Pular para o conteúdo principal

FF Lightning Returns XIII: uma questão de fé.

Uma das primeiras imagens de Lightning Returns
Há aproximadamente 2 anos atrás, este blog aguardava ansiosamente pela Conferência Nova Crystallis, que se realizou em Jan/11. Tínhamos até um contador que mostrava quantos dias faltavam para o evento no qual esperava-se o anúncio de uma data para Versus, principalmente. Nomura era o nome principal da série e parecia animado com os avanços de Versus.

Entretanto, ele se ausentou da conferência e este foi o primeiro indício de que havia algo errado. Foi tão decepcionante! Vocês podem saber um pouco sobre como foi lendo este post: http://aitinerante.blogspot.com.br/2011/01/conferencia-square-enix-conclusoes-e.html.

Decidi parar de blogar e se não o fiz radicalmente, o fiz parcialmente. Desde aquela época tenho postado cada dia menos.

Acho que aquela conferência foi um marco. Começou ali uma série de desrespeitos aos fãs de Final Fantasy.

De lá para cá Versus (e Nomura) desapareceram, Final Fantasy Agito XIII foi renomeado para Type-0, lançado no Japão e não no Ocidente, Final Fantasy XIII-2 termina sem que se saiba se é ou não o final, anunciam uma remasterização de Final Fantasy X e na sequência "esquecem" o projeto, etc...

O pior de XIII-2 foram as declarações de que seria uma estória sobre esperança, fé, reconstrução e nos darem um jogo de morte e destruição.

Desta forma, não me surpreendo nada com este evento de aniversário dos 25 anos da série, ainda mais que Kitase veio a público dias antes para preparar nosso espírito para a decepção, dizendo que seria "uma apresentação incomum, mas ainda assim válida". Foi um evento feito com fumaça, com nada. Uma estratégia de marketing que teria sido glorioso se o departamento de produção tivesse algo a mostrar.

Ou o projeto está ainda em seu estágio inicial ou a Square-Enix foi muito infeliz na forma de o apresentar.

Se eles têm realmente um trailer, se o jogo já está jogável, porque fazer uma conferência de repercussão mundial e não mostrá-lo? Para criar um clima, para upar o interesse?

Square-Enix está em situação de poder fazer isto? Após tantas críticas, de enfurecer e frustar sistematicamente os fãs ao longo destes dois anos, tanto com o final enigmático de XIII-2 quanto com a falta de notícias de Versus eles devem saber que muitos fãs já abandonaram a série e que os restantes estão prestes a fazê-lo também.

Ou eles são realmente uma tragédia em estratégia de marketing ou querem mostrar que têm algo, quando na realidade não tem.

Final Fantasy é o título mais valioso da Square-Enix e, ao mesmo tempo, curiosamente, é aquele que recebe os menores investimentos. Porque?

Desde o ano passado a Square-Enix deixou claro que sua estratégia de mercado deixou de privilegiar os jogos em console e o desenvolvimento de grandes jogos (leia-se Final Fantasy) em prol das plataformas sociais e dos portáteis e o desenvolvimento terceirizado.

O único título que ainda resiste, que ainda está em desenvolvimento na Square-Enix, é Final Fantasy. E isto porque é o que dá nome à empresa. A impressão é exatamente esta: eles não querem mais fazer estes jogos, mas não podem deixar de fazer para não perder mercado. Assim, seguem fazendo o mínimo possível. "Fazendo de conta" que estão trabalhando ativamente e arduamente, quando na realidade não estão.

Quando lançam um jogo é assim como foi XIII-2: meia-boca, com pouquíssimo dos Final Fantasys originais e muito da tendência atual de jogos rápidos e superficiais. Sistema de combate e de evolução inferior para que qualquer jogador possa zerar em poucas horas, exploração praticamente nula, mundo "fake", sem shops, sem airships e com uma estória idiota escrita pelo retardado do Toriyama.

E Nomura? Sumiu. Escafedeu. Desapareceu. Ele ainda trabalha na Square-Enix?

Enfim... Esta conferência não foi nada diferente do que fizeram ao longo dos últimos dois anos. Talvez tenha sido o ápice do desrespeito e depois disto tenham perdido de vez a confiança de seus fãs.

Quem aqui vai ficar animado com a próxima conferência? Eu realmente não vou. Sequer deixarei de fazer o que quer que queira, para ficar assistindo.

Estas são as más noticias.

As boas:

Aparentemente teremos um novo jogo, tendo Lightning como personagem principal, em um mundo novo e não reaproveitado de XIII. Será para consoles, PS3 e Xbox360, e sairá no ano que vem. Digo aparentemente porque depois de tantos jogos anunciados e não lançados ou não ocidentalizados, não há garantias de que efetivamente será lançado, que será em 2.013 e que virá para o ocidente.

Temos uma promessa, uma indicação de que daqui há 1 ano talvez tenhamos um novo Final Fantasy.

Você acredita? Ser fã de Final Fantasy que é desenvolvido pela empresa Square-Enix tornou-se uma questão de fé. Existem aqueles que acreditam e os que não acreditam.


Irmãos, vamos orar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco...

(FF XV) Pós game: Keycatrice lvl 55, o primeiro calabouço ninguém esquece

(Antes de ler este post, talvez queira saber mais sobre calabouços .) Meu primeiro calabouço foi o Keycatrice porque resolvi fazer na ordem dos levels e esta é a mais baixa. Ela possui 3 salas de ramificação. Na primeira ramificação a porta correta é a da esquerda e nas outras duas é a do meio. Há um camp após a primeira ramificação. Os mobs deste calabouço são na maior parte aqueles pudins. Eles são chatinhos, mas não chegam a ser difíceis. Não existem pontos de translocação suspensa para recarregar o MP nos calabouços. Assim, leve bastante elixir. O boss, Lakhmu Flan, é um pudim preto imenso e como a sala é pequena a luta fica bastante confusa. Ele é vulnerável apenas à luz e resistente à todos os outros tipos de damage. Se tiver bastante potions, uma opção é usar Armas Reais. Ele dropa a arma Hypermagnum com ataque 388 para o Prompto. Por coincidência eu tinha encontrado uma ontem, próximo do local da luta com o Naglfar. Estes são os acessórios que peguei: Na p...

(Dragon Quest IX) Dicas: dinheiro, experiência, jobs, acessórios, etcs.

GANHAR EXPERIÊNCIA: Metal Slimes dão mais de 3.000 pontos de experiência (dica do Paulo). A versão metal liquid dá mais de 4.000. São encontrados nas dungeons Quarantombe, Heights of Loneliness, The Bad Cave e The Bowhole. Atualização 1 com dicas do Lucas: -> Metal Slimes dão 4.000 EXP e são achados em Quarantomb e Pluvi Isle. -> Metal Medleys dão 12.000 EXP e são achados em The Bad Cave e Lonely Coast. -> Liquid Metal Slimes dão 40.000 EXP e são achados em The Bowhole. -> Metal King Slimes dão 120.000 EXP e são achados em Tower of Nod e Grottos (Natureza Rank B, Vulcão Rank C e Água Rank D). -> Platinum King Jewels dão 240.000 EXP e são achados em Grottos (Ruínas Rank S e Gelo Rank S). Os valores de experiência são aproximados e divididos entre os membros da equipe. Um membro de nível mais alto ganha mais EXP que um membro de nível mais baixo. Atualização 2 com dicas da Anna: Bem do lado de Angel Falls tem uma area mais alta, precisa do starf...

(FF XV) Pós game: Costlemark, lvl 99 - Simplesmente a melhor parte de Final Fantasy XV

Finalmente! Depois de tanto ouvir falar do temível Costlemark lvl 99 eu me senti preparada para ao menos tentar. O mais chato da preparação foi o farm de AP. Além de tudo o básico, como os 3 acessórios para todos, eu queria ter a aba de recuperação completa e na aba de magia o nódulo que aumenta o poder em 100, além de mais uma ou outra coisinha aqui e ali. Também fiz questão de farmar o acessório v1 do Ângelus. Infelizmente não consegui nenhum V2, mas o V1 já ajuda muito. Bico de Zu também é chato e lento de farmar. Acabei nem pegando todos que queria e resolvi arriscar com apenas 21, usando 7 para criar magias de fogo, gelo e eletricidade com quebra de nível de dano lvl 99. Cada 7 fez 13 magias, de forma que tinha 39 magias com quebra de nível de dano. Mas as magias que realmente me importavam eram as de cura. Eu criei unimancias (pode sair fogo, gelo ou eletricidade) para equipar nos meninos e magias de cura com cada elemento para o Noctis, já que ele poderia escolher qua...