quarta-feira, 27 de março de 2013

Sony começou a desenvolver o PlayStation 4 em 2008



A Sony  começou a desenvolver o PlayStation 4 em 2008, dois anos após o lançamento  do PlayStation 3. Estão surpreendidos? Não deviam. Criar uma nova consola é um processo complexo e uma aposta para o futuro, tudo deve ser planeado minuciosamente e não deixar nada ao acaso.

Foi Mark Cerny, o arquiteto da novo console, o primeiro a começar a pensar sobre o que deveria ser incluído dentro da PlayStation 4, revelou o Gamasutra. Então, em 2007, começou a ler, no seu tempo livre, documentos sobre o processador x86, que foi o escolhido para a PlayStation 4.

Tendo já pensado sobre o assunto, Mark Cerny propôs aos seus superiores que lhe dessem as rédeas do projeto da nova consola. Para sua surpresa, foi-lhe concedido o que tinha pedido.

Depois de estar encarregue do projeto, Cerny começou, em 2008, a questionar os produtores subtilmente, sem mencionar que a Sony estava já  trabalhando no PlayStation 4, sobre o que desejavam, teoricamente, num console de próxima geração. A resposta foi clara: memória unificada.

A Sony tornou o desejo dos produtores realidade, dando-lhes 8GB de memória RAM GDDR 5, à qual o processador e placa gráfica da consola têm acesso. Até agora, os produtores mostraram-se contentes com esta decisão.

Também ficou decidido que o PlayStation 4 teria um processador com oito núcleos. A outra hipótese era quatro núcleos. Incluir mais que oito núcleos foi logo posto de parte, pois chegou-se à conclusão de que seriam precisas técnicas especiais para aproveitar o poder de um processador com esta arquitetura, e a Sony não queria enfrentar os mesmos desafios que enfrentou com a PlayStation 3, que embora tivesse um processador muito poderoso para 2006, era muito complexo de trabalhar.

Esta filosofia da Sony de centrar-se no que os produtores querem não começou com o PlayStation 4, mas antes com a PlayStation Vita, de acordo com Cerny.

A PlayStation 4 só tem recebido elogios até agora, no entanto, a Microsoft ainda não revelou a sua arma para combater o novo console da Sony na próxima geração.

Fonte

0 comentários:

Posts relacionados: