Pular para o conteúdo principal

(SQUARE-ENIX) Algumas considerações sobre a participação na TGS

Bem, nós ficamos decepcionados e chateados com a Square na TGS 2010, por conta da ausência de Versus e os lançamentos em PSP e eu também, logicamente e um blog é para isto mesmo, para botar a boca no trombone e dizer o que pensamos.

Mas... Depois de extravazar e colocar a frustração para fora, sinto-me meio que na obrigação de dizer algumas coisas a favor da empresa, porque de verdade, ela não é assim tão ruim, ao contrário, ela é sensacional.

Nós fãs, logicamente, queremos nosso jogo, mas uma empresa imensa como a Square não está preocupada com um ou outro jogo e sim pensando globalmente e tomando as decisões que julga serem necessárias não apenas para a sua sobrevivência como muito mais, para seu sucesso e expansão.

A Square-Enix em algum momento no passado teve que tomar decisões sobre estratégias futuras. Possivelmente houve algumas reuniões na época em que o PS3 estava engatinhando, com poucos consoles no mercado, o Xbox360 é quase que um ilustre desconhecido no Japão e os portáteis vendiam como pãezinhos na padaria.

É extremamente plausível que naquele passado, diante daquele cenário, tivessem decidido investir nos pequenos com esta série de jogos que agora anunciam: KH, 3rd Birthday, FF Duodecim, etc...

Vale lembrar que há 5 anos atrás as empresas japonesas detinham 50% do mercado de jogos e que nos anos seguintes viram sua participação despencar vertiginosamente para os atuais pouco mais de 10%.

Mesmo uma gigante como a Square-Enix tem que inovar para sobreviver, pois o inimigo apontado para esta queda é justamente o "mesmismo" dos japoneses.

E foi isto que ela fez. Investiu em jogos para TODAS as plataformas e em praticamente todos os estilos. Fez games para mobiles, para DS, para PSP, para os consoles, para PC e ainda divulgou o interesse na aquisição de redes sociais, numa clara indicação do desejo de games também para estas.

Associou-se a várias empresas como distribuidora ou para que distribuissem seus jogos e globalizou-se em um nível muito maior do que o de alguns anos atrás.

Tem procurado levar seus jogos ao patamar máximo de qualidade, tanto na parte gráfica quanto na jogabilidade, e em todos os aspectos, para falar a verdade.

Já manifestou publicamente o desejo de aprender com os ocidentais e passar a fazer games culturalmente mais próximos a nós.

Erros existem e ocorrem, evidentemente. Ninguém tem bola de cristal para saber se uma decisão tomada hoje provará ter sido a correta daqui há 3 anos.

Final Fantasy XIII foi muito criticado pelas questões de linearidade e falta de liberdade. Eu inclusive critiquei, mas não deixei de notar que foi uma tentativa de rejuvenescer e manter a atualidade da franquia. Acredito que o resultado não tenha sido tão satisfatório quanto desejariam, mas eles tentaram.

Não temos ainda números para avaliar o resultado deste grande investimento em títulos para PSP, mas novamente não posso deixar de reconhecer a movimentação da empresa para inovar e manter-se na liderança.

Posso compreender a decisão comercial que norteou sua estratégia na TGS: se colocasse mais de Versus, todas as atenções iriam para ele, desviando o foco que deveria ser dos jogos de PSP em lançamento próximo.

Acredito que foi uma decisão equivocada, pois ao esconder Versus que era o jogo mais aguardado, sua ausência tornou-se ainda mais evidente e o trailer de segundos, o vazamento na internet e o "coloca/apaga" acabou chamando mais atenção e sendo mais comentado do que todos seus jogos juntos, em uma publicidade negativa que ela poderia perfeitamente ter dispensado. E a empresa já deve estar ciente deste tropeço.

Acho que ela poderia ter concedido a Versus, até pela sua importância e quantidade de fãs, um tratamento mais digno. Um trailer grande, sem muitas novidades, mas com a promessa de mais nesta conferência de janeiro teria sido satisfatório para os fãs e todos poderiam então avaliar melhor os outros jogos.

3rd Birthday é uma pérola em termos gráficos, um grande avanço para o PSP. Dizem que KH: Birth by Sleep está sensacional, Tactics Ogre e Lord of Arcana foram bem elogiados e esta preciosidade de XIV está chegando para quem tiver PC.

Quem já viu os trailers de Deus Ex percebeu que teremos diversão e da boa ali.

Versus promete ser uma experiência inédita, que levará os RPGs a um novo patamar de qualidade e desenvolvimento.

