Pular para o conteúdo principal

(SQUARE-ENIX) Algumas considerações sobre a participação na TGS

Bem, nós ficamos decepcionados e chateados com a Square na TGS 2010, por conta da ausência de Versus e os lançamentos em PSP e eu também, logicamente e um blog é para isto mesmo, para botar a boca no trombone e dizer o que pensamos.

Mas... Depois de extravazar e colocar a frustração para fora, sinto-me meio que na obrigação de dizer algumas coisas a favor da empresa, porque de verdade, ela não é assim tão ruim, ao contrário, ela é sensacional.

Nós fãs, logicamente, queremos nosso jogo, mas uma empresa imensa como a Square não está preocupada com um ou outro jogo e sim pensando globalmente e tomando as decisões que julga serem necessárias não apenas para a sua sobrevivência como muito mais, para seu sucesso e expansão.

A Square-Enix em algum momento no passado teve que tomar decisões sobre estratégias futuras. Possivelmente houve algumas reuniões na época em que o PS3 estava engatinhando, com poucos consoles no mercado, o Xbox360 é quase que um ilustre desconhecido no Japão e os portáteis vendiam como pãezinhos na padaria.

É extremamente plausível que naquele passado, diante daquele cenário, tivessem decidido investir nos pequenos com esta série de jogos que agora anunciam: KH, 3rd Birthday, FF Duodecim, etc...

Vale lembrar que há 5 anos atrás as empresas japonesas detinham 50% do mercado de jogos e que nos anos seguintes viram sua participação despencar vertiginosamente para os atuais pouco mais de 10%.

Mesmo uma gigante como a Square-Enix tem que inovar para sobreviver, pois o inimigo apontado para esta queda é justamente o "mesmismo" dos japoneses.

E foi isto que ela fez. Investiu em jogos para TODAS as plataformas e em praticamente todos os estilos. Fez games para mobiles, para DS, para PSP, para os consoles, para PC e ainda divulgou o interesse na aquisição de redes sociais, numa clara indicação do desejo de games também para estas.

Associou-se a várias empresas como distribuidora ou para que distribuissem seus jogos e globalizou-se em um nível muito maior do que o de alguns anos atrás.

Tem procurado levar seus jogos ao patamar máximo de qualidade, tanto na parte gráfica quanto na jogabilidade, e em todos os aspectos, para falar a verdade.

Já manifestou publicamente o desejo de aprender com os ocidentais e passar a fazer games culturalmente mais próximos a nós.

Erros existem e ocorrem, evidentemente. Ninguém tem bola de cristal para saber se uma decisão tomada hoje provará ter sido a correta daqui há 3 anos.

Final Fantasy XIII foi muito criticado pelas questões de linearidade e falta de liberdade. Eu inclusive critiquei, mas não deixei de notar que foi uma tentativa de rejuvenescer e manter a atualidade da franquia. Acredito que o resultado não tenha sido tão satisfatório quanto desejariam, mas eles tentaram.

Não temos ainda números para avaliar o resultado deste grande investimento em títulos para PSP, mas novamente não posso deixar de reconhecer a movimentação da empresa para inovar e manter-se na liderança.

Posso compreender a decisão comercial que norteou sua estratégia na TGS: se colocasse mais de Versus, todas as atenções iriam para ele, desviando o foco que deveria ser dos jogos de PSP em lançamento próximo.

Acredito que foi uma decisão equivocada, pois ao esconder Versus que era o jogo mais aguardado, sua ausência tornou-se ainda mais evidente e o trailer de segundos, o vazamento na internet e o "coloca/apaga" acabou chamando mais atenção e sendo mais comentado do que todos seus jogos juntos, em uma publicidade negativa que ela poderia perfeitamente ter dispensado. E a empresa já deve estar ciente deste tropeço.

Acho que ela poderia ter concedido a Versus, até pela sua importância e quantidade de fãs, um tratamento mais digno. Um trailer grande, sem muitas novidades, mas com a promessa de mais nesta conferência de janeiro teria sido satisfatório para os fãs e todos poderiam então avaliar melhor os outros jogos.

3rd Birthday é uma pérola em termos gráficos, um grande avanço para o PSP. Dizem que KH: Birth by Sleep está sensacional, Tactics Ogre e Lord of Arcana foram bem elogiados e esta preciosidade de XIV está chegando para quem tiver PC.

Quem já viu os trailers de Deus Ex percebeu que teremos diversão e da boa ali.

Versus promete ser uma experiência inédita, que levará os RPGs a um novo patamar de qualidade e desenvolvimento.

Tanto blá, blá, blá é para dizer isto: apesar dos pesares, dos erros, das frustações, admiro demais a Square-Enix não apenas pela qualidade e brilhantismo dos jogos, mas por notar que todas suas decisões são dedicadas à expansão e à modernidade.

Os melhores jogos ainda são dela e mesmo não conseguindo ficar calada nos momentos de raiva, reconheço que é uma desenvolvedora sensacional e estou torcendo muito - sempre - para que ela acerte o passo e dê-nos muitas alegrias no futuro.

:D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Ist...

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco...

(FF XV) Os mistérios do Menu Ascenção

Esses são os status atuais dos meus personagens! Por Brunoliveira Fala aí galera! Muita gente está com uma certa dificuldade aí para definir o que priorizar na Ascensão logo de cara. Afinal são 8 abas, muitas opções e, no começo, pouco PA (Pontos de Aptidão) ou AP (Ability Points) para gastar, hahah... É justamente aí que reside de cara a minha primeira dica sobre Ascenção: Priorize ativar de cara os nodos que te permitem ganhar mais PA. São eles - Na guia Exploração: Corrida de Rua (Ganha PA por andar de carro), Especialista em Acampamento (Ganha PA por acampar), Mestre em Acampamento (Ganha mais PA por acampar). - Na guia Magia:  Ação Mágica (Ganha PA por usar um feitiço) Por que que eu não citei também os nodos que ativam o ganho de PA por utilizar chocobos? Não coloquei porque no começo do jogo não temos os Chocobos disponíveis e talvez seja interessante direcionar o uso de PA para coisas mais urgentes e importantes. Alguns Nodos que já habilitei n...

(Dragon Quest IX) Quest list

(Atualização: depois deste post, fiz outro com as primeiras 60, completas e traduzidas para o português. Veja aqui: http://aitinerante.blogspot.com/2010/08/dragon-quest-ix-quest-list-completa-em.html ) Quest & Solution 001 - One good turn Location: Angel Fall Request: bring a tangleweb Solution: get it from the spawn spot near angel fall or buy it in later shops Reward: Sleeping Hibiscus 002 - Pleassed as punch Location: Stornway Request: do an air punch Solution: set an air punch as your party trick and execute it Reward: Pirouette Party Trick 003 - We like to party Prerequisite: Finish quest 002 Location: Stornway Request: do a pirouette,a clap,a jump and an air punch in a single row Solution: set all these trick to your B+DOWN combination and execute them Reward: Pray Party Trick 004 - Pick me up a panacea Location: Stornway Request: give him a panacea Solution: panacea can be done trough alchemy with a special medicine,a superior medicine and a mo...