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A crise na indústria de games - Parte 2 - Os donos do jogo

Era assim:

Agora é assim:

A indústria japonesa perdeu 19% do mercado mundial para empresas ocidentais nos últimos 5 anos.

Conforme disse na Parte 1 desta série, fiquei curiosa em saber se realmente a indústria de games japoneses estava em crise ou se toda a indústria ou se não havia crise e se havia, qual o tamanho e proporção.

Enfurnei-me no site da VGChartz coletando um número infindável de números e comecei a analisar os dados de "n" formas diferentes. Este post é apenas uma prévia, um aperitivo, digamos assim, do relatório completo que somente poderei liberar em janeiro, após o fechamento do ano. Para hoje, projetei as últimas 6 semanas do ano com base no mesmo período de 2.009, o que implica em um acréscimo de 30%.

Para chegar aos resultados acima, coletei os dados de vendas de games no mundo inteiro, ano a ano, desde 2005. Na página de estatísticas anuais o VGChartz acrescenta também uma lista com as 30 empresas que mais venderam naquele ano. Somando as vendas destas 30 empresas, descobri que significavam mais de 90% do total comercializado.

Coletei os nomes das 30 de cada ano e unifiquei em uma planilha, ficando com cerca de 50 nomes, já que muitos repetiam-se ano a ano. Ao fazer isto fui percebendo algumas fusões entre elas e percebi que teria que descobrir os agrupamentos, digamos assim, de todas, pois a cada ano, mais destas ocorriam. Através do Wikipedia Companias, identifiquei qual empresa ou estúdio pertencia a quem e ao final minha lista total havia retornado ao mesmo número de 30 empresas.

A maior parte das empresas, tanto japonesas quanto ocidentais é hoje um guarda-chuva onde abrigam-se vários nomes, como, por exemplo, a Square-Enix que é a junção da Square + Enix + Taito + Eidos + ... em um total de 16 empresas ou estúdios. A lista total com todas as empresas que se agrupam nestas 30 contém 201 linhas e apenas algumas empresas ainda permanecem em configuração única. Eventualmente posso ter perdido alguma ligação e agradeço se retificarem caso percebam. Tendo todas as empresas que compunham a lista, voltei ao VGChartz e coletei os dados anuais faltantes de todas as 201 empresas, descobrindo que apenas 50 são ativas no sentido de lançarem e venderem games sob seu nome.

Isto feito, somei cada grupo e tive minha nova lista de empresas: as donas do jogo, as 30 desenvolvedoras  responsáveis por 97% todos os games vendidos mundialmente!  Em 2005 a participação delas era de 99%!!! E isto para um total anual aproximado de 200 empresas. Ou seja: Em 2005, cerca de 150 empresas desenvolveram e lançaram games no mercado e venderam apenas 1% do total comercializado. Todo o restante foi vendido por estas 30. Em 2010 estas pequenas empresas triplicaram sua participação no mercado, passando para 3% (!!!) do mercado.

Aqui estão elas, em ordem das unidades vendidas em 2.010:


VENDAS DE GAMES EM 2010
 -  POR DESENVOLVEDORA  -
Milhões
R
N
EMPRESA
Unidades
%
J
Nintendo *
102
18,0%
O
Electronic Arts *
69
12,3%
O
Activision *
58
10,3%
O
Take-Two *
42
7,5%
O
Ubisoft *
35
6,3%
J
Sony *
28
5,0%
O
Microsoft
23
4,1%
J
Square Enix *
23
4,0%
J
Sega *
22
3,9%
10º
O
THQ *
20
3,6%
11º
J
Namco Bandai *
19
3,4%
12º
J
Konami *
18
3,2%
13º
O
Disney *
14
2,6%
14º
J
Capcom *
14
2,5%
15º
O
Warner Bros *
11
2,0%
16º
O
LucasArts
7
1,3%
17º
O
Bethesda *
6
1,0%
18º
O
MTV Games
5
0,9%
19º
O
Codemasters *
4
0,8%
20º
O
Majesco
4
0,6%
21º
O
Midway Games
3
0,6%
22º
O
505 Games
3
0,5%
23º
J
Tecmo Koei *
3
0,5%
24º
J
Level 5
3
0,4%
25º
J
Atlus
2
0,4%
26º
O
Crave
2
0,3%
27º
O
Destineer
2
0,3%
28º
O
Aksys Games
2
0,3%
29º
O
SouthPeak*
1
0,2%
30º
J
Takara Tomy *
0
0,1%
97,0%
Outras ± 150
17
3,0%
563
100,0%
Obs.: Últimas 6 semanas projetadas de acordo com igual
período de 2.009, em acréscimo de 30% ao total.
* = Composta por mais de uma empresa. O resultado é a
soma das vendas de todas as empresas do grupo.
Fonte dos dados: www.vgchartz.com
Compilação: aitinerante.blogspot.com


E isto é o que aconteceu quando coloquei em ordem da nacionalidade em um gráfico:


As áreas em marrom/abóbora são das empresas japonesas, as azuis das empresas ocidentais e a lilás das aproximadamente 150 outras empresas. As áreas mais escuras são de empresas que venderam (ou venderão até o final do ano) mais de 50 milhões de unidades em 2.010, as de cores médias correspondem às vendas superiores à 20 milhões e assim por diante.

Aqui podemos ver nitidamente como se processou a perda de mercado japonês ano a ano e o ganho de espaço por empresas ocidentais, tanto as que já estavam em 2005 quanto outras que foram surgindo em 2006 e 2007 (Bethesda, MTV, Codemaster, 505, Aksys, SouthPeak e Destineer).

Do lado japonês, a participação no mercado diminuiu, e as empresas se restringem a 10 grandes, mas elas mantém-se na liderança e apenas uma nova surge (Level 5).

A situação parece feia olhando deste prisma, de % de participação no mercado, mas gostaria que vissem a situação sobre o prisma dos números absolutos:


Como podem ver, mesmo com a leve queda em 2.009 e (projeta-se) em 2.010, o tamanho do mercado como um todo aumentou 357% nos últimos 5 anos!!!

Então...

Será que elas tem mesmo do que reclamar em termos de crise???

Afinal de contas tivemos uma crise mundial devastadora em muitos países. Uma queda de 3% de 2.008 para 2.009 e de 5% de 2.009 para 2.010 não parece tão ruim frente à queda de outros mercados e frente ao crescimento nos anos anteriores.

...

Como disse ao início, isto é apenas uma prévia e os gráficos serão refeitos e postados novamente tão logo os dados de 2.010 estejam disponíveis.

A tabela original com todos os dados e os gráficos em excel estão disponíveis para todos os comentaristas do blog que tiverem interesse, bastando apenas requisitar o envio por email.

Estou fazendo muitas outras análises para ter uma visão geral completa e não parcial como esta. Uma delas, que ainda não fiz (pretendo fazer), refere-se à estes mesmos gráficos, mas apenas para o mercado japonês.

Será que perderam espaço também em casa? Uma breve olhada no VGChartz indica que nem tanto. As maiores globalmente lá estão, mas colocadas nas posições medias a inferiores. Isto é bom, ainda que o mercado japonês signifique apenas cerca de 11% do mercado global.

Espero que tenham apreciado estas análises. Agora temos uma visão mais abrangente do mercado de vendas de games mundial e poderemos entender melhor os comentários e análises que virão por parte de analistas de todo mundo, tão logo o ano se finde. Aliás, até onde sei, nunca o mercado de games foi mostrado de forma tão clara.

(Obs.: Tomei muito cuidado com todos os números, mas dado à grande quantidade de dados manipulados, caso vejam algum erro, imprecisão ou incorreção, por favor, avisem.)

:D

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