Pular para o conteúdo principal

O péssimo ano da Square-Enix, com queda no valor das ações e previsão de lucros líquidos inferiores à 90% do esperado. ATUALIZADO

Gráfico retirado daqui.

Há pouco mais de um mês fiz um texto falando sobre a queda no valor das ações da Square-Enix. (Quem quiser pode reler aqui.) Alguns dias após anunciaram uma revisão na expectativa de vendas e de lucro operacional e hoje anunciaram nova revisão, reduzindo a expectativa de lucro líquido em 91%, ou seja, para cada 100 que ela esperava ganhar este ano, só ganhará 9.

Fui dar uma olhada no preço das ações, que no primeiro post estavam em queda livre. A linha vertical cinza no gráfico aponta para aquele dia. A situação manteve-se relativamente estável e até com uma pequena tendência de recuperação. Entretanto, com esta revisão de hoje é possível que haja uma queda mais acentuada nos próximos dias.

Para quem não entende a importância disto para nós, vou explicar:

Quando uma empresa quer conseguir dinheiro sem ter que recorrer aos bancos, empréstimos, etc... ela vende uma parte de seu capital através de minúsculas cotas de participação no mercado de ações. Pessoas, investidores profissionais e outras empresas compram estas ações, cujo valor é definido de acordo com o valor de mercado da empresa. Valor este que oscila por "n" variáveis, desde valores tangíveis, concretos, como os bens que a empresa possui, até valores intangíveis, como o conceito desta no mercado, etc.

Quem compra uma ação por R$ 1, espera que ela se valorize e possa após algum tempo vender por R$ 1 + x e nunca por R$ 1 - x. Desta forma, as pessoas, investidores, empresas, etc... tendem a comprar ações das empresas mais sólidas ou mais promissoras. Quanto maior o índice de confiança de uma empresa no mercado, mais suas ações se valorizarão e vice-versa.

Quanto maior o valor das ações que estão sendo negociadas, obviamente mais dinheiro entrará na empresa, ou, mais dinheiro permanecerá nela, porque quando os investidores perdem a confiança na valorização das ações tendem a vendê-las, o que faz seu valor cair.

No caso de empresas como a Square-Enix o dinheiro destas ações serve para financiar projetos em desenvolvimento. Quanto maior for seu índice de confiança, mais dinheiro (e prazo!) terá para fazer novos jogos e vice-versa, ou seja, quanto menor confiança, menos jogos teremos ou jogos com menor qualidade.

A Square-Enix teve um ano muito ruim, começando com FFXIII que foi muito criticado. Embora já tenha vendido mais de 6 milhões de unidades, a expectativa era maior. FFXIV todos sabem: um fracasso estrondoso e a progressiva liberação de tempo de testes gratuitos implicou em perda de muito dinheiro. A aposta em títulos de PSP foi outro tiro n´água. Venderam uma média de 250.000 cada um. Nos jogos de consoles grandes, Nier e Kane&Linch foram estrondosos fracassos.

Na lista dos 50 lançamentos mais vendidos de 2.010 até o momento, que começa em 1,4 milhões, a Square-Enix só entra com FFXIII. De todos os jogos que lançou este ano, apenas FFXIII, KH: Birth by Sleep, DQ VI Realms of Reverie, DQ Monters Joker 2, Just Case 2 e Batman Arkham Asylum venderam mais de 1 milhão.

Para culminar, hoje ela divulgou um adiamento de Deus-Ex, alegando que ainda precisa "polir" mais o jogo. Certamente ela não arriscará lançar um novo jogo sem que esteja absolutamente impecável.

O clima deve estar para lá de tenso na empresa.

Por um lado isto é positivo para nós. Certamente não ousarão apresentar nada que não seja excepcional nesta conferência e buscarão sair dela com o índice de confiança em alta com a aprovação dos fãs e críticos ao conteúdo que será revelado para Agito, Versus e demais títulos em desenvolvimento.

Por outro lado existe um risco muito grande de que esta confiança não retorne e que a queda seja irreversível.

Fabula Nova Crystallis com os dois títulos a ser lançados, Final Fantasy Versus XIII e Final Fantasy Agito XIII surgem neste momento como o primeiro Final Fantasy da Square: a última chance, a última fantasia.

Esperemos que a magia volte a acontecer e que tal como ocorreu com Final Fantasy I que foi um sucesso estrondoso e livrou a Square da falência, também Agito e Versus resgatem a gigante à toda a glória do passado.

