Pular para o conteúdo principal

O péssimo ano da Square-Enix, com queda no valor das ações e previsão de lucros líquidos inferiores à 90% do esperado. ATUALIZADO

Gráfico retirado daqui.

Há pouco mais de um mês fiz um texto falando sobre a queda no valor das ações da Square-Enix. (Quem quiser pode reler aqui.) Alguns dias após anunciaram uma revisão na expectativa de vendas e de lucro operacional e hoje anunciaram nova revisão, reduzindo a expectativa de lucro líquido em 91%, ou seja, para cada 100 que ela esperava ganhar este ano, só ganhará 9.

Fui dar uma olhada no preço das ações, que no primeiro post estavam em queda livre. A linha vertical cinza no gráfico aponta para aquele dia. A situação manteve-se relativamente estável e até com uma pequena tendência de recuperação. Entretanto, com esta revisão de hoje é possível que haja uma queda mais acentuada nos próximos dias.

Para quem não entende a importância disto para nós, vou explicar:

Quando uma empresa quer conseguir dinheiro sem ter que recorrer aos bancos, empréstimos, etc... ela vende uma parte de seu capital através de minúsculas cotas de participação no mercado de ações. Pessoas, investidores profissionais e outras empresas compram estas ações, cujo valor é definido de acordo com o valor de mercado da empresa. Valor este que oscila por "n" variáveis, desde valores tangíveis, concretos, como os bens que a empresa possui, até valores intangíveis, como o conceito desta no mercado, etc.

Quem compra uma ação por R$ 1, espera que ela se valorize e possa após algum tempo vender por R$ 1 + x e nunca por R$ 1 - x. Desta forma, as pessoas, investidores, empresas, etc... tendem a comprar ações das empresas mais sólidas ou mais promissoras. Quanto maior o índice de confiança de uma empresa no mercado, mais suas ações se valorizarão e vice-versa.

Quanto maior o valor das ações que estão sendo negociadas, obviamente mais dinheiro entrará na empresa, ou, mais dinheiro permanecerá nela, porque quando os investidores perdem a confiança na valorização das ações tendem a vendê-las, o que faz seu valor cair.

No caso de empresas como a Square-Enix o dinheiro destas ações serve para financiar projetos em desenvolvimento. Quanto maior for seu índice de confiança, mais dinheiro (e prazo!) terá para fazer novos jogos e vice-versa, ou seja, quanto menor confiança, menos jogos teremos ou jogos com menor qualidade.

A Square-Enix teve um ano muito ruim, começando com FFXIII que foi muito criticado. Embora já tenha vendido mais de 6 milhões de unidades, a expectativa era maior. FFXIV todos sabem: um fracasso estrondoso e a progressiva liberação de tempo de testes gratuitos implicou em perda de muito dinheiro. A aposta em títulos de PSP foi outro tiro n´água. Venderam uma média de 250.000 cada um. Nos jogos de consoles grandes, Nier e Kane&Linch foram estrondosos fracassos.

Na lista dos 50 lançamentos mais vendidos de 2.010 até o momento, que começa em 1,4 milhões, a Square-Enix só entra com FFXIII. De todos os jogos que lançou este ano, apenas FFXIII, KH: Birth by Sleep, DQ VI Realms of Reverie, DQ Monters Joker 2, Just Case 2 e Batman Arkham Asylum venderam mais de 1 milhão.

Para culminar, hoje ela divulgou um adiamento de Deus-Ex, alegando que ainda precisa "polir" mais o jogo. Certamente ela não arriscará lançar um novo jogo sem que esteja absolutamente impecável.

O clima deve estar para lá de tenso na empresa.

Por um lado isto é positivo para nós. Certamente não ousarão apresentar nada que não seja excepcional nesta conferência e buscarão sair dela com o índice de confiança em alta com a aprovação dos fãs e críticos ao conteúdo que será revelado para Agito, Versus e demais títulos em desenvolvimento.

Por outro lado existe um risco muito grande de que esta confiança não retorne e que a queda seja irreversível.

Fabula Nova Crystallis com os dois títulos a ser lançados, Final Fantasy Versus XIII e Final Fantasy Agito XIII surgem neste momento como o primeiro Final Fantasy da Square: a última chance, a última fantasia.

Esperemos que a magia volte a acontecer e que tal como ocorreu com Final Fantasy I que foi um sucesso estrondoso e livrou a Square da falência, também Agito e Versus resgatem a gigante à toda a glória do passado.

Por favor, Meu Deus, ilumine-os para que não façam mais nenhuma besteira !!!

...

ATUALIZAÇÃO DE 17/12/10:


Gráfico retirado daqui.

Hoje de manhã fui conferir o resultado da diminuição de 91% na expectativa de lucros líquidos que a Square-Enix divulgou ontem.

FATO:

Os preços das ações cairam mais de 10% atingindo o menor valor dos últimos 11 anos, com um volume de transações (compra e venda) 12 vezes maior.

OPINIÃO:

Isto significa investidores de perfil mais conservadores/tradicionais desfazendo-se das ações a um preço muito barato e outros investidores de perfil mais arrojado arriscando e comprando na baixa para aproveitar a oportunidade. 

Seria uma oportunidade de ouro se alguma empresa desejasse adquirir uma fatia maior do controle acionário da empresa.

Triste pela Square-Enix. Jump Fest começa amanhã e na segunda-feira poderá haver uma reação positiva dependendo do que será revelado no evento. Torcendo por boas notícias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod...

(FF XV) Os mistérios do Menu Ascenção

Esses são os status atuais dos meus personagens! Por Brunoliveira Fala aí galera! Muita gente está com uma certa dificuldade aí para definir o que priorizar na Ascensão logo de cara. Afinal são 8 abas, muitas opções e, no começo, pouco PA (Pontos de Aptidão) ou AP (Ability Points) para gastar, hahah... É justamente aí que reside de cara a minha primeira dica sobre Ascenção: Priorize ativar de cara os nodos que te permitem ganhar mais PA. São eles - Na guia Exploração: Corrida de Rua (Ganha PA por andar de carro), Especialista em Acampamento (Ganha PA por acampar), Mestre em Acampamento (Ganha mais PA por acampar). - Na guia Magia:  Ação Mágica (Ganha PA por usar um feitiço) Por que que eu não citei também os nodos que ativam o ganho de PA por utilizar chocobos? Não coloquei porque no começo do jogo não temos os Chocobos disponíveis e talvez seja interessante direcionar o uso de PA para coisas mais urgentes e importantes. Alguns Nodos que já habilitei n...

(FF XV) Guia oficial de Final Fantasy XV completo, em PDF, para download free

Clique na imagem para fazer o download (via torrent) Graças a Deus! Minhas preces foram atendidas e uma boa alma postou o guia oficial de Final Fantasy XV em pdf e com download free. Já baixei e a qualidade é ótima! O guia em papel é quase imprestável. As letras são minúsculas e cinza. Praticamente tem que ler com lupa. Agora em PDF tudo ficará mais fácil. Aproveitem! Sabe-se lá quanto tempo vai ficar disponível. E muito obrigada, André Anastácio, por trazer isto para nós! (Link atualizado em 13/01/17)

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ...

(FF XV) O grande tesouro do Sylvester

Diz a lenda que existe um grande tesouro escondido em Final Fantasy XV e para encontrá-lo é preciso muita paciência e persistência até reunir os 14 pedaços do mapa com sua localização. Estes 14 pedaços estão espalhados por Leide, Duscae e Cleigne. Para encontrá-los primeiro é preciso achar uma dica de cada localização. Eu, ainda no cap. 5, resolvi aceitar o desafio. A primeira dica está em Leide, no Posto Avançado de Longwythe: Ela mostra o local da primeira parte do mapa, perto dali: E eu encontrei aqui: Até a Ponciana pareceu interessada e veio bisoiar na moita. A segunda dica está no Posto Avançado da Pradaria: E indica um local perto da Trincheira de Keycatrich: Encontrei aqui: A terceira dica está neste ponto aí, não é Posto e nem nada: Aqui: Aproveitei e fiz uma missão de resgate: Recolhi a terceira e parti para o local: Este foi mais difícil de encontrar, mas consegui: ...