Pular para o conteúdo principal

Sobre a alienação



"A palavra alienação tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. 
A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação. Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar, em agir por si próprios." - Wikipedia
"A alienação é precisamente a forma de desapossar os seres humanos das suas capacidades humanas e humanistas, das suas potencialidades, dos seus direitos." - Vaz de Carvalho - Alienação

Em outras palavras, Alienação, é quando um individuo perde a noção de seus direitos, passando a ser conduzido por outras pessoas e interesses que são contrários aos seus próprios interesses. 

Aplicação prática.

Exemplo 1:

Um homem vai à uma loja, compra e paga por um terno, uma camisa e uma gravata. Quando chega em casa, abre o pacote, percebe que a gravata está ausente. O que faz?

Se for uma pessoa normal: retorna à loja e exige a gravata pela qual pagou.

Se for um alienado: lembra que a vendedora era muito boazinha, fica constrangido, envergonhado e decide "deixar para lá".

Exemplo 2:

Um pai compra um PS3 como presente de aniversário para seu filho. Quando este tenta jogar, percebe que o aparelho não está funcionando. O que o pai faz?

Se for uma pessoa normal: retorna à loja e exige um aparelho em perfeitas condições de uso.

Se for um alienado: culpa o filho pelo estrago do aparelho, sem certificar-se inteiramente dos fatos, para não ter que "passar a vergonha" de brigar na loja.

Exemplo 3:

Um grupo de pessoas compra ingresso para um filme. Nos momentos finais, uma tela preta surge com a informação de que se quiserem ver o final terão que pagar mais o equivalente à 1/3 do valor do ingresso. O que fazem?

Se forem normais: chamam a polícia, a imprensa, seus advogados, processam o cinema, a produtora do filme, o diretor e todos que podem. Conseguem indenização por danos morais no valor de 2.000 vezes o valor do ingresso (além do final gratuito, lógico).

Se forem alienados: não imagino a hipótese de não haver reação em se tratando de um grupo de pessoas fisicamente reunidas no mesmo lugar e tendo seus direitos violados de maneira tão evidente e sem qualquer coação. Os não alienados protestariam e arrastariam consigo os alienados.


Exemplo 4:

Um grupo de jovens compra um jogo e nos momentos finais, uma tela preta surge com a informação de que o jogo continua, não se sabe como ou quando. Alguns meses após a desenvolvedora lança a continuação através de uma DLC paga. O que este grupo de jovens faz?

Se forem normais: Protestam, boicotam, não compram e fazem tanto barulho que a desenvolvedora vem a público pedir desculpas, dizendo ter se tratado de um mal entendido e que a DLC é absolutamente gratuita.

Se forem alienados: ficam eufóricos de felicidade por poderem jogar o final e pagam alegremente.

...

Logicamente isto não é um tratado sobre Alienação, que tem significado muito mais abrangente do que processos de compra e direitos de consumidor. Apenas, não se aplica ao tópico toda a discussão e limitei-me ao objeto em questão.


É uma ilusão acreditar que pode-se ceder ao desejo de algo "apenas uma vez" ou "apenas aquilo" e ser não alienado em todo o restante. É como um viciado que nega o vício e tenta diminuí-lo ou o alcoólatra que acha que apenas uma dose não fará mal. Ou como a mulher que apanha uma vez do companheiro e perdoa, acreditando que ele está arrependido. E está. Naquele momento. Assim como ficará novamente arrependido em todos os próximos. Aliás, cada vez mais arrependido, porque cada vez baterá mais e mais forte.

Quando você abre uma exceção, quando você permite que violem um direito que é teu, abre caminho para todos os próximos desrespeitos e perde o domínio sobre a condução de sua própria vida, que passa para as mãos justamente dos infratores, daqueles que desrespeitam.

Pense nisto.

:D

Comentários

Nil disse…
Excelente texto, Neiva. O estranho é que apesar de o consumidor estar cada vez mais informado, exigente econsciente de seus direitos, as mega corporações insistem em tratá-los como imbecis.Muitas vezes fica por isso mesmo, pois muitas pessoas preferem deixar prá lá, do que perder tempo esquentando a cabeça por uma causa dificil. No caso do referido jogo, por mais que eu goste dele, não dou mais um centavo por um dlc. De qualquer forma existe o youtube pra ver o final. Não é a mesma coisa, mas tapa o buraco.

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod...

(FF XV) Os mistérios do Menu Ascenção

Esses são os status atuais dos meus personagens! Por Brunoliveira Fala aí galera! Muita gente está com uma certa dificuldade aí para definir o que priorizar na Ascensão logo de cara. Afinal são 8 abas, muitas opções e, no começo, pouco PA (Pontos de Aptidão) ou AP (Ability Points) para gastar, hahah... É justamente aí que reside de cara a minha primeira dica sobre Ascenção: Priorize ativar de cara os nodos que te permitem ganhar mais PA. São eles - Na guia Exploração: Corrida de Rua (Ganha PA por andar de carro), Especialista em Acampamento (Ganha PA por acampar), Mestre em Acampamento (Ganha mais PA por acampar). - Na guia Magia:  Ação Mágica (Ganha PA por usar um feitiço) Por que que eu não citei também os nodos que ativam o ganho de PA por utilizar chocobos? Não coloquei porque no começo do jogo não temos os Chocobos disponíveis e talvez seja interessante direcionar o uso de PA para coisas mais urgentes e importantes. Alguns Nodos que já habilitei n...

(FF XV) Guia oficial de Final Fantasy XV completo, em PDF, para download free

Clique na imagem para fazer o download (via torrent) Graças a Deus! Minhas preces foram atendidas e uma boa alma postou o guia oficial de Final Fantasy XV em pdf e com download free. Já baixei e a qualidade é ótima! O guia em papel é quase imprestável. As letras são minúsculas e cinza. Praticamente tem que ler com lupa. Agora em PDF tudo ficará mais fácil. Aproveitem! Sabe-se lá quanto tempo vai ficar disponível. E muito obrigada, André Anastácio, por trazer isto para nós! (Link atualizado em 13/01/17)

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ...

(FF XV) O grande tesouro do Sylvester

Diz a lenda que existe um grande tesouro escondido em Final Fantasy XV e para encontrá-lo é preciso muita paciência e persistência até reunir os 14 pedaços do mapa com sua localização. Estes 14 pedaços estão espalhados por Leide, Duscae e Cleigne. Para encontrá-los primeiro é preciso achar uma dica de cada localização. Eu, ainda no cap. 5, resolvi aceitar o desafio. A primeira dica está em Leide, no Posto Avançado de Longwythe: Ela mostra o local da primeira parte do mapa, perto dali: E eu encontrei aqui: Até a Ponciana pareceu interessada e veio bisoiar na moita. A segunda dica está no Posto Avançado da Pradaria: E indica um local perto da Trincheira de Keycatrich: Encontrei aqui: A terceira dica está neste ponto aí, não é Posto e nem nada: Aqui: Aproveitei e fiz uma missão de resgate: Recolhi a terceira e parti para o local: Este foi mais difícil de encontrar, mas consegui: ...