Pular para o conteúdo principal

(SQUARE-ENIX) Por que Dragon Quest foi para a Nintendo e outras revelações do presidente da SQ


Yoichi Wada, Ceo (presidente) da Square-Enix deu uma longa e esclarecedora entrevista para o site Gamasutra esta semana e entre outros assuntos explica por que o jogo Dragon Quest saiu do Playstation indo para a Nintendo.

Pelo que entendi as vendas do DQVIII no PS2, no ocidente, não foram tudo quanto esperavam que fosse e na hora de lançar o DQIX, com ainda menos consoles do PS3 do que existiam na época do PS2, é lógico que preferiram uma plataforma com mais aparelhos. Como o Xbox360 não é assim tão popular no japão, a opção óbvia foi o DS, com sua enorme superioridade numerica.

Ele diz que a expectativa deles é a que Nintendo seja capaz de fazer por eles, o que eles próprios não conseguiram e tornar o DQIX tão vendável no ocidente quanto é no oriente.

É pena para nós que temos que jogar na telinha este grande jogo. Torcendo para PS3 desatar a vender e reverter esta ida dos rpgs para a telinha da Nintendo.

O Sr. Yoichi comenta também sobre FF. Diz que estão felizes com as vendagens, mas que com relação à qualidade do jogo, alguns gostaram e outros não e que é muito difícil decidir o caminho a seguir para a franquia. FF deveria tornar-se outro tipo de jogo ou continuar o mesmo? É a questão que lança.

Parece bastante sincero ao analisar a perda de espaço dos jogos japoneses contra os ocidentais. Ele cogita a hipótese de que os desenvolvedores japoneses deveriam, talvez, passar a desenvolver jogos mais ocidentais e diz que existe esta tendência, mas que equipe criativa e equipe de vendas ainda não chegaram a um consenso sobre isto.

Se por um lado, o mercado japonês de jogos perdeu espaço na última década, a Square-Enix cresceu muito. Primeiro houve a fusão da Square com a Enix, depois compraram a Taito e finalmente a Eidos e então, naturalmente hoje a Square é muito maior do que antes.

Ele comenta sobre o processo de integração da Eidos, parecendo bastante satisfeito. Disse que preocupam-se em respeitar a cultura das empresas adquiridas e que hoje são uma grande família, trabalhando com os mesmos interesses.

Diz ainda que as fusões tornaram-se uma tendência no mercado e que não descartam novas aquisições. Citou como exemplo a necessidade da empresa em serviços do tipo rede social e deixa claro que é um tipo de serviço ou habilidade que eles tentarão adquirir.

Também comenta que estão tentando introduzir títulos mais ocidentais no oriente e que falta aos japoneses abranger mais tipos de jogos. Que talvez estejam perdendo mercado por estarem focados em apenas alguns tipos de jogos. (foi o que entendi)

Finalmente responde ao comentário do entrevistador sobre o fato de que Nier tornou-se um jogo cult nos Estados Unidos.

Sim, eu pensei que seria um sucesso cult, mas estou dizendo isso como um jogador - não como o presidente da empresa. Como CEO atuei  para torná-lo um grande sucesso. Mas esta equipe Nier, eles apenas fazem sucessos cult. (Risos) - Yoichi Wada.

A entrevista no original em inglês, está aqui: Entrevista em Inglês

A versão em linguagem vagamente similar ao português, está aqui: Entrevista traduzida

...

Simpatíssimo, achei.

Muito interessante a humildade em reconhecer erros, perda de mercado, indagações, etc... Fosse o presidente de uma empresa americana e teria negado tudo e só reafirmado os sucessos e as certezas. Aí está uma grande coisa a se aprender com os orientais. Transparência é muito.

Desperta atenção também a menção às redes sociais. Fiquei pensando nos jogos online de plantações, principalmente, além de outros no Orkut e Facebook que estão estourando de tantos usuários. Será nisto que a Square está de olho?

A gigante japonesa tem jogos para todos os consoles,  plataformas e aparelhos, incluindo os celulares e ipods. Online ou offline. O que falta? Só mesmo isto.

Agradeço mais uma vez ao bom amigo que enviou-me o link para esta notícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

(FF XV) PESCA: todos os peixes, todas as iscas, todas as localizações

Eu não gostei de pescar. Falta de paciência. Ainda não consegui completar a primeira quest. Quando tiver concluído tudo eventualmente tentarei. Mas tem gente que está amando e só pescando, deixando quests, hunts e até história de lado. O Bruno Mühl gostou tanto que pescou todos os 100 peixes de Final Fantasy XV e como é gente boa, resolveu fazer o vídeo acima mostrando todos e para cada um a isca utilizada e a localização. Quem se interessar é só colocar o vídeo em velocidade reduzida ou ir pausando. Obrigada, Bruno e parabéns!!! Impressionante!!!

(Dragon Quest IX) Dicas: dinheiro, experiência, jobs, acessórios, etcs.

GANHAR EXPERIÊNCIA: Metal Slimes dão mais de 3.000 pontos de experiência (dica do Paulo). A versão metal liquid dá mais de 4.000. São encontrados nas dungeons Quarantombe, Heights of Loneliness, The Bad Cave e The Bowhole. Atualização 1 com dicas do Lucas: -> Metal Slimes dão 4.000 EXP e são achados em Quarantomb e Pluvi Isle. -> Metal Medleys dão 12.000 EXP e são achados em The Bad Cave e Lonely Coast. -> Liquid Metal Slimes dão 40.000 EXP e são achados em The Bowhole. -> Metal King Slimes dão 120.000 EXP e são achados em Tower of Nod e Grottos (Natureza Rank B, Vulcão Rank C e Água Rank D). -> Platinum King Jewels dão 240.000 EXP e são achados em Grottos (Ruínas Rank S e Gelo Rank S). Os valores de experiência são aproximados e divididos entre os membros da equipe. Um membro de nível mais alto ganha mais EXP que um membro de nível mais baixo. Atualização 2 com dicas da Anna: Bem do lado de Angel Falls tem uma area mais alta, precisa do starf...

(FF XV) Farmando AP: 1200 - 1500 AP por hora

Por André Anastácio Método postado no gamefaqs explicando um jeito fácil e rápido para farmar AP. Únicos requisitos são estar do capítulo 4 em diante para poder ter acesso ao apito que summona monstros e adquirir o item Escudo do Justo. A chave para abrir a Tumba você recebe do Cor antes do capítulo 4 (não me lembro exatamente onde). Então, se você tem o apito você também tem a chave. Atualização : Algumas pessoas reportaram que não estão recebendo o apito no final do capítulo 4. Pelo que parece isso geralmente está acontecendo com as pessoas que começaram a jogar antes de terminar de baixar o patch do Day One, que é o que faz o apito ser adicionado. De qualquer forma, caso o apito não seja dado a você automaticamente, você vai precisar ir até a loja do Regalia e comprá-lo. Localização do escudo: Após ter pego o escudo, existem vários locais que podem ser usados para esse farm. Um dos mais recomendados é o abaixo, pois você pode invocar os lobos instantaneamente e...

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco...