Pular para o conteúdo principal

(FFXIV) Sistema de fadiga: censura chinesa em games ocidentais???


Não sei se vocês lembram, mas postei aqui durante a TGS a notícia de que a Square-Enix havia associado-se à uma empresa chinesa para distribuição do FFXIV por aquelas bandas. Uma tal de Shanda Games que havia comprado 8 dias antes uma empresa produtora de MMORPG's. Nada contra, apenas achei uma grande coincidência dois negócios ocorrendo praticamente juntos e isto às vezes é sinal de "operações casadas", de coisas que parecem não estar ligadas, mas na realidade são uma só coisa. Enfim...

Agora estava lendo no site Rock Paper Shotgun sobre um rumor esquisito que está correndo o mercado relativo à FFXIV.

Aparentemente a versão japonesa contém palavras em chinês, algo como a versão americana conter palavras em francês, como se houvesse tivesse sido desenvolvido originalmente em chinês e traduzido - com falhas - para japonês.

Isto está levando algumas pessoas a acharem que FFXIV foi, na realidade, totalmente desenvolvido na China e não no Japão.

O que reforça a teoria é um tal de sistema de fadiga presente em todas as versões de FFXIV. Funciona assim, pelo que entendi: se jogar com um mesmo personagem durante mais de 8 horas NA SEMANA, aquele personagem parará de ganhar experiência. Algo como um bloqueio de tempo no jogo, de acordo portanto com a legislação chinesa, que limita o tempo que os jogadores podem ficar online.

Para quem não sabe, a China não é uma democracia como o Brasil e os EUA e sim um país comunista, cujos habitantes vivem sob leis ditatoriais, autoritárias e inflexíveis. A imagem deste post é bastante conhecida e trouxe para relembrar o país do qual estou falando.

Segundo o post da RPS mencionada acima, um porta-voz da Square-Enix falou à Famitsu, explicando assim:

"Queríamos introduzir um sistema para premiar os jogadores que não têm muito tempo para jogar. Talvez pareça que estamos colocando usuários jogando em longos períodos em desvantagem, mas a idéia é realmente deixar o jogo por curtos períodos ser viável.

Pergunta: Isso não vai causar alguma preocupação entre os jogadores que jogam por mais tempo?

Nós queremos que esses jogadores experimentem classes diferentes. Se você mudar de classe a fadiga não afeta você, então você poderia tentar classes não-combatentes também. Você realmente tem mais opções de jogar agora como você pode fazer mais personagens."


Uma pérola, não é mesmo?

Não li isto quando foi publicado na Famitsu, não vi ainda nada sobre este sistema de fadiga e estou escrevendo todo este post com base no que foi publicado por este site, Rock Paper & Shotgun, que leio já há algum tempinho, mas que não conheço profundamente. Espero, do fundo de meu coração, que tudo seja fake!

...


Bem... Caso seja verdade...

Estou pouco me importando o local onde foi desenvolvido e se a Square-Enix quer entrar naquele mercado (que é gigantesco em MMOs!) eu acho até legal. Os chineses merecem toda a alegria que puderem adquirir.

Agora...

Nós, ocidentais, sermos vítimas da censura da China, condicionados a só poder jogar FFXIV durante 8 horas NA SEMANA, já é outra coisa, beeeeeemmmmmmmmmmmm diferente!!!

Tava bom demais para ser verdade!!!

Ps.: Googei agora "fatigue system FFXIV" e é verdade. Muitas páginas falando sobre o assunto. :(((((( 

...

ATUALIZAÇÃO 1:

Leiam aqui uma reportagem da BBC sobre a restrição de tempo para games online na China.





ATUALIZAÇÃO 2:

Após consultas a vários jogadores de MMOs, percebi que a maior parte não se incomoda com esta limitação, algo que não entendo direito, mas... já que é assim...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das...

(FF XV) Pós game: Keycatrice lvl 55, o primeiro calabouço ninguém esquece

(Antes de ler este post, talvez queira saber mais sobre calabouços .) Meu primeiro calabouço foi o Keycatrice porque resolvi fazer na ordem dos levels e esta é a mais baixa. Ela possui 3 salas de ramificação. Na primeira ramificação a porta correta é a da esquerda e nas outras duas é a do meio. Há um camp após a primeira ramificação. Os mobs deste calabouço são na maior parte aqueles pudins. Eles são chatinhos, mas não chegam a ser difíceis. Não existem pontos de translocação suspensa para recarregar o MP nos calabouços. Assim, leve bastante elixir. O boss, Lakhmu Flan, é um pudim preto imenso e como a sala é pequena a luta fica bastante confusa. Ele é vulnerável apenas à luz e resistente à todos os outros tipos de damage. Se tiver bastante potions, uma opção é usar Armas Reais. Ele dropa a arma Hypermagnum com ataque 388 para o Prompto. Por coincidência eu tinha encontrado uma ontem, próximo do local da luta com o Naglfar. Estes são os acessórios que peguei: Na p...

(FF XV) PESCA: todos os peixes, todas as iscas, todas as localizações

Eu não gostei de pescar. Falta de paciência. Ainda não consegui completar a primeira quest. Quando tiver concluído tudo eventualmente tentarei. Mas tem gente que está amando e só pescando, deixando quests, hunts e até história de lado. O Bruno Mühl gostou tanto que pescou todos os 100 peixes de Final Fantasy XV e como é gente boa, resolveu fazer o vídeo acima mostrando todos e para cada um a isca utilizada e a localização. Quem se interessar é só colocar o vídeo em velocidade reduzida ou ir pausando. Obrigada, Bruno e parabéns!!! Impressionante!!!

(FF XV) Capítulo 14: pausa com comidas que aumentam XP ganho, summons e armas reais

Quando eu saio está tudo diferente, escuro e cheio de demônios. Umbra está a minha espera e devo me encontrar com meus amigos no Hammerhead. Hum... Tá bom... Cadê o Regália?  Tá brincando que tenho que ir a pé? Quase 4 kms, sozinho, no escuro e com as duas superpotions que me sobraram da última luta??? Que aliás, já não são duas. Agora só tenho uma. Que situação!!! Mirem-se no meu exemplo e encham-se de superpotions antes de partirem para o 13 ou vão com o bolso cheio. Sem dinheiro e sem poções a vida começa a ficar bem miserável... :( Felizmente consigo uma carona e chego ao Hammerhead. Confesso que estava ansiosa. Quero ver os meninos, saber como estão. E a Cindy? Os meninos estão iguais, praticamente. Nada ou quase nada mudou. Esperava uma cena de uma longa conversa entre eles e nada. É ou não é uma oportunidade perdida ali? Eu achei. Procuro a Cindy. Não encontro. Não está no Hammerhead. Nada a fazer exceto partir para o encerramento. Não estou pronta, óbvio. Preciso...

(FF XV) Couerl!

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Uma das quests do Cid, sobre as quais falarei no próximo post, para a Lança Parasita (ou Drain Lance) pede bigodes de Couerl e eu estava procurando a bichinha quando topei com ela sem querer, saindo da Tumba Keicatrich, lá em cimão de Leide. Gente, ela é tão linda!!! Imensa!!! Infelizmente tive que fugir da luta, porque lvl 14 derrotar um lvl 34... Deu para mim não. :( Aliás, todos os monstros de Final Fantasy XV estão um estupor de belos. Dá prazer de lutar e vontade de ficar só admirando.