Por favor, Meu Deus, ilumine-os para que não façam mais nenhuma besteira !!!

...

ATUALIZAÇÃO DE 17/12/10:


Gráfico retirado daqui.

Hoje de manhã fui conferir o resultado da diminuição de 91% na expectativa de lucros líquidos que a Square-Enix divulgou ontem.

FATO:

Os preços das ações cairam mais de 10% atingindo o menor valor dos últimos 11 anos, com um volume de transações (compra e venda) 12 vezes maior.

OPINIÃO:

Isto significa investidores de perfil mais conservadores/tradicionais desfazendo-se das ações a um preço muito barato e outros investidores de perfil mais arrojado arriscando e comprando na baixa para aproveitar a oportunidade. 

Seria uma oportunidade de ouro se alguma empresa desejasse adquirir uma fatia maior do controle acionário da empresa.

Triste pela Square-Enix. Jump Fest começa amanhã e na segunda-feira poderá haver uma reação positiva dependendo do que será revelado no evento. Torcendo por boas notícias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FFXIII - Capítulo 11 - Mah'Habara - Continuação

Átomo, um veículo bem esquisito! lol Seguindo o caminho reto da mina (Maw of the Abyss) fui enfrentando bombas, robôs e puddins, alguns em formatos novos. Tem um robô mais parrudo (Boxed Phalanx) que aparece junto com dois ou três robôs comuns. Ele sumoniza estes robozinhos, e se for neles a luta não acaba nunca. Vá direto ao grandão. Quando cheguei na área chamada The Earthworks, tem cutscene nova e os shops ganharam novos itens. É um bom local para decidir sobre suas armas, porque Plautus recebe novas opções e bem razoáveis. Ao final tem um Juggernaut (1.564.000 de vida) opcional. Resolvi encarar e não é que matei? O que não faz uma equipe Killer e uma arma Peacemaker? :DD Prosseguindo para Flower Fissure, Vanille enfim ganhou seu summon, Hecatoncheir. Mesma coisa que os anteriores: preocupe-se em ficar vivo. Ele é bem violento. Se puder, ataque. Quadrado quando a barra encher. Se você está seguindo as missões das l’Cies Stones, aqui haverá a pedra para o monstro 18. Mesmo q

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1b e 2 - Deu o que tinha para dar.

Capítulo 1 - Parte 1b: Ainda no Hammerhead Pois é. Fiz questão de experimentar tudo neste início, porque não queria depois saber que poderia ter feito algo e não fiz e perder ou sei lá. Então, fiz tudo: Peguei todos os tesouros disponíveis na região (vejam no mapa postado na parte 1a) e mais alguns novos, pois depois de cada caçada, o dono das Hunts atualizava meu mapa e para minha surpresa apareceram novos tesouros, não listados no mapa. Peguei até uma nova espada, meio chinfrim, mas peguei. lol O guia recomendava fazer duas quests do tipo Carro Quebrado e duas do tipo Resgate/Salvamento. As missões do tipo Carro Quebrado (espero que seja esta a tradução em português) são bem simples: tudo o que precisamos fazer é manter um estoque de kit de reparos  que podemos comprar na lojinha do Hammerhead e quando topamos com algum carro quebrado na beira da estrada fornecemos o kit. Missão do tipo Carro Quebrado As missões do tipo Resgate seguem o mesmo estilo, a diferença é

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ

FFXIII - Montando uma equipe KILLER

Clique para ver maior em outra janela. Não estou satisfeita com minha equipe principal. Montei meio intuitivamente, mas penso que poderia render mais. Estive procurando informações sobre como aperfeiçoar e encontrei o gráfico acima. Como tenho um estilo mais agressivo, pensei em ter dois caracteres com perfil principal voltado a luta em si (COM/RAV/SEN) e um personagem para cura e alteração de status (MED/SYN/SAB). Com base neste pensamento, montei a tabela abaixo, tentando identificar os melhores em cada atividade. COM RAV SEN SYN SAB MED O MELHOR Fang Light Snow Sahz Hope Vanille Hope O 2º MELHOR Light Hope Fang Light Vanille Hope Vanille E dela passei para a seleção propriamente dita, comparando os personagens e começando com o perfil voltado para MED/SAB/SYN: COM RAV SEN SYN SAB MED HOPE 2º 1º 2º 1º VANILLE 2º 1º 2º SA