Pular para o conteúdo principal

(FFXII) Introdução: farmando gil, armas e itens poderosos, xp e lp logo no início do jogo, como se o mundo fosse acabar amanhã.


O começo do jogo é bem fácil e simples. Passada a introdução, estamos em Rabanastre na pele de Vaan e logo recebemos um pequeno trabalho a fazer no deserto de Estersand: caçar um Tomato que está atrapalhando uma entrega de nosso empregador. Ele é bem fácil, etc...

Eu estava meio tonta neste começo, dividida entre o jogo, blog, whatsapp, facebook, sem saber direito para onde olhar primeiro. Nem estava realmente preocupada em fazer as coisas direito. Fiquei mais zanzando ao leú, explorando, vendo as coisas. Fui indo, abrindo mapas, pegando tesourinhos, etc... De vez em quando topava com a história e continuava, depois parava.

Sinceramente fiquei meio aturdida com a quantidade de coisas fazíveis que o povo começou a postar: armas incríveis, dinheiro e itens infinitos, xp e lp à rodo. Mas como? Nunca vi esta fartura logo no início de um jogo!

Algumas dicas são antigas, outra um antigo melhorado e até mesmo novidades absolutas introduzidas com o modo Trial.

Eu até reiniciei o jogo para fazer tudo, mas depois percebi que o level 8 em que estava antes era bom para tudo e retornei ao meu save. Mas antes, testei ir no modo Trial para farmar gil coletando o Diamond Armlet com lvl 2 (Vaan e Penelo) e ok! É possível! Você pode farmar este item que vale 6.000 gil o quanto quiser. Em poucas horas farmei 25, o equivalente à 150.000 gil!

Bem, vamos na sequência:

Antes mesmo de pegar a Penelo, se quiser pode:


. Farmar até 99 Phoenix-Downs e 99 Potions em baús de respawn na primeira área para onde vai ao sair de Rabanastre. Veja o vídeo aqui. Neste vídeo ele não coleta as Potions, mas estão em um segundo baú, logo abaixo do baú do Phoenix Down. O Phoenix Down você pode ver a 100 cada um ou usar para a dica do Dustia.

. Farmar muitos itens e xp cultivando chains com os lobos do deserto (mesma área mencionada acima). Leia a dica aqui.

. Ganhar rapidamente vários leveis com o monstro raro Dustia e de quebra ainda conseguir o ótimo Flame Staff, com ataque 34 e um item que depois pode usar para conseguir as Hermes Sandals (Auto-Haste). Veja aqui.

Com a Penelo (ou mesmo sem ela, dependendo de seu level):

. Conseguir a dagger Gladius, ataque 56, com o monstro raro Lindbur Wolf. Veja aqui.

. Coletar Diamonds Armlet que são vendidos a 6.000 cada na primeira fase do modo Trial. De bônus ainda consegue 12 LPs a cada vez. Em poucas horas é possível conseguir 200.000 gil ou mais. Veja aqui.

- Se estiver um pouco mais fortinho, pode conseguir mais LPs e ainda pegar a espada Karkata ataque 92 e o Bronze Shield com 12 de evasão na terceira fase do modo Trial. Veja aqui.

- Com o dinheiro conseguido com os Diamonds Armlet pode-se comprar todos os Monographs do jogo (7 no total. Custo de 147 mil gil) que irão ajudar a conseguir alguns dos drops mais raros. Leia aqui sobre os Monographs ou veja aqui como fazer.

Cansou? Só mais um último equipamento e este irresistível pois é simplesmente a melhor arma do jogo. Sim! A melhor. Não haverá nenhuma melhor: o bow Seitengraf, com ataque 224 (!!!) e evasão de 75 (!!!). Só seguir aqui.

Depois disto você pode começar a história se quiser, caso contrário pode continuar na coleta de armas e equips. raros, pois estas dicas são apenas as iniciais. Tem muito mais!

Bem, eu não sei direito o que pensar disto. Conseguir a melhor arma do jogo logo no início? E várias armas poderosas, dinheiro infinito, leveis à vontade, LP até não querer mais?

Nos primeiros dias fiz o farm de Phoenix Down e Potions, mais o de xp com os lobos. Até aí, não tão normal, mas passável. Hoje fiz o farm de Diamond Armlets. 25 em poucas horas. Que renderão 150 mil de gil, que é o custo dos Monographs, basicamente. Amanhã poderia fazer mais outro tanto só para gastar à vontade.

Eu poderia fazer todas as outras dicas. Poderia. Mas, sabem?, não estou me divertindo. Isto é tão chato!!!

Vejo o modo Trial como um recurso da Square-Enix para captar novos fãs, dentre a nova leva de players que não são muito afins de dificuldade. É uma boa solução. Como foi o nivelamento em XV através de ganhos extras de xp com magia, hotéis e comida. Eu gostei daquilo! Farm de xp é um porre.

