiridas em itens que não ficam dando sopa pelo world map e de qualquer uma das formas deve ser usada com critério e bom senso. Isto faz o jogo ter equilíbrio de dificuldade e é bom. Magia à vontade não é bom. : (

O que é bom:

- Summons, aqui chamados de GF’s. Tirando o lance de não poder cortar a CG nas lutas, eles são tudibom! Aprendem habilidades e magias rapidamente. O controle é simples. Já começo com 2 e logo ganho outros 2. Eles são fortes, poderosos e evoluem rapidamente.

- Música. Muito boa! Todas até o momento.

- A tal da Junction, que funde as habilidades/magia dos GFs ao personagem que o leva, acrescentando ou melhorando defesa, ataque, magia.

- Poder encerrar uma luta com a opção Card e ainda de lambuja transformando o monstro em uma carta jogável.

- Ganhar dinheiro por passos dados.

- Sistema de conversão de itens ganhos por magias através da habilidade de refinamento de magia dos GFs.

- Level dos monstros acompanhar meu level. Coisa mais chata do mundo é estar com level alto em área de monstros fracos. : (

- O tom retrô e um certo ar ingênuo que talvez não existam mais nos RPGs atuais.

O que ainda não entendi direito:

- O jogo de cards.
- Revistas ocultas.
- Vantagem/desvantagem de evoluir ou não evoluir muito.
- A customização de armas.
- Limit Breaks

...

Terminando o teste Seed com nota 6 (péssima!) fiquei meio desanimada e comecei a considerar a hipótese de parar de jogar. Enquanto pensava deixei rolar mais um tiquinho e vim parar aqui:

Primeiro encontro entre Rinoa e Squall:



Ela é feminina, carismática, bonita, graciosa, decidida, cheia de atitude e iniciativa! Tudo que uma heroína deve ser!

O encontro deles é charme puro! Ela o vê parado a um canto e o seduz descaradamente. Ele finge não saber dançar e nem assim ela desiste! E reage com humor e ainda mais sedução às suas trapalhadas na pista de dança, até que ele recapitula e acabam por dançar lindamente!

Este encontro renovou totalmente minha disposição e sigo jogando, ansiosa e curiosa pela estória de amor que se desenvolverá! :DDD


COMO É JOGAR PELA PRIMEIRA VEZ UM JOGO DE 12 ANOS?

É uma oportunidade rara de perceber a evolução dos games, dos RPGs e da série.

Como nunca joguei, não tenho um laço emocional com o jogo e posso analisar com mais isenção do que os fãs que jogam pela segunda, terceira, etc.. vez. Eu não tenho porque desculpar falhas ou fingir que não vejo suas limitações.

Em minha opinião, tendo como base este começo complicado, confuso e arrastado, Final Fantasy VIII está datado sim. E não é pela questão gráfica. Este é o menor de seus problemas.

Todo o sistema de jogo, combate, evoluções, configurações desenvolveu-se em 12 anos, tornando a experiência de jogar um RPG muito mais ágil, vibrante e dinâmico.

Se fizessem um remake mudando apenas a interface gráfica, acrescentando vozes e alterando esteticamente, FFVIII continuaria defasado e datado.

Acho que enredo nunca envelhece e um boa estória ( ÒÓ ) será sempre uma boa estória. A dizem que a de FFVIII é uma das melhores e vale o jogo.


FFVII SUPERESTIMADO?

Fico pensando em FFVII, pelo qual todos os fãs de FF esperam o remake. Se a atualização for apenas cosmética, será mesmo que satisfará como anseiam? Ou será a mais pura decepção? Não será ele melhor na imaginação do que na realidade?

Isto é o que alguns sites afirmam e para quem se interessar, seguem links:

GameRadar: Os 7 Melhores ... jogos que não merecem nostalgia
GameSpy: 25 mais superestimados jogos de todos os tempos

Talvez seja este o motivo pelo qual a Square-Enix não se decide pelo remake: receio de transformar um mito em um fracasso!

...

(Obrigada ao Math por cortar seu vídeo a meu pedido, isolando apenas esta cena. Quem quiser acompanhar, seu Let’s Play FFVIII está disponível aqui, na barra lateral, sessão de Blogs Amigos.

Obrigada ao Daniel por toda ajuda com FFVII e FFVIII)

Comentários

Anônimo disse…
Howdy! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and say I genuinely
enjoy reading through your blog posts. Can you recommend any other blogs/websites/forums that cover the same topics?
Thanks a ton!
my webpage :: insomnia

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Ist...

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

(FF XV) Os mistérios do Menu Ascenção

Esses são os status atuais dos meus personagens! Por Brunoliveira Fala aí galera! Muita gente está com uma certa dificuldade aí para definir o que priorizar na Ascensão logo de cara. Afinal são 8 abas, muitas opções e, no começo, pouco PA (Pontos de Aptidão) ou AP (Ability Points) para gastar, hahah... É justamente aí que reside de cara a minha primeira dica sobre Ascenção: Priorize ativar de cara os nodos que te permitem ganhar mais PA. São eles - Na guia Exploração: Corrida de Rua (Ganha PA por andar de carro), Especialista em Acampamento (Ganha PA por acampar), Mestre em Acampamento (Ganha mais PA por acampar). - Na guia Magia:  Ação Mágica (Ganha PA por usar um feitiço) Por que que eu não citei também os nodos que ativam o ganho de PA por utilizar chocobos? Não coloquei porque no começo do jogo não temos os Chocobos disponíveis e talvez seja interessante direcionar o uso de PA para coisas mais urgentes e importantes. Alguns Nodos que já habilitei n...

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco...

(Persona 5) Guia em Português dos Confidentes (Confidants)

Sejam bem vindos a "Phantom Thieves", como tudo começou... Faça novas amizades: Para fazer novas amizades é bem simples, basta passar um tempo com algum  personagem para ganhar pontos de relacionamento, sendo que a relação sobe de nível  após acumular pontos suficientes. Acompanhar os confidentes faz o tempo passar e algumas ações melhoram os  relacionamentos mais rápido. Tenha em mente as seguintes informações ao interagir com os confidentes: *Sempre que for se encontrar com algum Confidant, leve uma Persona do mesmo  arcano dele, pois isso aumenta a quantidade de pontos de relacionamento recebidas  ao interagir com eles. Não é necessário equipar a Persona e o nível dela não faz  diferença; *Alguns confidentes sobem de nível de maneira diferenciada, seja automaticamente  durante o avanço da história, seja fazendo tarefas especiais. Nesse caso, não é  necessário levar uma Persona do arcano correspondente....