Pular para o conteúdo principal

Final Fantasy Agito XIII: O que sabemos sobre ele?


Encontrei as informações que posto abaixo já há algum tempo, no wiki de Final Fantasy. Como eles não postam a fonte, não sei até que ponto estão corretas. Por outro lado, nunca encontrei nada muito errado lá. Acredito que seja tradução do que é dito em japonês em um dos trailers e decidi postar agora. Depois confirmamos ou não.

Tradução do conteúdo de Final Fantasy Agito XIII no Final Fantasy Wikia:

Final Fantasy Agito XIII é um jogo para PlayStation Portable, que ao lado de Final Fantasy XIII e Final Fantasy Versus XIII, faz a compilação Fabula Nova Crystallis. Revelado na E3 2006, o jogo oferece aos jogadores acesso ao universo Final Fantasy XIII". O jogo foi inicialmente anunciado para telefones móveis, mas foi re-anunciado para a PSP na DKS3713 2008.


Jogabilidade


O sistema de batalha no jogo é uma nova evolução do "Kai ATB", sistema que foi criado por Takatsugu Nakazawa de Final Fantasy X-2, e depois refinado em Crisis Core Final Fantasy VII . Ao contrário de Crisis Core, Agito é parte baseado em combates. Em vez de navegar através dos menus, as ações são mapeadas diretamente para as teclas de face para acesso rápido. Nakazawa diz que quer que seja a versão mais rápida da ATB já criado. Ele também suporta multiplayer ad-hoc e tem infra-estrutura para até três jogadores.

Assim como Final Fantasy XII, o personagem tem a opção de escolher o líder do seu partido, mas de forma diferente, permitindo-lhes alterar os membros do partido durante o jogo real.
Os personagens que conduzem a festa e que são jogáveis aparecerão acima do texto com a sua imagem e nome. Invocações também aparecem no jogo e desempenham um papel no crescimento dos caracteres e podem ser controlados como os Aeons de Final Fantasy X.

A estrutura do jogo é baseado em missões. Há também sub-objectivos de lutas na batalha. É mostrado no trailer da TGS 2010 que o jogo terá um mapa do mundo e o jogador pode montar um chocobo ou voar uma aeronave, não haverá encontros aleatórios e os monstros vagueiam em torno do mapa do mundo. Este novo trailer também mostrou também uma outra mudança da interface durante o jogo. O trailer também mostra que sai sangue de um inimigo sempre que ele é atacado.

Tabata diz que Agito é similar a 3rd Birthday dizendo que, enquanto eles são dois jogos diferentes em termos de conteúdo, a essência do que a equipe pode fazer na PSP em termos de jogabilidade é semelhante entre os dois jogos.


Ambiente


O mundo de Final Fantasy Agito XIII é chamado de Oriens e é composto de quatro regiões, cada um alimentado por um cristal. Os nomes das quatro regiões são Suzaku, Byakko, Genbu e Seiryu. Cada um dos cristais está em uma escola de magia chamada Peristylium, onde os alunos são treinados para se tornarem poderosos soldados e mágicos. O jogo se concentra em Peristylium Suzaku, localizado em uma ilha isolada do resto do continente.

Um tratado de paz chamado de "Pax Codex" foi assinado entre as nações em que estes cristais residem. Sob o comando do alto comandante Cid, Byakko quebra o tratado e começa a invadir as outras nações com o seu dirigível armado e l'Cies protegidos por armaduras mágicas. Ele consegue conquistar todas as nações, exceto Suzaku, onde se reune forte resistência devido à sua grande capacidade defensiva. Eles conseguem desativar o poder do cristal, no entanto, o que torna a maioria da nação impotente, exceto para doze alunos que continuam a ter o poder de seu pacto de cristal. Neste ponto, Cid tenta convencer o presidente da Rubrum para assinar um novo tratado para que deponham as armas, mas os alunos estão ocupados formando um plano chamado "Operação Apóstolo", que visa derrubar as forças Milites.

Tabata descreveu Agito como "um grande título que é formado a partir de uma variedade de conceitos" Estes incluem "Colisão de quatro fantasias (a visão do mundo)", "Killing correspondência entre magia e armas (de batalha)", "O ordinário e o fora do comum (os dois lados da realidade)."


Personagens


Doze personagens foram mostrados nesta arte de Nomura e o menino com as cartas de tarô supostamente vai ser um personagem muito importante (apelidado de cartão-kun). Embora muitos fãs especularam que o moogle que pode ser visto foi parte de XIII, a Square Enix negou esta afirmação e agora parece ser uma arma, semelhante às bonecas de Lulu em Final Fantasy X. Especula-se que o moogle é controlado por a menina com a flauta, que controla as coisas possivelmente através da música. Odin também foi revelado em imagens oficiais, eventualmente convocado pelo menino com as cartas de tarô.

Quando aparecem pela primeira vez no conceito de arte, os personagens pareciam ser chamados pelo nome das armas que usavam, e incluem um baralho de cartas de tarô, uma espada longa, uma katana, revólveres, uma espingarda, uma maça, um arco e flecha, uma lança, uma foice, uma extensão do flail, punhos nus e uma flauta. No entanto, o Agito XIII trailer do TGS 2010 revela os nomes dos personagens. Visto no trailer são oito: Ace, Trey, Sete, Cinque, Golem, Jack e Ifrit. Hajime Tabata, diretor do jogo, esclareceu que Ifrit e Golem são summons e podem ser convocados pelos jogadores. Não se sabe se esses nomes são os finais ou apenas nomes dados para fins de demonstração, com o jogador realmente dando nomes para os personagens.


Desenvolvimento

A imagem da bandeira possivelmente seja da summon Phoenix

O jogo foi inicialmente anunciado para telefones móveis, mas foi re-anunciado para a PSP na DKS3713 2008. Desenvolvedores declararam o motivo da mudança foi que eles não querem esperar para telefones celulares a ser avançado o suficiente para segurar o jogo. Segundo os desenvolvedores, a versão PSP do jogo estava planejado desde o início e foi concebido para ser revelado algum tempo depois dos progressos realizados na versão móvel.

Parece estar chamando mais atenção agora que foi anunciado para o PSP, desde jogos de celular não costumam chegar à América do Norte. A versão para celulares foi descontinuado. Junto com Versus, Nomura afirma que está passando Agito está em processo de dublagem no Japão.

Tabata disse em uma entrevista Famitsu que "está se tornando uma experiência intensa, poder disparar armas de fogo." Sobre o tema do multiplayer, ele acrescentou: "Agito XIII não vai ter o estilo padrão multiplayer de todos reunindo para jogar. Será um sistema multiplayer exclusivo para este jogo."

Equipe:

Diretor e roteirista: Hajime Tabata
Co-Diretor e Plano de Batalha: Nakazawa Takutsugu
Diretor de Arte: Naora Yusuke
Character Designer: Tetsuya Nomura
Compositor: Ishimoto Takeharu
Produtor: Yoshinori Kitase
Filme Diretor: Kazuyuki Ikumori


Etimologia
A palavra "agito" pode ser traduzido do latim para "Colocar em ação / movimento" ou "Eu proponho / faço" possivelmente referenciando que a jogabilidade do Agito será orientada para a ação ou talvez referindo-se à natureza móvel do jogo PSP.

...

Preparação para Conferência Square-Enix a todo vapor. :DD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Dragon Quest IX) Críticas, primeiras impressões, detonados e minha breve vida como anjinho.

À primeira vista parece que nada mudou, exceto o enredo e os personagens. O traço característico de Akira Toryama, criador de Dragon Ball, é o mesmo. Ali estão as pequenas e bucólicas aldeias, os monstrinhos algo infantis, como o tradicional slime (a gota de água azul) e o Cruelcumber (pepino cruel. lol). A música, alegre e rítmica, algo pueril, também é a praticamente a mesma. A primeira impressão é de que a Square-Enix não quis arriscar e manteve tudo igual, apenas com algumas melhorias no gráfico, que é mais bem acabado, mas é apenas impressão. Conforme vou jogando as diferenças vão surgindo. O primeiro grande diferencial é no modo multiplayer que foi introduzido. Ainda não joguei porque não tenho o adaptador para conectar o DS à internet, mas está lá, à minha disposição. Este modo online foi responsável por um recorde mundial em 20/05/10, com mais de 100.000.000 de encontros no modo aleatório, em que se pode "esbarrar" em uma pessoa desconhecida que está andando próx

Jogando Final Fantasy XIII

Estou com um problema sério de inspiração e não consigo escrever nada no momento. Para ajudar, esta semana foi lançado um jogo que estava esperando à quase dois anos: Final Fantasy XIII. É um RPG para xbox360. Uma estória como as que escrevo, cheia de fantasia, de beleza, de encantamento. Estou no comando de um grupo de jovens idealistas que luta para libertar seu planeta de um governo tirano. rsrs O bem precisa derrotar o mal, não é? E está em minhas mãos. lol É para lá que vou por uns tempos. Peço desculpas pela pausa na estória, agradeço a visita e a compreensão. Abraços!

(FF XV) Capítulo 14 - 2 milhões de xp e 133 mil gil com o esquema dos Wyverns

Passei dois dias inteiros sem jogar. Mas valeu a pena, foi um Natal muito gostoso, como espero tenha sido o de todos vocês. Antes de ir, não resisti e fiz uma dungeon completa, a do Estreito de Crestholm. Não tem arma real lá. Eu queria fazer porque lá estava a quest da Cindy, O sempre ilustre Regália e também a quarta parte do mapa do Tesouro em papel. Também lá tem um Amuleto do Moogle, que concede + 20% de xp para quem o tiver equipado. Eu já tinha um. Acho que peguei nas Minas Balouve quando fui lá dar uma olhadela e saí correndo para não morrer. rs Bom, o Estreito de Crestholm é um labirinto com mobs lvl 39 e um monte de níveis. Você tem que acionar 7 mecanismos para abrir a porta final. Eu tentei seguir o esquema abaixo, do guia oficial, mas acabei me perdendo um monte de vezes e no fim deu tudo certo. lol Tem dois bosses. Uma espécie de medusa e um tipo de dragão. A medusa não dá quase trabalho e o dragão eu gostei da luta. Ela tem um efeito especial muito bon

FFXIII - Definindo as armas da equipe KILLER

Olha a cara da Lightning: cansada de esperar que defina sua arma. lol Estive segurando a decisão sobre as armas dos personagens até agora, assim como sei de algumas outras pessoas fazendo o mesmo. É complicado porque uma arma tem isto, mas em compensação é fraca naquilo e por aí vai. Não tem uma que se possa dizer realmente boa ou a definitivamente melhor para determinado personagem, exceto talvez aquelas que serão vendidas no Shop Gilgamesh que só abre a partir da conclusão da Missão 46. E nem adianta ir direto lá tentar a sorte, porque ela só desbloqueia depois que fizer a 42, que só desbloqueia... enfim. A questão de dinheiro já está relativamente resolvida e agora é decidir entre as opções disponíveis ou por armas coletadas ao longo do jogo ou que possam ser adquiridas nos shops Up the Arms ou Plautu´s. Penso que a única forma de resolver esta complicação é elegendo um diferencial e seguir por ele e no caso das armas só pode ser a propriedade especial da arma, porque potencia

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod