Pular para o conteúdo principal

(FFXIII-2) DLC Lightning: Requiem of Goddess, Final Secreto - tradução e conclusões



Antes dos eventos mostrados neste vídeo, temos outros que já foram mostrados e que implicam na morte de Lightning por Caius. Após sua morte, Lightning desperta em um local diferente daquele em que foi morta e se pergunta se o que está vivendo é um sonho ou a realidade e neste vídeo vemos que luta novamente com Caius, derrotando-o.

Tradução após a luta, quando corre até Serah, presa por quem se supõe ser Yule:

Lightning: Deixe minha irmã ir.

Yule: Com que direito exige sua libertação? A morte de Serah é sua culpa.

Lightning é envolvida pela mesma sombra escura que envolve Serah e desaparece.

Pensamento de Lightning: Pensei que minhas ações expiariam meu passado.

Ela relembra o passado.

Depois de lavar-me nas margens do Valhala, olhei através dos olhos de Etro...

...e testemunhei os acontecimentos de sua era. Foi um pesadelo. Vidas sem conta, engolidas pelo caos e desaparecidas no Vazio. Algumas dessas almas haviam sido inimigos, despachados para o reino da morte por minha própria mão. (mostrando Yule sentada em Orphan's Cradle)

Era uma tragédia que eu não podia ignorar. Meu caminho foi definido: eu aceitei permanecer em Valhalla e cumprir a vontade da deusa.

As mágoas dos mortos seriam minhas para suportar. Seriam minha expiação. Estava acorrentada pelos pecados do passado, incapaz de avançar para o futuro. Precisei de você. Serah. É por isso que pedi sua ajuda. Era até para você para manter a esperança viva. Para mim, não há nada ... Não há esperança.

Voz de Yule: A morte de Serah é sua culpa. Por seu pedido, ela começou sua jornada... e, assim, sua vida foi perdida. Foi você. Você é culpada nesta acusação.

Lightning chora junto ao corpo de Serah.

Lightning: Eu sinto tanto... Oh, Serah... (Uma lágrima de Lightning cai sobre a face de Serah).

Voz de Serah: Não precisa se desculpar. E seque suas lágrimas - você não precisa delas.

Serah surge sentada no trono de Etro.

Serah: Não importa o que futuro nos espera, eu não tenho arrependimentos. Não importa o final que vemos chegar, não vou mudar minha mente.

Lightning: Você sabia... você sabia o que iria acontecer.

Serah: Você me ensinou como viver a minha vida. Não importa o que aconteça, não devemos desistir da esperança.

Lightning: Serah...

Serah: Eu acredito em você. Você manterá o futuro deste mundo em um lugar seguro. Então está tudo bem. Não me importo se estou indo ... (Serah começa a desaparecer, envolta pelas sombras)

Lightning: Serah!

Serah: Eu não tenho arrependimentos. Nenhum. Decidi iniciar minha jornada, porque queria vê-la novamente. Mas havia uma razão pela qual decidi continuar. Foi uma promessa que fiz a mim mesma. Está ok, Lightning.

Elas aparecem abraçadas, vagando no nada.

Serah: Não se esqueça de mim. Quando Cocoon caiu, e você pareceu simplesmente desaparecer ... Todo mundo tinha tanta certeza. Eles disseram que você tinha ido embora. Que estava morta. Mas eu não. Eu apenas sabia. Sabia que você estava viva em algum lugar, e encontraria você eventualmente. Nunca perdi a esperança... e agora aqui estamos nós. Basta manter-me em seus pensamentos. Lembre-se de mim e vamos nos ver outra vez. Não importa o que aconteça comigo ... Mesmo se eu desaparecer neste mundo. Prometa-me, Lightning. Prometa que você vai lembrar de mim.

Serah desaparece. Lightning faz a escada de cristal que leva ao trono e sobe.

Lighting: Eu nunca vou esquecer. Prometo-lhe isso. Mesmo se perder tudo, vou preservar a sua memória para os amanhãs que ainda serão. Venha o que vier. Eu podia respirar meu último suspiro, e o mundo estar se desintegrando no esquecimento. Existem maneiras de manter um pensamento vivo. E eu sei que funciona com certeza.

Cristal indestrutível. Mesmo no mar do caos, nunca perde o seu brilho. Eu me tornarei um epitáfio eterno. Sua memória irá sobreviver por toda a eternidade dentro de um túmulo de cristal. Este será o meu legado, e minha expiação. Mas acima de tudo ... minha última esperança.

Esses pensamentos que vivem dentro de meu coração, eles vão suportar a passagem das eras. Se eles podem um dia ser a luz que guiará a alma de Serah de volta para mim... Se podemos rir juntas só mais uma vez ...

Bem... então não tenho mais nada para desejar.

...


Sniff...


Estive pensando... Talvez todos os eventos sejam contraditórios por um motivo.

Caius mata Lightning ou Lightning mata Caius? Ou será que é Noel quem o mata? Quem mata quem, primeiro? Aliás, alguém está realmente morto? Talvez Serah... Parece que em todas as possibilidades ela morre e as pessoas todas. Mas, Caius e Lightning?

Se Caius matou Lightning, este final que acabamos de ver é um sonho e ela não poderia ter se transformado em um Cristal. Caius diz que a matou. E até Lightning acha que pode ser um sonho. Entretanto, sua estátua faz parte do True Ending, do verdadeiro final.

Se Lightning matou Caius e em seguida conversa com Serah que morreu... Serah morreu porque Noel matou Caius. Como ambos poderiam ter matado Caius? E... Como após ser morto por Lighnting e por Noel, Caius ainda aparece nos dois finais secretos de XIII?

Ou, se Caius matou Lightning, como ela pode reviver e matá-lo na sequência?

Meio improvável, para não dizer impossível.

Exceto se levarmos em consideração que em Valhalla não existe o tempo, como este não existe, igualmente inexiste o antes e o depois, a vida e a morte. Desta forma, tudo acontece ao mesmo tempo e ao mesmo tempo não acontece. Todas as mortes podem ter acontecido e não acontecido.

Entretanto, a liberação do Caos não parece fazer parte deste mecanismo, parece fugir ao "encanto" do tempo de Valhalla e uma vez solto, ter efetivamente destruído o mundo, cessando o ciclo interminável de mortes "não mortes" e dado um fim aos eventos, congelando-os em um estado imutável.

Vamos dizer que fossem eventos paralelos ocorrendo ao mesmo tempo:

- Noel mata Caius
- Caius mata Lightning
- Lightning mata Caius

Tudo ao mesmo tempo, embora paralelamente. Como realidades virtuais distintas umas das outras.

Nesta hipótese, a única coisa "real" e "definitiva" que poderia ocorrer em Valhalla era a liberação do Caos.

Em consequência, Serah morre e instantes após surge para Lightning, que acabou de ser morta por Caius em uma realidade e de matar Caius em outra.

Lightning se torna cristal para sobreviver era após era, na esperança de um dia, em um futuro distante, acordar e reencontrar Serah.

E Caius? E Yule?

Caius não poderia morrer em Valhalla, dentro do ciclo eterno que anula vida e morte. Assim como Yule. Isto o comprova os secrets endings em que ambos aparecem.

Sobreviveram ao Caos?

Acho que ninguém, exceto Toryiama sabe esta resposta.

Porque Yule diz aquelas coisas? Porque aparece quando Lightning diz que algumas das almas que foram engolidas pelo caos e vazio eram inimigos que ela despachou para lá. Porque Yule seria sua inimiga?

Mais perguntas sem respostas.

É aguardar para ver.

O que pode ser considerado certeza:

A estória não acabou, embora as DLCs tenham acabado. Donde se conclui...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

As Armas de Final Fantasy XIII

Segundo Split e Krystha estas são as armas que podem ser encontradas em tesouros ou ganhas após lutas nas fases do jogo Final Fantasy XIII. Elas também podem ser adquiridas no shop. Ver shop list. São armas puras, ou seja, não necessitam de materiais ou upgrades para serem obtidas e é através delas que se pode sintetizar outras armas mais poderosas. Em CAP indico o capítulo onde se pode ganhar ou encontrar a arma no jogo. Quando há um "?" é porque ainda não a localizei. Quem quiser colaborar, é só enviar a dica de localização via email ou comentários. Para mais detalhes sobre a forma exata de obtenção, vá ao Walkthrough de Krysta ou Split (que foram os que utilizei como base) e procure a arma desejada com Ctrl + F. AS ARMAS NORMAIS DO JOGO FINAL FANTASY XIII ======================================================== ABREVIAÇÕES STR = strength inicial                   | MAG = magia inicial *STR = strengh máximo               | *MAG = magi

(FF XV) Elemancy: Entendo a criação e a manipulação de magias em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. Olá Pessoal! Estou de volta e dessa vez vou tentar explicar tudo sobre esse novo sistema de magias adotado em Final Fantasy XV. Preparem-se para um post bee em longo e com algumas partes um pouco complexas, então caso algo esteja confuso demais basta postar aí nos comentários e tentarei solucionar as dúvidas assim que possível. O novo sistema tem prós e contras e apesar de a princípio s er extremamente básico, é possível se aprofundar bem e perceber que existe espaço pra bastante customização e certa complexidade. Então vamos lá! Começando do básico: Os três tipos de magia Antes de mais nada, é importante entender quais são as três magias "base" que você terá acesso ao longo game. São elas: Fire (fogo) Lightning (raio) e Ice (gelo). Magias no mundo de Eos funcionam de maneira bem diferente do que estamos habituados em outros Final Fantasys. Desta vez, elas serão o efeito de misturas feitas por você utilizando a matéria retirada diretamente

(Dragon Quest IX) Quest list completa em português - Parte 1

Quest #001 - One Good Turn Localização: Angel Falls; garota em frente à igreja Objetivo: Dar-lhe uma Tangleweb. Solução: Pegue uma do outro lado do rio próximo à Angel Falls. Recompensa: Sleeping Hibiscus Pré-requesito: Não Repete: Sim Notas: Também pode comprar Tangleweb à partir de Batsureg. Quest #002 - Pleased As Punch Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Air Punch Party Trick Solução: Atribua Air Punch ao seu Party Trick e execute-o em frente à garota pressionando B e selecionando o botão atribuído ao Air Punch. Recompensa: Pirouette Party Trick Pré-requesito: Não Repete: Não Notas: Não Quest #003 - We Like To Party Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Pirouette, Clap, Jump e Air Punch consecutivamente. Solução: Atribua os movimentos de Party Tricks e mapeie-os no botão da seta para baixo. Pressione B + seta para baixo e para executar os movimentos em frente à garota. Recompensa: Pray Party Trick Pré-requesito: T