Pular para o conteúdo principal

(Versus) Fabula Nova Crystallis, FFXIII, Agito e Versus: vem coisa boa por aí.


O Final Fantasy XIII Fabula Nova Crystallis é o título sob o qual agruparão-se vários jogos da Square-Enix que têm em comum apenas o tema "cristais" e o mesmo universo, embora em mundos diferenciados.

Teriam também em comum a deusa da Morte, Etro, presente em XIII liderando a porta que os fal'Cies desejavam explodir com o excesso de luzes das mortes simultâneas dos cidadões de Coocon e presente também em Versus, desde o primeiro trailler?

Apenas relembrando, esta é a Deusa Etro que aparece no trailler de Versus. Veja e compare com a imagem acima do logo de Fabula Nova Crystallis:



A exemplo da compilação para o Final Fantasy VII além dos títulos já anunciados, outros podem surgir sob a mesma "aba", dependendo do menor ou maior sucesso da série.

Até o momento fazem parte de Fabula Nova Crystallis:

Final Fantasy XIII - já lançado - PS3 e Xbox360
Final Fantasy Versus XIII - Próximo título a ser anunciado, até o momento exclusivo para PS3
Final Fantasy Agito XIII - Título seguinte à Versus, para PSP

A Square-Enix licenciou o nome Final Fantasy Haeresis XIII , mas não há nenhuma informação sobre este.

Rumores indicam também a possibilidade de um FF XIII-2, até porque alguns assuntos do XIII ficaram inconcluidos ou, sua conclusão deixou a desejar. Não seria legal ter uma continuação da estória da Vanille e Fang? E quem não gostaria de enfrentar o Titan de Pulse? Eu quero!!! rsrs

Os diretores da Square-Enix desejam recriar o sucesso da compilação FFVII com o Fabula Nova Crystallis, com a expectativa de duração de 10 anos de novos lançamentos. Tudo depende da vendagem e torço para que acertem a mão em FF Versus.

Se há algo que a Square não teme é o novo. Sua franquia permanece na liderança porque em todos os títulos ela, se não consegue, ao menos tenta, uma renovação.

As informações já reveladas de Agito são sobre um jogo superior em enredo, qualidade gráfica, design e sistema de batalha. Um jogo que veio para inovar no PSP.

FFXIII bem ou mal foi uma inovação em diversos aspectos, assim como imaginos que será Versus, com seus cenários baseados em locações reais, roupas e objetos comuns e modernos, como carros, armas, postos de gasolina e prédios.

Poderemos abastecer nosso carro nestes postos de gasolina que funcionariam como save-points?

O cuidado que a Square está dando ao tempo, com cálculos físicos da movimentação das nuvens sugere, se não uma interferência do fator "tempo" na jogabilidade, ao menos um acabamento gráfico impecável.

O preciosismo deles com Versus parece ser quase obsessivo. As roupas dos personagens foram desenvolvidas por uma grife japonesa real, a Roen. Roupas reais foram elaboradas com base nos desenhos. Veja:



(Acabei de ir no site da Roen. Olha só o nome da coleção deles para a primavera/verão 2010: Death! hahaha De onde será que veio a inspiração? lol)

Já foi dito pelo Nomura que será espaço aberto a ser explorado, com monstros visíveis e invisíveis, diferentemente de XIII em sua maior parte, mas também foi dito que seguirá algo da linearidade deste e isto no sentido de que haverá uma estória a ser seguida e não no sentido de "engessamento" do jogo.

Cogitei em post anterior minhas teorias sobre o enredo de Versus. Acredito que a estória será diferente e pouco usual, com os deuses do sono e da morte tendo papéis decisivos. Alguém está dormindo ou morto no game, se não todos. Empolgante só de pensar, imaginem na hora de jogar!

A música de Yoko Shimomura, responsável pela trilha de Kingdom Hearts e Parasite Eve (entre outros) também será uma renovação para a série.

Sobre o sistema de batalhas, este é o maior mistério de Versus até o momento, muito já se disse, mas de fatos mesmo temos apenas a informação de que será semelhante à Kingdom Hearts, com um elemento de um FF não identificado.

Algumas pessoas cogitam que este jogo possa ser o FFVII - Dirge of Cerberus e outras apostam em Parasite Eve, mas são apenas teorias.

Seja como for, olhando para o passado da equipe que atualmente desenvolve Versus e que já trabalhou com Kingdom Hearts, Adventure Children e Dirge, podemos esperar batalhas cinematográficas, longas, sem transição entre cenários (e isto já foi confirmado por Nomura) em um estilo praticamente similar aos jogos de ação ou aventura, mas sem perder a praticidade tradicional de todos os Final Fantasys anteriores.

Em FFXIII algumas lutas são empolgantes e cheias de adrenalina. Quem não saiu com o coração disparado após matar o primeiro Adamantoise que conteste. : D

Acho que podemos esperar por um Versus com batalhas ainda mais dinâmicas em um jogo longo e explorável, com uma estória bem construída e personagens cativantes. A fila de fãs de Noctis já é longa agora, imagino depois! Vou ter trabalho para assegurar a exclusividade (vai sonhando, Neiva). lol

Por tudo que já vi e analisei, estou otimista com relação não apenas à Versus, mas à toda a compilação Fabula Nova Crystallis.

Creio que respiraremos totalmente aliviados logo após o lançamento do próximo título, com um grande sucesso assegurando a continuidade da série por muito tempo.

...

Contei com a ajuda de um amigo que não deseja ser identificado para a coleta e análise de todas estas informações e sou muito grata a ele.

:D

Comentários

Vitor disse…
A única coisa que parece certa é que será praticamente uma CG jogável pelo jeito, mas tenho medo de como vai funcionar esse negócio de viajar com o carro, se for semelhante às aeronaves do FFX por exemplo tudo bem...se não sei lá....

Se tivessem eventos que só acontecessem durante determinados acontecimentos climáticos ficaria muito legal...

No mais, não sei o que esperar de um FF "moderno/atual" mas que vai ser TOP acredito desde já!
aitinerante disse…
Oi Vitor,

Verdade isto de que será praticamente um filme jogável. Lembrou-me de que esqueci de mencionar: vai ter uma airship tradicional também, depois de ter sumido no XIII.

No capítulo 6 de FFXIII tivemos os orbs do tempo e se estivesse chovendo os tesouros eram melhores. Acho que foi um teste drive para Versus.

Abraços e aguardo sua análise de Demon Souls. :D
André disse…
Adoro ler seus posts e teorias sobre Versus... sei lá é como se minha ansiedade desse uma acalmada rs
Incrível msmo como a Square está gerando tanto mistério com esse FF. O game vai sair mais mimado do que filhinho de madame \o/
Fico triste em pensar que a linearidade de XIII vai estar de volta e em relação ao sistema de batalha eu espero, do fundo do meu coração, que não seja como em Dirge. Dirge of Cerberus eu nem sequer chamo de FF... O sistema de batalha poderia continuar como o de XIII ou que mudem sei lá, só nao queria que deixassem ele completamente aberto do tipo "aperta e faz", pois perderia mais ainda a essência de jogos de RPG e principalmente a essência de FF.
Os gráficos estão empolgantes e após gerar tanta ansiedade e enrolação em cima de um game a coisa TEM que ser boa asuehsaueahseushe
Estamos aê, no triste e longo aguardo desse maravilhoso Game *-*
André disse…
Nossa, acabei de ler seu post sobre o engraçadinho que estava querendo informações sobre vc e sua família. Só quero dar meu parecer:
Que fique claro pra ele que "A Itinerante" tem amigos, e estes não deixariam barato caso ele abrisse uma brexinha sequer nessas suas brincadeiras sem graça!
Que fique avisado... fui
aitinerante disse…
André,

Que bom. Às vezes penso que encho a paciência de vocês falando tanto em Versus quando existem tantos outros jogos já por aí, mas por outro lado penso que para quem gosta de FF como nós, toda informação ainda é pouca.

Logo farei um post mais detalhado sobre como imagino que possa ser o sistema de batalhas, mas olha, compartilho de todas suas ansiedades com relação a isto.

Bjs
aitinerante disse…
Ô André, obrigada. Adorei seu recadinho. :D
AndreMLT disse…
Oi tudo bem? Fazia tempo que eu não comentava... mudei meu nome por hora, para não confundir com o outro André... olha, só tenho a dizer uma coisa: que venha um FFXIII-2 ! Enfrentar o Titan, algumas novas aventuras com o Chocobo Chick (incluindo darem o nome pra ele!), e um novo sistema de evolução dos chars, já seria show demais!!!
Ivson disse…
Seria muito bom andar nas velhas e confiáveis air ships, esse negocio do carro parece que vai ser bem interessante, se existir as mudanças climáticas as possibilidades serão enormes, por exemplo assecibilidade que apenas determinados climas possam proporcionar. Mas tenho uma duvida, como será o sistema de batalhas, será que vira uma nova mudança por ai ou eles manterão o sistema previamente explorado em FF 13 que foi na minha opinião um dos pontos fortes do jogo?
P.E. ia esquecendo,o post foi ótimo.  
André disse…
Enche nada sô o/
Vou aguardar ansioso o post sobre o sistema de batalha já que, como comentei em outro post, sou péssimo com deduções xD
aitinerante disse…
Oi André,

Chocobo Chick??? hahahaha adorei!!! lol

Todo mundo doido para enfrentar o gigantão. Uma decepção não ter feito isto.

Abraços!
aitinerante disse…
Oi Ivson,

Obrigada. :D

Olha, acho que o sistema de batalha será um aprimoramento do que já vimos em FFXIII, mas muito melhorado, com os personagens andando, pulando, enfim, algo mais livre e coreografado.

Logo logo farei um post sobre isto.

Airship faltou mesmo no XIII e também quero matar as saudades.

Beijos :D
aitinerante disse…
Já já (amanhã provavelmente) sai mais uma teoria maluca. kkkk
Vitor disse…
Eu gosto do sistema de batalha do FFXIII e do X, qualquer dos sistemas de batalha ficariam legal na minha opinião (parece anormal alguém gostar dos dois né?), mas eu queria 3 modificações (ô neiva, avisa pros caras lá da Square tá?).

