Pular para o conteúdo principal

(FF XII ZA) Primeiras impressões: quando a Square-Enix tinha a receita, os ingredientes e os cozinheiros sabiam usar o fogão!



"Meu Deus .... o XII está anos luz na frente do XV... porque não mantiveram isso?"
 Pedro Valverde



Este comentário feito em um dos meus primeiros posts sobre o FF XII, o de combinações de classes, reflete o sentimento da maior parte dos fãs de Final Fantasy, porque ele está mesmo anos luz à frente de FF XV, apesar de ser mais de uma década anterior.

Final Fantasy XII foi o último do PS2, feito por uma equipe que mais do que dominar o sistema era capaz de o superar, de extrair dele seu máximo, de fazer mágica com os recursos disponíveis. E na passagem para o PS3 a sensação é de que se perderam na tecnologia, superando-se visualmente, mas pagando o alto preço da perca de profundidade na jogabilidade, história, personagens, tudo enfim!

Eu estive estas últimas semanas vivendo, comendo, bebendo e respirando Final Fantasy XII, tentando entendê-lo em sua totalidade, não apenas para trazer a vocês um guia impecável, mas também na busca de fazer meu jogo impecável.

E me vi aturdida e perplexa com a imensidão destas duas propostas. O guia que conseguimos fazer é aceitável, mas poderíamos continuar melhorando, incluindo informações e dicas praticamente ao infinito. Mas um jogo impecável? Eu nem sei por onde começar.

Neste sentido Final Fantasy XII Zodiac Age chega a ser quase sádico aos nos brindar com um banquete muito maior do que nossa capacidade de o saborear. Vejamos por exemplo o sistema de classes.

Agora temos 2 classes para cada personagem e podendo assim usufruir de todas as armas. Mais ainda, podemos através da junção de classes com equipamentos diferentes complementar ambas as classes, uma dando à outra o que lhe faltava em força mágica ou de ataque ou hp. É teoricamente perfeito e irresistível. Porém, quando exploramos o quebra-cabeças da montagem das equipes, nos deparamos com uma tarefa desumana, pois é impossível usufruir do melhor para todos e temos que nos resignar à alguns combos mais fracos em um ou outro atributo.  

O sistema de Chain (matar sempre mobs de mesmo tipo), que aumenta o número e a quantidade de itens dropados, possui 4 níveis de raridade de drop e os ítens ainda mais raros requerem a manufatura de um item chamado Monograph, através do Bazaar. E existem 7 Monographs para grupos diferentes de itens! Este é o sistema simplinho de drop de FF XII. Em XV o que tínhamos: comum e raro.


Alguns dos Rods
Lojas: tem loja de item, de magia, de técnicas, de armas, de armaduras, de acessórios, de... Devo estar esquecendo alguma. Em XV as lojas dos postos, as lojas de carros e a do Regália. As dos postos, sempre tão parecidas que era difícil identificar uma da outra. Além disto a quantidade de NPC's circulando pelas lojas de XII é assombroso. A sensação é de estarmos realmente dentro de uma loja, até mesmo pela ambientação impecável destas. Fiquei apreciando a arma de lojas, dando zoom nas armas expostas e me deliciando com o nível de detalhamento, sem contar a beleza, é claro.

História: é até covardia comparar com XV, que todos sabemos ter um probleminha nesta questão. Então, sem comparar, eu diria apenas que é uma história impecável, bonita e emocionante. O filme completo com as cut scenes tem quase 7 horas!!!

Armas: São 180 armas diferentes, uma média de 30 para cada personagem. Daquelas armas gostosas de pegar, que significam realmente uma melhoria de atributos. 8 delas super-armas, que deixam todo mundo babando e uivando para ter. E não necessariamente precisa zerar o jogo para ganhar. Vocês entendem, não?

Equipe: 6 personagens fixos mais convidados. Equipe de 3 personagens e se houver convidados, de quatro. Entre estes 6 a montagem é livre. 3 meninas e 3 meninos. Monotonia só se quiser. 

Magias e técnicas: 81 magias divididas em White, Black, Time, Green e Arcana e 24 técnicas (skills). Fala a verdade, você estava com saudades de usar uma boa magia, tava não? ;). 11 buffs e 21 debuffs. Quickenings (especiais). Ui!!!

