Pular para o conteúdo principal

Final Fantasy Versus na E3 2.012 ?


Final Fantasy Versus XIII foi anunciado oficialmente na  E3 2.006. 6 anos após, todos aguardam pela exposição com ansiedade, na expectativa de que uma data de lançamento seja finalmente anunciada.

Square-Enix se manteve absolutamente silenciosa até agora, com esta declaração de Nomura para a GameInformer, pedindo mais paciência dos fãs e praticamente ao mesmo tempo, a IGN divulga a lista de jogos do evento e não consta nenhum Final Fantasy na Square-Enix.

Sobre isto, o que tenho a dizer é:

Qualquer game novo que fosse ser anunciado na exposição não constaria na lista. A SE gosta de suspense, esqueceram? rsrs

Isto não quer dizer que estará lá, apenas quer dizer que não constar na lista não quer dizer que não estará lá.

Nas outras edições, nunca houve Final Fantasy Versus XIII na lista da SE, mas em quase todas houve um trailer, mostrado em sala fechada, apenas para um seleto grupo e que, invariavelmente, "vazava". Este é o estilo da SE.

Final Fantasy XIII foi anunciado através de um vídeo, lançado no Japão, em 13/11/09. Final Fantasy XIII-2 também foi anunciado no Japão, naquela malfadada conferência de Jan/11.

Isto também não quer dizer muita coisa em termos de SE, perita em "fazer diferente", apenas acho que quando anunciarem finalmente uma data para Final Fantasy Versus XIII, o mais provável é que ocorra no Japão e não em um evento estrangeiro, por mais importante que seja.

Não estou querendo animar ninguém, nem acalentar falsas esperanças. O fato de Nomura ter vindo a publico pedir mais paciência é muito desanimador e praticamente não deixa qualquer dúvida sobre o fato de que NÃO teremos mesmo Versus na E3 2.012. Com as expectativas neste nível, tão alto, acho improvável que tenhamos mais um vídeo vazado de Versus. Seria até ofensivo aos fãs. 

Ainda temos um Final Fantasy XIII-3 que pode ser anunciado, se não na E3, em algum outro momento próximo e também um remake de Final Fantasy X, já anunciado oficialmente.

Talvez tenhamos notícias destes 2 na E3. Já seria melhor do que nada.

...

Mas, caramba, o que houve com Versus XIII? Porque demora tanto?

Tenho a teoria de que houve algum problema com o novo motor, o Luminous. Isto porque a Square-Enix nunca mais falou nele e nem tentou usá-lo para qualquer outro jogo. Ao invés disto, obteve licença de uso para dois outros motores de terceiros, recentemente.

O Luminous pretendia revolucionar graficamente os jogos de console. A ideia, até onde entendi, era filmar áreas reais e depois adaptar ao jogo através de alguns ajustes, modificações no original. Por isto, Final Fantasy Versus transcorre no mundo moderno, porque todas as locações são gravadas em cenários reais e atuais, a maior parte em Shinjuku, uma região de Tokyo (onde está a sede da Square-Enix, aliás).

Algo deve ter dado errado aí, mas não sabemos o quê e nem mesmo se foi isto mesmo e não qualquer outra coisa. Esta é apenas uma teoria de fã.

Pode ser apenas uma estratégia de marketing, de vendas. Talvez tenham desejado "desovar" XIII-2 (e talvez um XIII-3) antes, talvez estejam alocando os recursos de desenvolvimento para outras áreas mais rentáveis, talvez...., talvez... Talvez algum dia saibamos o que houve, de verdade.

No momento, fica apenas a certeza de que Final Fantasy Versus XIII deve sair algum dia. Imagino que se não fosse assim a Square-Enix já teria dado por cancelado. Enquanto está pedindo paciência, podemos acalentar esperança.

O que podemos fazer? Vamos ter paciência e esperar, claro. Tocar a vida em frente. Curtir outros jogos, fazer outras coisas, esquecer Versus. Algum dia ele estará conosco, dividido em "n" DLCs, que uns comprarão e outros não. lol

...

Torcendo por um anúncio de XIII-3 ou do X na E3.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(FF XV) TODAS AS ARMAS DE FINAL FANTASY XV

Clique na imagem para abrir a planilha com todas as armas de Final Fantasy XV.

(FF XV) DICA DE ITENS: O que NÃO vender

NÃO VENDER: Metal Scrap Rusted Bits Dynamo Magitek Core Glass Gemstone Earth Gemstone Sky Gemstone Magnetron Monster Claw Cylinder Coreurl Whiskers Barbed Scythe Cactuar Needle Spiked Armor Sturdy Helixhorn Repair Kit Estes itens são utilizados para upgrade em armas ou em quests. Dica do Matheus Razera via GameFaqs (Obrigada). ... Além disto, existem aproximadamente 200 itens que podem ser utilizados como catalisadores para melhorar as magias. Ainda não sabemos quais são realmente bons e úteis e até sabermos, eu recomendo não vender realmente nada.

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod