Pular para o conteúdo principal

PES 2014: veja as principais mudanças da nova versão do jogo

De acordo com a revista "Edge", a Konami pretende inovar completamente as bases de mecânica e jogabilidade do PES 2014. Utilizando a tecnologia da poderosa Fox Engine, empregada em Metal Gear Solid: Ground Zeroes, a empresa visa apresentar novas soluções em todos os aspectos do novo Pro Evolution Soccer.



Após perder espaço para a franquia rival Fifa, a equipe de desenvolvimente do PES 2014 resolveu apostar na reformulação de aspectos-chave do gênero de futebol utilizando a nova engine. Veja abaixo os pilares principais das mudanças previstas para o PES 2014.

Gráficos

No início deste mês a Konami divulgou uma imagem impressionante de um processo de modelagem 3D para o novo Pro Evolution Soccer. O rosto apresentado mostra um nível altíssimo de realismo, rivalizando com a qualidade gráfica do novo Fifa.



Jogabilidade

As respostas padrões para colisões entre jogadores, aceleração, queda e domínio de bola serão totalmente reformuladas na próxima geração. A nova engine irá aumentar o realismo do controle de movimentos dos personagens e permitirá que até mesmo "pessoas que não gostam de futebol se acostumem a eles.", nas palavras do produtor criativo Kei Masuda. Sendo assim, ao invés de apertar uma sequência de botões para dar um drible, você terá que realmente conduzir a bola.



Será possível controlar o ponto de equilíbrio dos personagens, permitindo que um jogador experiente consiga dar um chute preciso com o pé direito, mesmo caindo para seu lado esquerdo, por exemplo. O domínio da técnica representará vantagens em outras situações, como em disputas de bola, nas quais um jogador mais leve possa roubar a bola de um mais pesado, ou mesmo sem a bola nos pés, com um atacante usando seus braços para se posicionar melhor para uma cabeçada.

Estágios e a influência da torcida

Outra mudança anunciada será a influência das torcidas, alterando a eficiência dos times ao jogarem dentro ou fora de casa. Estágios como Elland Road, Celtic Park ou Carrow Road irão aumentar o desempenho dos jogadores e dificultar a vida dos adversários. Porém, alguns jogadores com maior resistência a pressão psicológica serão menos afetados pelas torcidas rivais  O cálculo desta nova mecânica deve ser baseado em atributos dos jogadores.



A proposta de introduzir a platéia como fator de influência nos jogos serve a dois propósitos. Primeiramente, a mudança aproxima mais o jogo virtual da realidade, criando uma vantagem perceptível ao se escolher o estágio de cada partida. Além disso, a novidade servirá também para equilibrar partidas entre times fortes e fracos, evitando que o jogador seja obrigado a escolher entre Real Madrid, Barcelona e Paris Saint-Germain para se sair bem.


Outra boa novidade para os fãs brasileiros é a possível inclusão de novos estágios nacionais em PES 2014. O site PES Brasil listou os campos que devem ser acrescentados no novo game: Nova Arena do Grêmio, Estádio do Pacaembu, Novo Mineirão e talvez o Itaquerão. Vale lembrar que PES 2013 foi o jogo mais vendido no Brasil no ano passado e o título trouxe todos os times da série A do Brasileirão.

Estratégia


A nova engine ampliará a personalização de estratégias de jogo. Será possível determinar ações específicas de seus jogadores baseados em áreas do campo. Por exemplo, você poderá focar seu ataque na posição de campo de um zagueiro mais fraco ou programar sua defesa para se fechar quando um jogador adversário mais talentoso se aproximar de sua grande área.

Desta forma, será possível reproduzir mais fielmente estratégias de times famosos e identificar manobras táticas durante os jogos, permitindo que você se adapte mais rapidamente a cada situação e a cada oponente.

Multiplataforma e jogabilidade

A Fox Engine também será fundamental para o desenvolvimento em multiplataformas do PES 2014. Buscando alcançar o público usuário de tablets e outros portáteis, o novo game manterá sua estrutura de forma fiel tanto em consoles quanto em outras plataformas, segundo a Konami.



Outro fator importante para a boa relação usuário-game é a reformulação dos menus, comandos e tutoriais, fontes de diversas críticas no PES 2013. A melhoria é essencial para recuperar fãs perdidos ao longo dos anos e reestabelecer uma base de novos jogadores de Pro Evolution Soccer.

Não se sabe se todas as promessas da Konami irão se concretizar ou se serão implementadas com qualidade suficiente para recuperar o terreno perdido pela série no mercado mundial de jogos. A única certeza que temos é que há um enorme potencial a ser explorado com as novas tecnologias do mercado, podendo alterar de forma drástica até os conceitos mais básicos estabelecidos nos diferentes gêneros dos games.

PES 2014 deve ser lançado no fim deste ano para PS3, Xbox 360 e para os consoles da nova geração.

Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco...

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar ...

FFXIII-2: Estou chegando ...

Baixando, ops, comprando XIII-2 neste momento. Se tudo correr bem, esta semana mesmo já começo a jogar. Cruzando os dedos para rolar aquela afinidade, para que me pegue novamente com tudo, porque confesso que estou com saudades de um controle nas mãos (teclado é ruim demais!!!). WoW é tãããããoooo complicado!!! Já pensei em parar, já chorei de tristeza por ser um jogadora tão ruim, já quis morrer de vergonha das bobeiras que dei, enfim... É um desafio, que me deixa constantemente instigada e motivada, mas... Vou falar baixinho, no pé do ouvido, só aqui entre nós: "Será um alívio jogar algo mais fácil." lol

FFXIII-2: Primeiras impressões - André

Infelizmente ainda não consegui começar a jogar Final Fantasy XIII-2. Todos os dias penso: Hoje vai. E parece que universo inteiro uniu-se em uma conspiração para que eu não jogue. lol Controle quebrado, sem internet, jogo que não roda, etc... Chegarei lá. Enquanto isto, o Bruno ficou de postar aqui suas primeiras impressões. Aproveitando que está de férias, prometeu mundos e fundos. Detonado completo, guia, etc... O que ele não contava era que ficaria tão fissurado no jogo! Rum!!! :( Pedi também ao André, meu parça no WoW e super fã de FXIII-2. Não que ele tenha mais tempo, mas como não está de férias, aproveitou um espacinho livre e aqui está: "E aí pessoal tudo bem? A Neiva pediu pra que escrevesse sobre minhas primeiras impressões sobre XIII-2 e vou tentar fazer isso aqui bem rapidinho: O lançamento de XIII-2 foi no mínimo chocante pra mim (e acredito que pra maioria daqui também). A chuva de críticas em relação a estória e ao final conturbado me deixaram muuuui...

(FFXIII-2) Detonado - Meu jogo - Introdução

Spoilers presentes Final Fantasy XIII-2 começa em Vahalla, lugar fora do tempo e do espaço, lar da Deusa Etro e cuja entrada é o famoso Portão dos Mortos, que se abre nos céus para receber as almas dos mortos. O famoso portão que Barthandelus e os outros fal'Cies queriam arrombar em XIII-2, matando todos em Coocon com a esperança de que com o impacto de tantas almas, provocariam um grande barulho e assim acordariam seu criador, o Deus Pulse, "irmão" de Etro. As primeiras imagens mostram Lightning ajoelhada frente ao trono vazio de Etro. Logo a seguir vemos Noel descendo dentro de um tunel e após a praia de Vahalla e o vilão, Caius, com muito cuidado, ternura e manifestando tristeza, deposita o corpo de Yule nas águas e este logo desaparece. Caius vislumbra a destruição de Vahalla e faz surgirem pequenos monstros da água e lança-os em Valhalla. Lightning, as irmãs Styria e Nix, do summon Shiva e um exército de monstros o aguardam à partir do templo de Etro. A luta c...