Mapas: temos 43 mapas, mas nossa coleção não está completa. Apenas 5 deles não são retornáveis posteriormente. 

Equipamentos: 20 para o corpo e 20 para a cabeça, para cada tipo de equipamento (Light/Heavy/Mystic) mais 20 escudos para quem usa arma de uma mão.


Mapa dos 80 monstros raros
E mais 80 rare monsters, 45 caçadas, 13 espers (summons), super monstros, as super armas e equipamentos e, o melhor de tudo: gambits! Eu não tive coragem de contar quantos são. Aos 44 ainda estava no início! Gambits são a programação dos personagens, o que podemos determinar que eles façam em cada situação durante as lutas. É... demais!!!! :DDDD

E eu nem falei do Bazaar e do modo Trial. 

É muito jogo, gente!!! Sinto-me completamente perdida! Não sei nem como ou por onde começar!

Eu estava pensando e querendo fazer como fiz em XV: zerar tudo que podia antes de prosseguir a história, mas em XII não sei nem se dá para fazer isto, de tanta coisa que eu teria que verificar para saber o que posso e o que não posso: rare monters, sidequests, caçadas, monograph, itens necessários para Bazaar, armas dropáveis...

Acho que um jogo nunca me deixou assim tão confusa, sem saber para que lado olho, que rumo tomo. Eu posso, é claro, simplesmente ir jogando e ver no que dá. É uma opção. Na realidade é o que estava fazendo, mas parei. Estava pensando em recomeçar, fazendo direito. Já não sei mais. 

Agora talvez vocês podem entender melhor o que eu falei no início deste post: Final Fantasy XII Zodiac Age chega a ser quase sádico aos nos brindar com um banquete muito maior do que nossa capacidade de o saborear.

A Square-Enix já tem a receita, os ingredientes e os cozinheiros. Só precisa reaprender a usar o novo fogão (que à estas alturas está ficando antigo e preparando-se para ser trocado (Ó Céus!!! Não!!!)!


Venha jogar conosco!

  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Persona 5) Guia em Português dos Confidentes (Confidants)

Sejam bem vindos a "Phantom Thieves", como tudo começou... Faça novas amizades: Para fazer novas amizades é bem simples, basta passar um tempo com algum  personagem para ganhar pontos de relacionamento, sendo que a relação sobe de nível  após acumular pontos suficientes. Acompanhar os confidentes faz o tempo passar e algumas ações melhoram os  relacionamentos mais rápido. Tenha em mente as seguintes informações ao interagir com os confidentes: *Sempre que for se encontrar com algum Confidant, leve uma Persona do mesmo  arcano dele, pois isso aumenta a quantidade de pontos de relacionamento recebidas  ao interagir com eles. Não é necessário equipar a Persona e o nível dela não faz  diferença; *Alguns confidentes sobem de nível de maneira diferenciada, seja automaticamente  durante o avanço da história, seja fazendo tarefas especiais. Nesse caso, não é  necessário levar uma Persona do arcano correspondente....

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod...

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das...

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

(Persona 5) Guia em Português para leitura de Livros (Books)

"Leia todos os livros, assim como na vida real a leitura é a chave para o conhecimento!" Existem 34 livros no Persona 5 que oferecem uma variedade de benefícios para você uma vez que são lidos. Alguns livros permitem um aumento para uma de suas estatísticas. Outros desbloqueiam vários locais, enquanto os livros restantes lhe dão uma habilidade relacionada a uma de suas atividades. Ler todos desbloqueia o troféu do Bookworm . O que ajuda a acelerar o processo é a leitura automática de livros. A leitura automática significa que, se você estiver lendo um livro sobre um local que já foi, você pode terminar imediatamente a leitura desse livro, uma vez selecionado. Isso permite que você leia outro livro, sem perder tempo. Isso aplica-se apenas a livros sobre destinação. Cleaning your room (Limpando o seu quarto) Título do livro  Capítulos  Recompensa  Leitura automática Yongen-Wanderer 1 Unlocks shortcuts to Ba...