Pular para o conteúdo principal

Masashi Hamauzu - Conheçam um pouco sobre o grande mestre que embala as trilhas da saga Final Fantasy e que já está trabalhando em Lightning Returns: Final Fantasy XIII

Masashi Hamauzu ( 浜涡正志 Hamauzu Masashi ) , nascido 20 de setembro de 1971) é um compositor japonês  de musicas para jogos que foi empregado pela Square Enix 1996-2010. Ele é mais conhecido por seu trabalho sobre a Saga Final Fantasy . Nascido em uma família musical da Alemanha, Hamauzu foi criado no Japão. Ele ficou interessado em música, quando ainda estava no jardim de infância, e tinha aulas de piano com seus pais.

                               

Hamauzu foi contratado pela Square (agora Square Enix) como estagiário, e sua estréia como compositor de solo veio no ano seguinte, quando ele marcou o tema do chocobos .. Ele colaborou com seu amigo e colega compositor Junya Nakano em vários jogos, e tem trabalhado em estreita colaboração com sintetizador programador Ryo Yamazaki na maioria dos títulos desde SaGa Frontier 2 .

Depois de Nobuo Uematsu saiu da Square Enix em 2004, Hamauzu assumiu e se tornou o maior compositor musical da empresa . Ele é o único compositor de Final Fantasy XIII . Ele também se tornou um renomado arranjador de piano, e organizou uma série de álbuns, incluindo Yasunori Mitsuda da Vela para o Mundo partitura para piano em 2006. Sua música incorpora vários estilos, embora a maioria usa clássica e música ambiente em suas peças. Em 2010, Hamauzu deixou a Square Enix para começar seu próprio estúdio,
Monomusik.

Início de vida

Nascido em Munique, Alemanha, a mãe de Masashi Hamauzu era professora de piano e seu pai, Akimori Hamauzu, um cantor de ópera. Ele desenvolveu um interesse em música, enquanto no jardim de infância.

Crescendo na Alemanha, Hamauzu
recebeu de 
de seus pais e  lições de canto e a parti dai criou suas primeiras composições originais durante a escola. Depois que seu irmão nasceu, a família mudou-se para Osaka, no Japão. Matriculou-se na Universidade Nacional de Tóquio de Belas Artes e Música , onde se juntou a um conjunto de alunos como um pianista.                               

Foi dai que Hamauzu conheceu sua esposa, Matsue Hamauzu ( née Fukushi), na universidade, e eles têm dois filhos. Matsue trabalhou ao lado de Hamauzu na trilha sonora de Final Fantasy VII como um soprano e Harmônicas Sigma como um cantor  ; ela também era uma soprano para a pontuação de Final Fantasy VIII e um vocalista em Final Fantasy XIII . Depois de se formar na universidade, ele pensou em se tornar um músico clássico, mas acabou por descobrir que ele queria trabalhar com músicas de jogos.


Carreira

Sendo um fã de Final Fantasy ,  Hamauzu decidiu candidatar-se a um emprego na Square . Nobuo Uematsu ficou impressionado com seu currículo, e empregou Hamauzu como estagiário em 1996. A Sua estréia veio com o título de 1996 Front Mission : Danger Gun , com Uematsu, Yasunori Mitsuda , e Junya Nakano .

Mais tarde no mesmo ano, ele criou quatro faixas para outro jogo compositor, e pode Trabalhar com Nakano sobre estes jogos, Hamauzu admirava seu estilo musical, e tornaram-se amigos;. ele mais tarde colaborou em vários títulos.
Hamauzu teve seu primeiro projeto solo criado em 1997, com o tema do Chocobo.  Logo após o lançamento do título, Hamauzu e Yasuo Sako criaram mais faixas para o Chocobo -Dangerous , um álbum contendo faixas orquestrais da música clássica do jogo. 

Para Final Fantasy VII , Hamauzu foi o programador sintetizador para a entrega de Joseph Haydn "A Criação" 's, e gravou os vocais graves no coro de oito pessoas para "Angel One-Winged". 


Em 1999, Hamauzu foi atribuído com o dever de criar a trilha sonora para  SaGa Frontier 2 , substituindo o compositor da Saga de longa data  Kenji Ito .

Ele passou algum tempo dando continuidade as músicas usando o estilo Ito,  que tinha sido estabelecido para a série, mas finalmente ele percebeu que queria usar seu próprio estilo. O projeto apresentou ao sintetizador e programador Ryo Yamazaki , a quem ele já trabalhou com a maior parte de suas posteriores trilhas sonoras. 


                           
Em 2001, Hamauzu e Nakano foram escolhidos para ajudar Uematsu na produção da trilha do aclamado Final Fantasy X , com base em sua capacidade de criar músicas, que eram diferentes do estilo de Uematsu . Hamauzu. Ele também contribuiu com o álbum do jogo: "Coleções Piano"  , que ele descreveu como seu trabalho mais desafiador, e a faixa com o nome "feel", um arranjo de "Hymn of the Fayth", do   EP feel/Go dream: Yuna & Tidus.
                                   
Estilo musical e influências

Hamauzu compõe música em vários estilos diferentes, muitas vezes utilizando vários estilos ao longo das várias partes de uma trilha sonora. Ele cria principalmente musica clássica e música ambiente , e utiliza o piano predominantemente como um instrumento. Ele frequentemente incorpora dissonância para proporcionar um efeito atmosférico.

Em 
Unlimited Saga , por exemplo, o estilo de suas composições misturam marchas clássicas, tango eletrônico, ambiente, solos instrumentais, e jazz . 

Ele cita os compositores de animação Hiroshi Miyagawa e Ryuichi Sakamoto da Yellow Magic Orchestra ,e compositores impressionistas Maurice Ravel e Claude Debussy ,  e seu pai como principais influências musicais.  

Durante sua adolescência, ele gostava de ouvir as obras de Sakamoto e Miyagawa. Enquanto freqüentava a universidade, ele desenvolveu um apreço por música clássica, especialmente as composições de Ravel e Debussy.

Discografia



Já podemos ver que o grande mestre Masashi Hamauzu está escalado para a trilha sonora de Lightning Returns: Final Fantasy XIII

E com certeza teremos belas trilhas, embalando esse jogo que encerra a Saga Lightning.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

FFXIII - Pós Game - Titan's Trial

Olhem o gigante que está em Archylte Steppe agora. Ainda não encontrei nome, referência, nada. E eu pensando que Adamantoise era imenso. Ratinho perto dele. lol Será que é para matar? (Atualização 1: Sabem aquele círculo de l'Cie Stones que estavam "apagadas" antes? Agora estão "acesas". Fui lá ver quais eram as missões e são praticamente as últimas, da 54 à 62 salvo engano. Quando toquei na 62, o gigante olhou, fez cara de quem não gostou e gritou ou praguejou, sei lá. Sai xispando. Melhor deixar estas stones quietinhas por enquanto. lol ) (Atualização 2: Descobri. É um Titan que fica em uma área até então inexplorada, The Faultwarrens, com entrada por Aggra Pasture e só abre após a execução da missão 34. Ele propõe uma nova quest, para provar se sua equipe é mesmo forte. Se você enfrentar todos e vencer, lutará com um Titan (não ele) e ganhará um prêmio, além de um novo Troféu/Conquista. São 16 monstros, as l'Cie de número 35 a 50 mais

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod

FFXIII - Capítulo 10 - Crystarium evolution...

A Square se pela de medo de minhas críticas! lol (Vai sonhando Neiva) O fato é que é só reclamar de algo e um pouco mais a frente ela resolve, ou tenta. Foi falar da merreca do novo círculo da Crystarium e pronto: evolution!!! Agora todos os personagens podem evoluir para todos os 6 tipos de perfis. Assim, todos podem ser médicos, p.e.. Hummm..... Sei.... Grande coisa!!!! Eu queria novas armas (de preferência aquelas invencíveis e beeemmm escondidas), novos poderes incríveis, armaduras e acessórios poderosos, este tipo de coisa. É pedir muito? Parece que sim. Mas.... Quem não tem cão caça com gato! (é assim mesmo o ditado? Nem lembro) Antes isto do que nada, ao menos posso brincar de evoluir enquanto luto. E ó, já vou avisar para aqueles que quiserem ser tão espertinhos quanto eu, que pensei na hora: - Ôba!!! Vou pegar um acessório a mais para cada um. hahahahaha Trouxa! Square que não é boba e nem nada tirou o espaço do acessório extra nas novas evoluçõe