Pular para o conteúdo principal

FF Lightning Returns XIII: uma questão de fé.

Uma das primeiras imagens de Lightning Returns
Há aproximadamente 2 anos atrás, este blog aguardava ansiosamente pela Conferência Nova Crystallis, que se realizou em Jan/11. Tínhamos até um contador que mostrava quantos dias faltavam para o evento no qual esperava-se o anúncio de uma data para Versus, principalmente. Nomura era o nome principal da série e parecia animado com os avanços de Versus.

Entretanto, ele se ausentou da conferência e este foi o primeiro indício de que havia algo errado. Foi tão decepcionante! Vocês podem saber um pouco sobre como foi lendo este post: http://aitinerante.blogspot.com.br/2011/01/conferencia-square-enix-conclusoes-e.html.

Decidi parar de blogar e se não o fiz radicalmente, o fiz parcialmente. Desde aquela época tenho postado cada dia menos.

Acho que aquela conferência foi um marco. Começou ali uma série de desrespeitos aos fãs de Final Fantasy.

De lá para cá Versus (e Nomura) desapareceram, Final Fantasy Agito XIII foi renomeado para Type-0, lançado no Japão e não no Ocidente, Final Fantasy XIII-2 termina sem que se saiba se é ou não o final, anunciam uma remasterização de Final Fantasy X e na sequência "esquecem" o projeto, etc...

O pior de XIII-2 foram as declarações de que seria uma estória sobre esperança, fé, reconstrução e nos darem um jogo de morte e destruição.

Desta forma, não me surpreendo nada com este evento de aniversário dos 25 anos da série, ainda mais que Kitase veio a público dias antes para preparar nosso espírito para a decepção, dizendo que seria "uma apresentação incomum, mas ainda assim válida". Foi um evento feito com fumaça, com nada. Uma estratégia de marketing que teria sido glorioso se o departamento de produção tivesse algo a mostrar.

Ou o projeto está ainda em seu estágio inicial ou a Square-Enix foi muito infeliz na forma de o apresentar.

Se eles têm realmente um trailer, se o jogo já está jogável, porque fazer uma conferência de repercussão mundial e não mostrá-lo? Para criar um clima, para upar o interesse?

Square-Enix está em situação de poder fazer isto? Após tantas críticas, de enfurecer e frustar sistematicamente os fãs ao longo destes dois anos, tanto com o final enigmático de XIII-2 quanto com a falta de notícias de Versus eles devem saber que muitos fãs já abandonaram a série e que os restantes estão prestes a fazê-lo também.

Ou eles são realmente uma tragédia em estratégia de marketing ou querem mostrar que têm algo, quando na realidade não tem.

Final Fantasy é o título mais valioso da Square-Enix e, ao mesmo tempo, curiosamente, é aquele que recebe os menores investimentos. Porque?

Desde o ano passado a Square-Enix deixou claro que sua estratégia de mercado deixou de privilegiar os jogos em console e o desenvolvimento de grandes jogos (leia-se Final Fantasy) em prol das plataformas sociais e dos portáteis e o desenvolvimento terceirizado.

O único título que ainda resiste, que ainda está em desenvolvimento na Square-Enix, é Final Fantasy. E isto porque é o que dá nome à empresa. A impressão é exatamente esta: eles não querem mais fazer estes jogos, mas não podem deixar de fazer para não perder mercado. Assim, seguem fazendo o mínimo possível. "Fazendo de conta" que estão trabalhando ativamente e arduamente, quando na realidade não estão.

Quando lançam um jogo é assim como foi XIII-2: meia-boca, com pouquíssimo dos Final Fantasys originais e muito da tendência atual de jogos rápidos e superficiais. Sistema de combate e de evolução inferior para que qualquer jogador possa zerar em poucas horas, exploração praticamente nula, mundo "fake", sem shops, sem airships e com uma estória idiota escrita pelo retardado do Toriyama.

E Nomura? Sumiu. Escafedeu. Desapareceu. Ele ainda trabalha na Square-Enix?

