quinta-feira, 18 de novembro de 2010

(Fabula Nova Crystallis, FFXIII, Versus e Agito) Entendendo a mitologia - Parte 3 - FF XIII Episode Zero


Antes de falar sobre as divindades, acho que é interessante saber sobre Final Fantasy XIII Episode Zero: Promise.

Trata-se de uma série de textos escritos por Jun Eishima junho, representando os 13 dias que antecederam os eventos de Final Fantasy XIII. Novos capítulos envolvendo Snow, Fang, Vanille foram liberados e publicada em uma Light Novel.

A primeira parte da série, intitulado "Encontro", é sobre como Serah se tornou um l'Cie e seu relacionamento com Snow e sua irmã, Lightning .

A segunda parte da série, intitulado "Stranger", é sobre Fang e Vanille depois de acordar do seu estado cristalizado, tentando ajustar-se a vida em Cocoon vida e sua chegada ao Euride.

A terceira parte, intitulada "Tesouro (Família)", representa a história de Sazh e a transformação de seu filho Dajh em um l'Cie.

A quarta parte, intitulada "Search", é sobre Fang e Vanille depois de serem separadas na Usina Euride, mas é contada a partir do ponto de vista de Fang. É sobre Fang preocupada com Vanille, reunindo-se com Cid Raines e Rygdea a fim de encontrar Vanille.

A parte V, intitulada "Amigos". É uma pequena história sobre Hope, os seus amigos e família antes de sua mãe morrer.

A parte seis, intitulada "Presente", é sobre Snow e Serah recebem o presente de aniversário de Lightning.

A final e sétima parte da série, intitulada "Amanhã", mostra Vanille e Fang tornando-se l'Cie em Gran Pulse durante a Guerra da transgressão, o que acontece com Vanille após os acontecimentos na Euride Gorge e no dia da Purgação.

Fonte: Wiki Final Fantasy

São pequenos textos, lançados em japonês, mas já traduzidos para o inglês em vários locais, como este, por exemplo: Dilly Shilly.


Podem ler lá muito rapidamente todas partes. Vou trazer aqui apenas o primeiro texto da VII parte - Amanhã, que fala sobre o ataque de Lindzei à Pulse que devastou o planeta e deixou poucos sobreviventes. Vanille e Fang perdem suas famílias e são levadas à um orfanato. Posteriormente são marcadas como l'Cie, etc..., mas esta é a origem da amizade e carinho que demonstram uma pela outra e explica muito do ódio dos habitantes de Pulse à Lindzei.

Estes eventos ocorreram antes (ou durante?) da Guerra da Transgressão. Eu diria que uns 15 a 20 anos antes do primeiro Ragnarok, mais de 500 anos antes dos eventos do jogo.

A tradução está googada, é imperfeita, mas acho que o sentido é facilmente compreendido.

"Episódio Zero: Amanhã "Foi nesse dia, a tragédia caiu sobre nós."

Foi nesse dia, a tragédia caiu sobre nós.

Na terra do grande espírito de pulso, uma terrível criatura voou da cova dos Lindzei.

Com ele é amaldiçoado direita rasgou a terra, dividindo-o em mil fragmentos, que voou para a greve dos povos que viveram na terra.

Com ele é amaldiçoado mão esquerda que derrubaram as montanhas, desintegrando-os em dez mil fragmentos que voou para o abate, as criaturas que se arrastou ao longo da terra.

Com ambas as mãos é amaldiçoada que puxou o rio que dá vida e enviou-o desabar sobre ambos os povos e as criaturas da terra e lavou-los.

Ela devorou os frutos da terra que viria a ser o alimento para o povo. Ele tomou as terras férteis com ela as mãos, enrolando-a e levando-o embora. Metais, que dormia profundamente dentro da terra que arrancou com a sua maldita mão direita, roubou com ele é amaldiçoado mão esquerda, e então este, também, que empolgue.

Edifícios que reduzidos a escombros, e levaram sem deixar vestígios deixados para trás.

A única coisa que foi desperdiçado as incontáveis vidas das pessoas.

Gritos de dor e terror encheu a terra, mas a destruição continua. Logo, o único som que saiu foi o silêncio da morte.

Ao concluir que os atos atrozes voou mais uma vez para o céu. Somente duas crianças, agora sem abrigo e família, viu como ele foi. Vê-lo voltar a esse antro de demônios, que den rodada de ladrões que flutuava no céu.

Aos olhos de uma raiva criança nasceu, e aos olhos da tristeza de outros.

Neste dia, a tragédia caiu, e duas sementes foram plantadas na terra. "
...

Porque Lindzei fez este ataque? Já estavam em plena Guerra da Transgressão? Ou foi este evento que causou a guerra?

0 comentários:

Posts relacionados: