Pular para o conteúdo principal

(FFXIV) Sistema de fadiga: censura chinesa em games ocidentais???


Não sei se vocês lembram, mas postei aqui durante a TGS a notícia de que a Square-Enix havia associado-se à uma empresa chinesa para distribuição do FFXIV por aquelas bandas. Uma tal de Shanda Games que havia comprado 8 dias antes uma empresa produtora de MMORPG's. Nada contra, apenas achei uma grande coincidência dois negócios ocorrendo praticamente juntos e isto às vezes é sinal de "operações casadas", de coisas que parecem não estar ligadas, mas na realidade são uma só coisa. Enfim...

Agora estava lendo no site Rock Paper Shotgun sobre um rumor esquisito que está correndo o mercado relativo à FFXIV.

Aparentemente a versão japonesa contém palavras em chinês, algo como a versão americana conter palavras em francês, como se houvesse tivesse sido desenvolvido originalmente em chinês e traduzido - com falhas - para japonês.

Isto está levando algumas pessoas a acharem que FFXIV foi, na realidade, totalmente desenvolvido na China e não no Japão.

O que reforça a teoria é um tal de sistema de fadiga presente em todas as versões de FFXIV. Funciona assim, pelo que entendi: se jogar com um mesmo personagem durante mais de 8 horas NA SEMANA, aquele personagem parará de ganhar experiência. Algo como um bloqueio de tempo no jogo, de acordo portanto com a legislação chinesa, que limita o tempo que os jogadores podem ficar online.

Para quem não sabe, a China não é uma democracia como o Brasil e os EUA e sim um país comunista, cujos habitantes vivem sob leis ditatoriais, autoritárias e inflexíveis. A imagem deste post é bastante conhecida e trouxe para relembrar o país do qual estou falando.

Segundo o post da RPS mencionada acima, um porta-voz da Square-Enix falou à Famitsu, explicando assim:

"Queríamos introduzir um sistema para premiar os jogadores que não têm muito tempo para jogar. Talvez pareça que estamos colocando usuários jogando em longos períodos em desvantagem, mas a idéia é realmente deixar o jogo por curtos períodos ser viável.

Pergunta: Isso não vai causar alguma preocupação entre os jogadores que jogam por mais tempo?

Nós queremos que esses jogadores experimentem classes diferentes. Se você mudar de classe a fadiga não afeta você, então você poderia tentar classes não-combatentes também. Você realmente tem mais opções de jogar agora como você pode fazer mais personagens."


Uma pérola, não é mesmo?

Não li isto quando foi publicado na Famitsu, não vi ainda nada sobre este sistema de fadiga e estou escrevendo todo este post com base no que foi publicado por este site, Rock Paper & Shotgun, que leio já há algum tempinho, mas que não conheço profundamente. Espero, do fundo de meu coração, que tudo seja fake!

...


Bem... Caso seja verdade...

Estou pouco me importando o local onde foi desenvolvido e se a Square-Enix quer entrar naquele mercado (que é gigantesco em MMOs!) eu acho até legal. Os chineses merecem toda a alegria que puderem adquirir.

Agora...

Nós, ocidentais, sermos vítimas da censura da China, condicionados a só poder jogar FFXIV durante 8 horas NA SEMANA, já é outra coisa, beeeeeemmmmmmmmmmmm diferente!!!

Tava bom demais para ser verdade!!!

Ps.: Googei agora "fatigue system FFXIV" e é verdade. Muitas páginas falando sobre o assunto. :(((((( 

...

ATUALIZAÇÃO 1:

Leiam aqui uma reportagem da BBC sobre a restrição de tempo para games online na China.





ATUALIZAÇÃO 2:

Após consultas a vários jogadores de MMOs, percebi que a maior parte não se incomoda com esta limitação, algo que não entendo direito, mas... já que é assim...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) Capítulo 14 - 2 milhões de xp e 133 mil gil com o esquema dos Wyverns

Passei dois dias inteiros sem jogar. Mas valeu a pena, foi um Natal muito gostoso, como espero tenha sido o de todos vocês. Antes de ir, não resisti e fiz uma dungeon completa, a do Estreito de Crestholm. Não tem arma real lá. Eu queria fazer porque lá estava a quest da Cindy, O sempre ilustre Regália e também a quarta parte do mapa do Tesouro em papel. Também lá tem um Amuleto do Moogle, que concede + 20% de xp para quem o tiver equipado. Eu já tinha um. Acho que peguei nas Minas Balouve quando fui lá dar uma olhadela e saí correndo para não morrer. rs Bom, o Estreito de Crestholm é um labirinto com mobs lvl 39 e um monte de níveis. Você tem que acionar 7 mecanismos para abrir a porta final. Eu tentei seguir o esquema abaixo, do guia oficial, mas acabei me perdendo um monte de vezes e no fim deu tudo certo. lol Tem dois bosses. Uma espécie de medusa e um tipo de dragão. A medusa não dá quase trabalho e o dragão eu gostei da luta. Ela tem um efeito especial muito...

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

FFXV - Tá tudo aqui! (detonados, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XV Indíce geral dos posts Grupo no Whatsapp MEU JOGO (NEIVA) Primeiras Impressões Segundas Impressões Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Capítulo 1 - Parte 1b e 2 - Leide Capítulo 2 - Parte 1 - Prairie Outpost Capítulo 2 - Parte 2 - Norduscaen Block Capítulo 3 - Cleigne Capítulo 4 - Duscae West Capítulo 5 - Ainda em Duscae/Cleigne Capítulo 5 - A saga do Catopeblas Capítulo 6 - Desânimo   Capítulo 7 - Aranea Capítulo 8 - Consertando o barco Capítulo 9 - Impactante Capítulo 10 - Stress Capítulo 11 - Trem do perigo Capítulo 12 - Denso, forte e marcante Capítulo 13 - Puro Terror Capítulo 14 - Pausa para upar Capítulo 14 - 17 lvls de uma vez Capítulo 14 - 2 kk xp e 132 k gil Capítulo 14 - Final e Shiva shivando Pós Game - Type-F, Randolph e Menaces Pós Game - Randolph Considerações Finais Despedida JOGO DO BRUNO Primeiras Impressões Primeiras Impressões Oficiais Capítulo 1 - Um novo e imens...

TUATHA DÉ DANANN

Em breve, aqui, meu novo romance em capítulos: Druida. Acompanhem. :D ... Os Tuatha Dé Danann ("povos da deusa Danu") formam um grupo de personagens na mitologia irlandesa e escocesa. Foram o quinto grupo de habitantes da Irlanda, de acordo com a tradição do Lebor Gabála Érenn ("Livro das Invasões"). Imagina-se que representem as divindades dos goidélicos irlandeses; as interpretações dos tradutores cristãos geralmente reduziram sua estatura para reis e heróis históricos. Um poema no Livro de Leinster lista muitos dos Tuatha Dé, mas conclui: "Embora [o autor] os enumere, ele não os venera". Goibniu, Creidhne e Luchtaine são citados como os Trí Dé Dána ("três deuses de habilidade"), e o nome Dagda é interpretado em textos medievais como "o deus bom". Mesmo depois de terem sido desalojados do posto de governantes da Irlanda, personagens tais como Lug, as Morrígan, Angus e Manannan aparecem em histórias passadas séculos depois, mostra...