Pular para o conteúdo principal

(Fabula Nova Crystallis, FFXIII, Versus e Agito) Entendendo a mitologia - Parte 5 - Barthandelus = Lindzei?

"Coocon é uma fábrica, construida por fal'Cie.
Uma fábrica para produção em massa de escravos humanos"
Barthandelus em Palamecia.

Uma corrente de fãs defende a teoria de que Barthandelus seja Lindzei e ele próprio diz que Coocon foi criado por fal'Cies.

O criador de Coocon é importante porque altera toda a mitologia e estória de FFXIII.

No texto anterior achei que a teoria não era possível porque Lindzei atacou Pulse, matando milhares de pessoas, algo que é proibido aos fal'Cies, de forma que Lindzei não poderia ser o fal'Cie Barthandelus.

Hoje de manhã percebi que há uma falha naquele raciocínio. O texto "Tomorow" de Episode Zere, que narra o ataque, não diz que foi Lindzei e sim um monstro vindo de Coocon. De fato, acredito que se fosse Lindzei, teria sido dito. Não há mais qualquer referência a esta fera.

Não poderia ser um fal'Cie, pelo mesmo motivo, de não poderem matar seres humanos. Se o ataque não foi feito por Lindzei e sim por uma fera, que não era fal'Cie e nem um Deus (por não haver referências a outro Deus), só poderia ser ou um monstro genuíno (que não existe em Coocon, mas que poderia ter sido criado por Lindzei) ou humanos l'Cies transformados pelos fal'Cies.

Assim como criaram Ragnarok para derrubar Coocon, tendo como alvo principal a destruição de Orphan, os fal'Cies poderiam ter criado outra fera similar, tendo como alvo a destruição de Pulse.

Achei muito esquisito este ataque à Pulse, por ter decorrido antes da Guerra das Transgressões. Qual o sentido destas mortes? Não poderia ter sido a primeira tentativa de abertura da Porta das Almas?

Vejo os acontecimentos históricos de FFXIII em duas opções:

a) Se Coocon foi criado por Lindzei e em esta sendo uma deusa, nada impediria que criasse um monstro que fizesse este ataque e toda a teoria do texto anterior permanece. A criação de Coocon nada teria a ver com o desejo dos fal'Cies de reencontro com The Maker e a idéia de sua destruição surgiu depois.

b) Se Coocon foi criado por Barthandelus, o objetivo desta criação pode ter sido realmente o de preservar grande parte do povo de Pulse em um paraíso enquanto a outra parte seria sacrificada para "arrombar" a Porta das Almas. Este plano teria falhado, talvez por existirem poucas almas em Pulse e não terem sido suficientes para abrir a Porta das Almas. Somente então os planos teriam mudado e a destruição de Coocon idealizada.

Mas, Barthandelus poderia ter sido Lindzei?

Ele poderia ter assumido a forma de Lindzei. Perfeitamente possível. E criado Coocon. Depois transformado um ou mais humanos em uma fera como Ragnarok que atacou Pulse. Nada impede.

Lindzei então não teria provocado com suas próprias mãos qualquer destruição humana, portanto, não teria havido transgressão à regra de existência dos fal'Cies.

Os Analects são textos escritos pelos humanos de Pulse, de acordo com o que acreditavam ser a verdade. É o seu ponto de vista, como viram, como perceberam os acontecimentos e não necessariamente a verdade.

A restrição à esta teoria é a existência de fal'Cies de Coocon. As marcas dos l'Cies de Pulse e Coocon são diferenciadas, confirmando a existência de dois tipos deles:

Esta é a marca dos l'Cies criados por fal'Cies de Pulse. 
É a marca de todos da equipe, incluindo Vanille e Fang e também Serah.
Todos foram transformados em l'Cies pela fal'Cie Ânima, de Pulse.

(Ânima era a fal'Cie protetora de Oerba e transformou Vanille e Fang em l'Cie para que destruissem Orphan e assim derrubassem Coocon. Posteriormente transformou os demais com o foco da destruição de Coocon. )


Esta é a marca dos l'Cies transformados por fal'Cies de Coocon. É a marca que Cid Raines trazia na mão direita e depois, como Cie'th, no peito:



A marca muda de forma com o tempo e quando chega à última forma, se o foco não é cumprido, o humano transforma-se em Cie'th. Cid Raines apressou a transformação para escapar de seu destino.

Fal'Cies não tem poder para criar outros fal'Cies. Se os fal'Cies de Coocon existem, foram criados por um Deus. Não foi The Maker, pois já tinha partido quando Coocon foi criado. Portanto, só pode ter sido Lindzei.

A única opção de que Barthandelus fosse Lindzei é se ele não fosse um fal'Cie e sim um Deus, ou seja, se Lindzei fosse Barthandelus e não o inverso.