Tanto blá, blá, blá é para dizer isto: apesar dos pesares, dos erros, das frustações, admiro demais a Square-Enix não apenas pela qualidade e brilhantismo dos jogos, mas por notar que todas suas decisões são dedicadas à expansão e à modernidade.

Os melhores jogos ainda são dela e mesmo não conseguindo ficar calada nos momentos de raiva, reconheço que é uma desenvolvedora sensacional e estou torcendo muito - sempre - para que ela acerte o passo e dê-nos muitas alegrias no futuro.

:D

Postagens mais visitadas deste blog

(Dragon Quest IX) Quest list completa em português - Parte 1

Quest #001 - One Good Turn Localização: Angel Falls; garota em frente à igreja Objetivo: Dar-lhe uma Tangleweb. Solução: Pegue uma do outro lado do rio próximo à Angel Falls. Recompensa: Sleeping Hibiscus Pré-requesito: Não Repete: Sim Notas: Também pode comprar Tangleweb à partir de Batsureg. Quest #002 - Pleased As Punch Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Air Punch Party Trick Solução: Atribua Air Punch ao seu Party Trick e execute-o em frente à garota pressionando B e selecionando o botão atribuído ao Air Punch. Recompensa: Pirouette Party Trick Pré-requesito: Não Repete: Não Notas: Não Quest #003 - We Like To Party Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Pirouette, Clap, Jump e Air Punch consecutivamente. Solução: Atribua os movimentos de Party Tricks e mapeie-os no botão da seta para baixo. Pressione B + seta para baixo e para executar os movimentos em frente à garota. Recompensa: Pray Party Trick Pré-requesito: T...

(Dragon Quest IX) Quest list completa em português - Parte 2

A primeira parte da lista, com as quests 1 a 60 pode ser lida aqui: Quest List - Parte 1 Quest #061 - Mager Migraine Localização: poço emu ma colina ao norte de Upover; homem dentro do poço Objetivo: Dar-lhe Hexite dropado de um Shogum. Solução: Derrote Shogum que é um boss nos baixos leveis de grottos até que ele drope este item. Recompensa: Lucida Shard Pré-requisitos: Apito de Sterling Repete: Sim Notas: Este é um drop especial que cairá apenas após aceitar esta quest Quest #062 - Brian's Dyin' Wish Localização: Cringle Coast; esqueleto na caverna Objetivo: Pegue a carta de Larrrst. Solução: Derrote Salamarauder em Tywll Cave até que dropem este item e reporte de volta ao esqueleto. Recompensa: Baramos Map Pré-requisitos: Apito de Whistle Repete: Não Notas: Este é um drop especial que cairá apenas após aceitar esta quest Quest #063 - Keep Your ESim Peeled Localização: Swinedimples Academy; homem dentro da igreja Objetivo: Procure pelo aviso vermelho. ...

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod...

(FF XV) Guia oficial de Final Fantasy XV completo, em PDF, para download free

Clique na imagem para fazer o download (via torrent) Graças a Deus! Minhas preces foram atendidas e uma boa alma postou o guia oficial de Final Fantasy XV em pdf e com download free. Já baixei e a qualidade é ótima! O guia em papel é quase imprestável. As letras são minúsculas e cinza. Praticamente tem que ler com lupa. Agora em PDF tudo ficará mais fácil. Aproveitem! Sabe-se lá quanto tempo vai ficar disponível. E muito obrigada, André Anastácio, por trazer isto para nós! (Link atualizado em 13/01/17)

(Dragon Quest IX) Rare itens e Mini Medals - Como conseguir mais

Os itens raros que estão distribuidos no chão em alguns cantos do mapa e todos os tesouros azuis e os presentinhos de guarda-roupas e vasos de chão renascem diariamente. Acho que um dia nosso e não do jogo. Desta forma, se voltar à uma cidade e repassar pelos lugares todos, é quase certo que encontrará ao menos uma mini-medalha, além de alguns itens. Foi assim que consegui chegar às 50 medalhas. As Grottos também, certeza, possuem ao menos 1 mini-medalha nos tesouros espalhados pelo caminho. E também para elas vale o princípio de que renovarão dali a um dia, não com o mesmo conteúdo. O conteúdo é sempre aleatório para guarda-roupas, vasos e arcas de tesouro. E é sempre fixo para itens do chão. Desta forma, onde você pega uma Yggdrasil Leaf (que revive um personagem com full hp) sempre terá outra Yggdrasil Leaf (pequena ilha na parte leste, saindo por Gleeba).