Pular para o conteúdo principal

A queda do valor das ações da Square-Enix e a importância de Versus e Agito

Gráfico retirado daqui.

Daniel enviou-me um post da Geek contando que um fã enraivecido após uma sessão noturna particularmente frustrante em FFXIV, na manhã seguinte vendeu seus 1% de ações da Square-Enix, causando uma queda de 3% no preço das ações.

Não tenho a mínima idéia se é verdade ou não, mas fiquei pensando se não haveria uma ligação entre a reação dos fãs e o preço das ações. Fui lá conferir e aí está. Este é o gráfico estatístico da variação do valor das ações da Square-Enix ao longo dos últimos 2 anos.

Ações em queda livre desde o início de 2.008. Os pontos de recuperação, na primeira metade do gráfico, jun/jul de 2.009, correspondem à data de lançamento de Dragon Quest IX (um verdadeiro sucesso) e na segunda metade do gráfico às datas de lançamento de FFXIII, Dez/09 no Japão e Mar/10 no Ocidente. O último morrinho mais alto do quadro corresponde à data de lançamento oficial de FFXIV. Basta observar o que ocorre na sequência: mais queda.

Seria necessário ter todas datas de lançamentos e fatos relativos a games para fazer uma análise decente, mas é claro - ululantemente evidente - que as ações estão em queda livre nos últimos 2 anos.

Basicamente a Square-Enix perdeu metade de seu valor, mesmo com todas as aquisições, fusões, parcerias, etc... O dinheiro que deixou de ganhar com venda de games não é nada perto do que perdeu (e seus sócios) com a queda do valor das açoes.

Temos que levar em consideração a crise mundial neste período e a reconhecida crise na indústria de games japoneses, dois pontos que afetam a todas empresas de games japonesas e não apenas a Square-Enix. Mas, considerando isto de um lado e de outro o fato de que a Square-Enix cresceu como empresa, comprando outras, estabelecendo parcerias e lançando novas franquias, dá um empate técnico diria.

Daniel e eu conversamos muito, por diversas vezes, sobre a importância de Versus ser bem sucedido não apenas para a Square-Enix como para todos os próximos lançamentos. Agora tenho a dimensão do quão importante é.

Não deixo de ficar preocupada ao ver o cenário, mas ao mesmo tempo, sempre senti-me impotente como fã e vendo estes resultados, percebo que nós temos uma voz dentro da Square e muito mais poderosa do que imaginávamos.

Somos nós que determinamos o desenho deste gráfico, para o bem ou para o mal.

Nossa reação aos próximos lançamentos (Agito e Versus) pode recuperar este quadro ou piorar ainda mais.

Ainda que um único jogo bem sucedido dificilmente faria o valor das ações retornar aos valores anteriores à 2.008, melhoraria, sem dúvida e criaria um cenário de otimismo propício à elevações futuras, de forma que a empresa teria incentivos (e investimentos) para continuar criando outros jogos.

Ontem li em algum lugar que um grande jogo não se faz com menos de US$ 5 milhões. Para todas as S/As, este valor não sai da venda de games e sim da confiança de quem investe em suas ações e é por isto que um clima de otimismo é tão importante.

Pensando por este lado dá para entender melhor também a presença constante, praticamente diária, de Nomura, Campos, Kitase e outros poderosos no Twitter de 3rd. Birthday. Por que eles se dão a este trabalho? Para tornarem-se mais próximos. Para estabelecerem um diálogo conosco. Para manterem o clima de otimismo e confiança.

E parece estar dando muito certo. A expectativa é a melhor possível para o jogo, mesmo não sendo nenhum FF.

Agora, para Versus e Agito não tem Twitter. Por que? Talvez o twitter de 3rd. Birthday tenha sido um teste, uma experiência, que em resultando positiva, estenda-se à jogos mais importantes.

Eles não podem arriscar com Versus e Agito.

Sinceramente não gostaria ser Nomura neste momento. É muita pressão!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

(FF XV) Arma suprema: como obter os Chifres em Hélice para a quest do Cid e Arroz Mãe e Filho

- Vá para Velha Lestallum e pegue a quest Os últimos espiracórnios, lvl 29. - Vá para o ponto da caçada. - Salve antes de iniciar e se o item não cair, carregue o jogo e mate novamente até cair. - Entregue a hunt. - Entregue os chifres para o Cid. - Durma algumas vezes e o Cid vai telefonar e informar que sua arma está pronta, a Arma Suprema, com ataque de 364! Para ajudar a melhorar a taxa de drop do item: - Equipe o Noctis com a Dissecadora. Esta espada é boa para quebrar membros e o chifre em hélice resistente você só consegue quebrando os chifres dos espiracórnios. - Ative o nódulo Destruidor de Demônios na seção de Combates da Ascenção. Quebra partes com translocação ofensiva. - Coma o Arroz Mãe e Filho que aumenta em 50% a taxa de obtenção de itens. - Tenha a habilidade de sobrevivência do Gládio em 10, porque também aumenta a taxa de obtenção de itens melhores. Arroz Mãe e Filho A receita para o arroz Mãe e Filho  só pode ser obtida após a finalizaç...

(FF XV) Guia oficial de Final Fantasy XV completo, em PDF, para download free

Clique na imagem para fazer o download (via torrent) Graças a Deus! Minhas preces foram atendidas e uma boa alma postou o guia oficial de Final Fantasy XV em pdf e com download free. Já baixei e a qualidade é ótima! O guia em papel é quase imprestável. As letras são minúsculas e cinza. Praticamente tem que ler com lupa. Agora em PDF tudo ficará mais fácil. Aproveitem! Sabe-se lá quanto tempo vai ficar disponível. E muito obrigada, André Anastácio, por trazer isto para nós! (Link atualizado em 13/01/17)

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Ist...

FFXV - Tá tudo aqui! (detonados, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XV Indíce geral dos posts Grupo no Whatsapp MEU JOGO (NEIVA) Primeiras Impressões Segundas Impressões Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Capítulo 1 - Parte 1b e 2 - Leide Capítulo 2 - Parte 1 - Prairie Outpost Capítulo 2 - Parte 2 - Norduscaen Block Capítulo 3 - Cleigne Capítulo 4 - Duscae West Capítulo 5 - Ainda em Duscae/Cleigne Capítulo 5 - A saga do Catopeblas Capítulo 6 - Desânimo   Capítulo 7 - Aranea Capítulo 8 - Consertando o barco Capítulo 9 - Impactante Capítulo 10 - Stress Capítulo 11 - Trem do perigo Capítulo 12 - Denso, forte e marcante Capítulo 13 - Puro Terror Capítulo 14 - Pausa para upar Capítulo 14 - 17 lvls de uma vez Capítulo 14 - 2 kk xp e 132 k gil Capítulo 14 - Final e Shiva shivando Pós Game - Type-F, Randolph e Menaces Pós Game - Randolph Considerações Finais Despedida JOGO DO BRUNO Primeiras Impressões Primeiras Impressões Oficiais Capítulo 1 - Um novo e imens...