1º - As informações sobre inimigos...alguém se lembra como era no X? quanto mais se matava do mesmo inimigo mais se ficava sabendo e se tu matasse um número "X" abriria uma história sobre o mundo do jogo...
2º - Se o Personagem líder morresse deixasse os outros lutando pô...e que tivessemos controle sobre os outros...ficaria um pouco mais lento mas seria melhor pra mim....hehehe (que voltem os gambits!!!)
3º - Aquela evolução de personagens é legal, mas a visualização é tosca...aperta o "x" e segura? prefiro o do X de novo...(admito, adoro o X)

Mas se não der não deu....me acostumo como me acostumei com o XIII....

ps: imagina que loucura se o carro, por exemplo, não consegue subir um morro por causa do barro da chuva? (imaginação fértil da galera)
Vitor disse…
O X não, eu gostei do XII......fiz uma confusãozinha...hehe
Bruninho disse…
Fala galera!!!

Post movimentado esse heim!!! hehehehe.

Eu realmente, assim como o Vitor, sou muito fã do FFXII q foi o primeiro q joguei "de verdade", sabe?!?!?! Muito bom vc programar a IA da equipe, conseguir mudar de char no meio da luta e ter a ação dos aliados tbm, senti falta disso no XIII, pois se vc quisesse mudar o líder tinha q reprogramar os Paradigmas tudo de novo e às vezes vc não ta no pique de ficar fazendo isso!!!

Mas mesmo assim adorei o XIII e aguardo o Versus!!!!

É só falar de FF q me empolgo, hehehehe

Fui,

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

(Dragon Quest IX) Críticas, primeiras impressões, detonados e minha breve vida como anjinho.

À primeira vista parece que nada mudou, exceto o enredo e os personagens. O traço característico de Akira Toryama, criador de Dragon Ball, é o mesmo. Ali estão as pequenas e bucólicas aldeias, os monstrinhos algo infantis, como o tradicional slime (a gota de água azul) e o Cruelcumber (pepino cruel. lol). A música, alegre e rítmica, algo pueril, também é a praticamente a mesma. A primeira impressão é de que a Square-Enix não quis arriscar e manteve tudo igual, apenas com algumas melhorias no gráfico, que é mais bem acabado, mas é apenas impressão. Conforme vou jogando as diferenças vão surgindo. O primeiro grande diferencial é no modo multiplayer que foi introduzido. Ainda não joguei porque não tenho o adaptador para conectar o DS à internet, mas está lá, à minha disposição. Este modo online foi responsável por um recorde mundial em 20/05/10, com mais de 100.000.000 de encontros no modo aleatório, em que se pode "esbarrar" em uma pessoa desconhecida que está andando próx

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod

Tomb Raider foi o principal motivo da Square Enix ter comprado a Eidos,e mais

Em entrevista ao site Games Industry, Karl Stewart diretor da marca Tomb Raider disse que o principal motivo da compra da Square Enix foi Tomb Raider "... Não poderiamos desaponta-los, então precisavamos criar o melhor Tomb Raider feito por nós" Karl Stweart também falou que este jogo é o projeto mais importante que a Crystal já realizou. "Refazer uma franquia com tanto tempo de vida e que tem uma clientela tão grande, é muito difícil, (...) muitos jogadores vão olhar para trás e lembrar com carinho de Tomb Raider, a pressão, a dificuldade de recriar essa franquia, foi a mesma de recriar Batman ou James Bond. Sobre a versão para Wii U, Karl Stewart falou que não queria simplesmente fazer uma portabilidade do jogo, e sim criar algo único para o console que abre novas possibilidades, e sobre as DLC's Karl Stewart preferiu não contar muito, apenas disse que não irão lançar DLC's só para ganhar dinheiro, tem que ser algo que se encaixe, completou também que o n

(FF XV) Arma suprema: como obter os Chifres em Hélice para a quest do Cid e Arroz Mãe e Filho

- Vá para Velha Lestallum e pegue a quest Os últimos espiracórnios, lvl 29. - Vá para o ponto da caçada. - Salve antes de iniciar e se o item não cair, carregue o jogo e mate novamente até cair. - Entregue a hunt. - Entregue os chifres para o Cid. - Durma algumas vezes e o Cid vai telefonar e informar que sua arma está pronta, a Arma Suprema, com ataque de 364! Para ajudar a melhorar a taxa de drop do item: - Equipe o Noctis com a Dissecadora. Esta espada é boa para quebrar membros e o chifre em hélice resistente você só consegue quebrando os chifres dos espiracórnios. - Ative o nódulo Destruidor de Demônios na seção de Combates da Ascenção. Quebra partes com translocação ofensiva. - Coma o Arroz Mãe e Filho que aumenta em 50% a taxa de obtenção de itens. - Tenha a habilidade de sobrevivência do Gládio em 10, porque também aumenta a taxa de obtenção de itens melhores. Arroz Mãe e Filho A receita para o arroz Mãe e Filho  só pode ser obtida após a finalização d