Pular para o conteúdo principal

Sobre a alienação



"A palavra alienação tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. 
A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação. Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar, em agir por si próprios." - Wikipedia
"A alienação é precisamente a forma de desapossar os seres humanos das suas capacidades humanas e humanistas, das suas potencialidades, dos seus direitos." - Vaz de Carvalho - Alienação

Em outras palavras, Alienação, é quando um individuo perde a noção de seus direitos, passando a ser conduzido por outras pessoas e interesses que são contrários aos seus próprios interesses. 

Aplicação prática.

Exemplo 1:

Um homem vai à uma loja, compra e paga por um terno, uma camisa e uma gravata. Quando chega em casa, abre o pacote, percebe que a gravata está ausente. O que faz?

Se for uma pessoa normal: retorna à loja e exige a gravata pela qual pagou.

Se for um alienado: lembra que a vendedora era muito boazinha, fica constrangido, envergonhado e decide "deixar para lá".

Exemplo 2:

Um pai compra um PS3 como presente de aniversário para seu filho. Quando este tenta jogar, percebe que o aparelho não está funcionando. O que o pai faz?

Se for uma pessoa normal: retorna à loja e exige um aparelho em perfeitas condições de uso.

Se for um alienado: culpa o filho pelo estrago do aparelho, sem certificar-se inteiramente dos fatos, para não ter que "passar a vergonha" de brigar na loja.

Exemplo 3:

Um grupo de pessoas compra ingresso para um filme. Nos momentos finais, uma tela preta surge com a informação de que se quiserem ver o final terão que pagar mais o equivalente à 1/3 do valor do ingresso. O que fazem?

Se forem normais: chamam a polícia, a imprensa, seus advogados, processam o cinema, a produtora do filme, o diretor e todos que podem. Conseguem indenização por danos morais no valor de 2.000 vezes o valor do ingresso (além do final gratuito, lógico).

Se forem alienados: não imagino a hipótese de não haver reação em se tratando de um grupo de pessoas fisicamente reunidas no mesmo lugar e tendo seus direitos violados de maneira tão evidente e sem qualquer coação. Os não alienados protestariam e arrastariam consigo os alienados.


Exemplo 4:

Um grupo de jovens compra um jogo e nos momentos finais, uma tela preta surge com a informação de que o jogo continua, não se sabe como ou quando. Alguns meses após a desenvolvedora lança a continuação através de uma DLC paga. O que este grupo de jovens faz?

Se forem normais: Protestam, boicotam, não compram e fazem tanto barulho que a desenvolvedora vem a público pedir desculpas, dizendo ter se tratado de um mal entendido e que a DLC é absolutamente gratuita.

Se forem alienados: ficam eufóricos de felicidade por poderem jogar o final e pagam alegremente.

...

Logicamente isto não é um tratado sobre Alienação, que tem significado muito mais abrangente do que processos de compra e direitos de consumidor. Apenas, não se aplica ao tópico toda a discussão e limitei-me ao objeto em questão.


É uma ilusão acreditar que pode-se ceder ao desejo de algo "apenas uma vez" ou "apenas aquilo" e ser não alienado em todo o restante. É como um viciado que nega o vício e tenta diminuí-lo ou o alcoólatra que acha que apenas uma dose não fará mal. Ou como a mulher que apanha uma vez do companheiro e perdoa, acreditando que ele está arrependido. E está. Naquele momento. Assim como ficará novamente arrependido em todos os próximos. Aliás, cada vez mais arrependido, porque cada vez baterá mais e mais forte.

Quando você abre uma exceção, quando você permite que violem um direito que é teu, abre caminho para todos os próximos desrespeitos e perde o domínio sobre a condução de sua própria vida, que passa para as mãos justamente dos infratores, daqueles que desrespeitam.

Pense nisto.

:D

Comentários

Nil disse…
Excelente texto, Neiva. O estranho é que apesar de o consumidor estar cada vez mais informado, exigente econsciente de seus direitos, as mega corporações insistem em tratá-los como imbecis.Muitas vezes fica por isso mesmo, pois muitas pessoas preferem deixar prá lá, do que perder tempo esquentando a cabeça por uma causa dificil. No caso do referido jogo, por mais que eu goste dele, não dou mais um centavo por um dlc. De qualquer forma existe o youtube pra ver o final. Não é a mesma coisa, mas tapa o buraco.

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) HUNTS: 11 - Mineside Mischief Makers (Goblin Hunt)

Nº: 11 TIPO: Normal NPC: Longwythe Rest Area ALVO: Goblin FRAQUEZA: Polearms, Daggers, Fire, Light NOTA: Pode roubar suas poções; É resistente a Ice LOCAL: The Callaegh Steps DESBLOQUEIO: Nenhum NÍVEL: 7 ESTRELAS: 1 CONDIÇÕES: Apenas durante a noite RECOMPENSA GIL: 1,740 RECOMPENSA ITEM: Hi-Elixir RECOMPENSA REFAZER GIL: 340

(FF XV) DICA DE ITENS: O que NÃO vender

NÃO VENDER: Metal Scrap Rusted Bits Dynamo Magitek Core Glass Gemstone Earth Gemstone Sky Gemstone Magnetron Monster Claw Cylinder Coreurl Whiskers Barbed Scythe Cactuar Needle Spiked Armor Sturdy Helixhorn Repair Kit Estes itens são utilizados para upgrade em armas ou em quests. Dica do Matheus Razera via GameFaqs (Obrigada). ... Além disto, existem aproximadamente 200 itens que podem ser utilizados como catalisadores para melhorar as magias. Ainda não sabemos quais são realmente bons e úteis e até sabermos, eu recomendo não vender realmente nada.

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod

(FF XV) TODAS AS ARMAS DE FINAL FANTASY XV

Clique na imagem para abrir a planilha com todas as armas de Final Fantasy XV.