Pular para o conteúdo principal

O péssimo ano da Square-Enix, com queda no valor das ações e previsão de lucros líquidos inferiores à 90% do esperado. ATUALIZADO

Gráfico retirado daqui.

Há pouco mais de um mês fiz um texto falando sobre a queda no valor das ações da Square-Enix. (Quem quiser pode reler aqui.) Alguns dias após anunciaram uma revisão na expectativa de vendas e de lucro operacional e hoje anunciaram nova revisão, reduzindo a expectativa de lucro líquido em 91%, ou seja, para cada 100 que ela esperava ganhar este ano, só ganhará 9.

Fui dar uma olhada no preço das ações, que no primeiro post estavam em queda livre. A linha vertical cinza no gráfico aponta para aquele dia. A situação manteve-se relativamente estável e até com uma pequena tendência de recuperação. Entretanto, com esta revisão de hoje é possível que haja uma queda mais acentuada nos próximos dias.

Para quem não entende a importância disto para nós, vou explicar:

Quando uma empresa quer conseguir dinheiro sem ter que recorrer aos bancos, empréstimos, etc... ela vende uma parte de seu capital através de minúsculas cotas de participação no mercado de ações. Pessoas, investidores profissionais e outras empresas compram estas ações, cujo valor é definido de acordo com o valor de mercado da empresa. Valor este que oscila por "n" variáveis, desde valores tangíveis, concretos, como os bens que a empresa possui, até valores intangíveis, como o conceito desta no mercado, etc.

Quem compra uma ação por R$ 1, espera que ela se valorize e possa após algum tempo vender por R$ 1 + x e nunca por R$ 1 - x. Desta forma, as pessoas, investidores, empresas, etc... tendem a comprar ações das empresas mais sólidas ou mais promissoras. Quanto maior o índice de confiança de uma empresa no mercado, mais suas ações se valorizarão e vice-versa.

Quanto maior o valor das ações que estão sendo negociadas, obviamente mais dinheiro entrará na empresa, ou, mais dinheiro permanecerá nela, porque quando os investidores perdem a confiança na valorização das ações tendem a vendê-las, o que faz seu valor cair.

No caso de empresas como a Square-Enix o dinheiro destas ações serve para financiar projetos em desenvolvimento. Quanto maior for seu índice de confiança, mais dinheiro (e prazo!) terá para fazer novos jogos e vice-versa, ou seja, quanto menor confiança, menos jogos teremos ou jogos com menor qualidade.

A Square-Enix teve um ano muito ruim, começando com FFXIII que foi muito criticado. Embora já tenha vendido mais de 6 milhões de unidades, a expectativa era maior. FFXIV todos sabem: um fracasso estrondoso e a progressiva liberação de tempo de testes gratuitos implicou em perda de muito dinheiro. A aposta em títulos de PSP foi outro tiro n´água. Venderam uma média de 250.000 cada um. Nos jogos de consoles grandes, Nier e Kane&Linch foram estrondosos fracassos.

Na lista dos 50 lançamentos mais vendidos de 2.010 até o momento, que começa em 1,4 milhões, a Square-Enix só entra com FFXIII. De todos os jogos que lançou este ano, apenas FFXIII, KH: Birth by Sleep, DQ VI Realms of Reverie, DQ Monters Joker 2, Just Case 2 e Batman Arkham Asylum venderam mais de 1 milhão.

Para culminar, hoje ela divulgou um adiamento de Deus-Ex, alegando que ainda precisa "polir" mais o jogo. Certamente ela não arriscará lançar um novo jogo sem que esteja absolutamente impecável.

O clima deve estar para lá de tenso na empresa.

Por um lado isto é positivo para nós. Certamente não ousarão apresentar nada que não seja excepcional nesta conferência e buscarão sair dela com o índice de confiança em alta com a aprovação dos fãs e críticos ao conteúdo que será revelado para Agito, Versus e demais títulos em desenvolvimento.

Por outro lado existe um risco muito grande de que esta confiança não retorne e que a queda seja irreversível.

Fabula Nova Crystallis com os dois títulos a ser lançados, Final Fantasy Versus XIII e Final Fantasy Agito XIII surgem neste momento como o primeiro Final Fantasy da Square: a última chance, a última fantasia.

Esperemos que a magia volte a acontecer e que tal como ocorreu com Final Fantasy I que foi um sucesso estrondoso e livrou a Square da falência, também Agito e Versus resgatem a gigante à toda a glória do passado.

Por favor, Meu Deus, ilumine-os para que não façam mais nenhuma besteira !!!

...

ATUALIZAÇÃO DE 17/12/10:


Gráfico retirado daqui.

Hoje de manhã fui conferir o resultado da diminuição de 91% na expectativa de lucros líquidos que a Square-Enix divulgou ontem.

FATO:

Os preços das ações cairam mais de 10% atingindo o menor valor dos últimos 11 anos, com um volume de transações (compra e venda) 12 vezes maior.

OPINIÃO:

Isto significa investidores de perfil mais conservadores/tradicionais desfazendo-se das ações a um preço muito barato e outros investidores de perfil mais arrojado arriscando e comprando na baixa para aproveitar a oportunidade. 

Seria uma oportunidade de ouro se alguma empresa desejasse adquirir uma fatia maior do controle acionário da empresa.

Triste pela Square-Enix. Jump Fest começa amanhã e na segunda-feira poderá haver uma reação positiva dependendo do que será revelado no evento. Torcendo por boas notícias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

As Armas de Final Fantasy XIII

Segundo Split e Krystha estas são as armas que podem ser encontradas em tesouros ou ganhas após lutas nas fases do jogo Final Fantasy XIII. Elas também podem ser adquiridas no shop. Ver shop list. São armas puras, ou seja, não necessitam de materiais ou upgrades para serem obtidas e é através delas que se pode sintetizar outras armas mais poderosas. Em CAP indico o capítulo onde se pode ganhar ou encontrar a arma no jogo. Quando há um "?" é porque ainda não a localizei. Quem quiser colaborar, é só enviar a dica de localização via email ou comentários. Para mais detalhes sobre a forma exata de obtenção, vá ao Walkthrough de Krysta ou Split (que foram os que utilizei como base) e procure a arma desejada com Ctrl + F. AS ARMAS NORMAIS DO JOGO FINAL FANTASY XIII ======================================================== ABREVIAÇÕES STR = strength inicial                   | MAG = magia inicial *STR = strengh máximo               | *MAG = magi

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(Dragon Quest IX) Quest list completa em português - Parte 1

Quest #001 - One Good Turn Localização: Angel Falls; garota em frente à igreja Objetivo: Dar-lhe uma Tangleweb. Solução: Pegue uma do outro lado do rio próximo à Angel Falls. Recompensa: Sleeping Hibiscus Pré-requesito: Não Repete: Sim Notas: Também pode comprar Tangleweb à partir de Batsureg. Quest #002 - Pleased As Punch Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Air Punch Party Trick Solução: Atribua Air Punch ao seu Party Trick e execute-o em frente à garota pressionando B e selecionando o botão atribuído ao Air Punch. Recompensa: Pirouette Party Trick Pré-requesito: Não Repete: Não Notas: Não Quest #003 - We Like To Party Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Pirouette, Clap, Jump e Air Punch consecutivamente. Solução: Atribua os movimentos de Party Tricks e mapeie-os no botão da seta para baixo. Pressione B + seta para baixo e para executar os movimentos em frente à garota. Recompensa: Pray Party Trick Pré-requesito: T