Pular para o conteúdo principal

(FFXIII) Explicando a primeira impressão

Uma das tartarugas gigantes de Pulse

Este post "Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)" continua sendo a porta principal de entrada para o blog.

Passados mais de 9 meses desde que foi escrito, estou um pouco cansada de responder os comentários explicando tratar-se de uma primeira impressão, que foi modificando-se com o decorrer do jogo.

À quem está chegando agora:

Final Fantasy XIII é um jogo diferente dos demais (como aliás, todo FF é diferente dos outros) e a impressão dos primeiros momentos é esta, porém conforme vai-se caminhando é como se o jogo fosse evoluindo junto, ganhando em riqueza e profundidade e mesmo em liberdade.

À partir do 3o. CD (no Xbox360), ou seja, do Cap. 11, todas as restrições deixam de existir e encontramo-nos em um vasto mundo, podendo ir e voltar para os próximos leveis encontrados nos Cap. 12 e 13.

Até lá, aos poucos, vamos podendo interferir na montagem da equipe, mudanças em armas e acessórios e, principalmente, aprendemos a lidar com os paradigmas, a grande chave do jogo para batalhas realmente épicas.

FFXIII é uma engrenagem de pequenas peças e para que funcione à perfeição temos que dominar cada detalhe: paradigmas, armas, habilidades, acessórios.

Algumas lutas requerem estratégia extremamente refinada e ajuste muito fino das configurações para serem vencidas, mas não há melhor sensação do que a vitória contra a primeira tartaruga gigante, que nos primeiros contatos liquidava com todo o grupo à primeira pisada. :DD

Existem mais de 100 armas em FFXIII e até hoje não se chegou a um consenso de qual seja melhor para cada personagem, sendo ideal ter todas, o que é praticamente impossível de ser feito antes do final da estória.

A luta por gil é uma constante que lhe acompanhará, do começo ao fim, juntando-se à luta por trapezohedron no final.

Joguei por mais de 200 horas e não cheguei a derrotar o último boss da última das 64 missões: Vercigentorix, cansada da upagem e da busca de gil/trapezohedron, que no pós game é um pouco desgastante por tratar-se de um item de drop raro e depender mais da sorte do que da habilidade. Mas ainda voltarei e concluirei. :D

A estória é extremamente rica, demandando discussões acirradas e especulações variadas net à fora até hoje e a atenção deve ser redobrada em todas as CGs para um bom entendimento.

A sessão Catalog desbloqueia parte da estória no fechamento de cada capítulo e vale conferir para não se perder. Também na sessão Catalog, confira a parte denominada Analects, que trata da mitologia, do passado de ambos os planetas.

Até hoje emociono-me ao rever as cenas finais, acredito que o melhor final de todos os FFs: deslumbrante, grandioso, épico e impressionante!

Gostaria de jogar novamente agora, com a luz de novos conhecimentos sobre o enredo e farei isto quando for possível.

E, só para concluir, eu não teria jogado mais de 200 horas e dedicado tanto tempo escrevendo textos sobre FFXIII se não fosse um jogo que valesse a pena.

Portanto, leiam meu texto inicial como ele realmente é: uma primeira impressão e aproveitem todas as dicas do Tudo Aqui de FFXIII para vivenciarem momentos realmente vibrantes, densos e emocionantes!

Bom jogo! :DDD

Comentários

William disse…
Olha, quando comecei a jogar o FFXIII, em 30 min de jogo eu desliguei e fiquei 3 meses com ele de molho. Simplismente ODIEI o jogo. Minha primeira impressão foi exatamente igual a sua. Suas critícas são bem fundadas e verdadeiras, por isso não vejo mal algum naquele post. 

Ps: Dei mais uma "chance" ao jogo pra compensar o investimento e agora até que está legalzinho a medida que você se acostuma com o formato linear (que por sinal condiz com enredo), o sistema de batalha começar a ser liberado, etc...E antes que eu me esqueça, parabéns pelo Blog!
Akemi disse…
eu finalizeei esse final fantasy concerteza um dos melhores ! meu favorito ainda é o final fantasy VIII,detalhe tenho só 12 anos de idade....

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod...

(FF XV) Os mistérios do Menu Ascenção

Esses são os status atuais dos meus personagens! Por Brunoliveira Fala aí galera! Muita gente está com uma certa dificuldade aí para definir o que priorizar na Ascensão logo de cara. Afinal são 8 abas, muitas opções e, no começo, pouco PA (Pontos de Aptidão) ou AP (Ability Points) para gastar, hahah... É justamente aí que reside de cara a minha primeira dica sobre Ascenção: Priorize ativar de cara os nodos que te permitem ganhar mais PA. São eles - Na guia Exploração: Corrida de Rua (Ganha PA por andar de carro), Especialista em Acampamento (Ganha PA por acampar), Mestre em Acampamento (Ganha mais PA por acampar). - Na guia Magia:  Ação Mágica (Ganha PA por usar um feitiço) Por que que eu não citei também os nodos que ativam o ganho de PA por utilizar chocobos? Não coloquei porque no começo do jogo não temos os Chocobos disponíveis e talvez seja interessante direcionar o uso de PA para coisas mais urgentes e importantes. Alguns Nodos que já habilitei n...

(FF XV) Guia oficial de Final Fantasy XV completo, em PDF, para download free

Clique na imagem para fazer o download (via torrent) Graças a Deus! Minhas preces foram atendidas e uma boa alma postou o guia oficial de Final Fantasy XV em pdf e com download free. Já baixei e a qualidade é ótima! O guia em papel é quase imprestável. As letras são minúsculas e cinza. Praticamente tem que ler com lupa. Agora em PDF tudo ficará mais fácil. Aproveitem! Sabe-se lá quanto tempo vai ficar disponível. E muito obrigada, André Anastácio, por trazer isto para nós! (Link atualizado em 13/01/17)

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ...

(FF XV) O grande tesouro do Sylvester

Diz a lenda que existe um grande tesouro escondido em Final Fantasy XV e para encontrá-lo é preciso muita paciência e persistência até reunir os 14 pedaços do mapa com sua localização. Estes 14 pedaços estão espalhados por Leide, Duscae e Cleigne. Para encontrá-los primeiro é preciso achar uma dica de cada localização. Eu, ainda no cap. 5, resolvi aceitar o desafio. A primeira dica está em Leide, no Posto Avançado de Longwythe: Ela mostra o local da primeira parte do mapa, perto dali: E eu encontrei aqui: Até a Ponciana pareceu interessada e veio bisoiar na moita. A segunda dica está no Posto Avançado da Pradaria: E indica um local perto da Trincheira de Keycatrich: Encontrei aqui: A terceira dica está neste ponto aí, não é Posto e nem nada: Aqui: Aproveitei e fiz uma missão de resgate: Recolhi a terceira e parti para o local: Este foi mais difícil de encontrar, mas consegui: ...