Mas todos nós reclamamos da dificuldade baixa em XV. E que dificuldade haveria em XII com as melhores armas e equipamentos sendo disponibilizados logo de cara? Não são apenas no modo Trial, não são todos novidade. Algumas destas dicas são antigas, mas na época do lançamento não existia a internet que existe hoje. Na época era tudo via Gamefaqs, impresso em "papel"! E tudo detonado e guias imensos. Confira aqui.

Não existiam estas dicas "Como pegar XXX muito cedo e fácil" que literalmente pipocam na internet como milho no microondas. A Square-Enix sabe disto e não fez nada para impedir. Ao contrário, além de criar o modo Trial, também melhorou vários mecanismos, tornando a coisa mais fácil. Este arco, por exemplo, era muito mais difícil antes, disseram. Ela também melhorou a taxa de drops raros e super raros.


E melhorou as armas, tornando-as mais fortes. Veja aqui. A Square-Enix facilitou o jogo.

Andei meio confusa com estas coisas, parei o jogo alguns dias. Voltei hoje. Tentei reiniciar, pensando em fazer todas estas dicas, desisti, fiz apenas o do Diamond Armlet, mas meu nível de entusiasmo é bem próximo a zero.

Definitivamente não quero jogar este tipo de jogo.

Eu também ando meio desanimada com o tipo de jogadores que tenho encontrado por aí. É parecido com uma disputa de speed run. Não há mais o jogo pelo jogo. Lazer é suposto ser algo para ser lentamente apreciado, algo para se deliciar. Uma praia, por exemplo. Você não vai na praia e volta no menor tempo possível. Não. Você vai e relaxa, aprecia, sem pressa. Caminha pela orla, nada, brinca na água ou na areia. Come ou bebe tranquilamente enquanto conversa com amigos. Ou um churrasco na casa de um amigo. Ninguém quer ser o mais rápido. Todos querem é se divertir. Comer, beber, dançar, cantar, conversar, brincar, relaxar.

E, porque jogar como se o mundo fosse acabar amanhã?

Não sei se continuarei. Claro, eu posso continuar jogando de meu jeito. Mas grande parte da graça deste jogo estava na troca, no intercâmbio com outros através deste blog e dos outros canais. Sinto que isto está se perdendo, diluindo. Tenho mais quantidade e não mais qualidade.

Preciso refletir alguns dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) HUNTS: 11 - Mineside Mischief Makers (Goblin Hunt)

Nº: 11 TIPO: Normal NPC: Longwythe Rest Area ALVO: Goblin FRAQUEZA: Polearms, Daggers, Fire, Light NOTA: Pode roubar suas poções; É resistente a Ice LOCAL: The Callaegh Steps DESBLOQUEIO: Nenhum NÍVEL: 7 ESTRELAS: 1 CONDIÇÕES: Apenas durante a noite RECOMPENSA GIL: 1,740 RECOMPENSA ITEM: Hi-Elixir RECOMPENSA REFAZER GIL: 340

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(FF XV) Pós game: Costlemark, lvl 99 - Simplesmente a melhor parte de Final Fantasy XV

Finalmente! Depois de tanto ouvir falar do temível Costlemark lvl 99 eu me senti preparada para ao menos tentar. O mais chato da preparação foi o farm de AP. Além de tudo o básico, como os 3 acessórios para todos, eu queria ter a aba de recuperação completa e na aba de magia o nódulo que aumenta o poder em 100, além de mais uma ou outra coisinha aqui e ali. Também fiz questão de farmar o acessório v1 do Ângelus. Infelizmente não consegui nenhum V2, mas o V1 já ajuda muito. Bico de Zu também é chato e lento de farmar. Acabei nem pegando todos que queria e resolvi arriscar com apenas 21, usando 7 para criar magias de fogo, gelo e eletricidade com quebra de nível de dano lvl 99. Cada 7 fez 13 magias, de forma que tinha 39 magias com quebra de nível de dano. Mas as magias que realmente me importavam eram as de cura. Eu criei unimancias (pode sair fogo, gelo ou eletricidade) para equipar nos meninos e magias de cura com cada elemento para o Noctis, já que ele poderia escolher qua

(FF XV) DICA DE ITENS: O que NÃO vender

NÃO VENDER: Metal Scrap Rusted Bits Dynamo Magitek Core Glass Gemstone Earth Gemstone Sky Gemstone Magnetron Monster Claw Cylinder Coreurl Whiskers Barbed Scythe Cactuar Needle Spiked Armor Sturdy Helixhorn Repair Kit Estes itens são utilizados para upgrade em armas ou em quests. Dica do Matheus Razera via GameFaqs (Obrigada). ... Além disto, existem aproximadamente 200 itens que podem ser utilizados como catalisadores para melhorar as magias. Ainda não sabemos quais são realmente bons e úteis e até sabermos, eu recomendo não vender realmente nada.

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod