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Comparados Wii U, PlayStation 3 e Xbox 360: veja qual é o melhor

O Wii U, novo console da Nintendo, faz sua estreia no mercado internacional em duas versões: 8 GB e 32 GB. Analisamos de perto as especificações do aparelho e comparamos com o hardware do Xbox 360 e o do PlayStation 3 em termos de peso, CPU, placa gráfica, memória RAM, armazenamento, áudio, mídias, conexões e saídas de vídeo.


Peso

O primeiro de tudo em uma comparação é ver se este aparelho é mais leve que os demais. Pelo visto, o Wii U é o mais leve dos três. O peso de cada console é expresso em valores aproximados.

Wii U 1,6 kg
Playstation 3 2,1 kg
Xbox 360 2,9 kg

CPU

O processador é o coração de qualquer sistema eletrônico. Todos os três videogames contam com chips fabricados por empresas como IBM, AMD, Sony e Toshiba, que os adaptam para suas necessidades. No caso do Wii U, o processador está junto com a aceleração gráfica.

Wii U Processador IBM Power multi-core três núcleos, rodando a 3GHz (com processamento de 260 Gflops)

PlayStation3 Processador Cell de sete núcleos single-threaded (um de backup), rodando a 3.2GHz (com
processamento de 230 Gflops)

Xbox 360 Processador Xenon de 3 núcleos dual-threaded, rodando a 3.2GHz (com processamento de 77 Gflops

Placa Gráfica

Enquanto o Xbox 360 e o PlayStation 3 têm placas com memória de vídeo de 256 MB GDDR3, que aumentam de acordo com a memória RAM disponível, o Wii U tem 1 GB de memória GDDR5, baseado na série de placas de vídeo Radeon HD 5000.


Wii U AMD Radeon de alta definição

1 GDDR5 compartilhado da RAM do sistema
(processamento e potência em números não foi divulgado)

PlayStation 3 Modelo Nvidia RSX de 550 MHz

256 MB GDDR 3 (Chegando até 480 GDDR3 compartilhando a RAM do sistema)
22,4 Gbps de banda

Xbox 360 Modelo ATI Xenos de 500 MHz

256 MB GDDR 3 RAM (Chegando até 512 GDDR3 compartilhado c/ a RAM do sistema)
(mais 10 MB eDRAM)
21,6 Gbps de banda (256 Gbps via eDRAM)

Memória RAM

Os sistemas mais antigos da Sony e da Microsoft perdem disparado para o Wii U por conterem de um quarto à metade da memória RAM que o console da Nintendo tem.

Wii U 2 GB RAM – somente 1 GB é utilizado para operações do sistema
(1 GB é reservado para jogos e compartilhado entre CPU e GPU)

PlayStation 3 256 MB RAM XDR

3,2 GHz de velocidade
25,6 Gbps de largura de banda

Xbox 360 512 MB de RAM GDDR3 (compartilhado com GPU)

700 MHz de velocidade

22,4 Gbps de largura de banda




Armazenamento

Assim como o Xbox 360, será possível utilizar pen-drives para aumentar a capacidade de armazentamento do aparelho da Nintendo. Mas não se empolgue. Este recurso deixa o acesso dos arquivos, como jogos, bem lentos, já que a porta é USB 2.0.

Wii U HDD 8 GB (Básico) ou 32 GB (Deluxe)
10000 RPM
Suporta a cartões de memória SDHC e armazenamento externo via USB

PlayStation 3 12, 250 ou 500 GB HDD (Modelos Super Slim)
5400 RPM
Aceita HDs USB externas

Xbox 360 HDD 320 (Elite) e 250 GB ou 4 GB SSD (Arcade)
5400 RPM
Aceita pen-drives USB de até 32 GB e HDs externas

 Áudio

O Xbox 360 e o PlayStation 3 contam com a saída de áudio ótico, recuso que deixa a qualidade do som ainda mais superior do que quando utilizado apenas o cabo HDMI. Como o Wii U não irá aceitar CDs de música e não se sabe ainda se terá algum serviço de música exclusivo, o jeito é continuar usando os aparelhos da concorrência para isso.

Wii U Analógico Estéreo
Digital 5.1 LPCM

PlayStation 3 Analógico Estéreo
Digital 5.1 Dolby Digital e 7.1 LPCM

Xbox 360 Analógico Dolby Pro-Logic II

Digital 5.1 Dolby Digital



Mídias

A mídia utilizada no Wii U tem 25 GB, mas não é um Blu-Ray, e sim uma patente própira da Nintendo. O principal motivo para sua utilização será o combate à piratara.

Wii U Aceita discos do Wii (menos do GameCube)
Leitura de dados a 22 MB/s (Mídia especial do Wii U, baseado em Blu-Ray)
25 GB de espaço em disco

PlayStation 3 Leitura de dados a 9MB/s (Blu-Ray)
25 GB de espaço em disco de uma camada
50 GB em disco de dupla camada

Xbox 360 Leitura de dados a 15.85 MB/s (DVD)
7 GB de espaço em disco de dupla camada


Conexões

Em relação às conexões de rede, podemos atestar pela qualidade dos serviços mostrados pela Sony com a PSN e a Microsoft com a Live ao longo de todos seus anos de funcionamento que a Nintendo ainda vai ter muito trabalho pela frente para igualar seu serviço com a concorrência.
Sobre as conexões de acessórios, o Wii U tem quatro entradas USB escondidas por uma porta retrátil. A versão transparente do console mostra todos os componentes do aparelho.

Wii U Cartão de memória SD (suporta SDHC)
USB 2.0 ports (2 na parte frontal, 2 na traseira)
Entrada da Barra de Sensor
Entrada AV Multi Out
Entrada HDMI 1.4
Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n

PlayStation 3 2 entradas USB 2.0 (frontais)
Entrada HDMI 1.4
Entrada AV Multi Out
Entrada áudio Digital Out (Optical)
Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n

Xbox 360 2 entradas USB 2.0 (frontais)
Entrada HDMI 1.4
Entrada AV Multi Out
Entrada áudio Digital Out (Optical)
Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n


Saída e vídeo

Pela primeira vez em muitos anos, será possível jogar grandes franquias da Nintendo com gráficos em alta definição, explorando todo o potencial do colorido mundo de Mushroom Kingdom nas aventuras do Mario e a fabulosa terra de Hyrule, em um próximo (e muito aguardado) jogo da franquia Zelda.

Wii U Suporta resoluções 1080p, 1080i, 720p, 480p e 480i.
Cabos compatíveis incluem HDMI e todos da geração Wii: D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto

PlayStation3 Suporta 1080p, 1080i, 720p, 576p e 480p.
Compatibilidade com HDMI, D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto

Xbox 360 Suporta 1080p, 1080i, 720p, 576i e 480p.
Conexões compatíveis incluem HDMI, VGA, D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto




Fonte






Comentários

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