Pular para o conteúdo principal

Final Fantasy Agito XIII: O que sabemos sobre ele?


Encontrei as informações que posto abaixo já há algum tempo, no wiki de Final Fantasy. Como eles não postam a fonte, não sei até que ponto estão corretas. Por outro lado, nunca encontrei nada muito errado lá. Acredito que seja tradução do que é dito em japonês em um dos trailers e decidi postar agora. Depois confirmamos ou não.

Tradução do conteúdo de Final Fantasy Agito XIII no Final Fantasy Wikia:

Final Fantasy Agito XIII é um jogo para PlayStation Portable, que ao lado de Final Fantasy XIII e Final Fantasy Versus XIII, faz a compilação Fabula Nova Crystallis. Revelado na E3 2006, o jogo oferece aos jogadores acesso ao universo Final Fantasy XIII". O jogo foi inicialmente anunciado para telefones móveis, mas foi re-anunciado para a PSP na DKS3713 2008.


Jogabilidade


O sistema de batalha no jogo é uma nova evolução do "Kai ATB", sistema que foi criado por Takatsugu Nakazawa de Final Fantasy X-2, e depois refinado em Crisis Core Final Fantasy VII . Ao contrário de Crisis Core, Agito é parte baseado em combates. Em vez de navegar através dos menus, as ações são mapeadas diretamente para as teclas de face para acesso rápido. Nakazawa diz que quer que seja a versão mais rápida da ATB já criado. Ele também suporta multiplayer ad-hoc e tem infra-estrutura para até três jogadores.

Assim como Final Fantasy XII, o personagem tem a opção de escolher o líder do seu partido, mas de forma diferente, permitindo-lhes alterar os membros do partido durante o jogo real.
Os personagens que conduzem a festa e que são jogáveis aparecerão acima do texto com a sua imagem e nome. Invocações também aparecem no jogo e desempenham um papel no crescimento dos caracteres e podem ser controlados como os Aeons de Final Fantasy X.

A estrutura do jogo é baseado em missões. Há também sub-objectivos de lutas na batalha. É mostrado no trailer da TGS 2010 que o jogo terá um mapa do mundo e o jogador pode montar um chocobo ou voar uma aeronave, não haverá encontros aleatórios e os monstros vagueiam em torno do mapa do mundo. Este novo trailer também mostrou também uma outra mudança da interface durante o jogo. O trailer também mostra que sai sangue de um inimigo sempre que ele é atacado.

Tabata diz que Agito é similar a 3rd Birthday dizendo que, enquanto eles são dois jogos diferentes em termos de conteúdo, a essência do que a equipe pode fazer na PSP em termos de jogabilidade é semelhante entre os dois jogos.


Ambiente


O mundo de Final Fantasy Agito XIII é chamado de Oriens e é composto de quatro regiões, cada um alimentado por um cristal. Os nomes das quatro regiões são Suzaku, Byakko, Genbu e Seiryu. Cada um dos cristais está em uma escola de magia chamada Peristylium, onde os alunos são treinados para se tornarem poderosos soldados e mágicos. O jogo se concentra em Peristylium Suzaku, localizado em uma ilha isolada do resto do continente.

Um tratado de paz chamado de "Pax Codex" foi assinado entre as nações em que estes cristais residem. Sob o comando do alto comandante Cid, Byakko quebra o tratado e começa a invadir as outras nações com o seu dirigível armado e l'Cies protegidos por armaduras mágicas. Ele consegue conquistar todas as nações, exceto Suzaku, onde se reune forte resistência devido à sua grande capacidade defensiva. Eles conseguem desativar o poder do cristal, no entanto, o que torna a maioria da nação impotente, exceto para doze alunos que continuam a ter o poder de seu pacto de cristal. Neste ponto, Cid tenta convencer o presidente da Rubrum para assinar um novo tratado para que deponham as armas, mas os alunos estão ocupados formando um plano chamado "Operação Apóstolo", que visa derrubar as forças Milites.

Tabata descreveu Agito como "um grande título que é formado a partir de uma variedade de conceitos" Estes incluem "Colisão de quatro fantasias (a visão do mundo)", "Killing correspondência entre magia e armas (de batalha)", "O ordinário e o fora do comum (os dois lados da realidade)."


Personagens


Doze personagens foram mostrados nesta arte de Nomura e o menino com as cartas de tarô supostamente vai ser um personagem muito importante (apelidado de cartão-kun). Embora muitos fãs especularam que o moogle que pode ser visto foi parte de XIII, a Square Enix negou esta afirmação e agora parece ser uma arma, semelhante às bonecas de Lulu em Final Fantasy X. Especula-se que o moogle é controlado por a menina com a flauta, que controla as coisas possivelmente através da música. Odin também foi revelado em imagens oficiais, eventualmente convocado pelo menino com as cartas de tarô.

Quando aparecem pela primeira vez no conceito de arte, os personagens pareciam ser chamados pelo nome das armas que usavam, e incluem um baralho de cartas de tarô, uma espada longa, uma katana, revólveres, uma espingarda, uma maça, um arco e flecha, uma lança, uma foice, uma extensão do flail, punhos nus e uma flauta. No entanto, o Agito XIII trailer do TGS 2010 revela os nomes dos personagens. Visto no trailer são oito: Ace, Trey, Sete, Cinque, Golem, Jack e Ifrit. Hajime Tabata, diretor do jogo, esclareceu que Ifrit e Golem são summons e podem ser convocados pelos jogadores. Não se sabe se esses nomes são os finais ou apenas nomes dados para fins de demonstração, com o jogador realmente dando nomes para os personagens.


Desenvolvimento

A imagem da bandeira possivelmente seja da summon Phoenix

O jogo foi inicialmente anunciado para telefones móveis, mas foi re-anunciado para a PSP na DKS3713 2008. Desenvolvedores declararam o motivo da mudança foi que eles não querem esperar para telefones celulares a ser avançado o suficiente para segurar o jogo. Segundo os desenvolvedores, a versão PSP do jogo estava planejado desde o início e foi concebido para ser revelado algum tempo depois dos progressos realizados na versão móvel.

Parece estar chamando mais atenção agora que foi anunciado para o PSP, desde jogos de celular não costumam chegar à América do Norte. A versão para celulares foi descontinuado. Junto com Versus, Nomura afirma que está passando Agito está em processo de dublagem no Japão.

Tabata disse em uma entrevista Famitsu que "está se tornando uma experiência intensa, poder disparar armas de fogo." Sobre o tema do multiplayer, ele acrescentou: "Agito XIII não vai ter o estilo padrão multiplayer de todos reunindo para jogar. Será um sistema multiplayer exclusivo para este jogo."

Equipe:

Diretor e roteirista: Hajime Tabata
Co-Diretor e Plano de Batalha: Nakazawa Takutsugu
Diretor de Arte: Naora Yusuke
Character Designer: Tetsuya Nomura
Compositor: Ishimoto Takeharu
Produtor: Yoshinori Kitase
Filme Diretor: Kazuyuki Ikumori


Etimologia
A palavra "agito" pode ser traduzido do latim para "Colocar em ação / movimento" ou "Eu proponho / faço" possivelmente referenciando que a jogabilidade do Agito será orientada para a ação ou talvez referindo-se à natureza móvel do jogo PSP.

...

Preparação para Conferência Square-Enix a todo vapor. :DD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) Pós game: Keycatrice lvl 55, o primeiro calabouço ninguém esquece

(Antes de ler este post, talvez queira saber mais sobre calabouços .) Meu primeiro calabouço foi o Keycatrice porque resolvi fazer na ordem dos levels e esta é a mais baixa. Ela possui 3 salas de ramificação. Na primeira ramificação a porta correta é a da esquerda e nas outras duas é a do meio. Há um camp após a primeira ramificação. Os mobs deste calabouço são na maior parte aqueles pudins. Eles são chatinhos, mas não chegam a ser difíceis. Não existem pontos de translocação suspensa para recarregar o MP nos calabouços. Assim, leve bastante elixir. O boss, Lakhmu Flan, é um pudim preto imenso e como a sala é pequena a luta fica bastante confusa. Ele é vulnerável apenas à luz e resistente à todos os outros tipos de damage. Se tiver bastante potions, uma opção é usar Armas Reais. Ele dropa a arma Hypermagnum com ataque 388 para o Prompto. Por coincidência eu tinha encontrado uma ontem, próximo do local da luta com o Naglfar. Estes são os acessórios que peguei: Na p...

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das...

(FF XV) Arma suprema: como obter os Chifres em Hélice para a quest do Cid e Arroz Mãe e Filho

- Vá para Velha Lestallum e pegue a quest Os últimos espiracórnios, lvl 29. - Vá para o ponto da caçada. - Salve antes de iniciar e se o item não cair, carregue o jogo e mate novamente até cair. - Entregue a hunt. - Entregue os chifres para o Cid. - Durma algumas vezes e o Cid vai telefonar e informar que sua arma está pronta, a Arma Suprema, com ataque de 364! Para ajudar a melhorar a taxa de drop do item: - Equipe o Noctis com a Dissecadora. Esta espada é boa para quebrar membros e o chifre em hélice resistente você só consegue quebrando os chifres dos espiracórnios. - Ative o nódulo Destruidor de Demônios na seção de Combates da Ascenção. Quebra partes com translocação ofensiva. - Coma o Arroz Mãe e Filho que aumenta em 50% a taxa de obtenção de itens. - Tenha a habilidade de sobrevivência do Gládio em 10, porque também aumenta a taxa de obtenção de itens melhores. Arroz Mãe e Filho A receita para o arroz Mãe e Filho  só pode ser obtida após a finalizaç...

(FF XV) Couerl!

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Uma das quests do Cid, sobre as quais falarei no próximo post, para a Lança Parasita (ou Drain Lance) pede bigodes de Couerl e eu estava procurando a bichinha quando topei com ela sem querer, saindo da Tumba Keicatrich, lá em cimão de Leide. Gente, ela é tão linda!!! Imensa!!! Infelizmente tive que fugir da luta, porque lvl 14 derrotar um lvl 34... Deu para mim não. :( Aliás, todos os monstros de Final Fantasy XV estão um estupor de belos. Dá prazer de lutar e vontade de ficar só admirando.

FFXIII - Capítulo 11 - Chocobo, dinossauro, monstros e itens

Vanille em um Chocobo - imagem daqui Nesta fase tem mais elementos clássicos, do tipo "todo FF tem": Um deles é andar de Chocobo. Passeio delicioso, exclusivo para jogadores de FF. hehehe Para quem não conhece, os Chocobos, estas galinhas amarelas gigantes são praticamente um símbolo de Final Fantasy. Eles são liberados à partir da missão 14 e dão acesso à áreas até então inacessíveis para completar outras missões. Os Chocobos também avisam sobre a presença de tesouros escondidos e escavam para desenterrar. Os tesouros estão sempre em áreas de terra e não de grama. O Chocobo avisará através de um ponto de exclamação quando estiver próximo a um deles e poderá escavar com x/a. São 20 tesouros enterrados. ... Outro elemento recorrente da franquia é o dinossauro com level absurdamente elevado e que só pode ser enfrentado várias fases depois que aparece. Em FFXII era o Wild Saurian e ficava em Dalmasca Estersand. Lembram? Em FFXIII chama-se Adamantoise e surge aqui, ...