Isto não é possível. Se fosse um Deus, nada disto teria sido necessário. Ele não estaria atado à limitação dos fal'Cies de não matar humanos. E também, seria uma contradição, porque ele desejaria reencontrar seu criador se não tivesse sido criado por este?

O próprio Barthandelus diz na primeira luta, ao se apresentar, que é o chefe dos fal'Cies de Coocon.

Só se os fal'Cies de Coocon fossem  fal'Cies de Pulse "reconvertidos".


Coocon é onde moram os escravos de Lindzei.
É o inimigo de toda vida que promovida pela sagrada mão de Pulse.
Assim nossos fal'Cies determinaram a vontade de Pulse,
Escolheram l'Cies e deram-lhes um foco:
tornar-se Ragnarok e promover o fim de Coocon.
E assim o animal levantou-se, derrotando fal'cies da odiosa Lindzei
e preparada para rasgar Coocon.
Mas Sua Providência traiu nossas l'Cies
drenando a força de Ragnarok, seu foco apenas metade concluído,
 as l'cies foram levadas para o território inimigo
por Barthandelus, amaldiçoado seja o seu nome.
E a deusa disse:
"L'Cies que descansam em Coocon vão despertar,
 não importa quanto tempo vai demorar e Ragnarok vai subir novamente,
para rasgar a terra de seu assento no céu. "
Sua palavra ... é absoluta.


Qual versão você escolhe?

Tua cabeça já está esfumaçando? A minha está. rsrs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FFXIII - Capítulo 11 - Mah'Habara - Continuação

Átomo, um veículo bem esquisito! lol Seguindo o caminho reto da mina (Maw of the Abyss) fui enfrentando bombas, robôs e puddins, alguns em formatos novos. Tem um robô mais parrudo (Boxed Phalanx) que aparece junto com dois ou três robôs comuns. Ele sumoniza estes robozinhos, e se for neles a luta não acaba nunca. Vá direto ao grandão. Quando cheguei na área chamada The Earthworks, tem cutscene nova e os shops ganharam novos itens. É um bom local para decidir sobre suas armas, porque Plautus recebe novas opções e bem razoáveis. Ao final tem um Juggernaut (1.564.000 de vida) opcional. Resolvi encarar e não é que matei? O que não faz uma equipe Killer e uma arma Peacemaker? :DD Prosseguindo para Flower Fissure, Vanille enfim ganhou seu summon, Hecatoncheir. Mesma coisa que os anteriores: preocupe-se em ficar vivo. Ele é bem violento. Se puder, ataque. Quadrado quando a barra encher. Se você está seguindo as missões das l’Cies Stones, aqui haverá a pedra para o monstro 18. Mesmo q

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1b e 2 - Deu o que tinha para dar.

Capítulo 1 - Parte 1b: Ainda no Hammerhead Pois é. Fiz questão de experimentar tudo neste início, porque não queria depois saber que poderia ter feito algo e não fiz e perder ou sei lá. Então, fiz tudo: Peguei todos os tesouros disponíveis na região (vejam no mapa postado na parte 1a) e mais alguns novos, pois depois de cada caçada, o dono das Hunts atualizava meu mapa e para minha surpresa apareceram novos tesouros, não listados no mapa. Peguei até uma nova espada, meio chinfrim, mas peguei. lol O guia recomendava fazer duas quests do tipo Carro Quebrado e duas do tipo Resgate/Salvamento. As missões do tipo Carro Quebrado (espero que seja esta a tradução em português) são bem simples: tudo o que precisamos fazer é manter um estoque de kit de reparos  que podemos comprar na lojinha do Hammerhead e quando topamos com algum carro quebrado na beira da estrada fornecemos o kit. Missão do tipo Carro Quebrado As missões do tipo Resgate seguem o mesmo estilo, a diferença é

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ

FFXIII - Montando uma equipe KILLER

Clique para ver maior em outra janela. Não estou satisfeita com minha equipe principal. Montei meio intuitivamente, mas penso que poderia render mais. Estive procurando informações sobre como aperfeiçoar e encontrei o gráfico acima. Como tenho um estilo mais agressivo, pensei em ter dois caracteres com perfil principal voltado a luta em si (COM/RAV/SEN) e um personagem para cura e alteração de status (MED/SYN/SAB). Com base neste pensamento, montei a tabela abaixo, tentando identificar os melhores em cada atividade. COM RAV SEN SYN SAB MED O MELHOR Fang Light Snow Sahz Hope Vanille Hope O 2º MELHOR Light Hope Fang Light Vanille Hope Vanille E dela passei para a seleção propriamente dita, comparando os personagens e começando com o perfil voltado para MED/SAB/SYN: COM RAV SEN SYN SAB MED HOPE 2º 1º 2º 1º VANILLE 2º 1º 2º SA