Pular para o conteúdo principal

(FFXIII-2) DLC Lightning: Requiem of Goddess, Final Secreto - tradução e conclusões



Antes dos eventos mostrados neste vídeo, temos outros que já foram mostrados e que implicam na morte de Lightning por Caius. Após sua morte, Lightning desperta em um local diferente daquele em que foi morta e se pergunta se o que está vivendo é um sonho ou a realidade e neste vídeo vemos que luta novamente com Caius, derrotando-o.

Tradução após a luta, quando corre até Serah, presa por quem se supõe ser Yule:

Lightning: Deixe minha irmã ir.

Yule: Com que direito exige sua libertação? A morte de Serah é sua culpa.

Lightning é envolvida pela mesma sombra escura que envolve Serah e desaparece.

Pensamento de Lightning: Pensei que minhas ações expiariam meu passado.

Ela relembra o passado.

Depois de lavar-me nas margens do Valhala, olhei através dos olhos de Etro...

...e testemunhei os acontecimentos de sua era. Foi um pesadelo. Vidas sem conta, engolidas pelo caos e desaparecidas no Vazio. Algumas dessas almas haviam sido inimigos, despachados para o reino da morte por minha própria mão. (mostrando Yule sentada em Orphan's Cradle)

Era uma tragédia que eu não podia ignorar. Meu caminho foi definido: eu aceitei permanecer em Valhalla e cumprir a vontade da deusa.

As mágoas dos mortos seriam minhas para suportar. Seriam minha expiação. Estava acorrentada pelos pecados do passado, incapaz de avançar para o futuro. Precisei de você. Serah. É por isso que pedi sua ajuda. Era até para você para manter a esperança viva. Para mim, não há nada ... Não há esperança.

Voz de Yule: A morte de Serah é sua culpa. Por seu pedido, ela começou sua jornada... e, assim, sua vida foi perdida. Foi você. Você é culpada nesta acusação.

Lightning chora junto ao corpo de Serah.

Lightning: Eu sinto tanto... Oh, Serah... (Uma lágrima de Lightning cai sobre a face de Serah).

Voz de Serah: Não precisa se desculpar. E seque suas lágrimas - você não precisa delas.

Serah surge sentada no trono de Etro.

Serah: Não importa o que futuro nos espera, eu não tenho arrependimentos. Não importa o final que vemos chegar, não vou mudar minha mente.

Lightning: Você sabia... você sabia o que iria acontecer.

Serah: Você me ensinou como viver a minha vida. Não importa o que aconteça, não devemos desistir da esperança.

Lightning: Serah...

Serah: Eu acredito em você. Você manterá o futuro deste mundo em um lugar seguro. Então está tudo bem. Não me importo se estou indo ... (Serah começa a desaparecer, envolta pelas sombras)

Lightning: Serah!

Serah: Eu não tenho arrependimentos. Nenhum. Decidi iniciar minha jornada, porque queria vê-la novamente. Mas havia uma razão pela qual decidi continuar. Foi uma promessa que fiz a mim mesma. Está ok, Lightning.

Elas aparecem abraçadas, vagando no nada.

Serah: Não se esqueça de mim. Quando Cocoon caiu, e você pareceu simplesmente desaparecer ... Todo mundo tinha tanta certeza. Eles disseram que você tinha ido embora. Que estava morta. Mas eu não. Eu apenas sabia. Sabia que você estava viva em algum lugar, e encontraria você eventualmente. Nunca perdi a esperança... e agora aqui estamos nós. Basta manter-me em seus pensamentos. Lembre-se de mim e vamos nos ver outra vez. Não importa o que aconteça comigo ... Mesmo se eu desaparecer neste mundo. Prometa-me, Lightning. Prometa que você vai lembrar de mim.

Serah desaparece. Lightning faz a escada de cristal que leva ao trono e sobe.

Lighting: Eu nunca vou esquecer. Prometo-lhe isso. Mesmo se perder tudo, vou preservar a sua memória para os amanhãs que ainda serão. Venha o que vier. Eu podia respirar meu último suspiro, e o mundo estar se desintegrando no esquecimento. Existem maneiras de manter um pensamento vivo. E eu sei que funciona com certeza.

Cristal indestrutível. Mesmo no mar do caos, nunca perde o seu brilho. Eu me tornarei um epitáfio eterno. Sua memória irá sobreviver por toda a eternidade dentro de um túmulo de cristal. Este será o meu legado, e minha expiação. Mas acima de tudo ... minha última esperança.

Esses pensamentos que vivem dentro de meu coração, eles vão suportar a passagem das eras. Se eles podem um dia ser a luz que guiará a alma de Serah de volta para mim... Se podemos rir juntas só mais uma vez ...

Bem... então não tenho mais nada para desejar.

...


Sniff...


Estive pensando... Talvez todos os eventos sejam contraditórios por um motivo.

Caius mata Lightning ou Lightning mata Caius? Ou será que é Noel quem o mata? Quem mata quem, primeiro? Aliás, alguém está realmente morto? Talvez Serah... Parece que em todas as possibilidades ela morre e as pessoas todas. Mas, Caius e Lightning?

Se Caius matou Lightning, este final que acabamos de ver é um sonho e ela não poderia ter se transformado em um Cristal. Caius diz que a matou. E até Lightning acha que pode ser um sonho. Entretanto, sua estátua faz parte do True Ending, do verdadeiro final.

Se Lightning matou Caius e em seguida conversa com Serah que morreu... Serah morreu porque Noel matou Caius. Como ambos poderiam ter matado Caius? E... Como após ser morto por Lighnting e por Noel, Caius ainda aparece nos dois finais secretos de XIII?

Ou, se Caius matou Lightning, como ela pode reviver e matá-lo na sequência?

Meio improvável, para não dizer impossível.

Exceto se levarmos em consideração que em Valhalla não existe o tempo, como este não existe, igualmente inexiste o antes e o depois, a vida e a morte. Desta forma, tudo acontece ao mesmo tempo e ao mesmo tempo não acontece. Todas as mortes podem ter acontecido e não acontecido.

Entretanto, a liberação do Caos não parece fazer parte deste mecanismo, parece fugir ao "encanto" do tempo de Valhalla e uma vez solto, ter efetivamente destruído o mundo, cessando o ciclo interminável de mortes "não mortes" e dado um fim aos eventos, congelando-os em um estado imutável.

Vamos dizer que fossem eventos paralelos ocorrendo ao mesmo tempo:

- Noel mata Caius
- Caius mata Lightning
- Lightning mata Caius

Tudo ao mesmo tempo, embora paralelamente. Como realidades virtuais distintas umas das outras.

Nesta hipótese, a única coisa "real" e "definitiva" que poderia ocorrer em Valhalla era a liberação do Caos.

Em consequência, Serah morre e instantes após surge para Lightning, que acabou de ser morta por Caius em uma realidade e de matar Caius em outra.

Lightning se torna cristal para sobreviver era após era, na esperança de um dia, em um futuro distante, acordar e reencontrar Serah.

E Caius? E Yule?

Caius não poderia morrer em Valhalla, dentro do ciclo eterno que anula vida e morte. Assim como Yule. Isto o comprova os secrets endings em que ambos aparecem.

Sobreviveram ao Caos?

Acho que ninguém, exceto Toryiama sabe esta resposta.

Porque Yule diz aquelas coisas? Porque aparece quando Lightning diz que algumas das almas que foram engolidas pelo caos e vazio eram inimigos que ela despachou para lá. Porque Yule seria sua inimiga?

Mais perguntas sem respostas.

É aguardar para ver.

O que pode ser considerado certeza:

A estória não acabou, embora as DLCs tenham acabado. Donde se conclui...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) Pós game: Keycatrice lvl 55, o primeiro calabouço ninguém esquece

(Antes de ler este post, talvez queira saber mais sobre calabouços .) Meu primeiro calabouço foi o Keycatrice porque resolvi fazer na ordem dos levels e esta é a mais baixa. Ela possui 3 salas de ramificação. Na primeira ramificação a porta correta é a da esquerda e nas outras duas é a do meio. Há um camp após a primeira ramificação. Os mobs deste calabouço são na maior parte aqueles pudins. Eles são chatinhos, mas não chegam a ser difíceis. Não existem pontos de translocação suspensa para recarregar o MP nos calabouços. Assim, leve bastante elixir. O boss, Lakhmu Flan, é um pudim preto imenso e como a sala é pequena a luta fica bastante confusa. Ele é vulnerável apenas à luz e resistente à todos os outros tipos de damage. Se tiver bastante potions, uma opção é usar Armas Reais. Ele dropa a arma Hypermagnum com ataque 388 para o Prompto. Por coincidência eu tinha encontrado uma ontem, próximo do local da luta com o Naglfar. Estes são os acessórios que peguei: Na p...

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das...

(FF XV) Arma suprema: como obter os Chifres em Hélice para a quest do Cid e Arroz Mãe e Filho

- Vá para Velha Lestallum e pegue a quest Os últimos espiracórnios, lvl 29. - Vá para o ponto da caçada. - Salve antes de iniciar e se o item não cair, carregue o jogo e mate novamente até cair. - Entregue a hunt. - Entregue os chifres para o Cid. - Durma algumas vezes e o Cid vai telefonar e informar que sua arma está pronta, a Arma Suprema, com ataque de 364! Para ajudar a melhorar a taxa de drop do item: - Equipe o Noctis com a Dissecadora. Esta espada é boa para quebrar membros e o chifre em hélice resistente você só consegue quebrando os chifres dos espiracórnios. - Ative o nódulo Destruidor de Demônios na seção de Combates da Ascenção. Quebra partes com translocação ofensiva. - Coma o Arroz Mãe e Filho que aumenta em 50% a taxa de obtenção de itens. - Tenha a habilidade de sobrevivência do Gládio em 10, porque também aumenta a taxa de obtenção de itens melhores. Arroz Mãe e Filho A receita para o arroz Mãe e Filho  só pode ser obtida após a finalizaç...

(FF XV) Couerl!

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Uma das quests do Cid, sobre as quais falarei no próximo post, para a Lança Parasita (ou Drain Lance) pede bigodes de Couerl e eu estava procurando a bichinha quando topei com ela sem querer, saindo da Tumba Keicatrich, lá em cimão de Leide. Gente, ela é tão linda!!! Imensa!!! Infelizmente tive que fugir da luta, porque lvl 14 derrotar um lvl 34... Deu para mim não. :( Aliás, todos os monstros de Final Fantasy XV estão um estupor de belos. Dá prazer de lutar e vontade de ficar só admirando.

FFXIII - Capítulo 11 - Chocobo, dinossauro, monstros e itens

Vanille em um Chocobo - imagem daqui Nesta fase tem mais elementos clássicos, do tipo "todo FF tem": Um deles é andar de Chocobo. Passeio delicioso, exclusivo para jogadores de FF. hehehe Para quem não conhece, os Chocobos, estas galinhas amarelas gigantes são praticamente um símbolo de Final Fantasy. Eles são liberados à partir da missão 14 e dão acesso à áreas até então inacessíveis para completar outras missões. Os Chocobos também avisam sobre a presença de tesouros escondidos e escavam para desenterrar. Os tesouros estão sempre em áreas de terra e não de grama. O Chocobo avisará através de um ponto de exclamação quando estiver próximo a um deles e poderá escavar com x/a. São 20 tesouros enterrados. ... Outro elemento recorrente da franquia é o dinossauro com level absurdamente elevado e que só pode ser enfrentado várias fases depois que aparece. Em FFXII era o Wild Saurian e ficava em Dalmasca Estersand. Lembram? Em FFXIII chama-se Adamantoise e surge aqui, ...