Pular para o conteúdo principal

Sobre a alienação



"A palavra alienação tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. 
A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação. Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar, em agir por si próprios." - Wikipedia
"A alienação é precisamente a forma de desapossar os seres humanos das suas capacidades humanas e humanistas, das suas potencialidades, dos seus direitos." - Vaz de Carvalho - Alienação

Em outras palavras, Alienação, é quando um individuo perde a noção de seus direitos, passando a ser conduzido por outras pessoas e interesses que são contrários aos seus próprios interesses. 

Aplicação prática.

Exemplo 1:

Um homem vai à uma loja, compra e paga por um terno, uma camisa e uma gravata. Quando chega em casa, abre o pacote, percebe que a gravata está ausente. O que faz?

Se for uma pessoa normal: retorna à loja e exige a gravata pela qual pagou.

Se for um alienado: lembra que a vendedora era muito boazinha, fica constrangido, envergonhado e decide "deixar para lá".

Exemplo 2:

Um pai compra um PS3 como presente de aniversário para seu filho. Quando este tenta jogar, percebe que o aparelho não está funcionando. O que o pai faz?

Se for uma pessoa normal: retorna à loja e exige um aparelho em perfeitas condições de uso.

Se for um alienado: culpa o filho pelo estrago do aparelho, sem certificar-se inteiramente dos fatos, para não ter que "passar a vergonha" de brigar na loja.

Exemplo 3:

Um grupo de pessoas compra ingresso para um filme. Nos momentos finais, uma tela preta surge com a informação de que se quiserem ver o final terão que pagar mais o equivalente à 1/3 do valor do ingresso. O que fazem?

Se forem normais: chamam a polícia, a imprensa, seus advogados, processam o cinema, a produtora do filme, o diretor e todos que podem. Conseguem indenização por danos morais no valor de 2.000 vezes o valor do ingresso (além do final gratuito, lógico).

Se forem alienados: não imagino a hipótese de não haver reação em se tratando de um grupo de pessoas fisicamente reunidas no mesmo lugar e tendo seus direitos violados de maneira tão evidente e sem qualquer coação. Os não alienados protestariam e arrastariam consigo os alienados.


Exemplo 4:

Um grupo de jovens compra um jogo e nos momentos finais, uma tela preta surge com a informação de que o jogo continua, não se sabe como ou quando. Alguns meses após a desenvolvedora lança a continuação através de uma DLC paga. O que este grupo de jovens faz?

Se forem normais: Protestam, boicotam, não compram e fazem tanto barulho que a desenvolvedora vem a público pedir desculpas, dizendo ter se tratado de um mal entendido e que a DLC é absolutamente gratuita.

Se forem alienados: ficam eufóricos de felicidade por poderem jogar o final e pagam alegremente.

...

Logicamente isto não é um tratado sobre Alienação, que tem significado muito mais abrangente do que processos de compra e direitos de consumidor. Apenas, não se aplica ao tópico toda a discussão e limitei-me ao objeto em questão.


É uma ilusão acreditar que pode-se ceder ao desejo de algo "apenas uma vez" ou "apenas aquilo" e ser não alienado em todo o restante. É como um viciado que nega o vício e tenta diminuí-lo ou o alcoólatra que acha que apenas uma dose não fará mal. Ou como a mulher que apanha uma vez do companheiro e perdoa, acreditando que ele está arrependido. E está. Naquele momento. Assim como ficará novamente arrependido em todos os próximos. Aliás, cada vez mais arrependido, porque cada vez baterá mais e mais forte.

Quando você abre uma exceção, quando você permite que violem um direito que é teu, abre caminho para todos os próximos desrespeitos e perde o domínio sobre a condução de sua própria vida, que passa para as mãos justamente dos infratores, daqueles que desrespeitam.

Pense nisto.

:D

Comentários

Nil disse…
Excelente texto, Neiva. O estranho é que apesar de o consumidor estar cada vez mais informado, exigente econsciente de seus direitos, as mega corporações insistem em tratá-los como imbecis.Muitas vezes fica por isso mesmo, pois muitas pessoas preferem deixar prá lá, do que perder tempo esquentando a cabeça por uma causa dificil. No caso do referido jogo, por mais que eu goste dele, não dou mais um centavo por um dlc. De qualquer forma existe o youtube pra ver o final. Não é a mesma coisa, mas tapa o buraco.

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

As Armas de Final Fantasy XIII

Segundo Split e Krystha estas são as armas que podem ser encontradas em tesouros ou ganhas após lutas nas fases do jogo Final Fantasy XIII. Elas também podem ser adquiridas no shop. Ver shop list. São armas puras, ou seja, não necessitam de materiais ou upgrades para serem obtidas e é através delas que se pode sintetizar outras armas mais poderosas. Em CAP indico o capítulo onde se pode ganhar ou encontrar a arma no jogo. Quando há um "?" é porque ainda não a localizei. Quem quiser colaborar, é só enviar a dica de localização via email ou comentários. Para mais detalhes sobre a forma exata de obtenção, vá ao Walkthrough de Krysta ou Split (que foram os que utilizei como base) e procure a arma desejada com Ctrl + F. AS ARMAS NORMAIS DO JOGO FINAL FANTASY XIII ======================================================== ABREVIAÇÕES STR = strength inicial                   | MAG = magia inicial *STR = strengh máximo               | *MAG = magi

(FF XV) Elemancy: Entendo a criação e a manipulação de magias em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. Olá Pessoal! Estou de volta e dessa vez vou tentar explicar tudo sobre esse novo sistema de magias adotado em Final Fantasy XV. Preparem-se para um post bee em longo e com algumas partes um pouco complexas, então caso algo esteja confuso demais basta postar aí nos comentários e tentarei solucionar as dúvidas assim que possível. O novo sistema tem prós e contras e apesar de a princípio s er extremamente básico, é possível se aprofundar bem e perceber que existe espaço pra bastante customização e certa complexidade. Então vamos lá! Começando do básico: Os três tipos de magia Antes de mais nada, é importante entender quais são as três magias "base" que você terá acesso ao longo game. São elas: Fire (fogo) Lightning (raio) e Ice (gelo). Magias no mundo de Eos funcionam de maneira bem diferente do que estamos habituados em outros Final Fantasys. Desta vez, elas serão o efeito de misturas feitas por você utilizando a matéria retirada diretamente

(Dragon Quest IX) Quest list completa em português - Parte 1

Quest #001 - One Good Turn Localização: Angel Falls; garota em frente à igreja Objetivo: Dar-lhe uma Tangleweb. Solução: Pegue uma do outro lado do rio próximo à Angel Falls. Recompensa: Sleeping Hibiscus Pré-requesito: Não Repete: Sim Notas: Também pode comprar Tangleweb à partir de Batsureg. Quest #002 - Pleased As Punch Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Air Punch Party Trick Solução: Atribua Air Punch ao seu Party Trick e execute-o em frente à garota pressionando B e selecionando o botão atribuído ao Air Punch. Recompensa: Pirouette Party Trick Pré-requesito: Não Repete: Não Notas: Não Quest #003 - We Like To Party Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Pirouette, Clap, Jump e Air Punch consecutivamente. Solução: Atribua os movimentos de Party Tricks e mapeie-os no botão da seta para baixo. Pressione B + seta para baixo e para executar os movimentos em frente à garota. Recompensa: Pray Party Trick Pré-requesito: T