Pular para o conteúdo principal

Masashi Hamauzu - Conheçam um pouco sobre o grande mestre que embala as trilhas da saga Final Fantasy e que já está trabalhando em Lightning Returns: Final Fantasy XIII

Masashi Hamauzu ( 浜涡正志 Hamauzu Masashi ) , nascido 20 de setembro de 1971) é um compositor japonês  de musicas para jogos que foi empregado pela Square Enix 1996-2010. Ele é mais conhecido por seu trabalho sobre a Saga Final Fantasy . Nascido em uma família musical da Alemanha, Hamauzu foi criado no Japão. Ele ficou interessado em música, quando ainda estava no jardim de infância, e tinha aulas de piano com seus pais.

                               

Hamauzu foi contratado pela Square (agora Square Enix) como estagiário, e sua estréia como compositor de solo veio no ano seguinte, quando ele marcou o tema do chocobos .. Ele colaborou com seu amigo e colega compositor Junya Nakano em vários jogos, e tem trabalhado em estreita colaboração com sintetizador programador Ryo Yamazaki na maioria dos títulos desde SaGa Frontier 2 .

Depois de Nobuo Uematsu saiu da Square Enix em 2004, Hamauzu assumiu e se tornou o maior compositor musical da empresa . Ele é o único compositor de Final Fantasy XIII . Ele também se tornou um renomado arranjador de piano, e organizou uma série de álbuns, incluindo Yasunori Mitsuda da Vela para o Mundo partitura para piano em 2006. Sua música incorpora vários estilos, embora a maioria usa clássica e música ambiente em suas peças. Em 2010, Hamauzu deixou a Square Enix para começar seu próprio estúdio,
Monomusik.

Início de vida

Nascido em Munique, Alemanha, a mãe de Masashi Hamauzu era professora de piano e seu pai, Akimori Hamauzu, um cantor de ópera. Ele desenvolveu um interesse em música, enquanto no jardim de infância.

Crescendo na Alemanha, Hamauzu
recebeu de 
de seus pais e  lições de canto e a parti dai criou suas primeiras composições originais durante a escola. Depois que seu irmão nasceu, a família mudou-se para Osaka, no Japão. Matriculou-se na Universidade Nacional de Tóquio de Belas Artes e Música , onde se juntou a um conjunto de alunos como um pianista.                               

Foi dai que Hamauzu conheceu sua esposa, Matsue Hamauzu ( née Fukushi), na universidade, e eles têm dois filhos. Matsue trabalhou ao lado de Hamauzu na trilha sonora de Final Fantasy VII como um soprano e Harmônicas Sigma como um cantor  ; ela também era uma soprano para a pontuação de Final Fantasy VIII e um vocalista em Final Fantasy XIII . Depois de se formar na universidade, ele pensou em se tornar um músico clássico, mas acabou por descobrir que ele queria trabalhar com músicas de jogos.


Carreira

Sendo um fã de Final Fantasy ,  Hamauzu decidiu candidatar-se a um emprego na Square . Nobuo Uematsu ficou impressionado com seu currículo, e empregou Hamauzu como estagiário em 1996. A Sua estréia veio com o título de 1996 Front Mission : Danger Gun , com Uematsu, Yasunori Mitsuda , e Junya Nakano .

Mais tarde no mesmo ano, ele criou quatro faixas para outro jogo compositor, e pode Trabalhar com Nakano sobre estes jogos, Hamauzu admirava seu estilo musical, e tornaram-se amigos;. ele mais tarde colaborou em vários títulos.
Hamauzu teve seu primeiro projeto solo criado em 1997, com o tema do Chocobo.  Logo após o lançamento do título, Hamauzu e Yasuo Sako criaram mais faixas para o Chocobo -Dangerous , um álbum contendo faixas orquestrais da música clássica do jogo. 

Para Final Fantasy VII , Hamauzu foi o programador sintetizador para a entrega de Joseph Haydn "A Criação" 's, e gravou os vocais graves no coro de oito pessoas para "Angel One-Winged". 


Em 1999, Hamauzu foi atribuído com o dever de criar a trilha sonora para  SaGa Frontier 2 , substituindo o compositor da Saga de longa data  Kenji Ito .

Ele passou algum tempo dando continuidade as músicas usando o estilo Ito,  que tinha sido estabelecido para a série, mas finalmente ele percebeu que queria usar seu próprio estilo. O projeto apresentou ao sintetizador e programador Ryo Yamazaki , a quem ele já trabalhou com a maior parte de suas posteriores trilhas sonoras. 


                           
Em 2001, Hamauzu e Nakano foram escolhidos para ajudar Uematsu na produção da trilha do aclamado Final Fantasy X , com base em sua capacidade de criar músicas, que eram diferentes do estilo de Uematsu . Hamauzu. Ele também contribuiu com o álbum do jogo: "Coleções Piano"  , que ele descreveu como seu trabalho mais desafiador, e a faixa com o nome "feel", um arranjo de "Hymn of the Fayth", do   EP feel/Go dream: Yuna & Tidus.
                                   
Estilo musical e influências

Hamauzu compõe música em vários estilos diferentes, muitas vezes utilizando vários estilos ao longo das várias partes de uma trilha sonora. Ele cria principalmente musica clássica e música ambiente , e utiliza o piano predominantemente como um instrumento. Ele frequentemente incorpora dissonância para proporcionar um efeito atmosférico.

Em 
Unlimited Saga , por exemplo, o estilo de suas composições misturam marchas clássicas, tango eletrônico, ambiente, solos instrumentais, e jazz . 

Ele cita os compositores de animação Hiroshi Miyagawa e Ryuichi Sakamoto da Yellow Magic Orchestra ,e compositores impressionistas Maurice Ravel e Claude Debussy ,  e seu pai como principais influências musicais.  

Durante sua adolescência, ele gostava de ouvir as obras de Sakamoto e Miyagawa. Enquanto freqüentava a universidade, ele desenvolveu um apreço por música clássica, especialmente as composições de Ravel e Debussy.

Discografia



Já podemos ver que o grande mestre Masashi Hamauzu está escalado para a trilha sonora de Lightning Returns: Final Fantasy XIII

E com certeza teremos belas trilhas, embalando esse jogo que encerra a Saga Lightning.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

As Armas de Final Fantasy XIII

Segundo Split e Krystha estas são as armas que podem ser encontradas em tesouros ou ganhas após lutas nas fases do jogo Final Fantasy XIII. Elas também podem ser adquiridas no shop. Ver shop list. São armas puras, ou seja, não necessitam de materiais ou upgrades para serem obtidas e é através delas que se pode sintetizar outras armas mais poderosas. Em CAP indico o capítulo onde se pode ganhar ou encontrar a arma no jogo. Quando há um "?" é porque ainda não a localizei. Quem quiser colaborar, é só enviar a dica de localização via email ou comentários. Para mais detalhes sobre a forma exata de obtenção, vá ao Walkthrough de Krysta ou Split (que foram os que utilizei como base) e procure a arma desejada com Ctrl + F. AS ARMAS NORMAIS DO JOGO FINAL FANTASY XIII ======================================================== ABREVIAÇÕES STR = strength inicial                   | MAG = magia inicial *STR = strengh máximo               | *MAG = magi

(Dragon Quest IX) Quest list completa em português - Parte 1

Quest #001 - One Good Turn Localização: Angel Falls; garota em frente à igreja Objetivo: Dar-lhe uma Tangleweb. Solução: Pegue uma do outro lado do rio próximo à Angel Falls. Recompensa: Sleeping Hibiscus Pré-requesito: Não Repete: Sim Notas: Também pode comprar Tangleweb à partir de Batsureg. Quest #002 - Pleased As Punch Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Air Punch Party Trick Solução: Atribua Air Punch ao seu Party Trick e execute-o em frente à garota pressionando B e selecionando o botão atribuído ao Air Punch. Recompensa: Pirouette Party Trick Pré-requesito: Não Repete: Não Notas: Não Quest #003 - We Like To Party Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Pirouette, Clap, Jump e Air Punch consecutivamente. Solução: Atribua os movimentos de Party Tricks e mapeie-os no botão da seta para baixo. Pressione B + seta para baixo e para executar os movimentos em frente à garota. Recompensa: Pray Party Trick Pré-requesito: T

(FF XV) Elemancy: Entendo a criação e a manipulação de magias em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. Olá Pessoal! Estou de volta e dessa vez vou tentar explicar tudo sobre esse novo sistema de magias adotado em Final Fantasy XV. Preparem-se para um post bee em longo e com algumas partes um pouco complexas, então caso algo esteja confuso demais basta postar aí nos comentários e tentarei solucionar as dúvidas assim que possível. O novo sistema tem prós e contras e apesar de a princípio s er extremamente básico, é possível se aprofundar bem e perceber que existe espaço pra bastante customização e certa complexidade. Então vamos lá! Começando do básico: Os três tipos de magia Antes de mais nada, é importante entender quais são as três magias "base" que você terá acesso ao longo game. São elas: Fire (fogo) Lightning (raio) e Ice (gelo). Magias no mundo de Eos funcionam de maneira bem diferente do que estamos habituados em outros Final Fantasys. Desta vez, elas serão o efeito de misturas feitas por você utilizando a matéria retirada diretamente