quarta-feira, 17 de novembro de 2010

(Fabula Nova Crystallis, FFXIII, Versus e Agito) Entendendo a mitologia - Parte 2 - Analects

Estátua de Lindzei em Orphan's Cradle

VIII. Terrível Lindzei

Assim como nossos fal'Cies são os filhos do Santificado Pulse, os que se escondem dentro do Casulo são os descendentes de Lindzei.

Mas nem todos os deuses são iguais.

Lindzei é astuto e falso, soberano de serpentes e demônios, um anátema para ser abominado.

Fal'Cie's do Casulo são da linhagem do Terrível Lindzei, mas isso não os poupou. Eles foram traídos da mesma forma; deixados como órfãos quando seu Succubus fugiu deste reino terrestre.

- Um Chamado às armas


(Explica que os fal'Cies de Pulse, são filhos do The Maker e os fal'Cies de Coocon, filhos de Lindzei. E diz que assim como os filhos do The Maker foram abandonados, também foram os filhos de Lindzei. Ambos os deuses partiram.)


IX. Sua Providência

Sua Providência procurou o nada.
Sua Providência não fez nada.

Mas ela olhou, em silêncio, em sua tristeza.

A Deusa compadeceu-se dos mortais, destinados como eram a morrer, e então ela se dignou a intervir na hora de seu maior perigo.

Ela desviou o cataclisma que era para ser, e colocou para descansar os que teriam roubado tantas vidas quanto seu destino de tempo tinha ordenado.

A sua compaixão não tem fim para isto.

A Deusa compadeceu-se também daqueles sujeitos ao Focus, destino ainda mais cruel que a morte. Para eles, Ela enviou Seus mensageiros, para oferecer esperança quando tudo estava perdido.

- Sermões da vidente Paddra Nsu-Yeul

(Explica novamente a intervenção da Deusa (Etro) no Ragnarok e diz que ela enviou mensageiros para oferecer esperança aos l'Cie. Quais mensageiros? Como?)


X. A Ameaça do Além

Eles dizem que os fal'Cies fizeram Arcas em preparação para a batalha contra a ameaça que espreita do além. Onde é esse "além" de que falam? Será que significa Cocoon e os demônios que habitam lá dentro? Se assim for, eles estão enganados. As lendas das Arcas datam de muito antes da criação da esfera; sussurros sugerem até que uma Arca foi deslocada durante a criação de Cocoon, levada para ser escondida em seu casco.

Qual é, então, a "ameaça"? Que distante ameaça nos confronta e com qual propósito? Os deuses desapareceram deste lugar. São eles hoje os moradores do "além"?

- Sobre a natureza dos Fal'Cie.

(Perigo do Além para Pulse? Arcas para batalhas? Arca escondida dentro de Coocon? Qual é a ameaça? Com que propósito?)

XI. Hipótese da Caça

Temos mantido a meta de escavações sem fim dos fal'Cies para a expansão do habitável espaço do mundo - a criação de novas terras com o qual honram os deuses. Mas eu afirmo que isso é falso. Seus métodos não têm uma ordem como seria de se esperar se este fosse seu propósito, e além do mais, os deuses que eles honram há muito partiram deste mundo.

Proponho uma explicação diferente: os fal'Cie estão caçando. Se eles buscam uma maneira de chamar os deuses ou irem até eles, isso eu não posso dizer, mas acredito que os fal'Cie buscam suas divindades perdidas. Eles buscam na terra, nos céus, nas águas e mesmo nas áreas mais profundas, procurando uma porta de entrada para o plano Divino.

- Sobre a Natureza dos fal'Cie

(Reflete sobre os verdadeiros propósito dos fal'Cies de Pulse: a busca de seus deuses perdidos.)


XII. A Porta das Almas

Quando nossos corpos terrenos chegam ao fim, as almas que abrigavam devem deixar este mundo. Será que o caminho de sua migração não é o mesmo tomado por nossos deuses mortos? Não devem eles passar pela mesma porta do plano Divino para chegar a esse lugar que está além?

Se este for o caso, é lógico que, se muitas vidas forem extintas, uma avalanche de almas surgiria através do portal acima mencionado. A porta seria escancarada, e talvez possamos até mesmo vislumbrar a luz brilhante da Divindade que habita no além.

- Sobre a natureza dos Fal'Cie.


(Menciona A Porta através dos quais passam as almas dos mortos. Surge a teoria das muitas mortes que permitiria o acesso ao além e às divindades que ali residem. The Maker e Lindzei estão mortos? Como, por que e quando morreram? Se Lindzei está morto, não pode ser Bartholomeus.)


XIII. Fabula Nova Crystallis

Filhos do Santificado Pulse vasculham a terra, procurando substâncias para A Porta. Os filhos do Terrível Lindzei colhem almas, vasculhando éter para o mesmo. Então vi.

A Porta, uma vez fechada, foi trancada, com desespero a sua chave secreta; sacrifício, a única esperança de vê-la sem o lacre.

Quando o crepúsculo dos deuses finalmente descer sobre este mundo, o que emerge a partir da jamais vista expansão além dessa porta será música, e desprovida de palavras: as lamentações da deusa Etro , como ela soluça um canto de tristeza.

- Autor desconhecido

(Diz sobre a busca de todos os fal'Cies pela abertura da Porta. Fal'Cies de Pulse através da busca e Fal'Cies de Coocon através da morte dos humanos. A porta está trancada, selada. Que apenas através do sacrifício de muitas mortes a porta seria aberta novamente. Quem escreveu acredita que o que se encontrará atrás da porta será apenas o choro de tristeza da deusa Etro.)

 ...

Amanhã post sobre as divindades de FF XIII.



ATUALIZAÇÃO:

As Arcas mencionadas, não são algo e sim locais. Espécies de arsenais onde se escondiam armas, treinavam, etc... Um centro de batalha, pelo que entendi.

Leiam o tópico da Fifty Ark na Wiki Final Fantasy.

Elucidação do Math. Obrigada.


ATUALIZAÇÃO 2:

Os mensageiros enviados por Etro para trazer esperança aos l'Cies são os Eidolons, segundo o Wiki Final Fantasy

0 comentários:

Posts relacionados: