Pular para o conteúdo principal

Fanboys ? o que são? Onde vivem? O que fazem? Por que existem?


O título estilo Globo Repórter é uma piadinha leve para descontrair numa matéria quase que filosófica, afinal o que leva uma pessoa a defender uma marca, ou adaptando à nossa realidade, um sistema operacional móvel ou um fabricante em um mundo onde há tantas outras coisas para se defender? 

Será que alguém já discutiu se marca de sofá, geladeira, furadeira, cadeira, etc.? Por que isso acontece com produtos que se popularizam então, como carros, smartphones, hardwares de computadores, sistemas operacionais e outros temas que sempre se acaloram? 

No entanto nós que vivemos intensamente o mundo dos smartphones, temos que conviver com os fãnboys, que em sua definição mas pejorativa são cegos, não podendo perceber os defeitos de um produto, enquanto simplesmente dizem não gostar de outro sem nunca ter usado o concorrente, agora definindo os fanboys de forma "bonita" são pessoas que levantam as bandeiras e filosofias de determinada marca e dizem estar amando seus produtos, quando lembramos que o amor cega! 

Sabendo agora o que são os fanboys, nós precisamos nos perguntar de onde nasce o espírito fanboy? Bom, geralmente vem de uma primeira experiência em algo, no nosso caso celulares, é muito provável que se o seu primeiro smartphone foi um Nokia, o seu segundo também deve ter sido e provavelmente nunca ninguém se importou com isso, acontece que quando o iPhone foi lançado, as pessoas já possuíam um iPod, estavam destinadas a compra do tal aparelho, e mesmo com inúmeras falhas e limitações elas o compraram em massa, e ela ainda não podiam ser classificadas de fanboys, pois elas não tinham muito o que defender, afinal não havia competidores, e sem discussões, não havia fanboys. 

Com o surgimento do Android, donos de dispositivos da Maçã e usuários do sistema operacional do Google começaram a levantar as bandeiras de qual sistema operacional móvel é o melhor, ganhando apelidos que os caracterizavam como fanboys, não faltando Appleboys, Macfags, Androidboys, Fandroids (você leitor pode deixar nos comentários algum apelido que faltou). 

A questão aqui não é provar qual produto é superior, a questão é provar a filosofia de cada uma, eu por estar escrevendo um artigo em um site chamado "Diário do Android" não preciso dizer a qual dessas filosofias eu sou a favor, é como um time de futebol, você escolhe um as vezes por algo simbólico e emblemático como o HINO, ou simples e trivial como as cores, e ai você grita, chora e sofre por ele, no mundo da tecnologia acontece o mesmo, só que com produtos e marcas que nos encantam por suas filosofias de mercado. 

Como disse lá em cima existem duas formas de ver os fanboys e isso é por que existem dois tipos de fanboys, o primeiro é o fanboy insuportável que vive para reclamar de tudo aquilo que não é da sua marca favorita, ele gosta dos produtos por causa da marca! O segundo tipo é o fanboy que defende mas diante de algo superior é capaz de entender os pontos de um produto concorrente e até de passar a usa-lo, este gosta da marca por causa dos produtos, existindo uma grande diferença entre os dois. 

Em resumo, os fanboys sempre existiram em quase todos os assuntos de qualquer coisa já existente e vão continuar existindo? com conceitos e bandeiras ou sem, por um motivo ou por outro, o que fazer? Conviver, de preferência em paz.

Fonte 1 2


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) Pós game: Keycatrice lvl 55, o primeiro calabouço ninguém esquece

(Antes de ler este post, talvez queira saber mais sobre calabouços .) Meu primeiro calabouço foi o Keycatrice porque resolvi fazer na ordem dos levels e esta é a mais baixa. Ela possui 3 salas de ramificação. Na primeira ramificação a porta correta é a da esquerda e nas outras duas é a do meio. Há um camp após a primeira ramificação. Os mobs deste calabouço são na maior parte aqueles pudins. Eles são chatinhos, mas não chegam a ser difíceis. Não existem pontos de translocação suspensa para recarregar o MP nos calabouços. Assim, leve bastante elixir. O boss, Lakhmu Flan, é um pudim preto imenso e como a sala é pequena a luta fica bastante confusa. Ele é vulnerável apenas à luz e resistente à todos os outros tipos de damage. Se tiver bastante potions, uma opção é usar Armas Reais. Ele dropa a arma Hypermagnum com ataque 388 para o Prompto. Por coincidência eu tinha encontrado uma ontem, próximo do local da luta com o Naglfar. Estes são os acessórios que peguei: Na p...

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das...

(FF XV) Arma suprema: como obter os Chifres em Hélice para a quest do Cid e Arroz Mãe e Filho

- Vá para Velha Lestallum e pegue a quest Os últimos espiracórnios, lvl 29. - Vá para o ponto da caçada. - Salve antes de iniciar e se o item não cair, carregue o jogo e mate novamente até cair. - Entregue a hunt. - Entregue os chifres para o Cid. - Durma algumas vezes e o Cid vai telefonar e informar que sua arma está pronta, a Arma Suprema, com ataque de 364! Para ajudar a melhorar a taxa de drop do item: - Equipe o Noctis com a Dissecadora. Esta espada é boa para quebrar membros e o chifre em hélice resistente você só consegue quebrando os chifres dos espiracórnios. - Ative o nódulo Destruidor de Demônios na seção de Combates da Ascenção. Quebra partes com translocação ofensiva. - Coma o Arroz Mãe e Filho que aumenta em 50% a taxa de obtenção de itens. - Tenha a habilidade de sobrevivência do Gládio em 10, porque também aumenta a taxa de obtenção de itens melhores. Arroz Mãe e Filho A receita para o arroz Mãe e Filho  só pode ser obtida após a finalizaç...

(FF XV) Couerl!

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Uma das quests do Cid, sobre as quais falarei no próximo post, para a Lança Parasita (ou Drain Lance) pede bigodes de Couerl e eu estava procurando a bichinha quando topei com ela sem querer, saindo da Tumba Keicatrich, lá em cimão de Leide. Gente, ela é tão linda!!! Imensa!!! Infelizmente tive que fugir da luta, porque lvl 14 derrotar um lvl 34... Deu para mim não. :( Aliás, todos os monstros de Final Fantasy XV estão um estupor de belos. Dá prazer de lutar e vontade de ficar só admirando.

FFXIII - Capítulo 11 - Chocobo, dinossauro, monstros e itens

Vanille em um Chocobo - imagem daqui Nesta fase tem mais elementos clássicos, do tipo "todo FF tem": Um deles é andar de Chocobo. Passeio delicioso, exclusivo para jogadores de FF. hehehe Para quem não conhece, os Chocobos, estas galinhas amarelas gigantes são praticamente um símbolo de Final Fantasy. Eles são liberados à partir da missão 14 e dão acesso à áreas até então inacessíveis para completar outras missões. Os Chocobos também avisam sobre a presença de tesouros escondidos e escavam para desenterrar. Os tesouros estão sempre em áreas de terra e não de grama. O Chocobo avisará através de um ponto de exclamação quando estiver próximo a um deles e poderá escavar com x/a. São 20 tesouros enterrados. ... Outro elemento recorrente da franquia é o dinossauro com level absurdamente elevado e que só pode ser enfrentado várias fases depois que aparece. Em FFXII era o Wild Saurian e ficava em Dalmasca Estersand. Lembram? Em FFXIII chama-se Adamantoise e surge aqui, ...