Enfim... Esta conferência não foi nada diferente do que fizeram ao longo dos últimos dois anos. Talvez tenha sido o ápice do desrespeito e depois disto tenham perdido de vez a confiança de seus fãs.

Quem aqui vai ficar animado com a próxima conferência? Eu realmente não vou. Sequer deixarei de fazer o que quer que queira, para ficar assistindo.

Estas são as más noticias.

As boas:

Aparentemente teremos um novo jogo, tendo Lightning como personagem principal, em um mundo novo e não reaproveitado de XIII. Será para consoles, PS3 e Xbox360, e sairá no ano que vem. Digo aparentemente porque depois de tantos jogos anunciados e não lançados ou não ocidentalizados, não há garantias de que efetivamente será lançado, que será em 2.013 e que virá para o ocidente.

Temos uma promessa, uma indicação de que daqui há 1 ano talvez tenhamos um novo Final Fantasy.

Você acredita? Ser fã de Final Fantasy que é desenvolvido pela empresa Square-Enix tornou-se uma questão de fé. Existem aqueles que acreditam e os que não acreditam.


Irmãos, vamos orar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco...

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar ...

FFXIII-2: Estou chegando ...

Baixando, ops, comprando XIII-2 neste momento. Se tudo correr bem, esta semana mesmo já começo a jogar. Cruzando os dedos para rolar aquela afinidade, para que me pegue novamente com tudo, porque confesso que estou com saudades de um controle nas mãos (teclado é ruim demais!!!). WoW é tãããããoooo complicado!!! Já pensei em parar, já chorei de tristeza por ser um jogadora tão ruim, já quis morrer de vergonha das bobeiras que dei, enfim... É um desafio, que me deixa constantemente instigada e motivada, mas... Vou falar baixinho, no pé do ouvido, só aqui entre nós: "Será um alívio jogar algo mais fácil." lol

FFXIII-2: Primeiras impressões - André

Infelizmente ainda não consegui começar a jogar Final Fantasy XIII-2. Todos os dias penso: Hoje vai. E parece que universo inteiro uniu-se em uma conspiração para que eu não jogue. lol Controle quebrado, sem internet, jogo que não roda, etc... Chegarei lá. Enquanto isto, o Bruno ficou de postar aqui suas primeiras impressões. Aproveitando que está de férias, prometeu mundos e fundos. Detonado completo, guia, etc... O que ele não contava era que ficaria tão fissurado no jogo! Rum!!! :( Pedi também ao André, meu parça no WoW e super fã de FXIII-2. Não que ele tenha mais tempo, mas como não está de férias, aproveitou um espacinho livre e aqui está: "E aí pessoal tudo bem? A Neiva pediu pra que escrevesse sobre minhas primeiras impressões sobre XIII-2 e vou tentar fazer isso aqui bem rapidinho: O lançamento de XIII-2 foi no mínimo chocante pra mim (e acredito que pra maioria daqui também). A chuva de críticas em relação a estória e ao final conturbado me deixaram muuuui...

Um triângulo amoroso entre uma mulher e dois games

Eu, como pássaro, frente à um gigante e com uma lua tão próxima que parecia ser possível tocar.  Todos conhecem casos de mulheres que conhecem outro homem (ou vice-versa) e por ele rompem relações sólidas, muitas vezes de décadas, abandonando posição social, separando a família, etc... E todos ficam com ódio mortal do novo afeto, responsável pela desgraçaiada toda. Será mesmo? Ou será que a relação já estava falida e só por isto houve espaço para a entrada de outra pessoa? Final Fantasy e eu éramos assim como um casal, em uma relação de muitos anos e a quem amei muito e nunca pensei que um dia deixaria de amar. Mas aconteceu. Eu agora estou completa e perdidamente apaixonada por WoW. Não quero saber, não tenho mais o mínimo interesse por Final Fantasy. Eu o traí? Não. Ele me traiu primeiro, quebrando minha confiança, minando lentamente minha fé, corroendo dia a dia meu amor. Tivemos longas DRs, ele prometeu, jurou, que iria mudar, que desta vez seria tudo diferente, que ele...