Pular para o conteúdo principal

A Sony pretende lançar a próxima geração no próprio PlayStation 3, revolucionando a indústria


As semanas que antecedem a E3 são sempre as melhores para o mundo dos jogos, pois a quantidade de informações vai aumentando e elas, em sua grande maioria, ainda são rumores, o que nos deixa cada vez mais ansiosos para o evento de Los Angeles. Mas poucas vezes eu vi algo tão grande como estou prestes a escrever nesta publicação, pois ao que tudo indica a Sony pretende mudar a indústria de jogos de uma forma que jamais imaginávamos.


Lógico, antes de tudo é sempre bom lembrar que este texto é baseado em rumores e especulações, além de possuir uma enorme quantidade de opiniões pessoais. Mas como acompanho o mercado, diariamente, a mais de dez anos, posso dizer que a minha análise, se for confirmada, mudará a nossa forma de jogar e pensar videogames. Esta análise se baseia em uma ideia que não compraremos nenhum PlayStation 4 ou Xbox 720, simplesmente porque não será necessário.

Tudo começou quando Nanea Reeves, chefe do Gaikai, disse que esta E3 será a mais importante da história do evento, principalmente porque a sua empresa anunciará uma parceria com uma grande produtora de jogos. Além disso, Reeves vai mais a fundo e choca a todos ao dizer que não veremos nenhum console de próxima geração, não apenas neste evento, mas por pelo menos mais alguns anos. Mas perai, quem é Reeves e que empresa é essa Gaikai? Para quem não sabe, o Gaikai é uma empresa que oferece serviço de jogos nas nuvens, ou seja, entrega ao usuário, via streaming, os seus jogos desejados e todo o processamento é feito nos servidores da empresa. Com isso, nem todo mundo precisa de um super computador para jogar um jogo de última geração, dependendo apenas de uma conexão veloz com a internet.

Ao dizer que a Gaikai anunciará uma grande parceria na E3 deste ano, Reeves indicou uma mudança drástica na forma que jogamos e muito mais do que isso, mostrou que uma nova geração de hardwares é dispensável.


Todos nós sabemos que a Sony sempre pensou em um ciclo de vida de pelo menos 10 anos para o PlayStation 3 e depois das notícias de um acordo com a Gaikai, tenho cada vez mais certeza que o PlayStation 4 não chegará tão cedo como imaginávamos. Só que a Sony está passando por dificuldades financeiras sérias e precisa, urgentemente, fazer dinheiro e ao mesmo tempo, diversos rumores indicam que a empresa mostrará sim, um novo hardware na E3 deste ano.

Mas eu acabei de citar uma frase do chefe da Gaikai dizendo que não veremos o PlayStation 4, mas também disse que rumores indicam a chegada de um novo hardware. Que hardware seria esse? Bem, o nome eu não sei, mas seria um console PlayStation totalmente baseado no streaming de jogos. Um console barato, que acompanharia um controle, uma câmera e um Move, junto com um serviço de assinatura anual. Dentro deste console teríamos apenas o hardware necessário para conectar o jogador ao conteúdo da Gaikai, como se fosse um PlayStation Light. Não podemos deixar de citar o serviço criado pela Microsoft nos Estados Unidos, onde os usuários pagam apenas 99 dólares por um Xbox 360 e ao mesmo tempo são atrelados a um contrato de dois anos com mensalidades fixas., será que a Sony não está pensando em alguma estratégia para entrar neste mercado?

O mais interessante do “PlayStation Light” é que todos os seus serviços poderiam ser acessados de qualquer PlayStation 3, como parte da sua assinatura da PlayStation Plus. Com uma simples atualização, você teria um aplicativo que daria acesso a todos os jogos do Gaikai, via streaming. Voltando para a parte financeira da coisa, vale lembrar que jogos dão retorno imediato à Sony enquanto consoles levam anos para se tornarem rentáveis, com um “PlayStation Light” o custo seria muito baixo e a venda de jogos aumentaria drasticamente, bem como o de assinaturas e com isso a empresa conseguiria aumentar o seu faturamento.

E o PlayStation 4? Bem, rumores não faltam dizendo que este novo hardware que será anunciado no evento é o PlayStation 4. Estes rumores não se baseiam nas declarações de Reeves e sim em outros contatos com fornecedores, fabricantes, etc… Ao meu ver, este console realmente existe, só que não deve chegar ao mercado antes do segundo semestre de 2013. Ele seria destinado a um público diferenciado, que estaria disposto a pagar mais caro por um hardware de última geração, que ainda utilizaria jogos em mídia física (Blu-Ray) e processamento interno.



Até agora, tudo parece bem tranquilo, teríamos então um novo console “light” com um serviço que seria acessado pelo PlayStation 3 e dentro de 18 meses um novo console. O fato é que outros rumores estão dizendo que os jogos do PlayStation 4 poderiam ser jogador, via streaming, no PlayStation 3. Ou seja, uma nova geração sem necessariamente um novo investimento em hardware.

A Sony poderia fazer então seu novo console e colocar o preço que desejar – muito, muito, muito caro – para vender apenas para o público que realmente quer comprar um novo hardware. Todos os demais poderiam acessar o conteúdo de última geração pelo PlayStation 3, exatamente como o Gaikai faz.

Para completar o meu pensamento que um anúncio bombástico como esse pode realmente ser feito, levo em conta os seguintes fatos: A empresa revelou antes da E3 diversos novos jogos como LittlebigPlanet Karting e God of War: Ascension, que poderiam muito bem ser anunciados no evento. Porque será que a Sony está anunciando tudo antes da hora? Mais claro do que isso, são as contínuas manutenções da PlayStation Network. Que diabos está acontecendo com a rede do PlayStation? No meu ponto de vista, um trabalho muito grande está sendo feito para que um anúncio como este seja realizado durante a E3 e lançado no mesmo dia.

Depois de tantas possibilidades, eu assumo que posso estar errado e provavelmente estou, mas imaginar um serviço de streaming que entregaria jogos da próxima geração no PlayStation 3 (e porque não no PlayStation Vita), faria muito sentido para o negócio, mesmo que ainda não faça muito sentido para os jogadores.

Estou louco?


Fonte




Opinião: Algo muito grande está a caminho seja o Playstation 4 ou não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Persona 5) Guia em Português dos Confidentes (Confidants)

Sejam bem vindos a "Phantom Thieves", como tudo começou... Faça novas amizades: Para fazer novas amizades é bem simples, basta passar um tempo com algum  personagem para ganhar pontos de relacionamento, sendo que a relação sobe de nível  após acumular pontos suficientes. Acompanhar os confidentes faz o tempo passar e algumas ações melhoram os  relacionamentos mais rápido. Tenha em mente as seguintes informações ao interagir com os confidentes: *Sempre que for se encontrar com algum Confidant, leve uma Persona do mesmo  arcano dele, pois isso aumenta a quantidade de pontos de relacionamento recebidas  ao interagir com eles. Não é necessário equipar a Persona e o nível dela não faz  diferença; *Alguns confidentes sobem de nível de maneira diferenciada, seja automaticamente  durante o avanço da história, seja fazendo tarefas especiais. Nesse caso, não é  necessário levar uma Persona do arcano correspondente....

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod...

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das...

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

(Persona 5) Guia em Português para leitura de Livros (Books)

"Leia todos os livros, assim como na vida real a leitura é a chave para o conhecimento!" Existem 34 livros no Persona 5 que oferecem uma variedade de benefícios para você uma vez que são lidos. Alguns livros permitem um aumento para uma de suas estatísticas. Outros desbloqueiam vários locais, enquanto os livros restantes lhe dão uma habilidade relacionada a uma de suas atividades. Ler todos desbloqueia o troféu do Bookworm . O que ajuda a acelerar o processo é a leitura automática de livros. A leitura automática significa que, se você estiver lendo um livro sobre um local que já foi, você pode terminar imediatamente a leitura desse livro, uma vez selecionado. Isso permite que você leia outro livro, sem perder tempo. Isso aplica-se apenas a livros sobre destinação. Cleaning your room (Limpando o seu quarto) Título do livro  Capítulos  Recompensa  Leitura automática Yongen-Wanderer 1 Unlocks shortcuts to Ba...