Pular para o conteúdo principal

(FFXIII-2) DLC Lightning: Requiem of Goddess, Final Secreto - tradução e conclusões



Antes dos eventos mostrados neste vídeo, temos outros que já foram mostrados e que implicam na morte de Lightning por Caius. Após sua morte, Lightning desperta em um local diferente daquele em que foi morta e se pergunta se o que está vivendo é um sonho ou a realidade e neste vídeo vemos que luta novamente com Caius, derrotando-o.

Tradução após a luta, quando corre até Serah, presa por quem se supõe ser Yule:

Lightning: Deixe minha irmã ir.

Yule: Com que direito exige sua libertação? A morte de Serah é sua culpa.

Lightning é envolvida pela mesma sombra escura que envolve Serah e desaparece.

Pensamento de Lightning: Pensei que minhas ações expiariam meu passado.

Ela relembra o passado.

Depois de lavar-me nas margens do Valhala, olhei através dos olhos de Etro...

...e testemunhei os acontecimentos de sua era. Foi um pesadelo. Vidas sem conta, engolidas pelo caos e desaparecidas no Vazio. Algumas dessas almas haviam sido inimigos, despachados para o reino da morte por minha própria mão. (mostrando Yule sentada em Orphan's Cradle)

Era uma tragédia que eu não podia ignorar. Meu caminho foi definido: eu aceitei permanecer em Valhalla e cumprir a vontade da deusa.

As mágoas dos mortos seriam minhas para suportar. Seriam minha expiação. Estava acorrentada pelos pecados do passado, incapaz de avançar para o futuro. Precisei de você. Serah. É por isso que pedi sua ajuda. Era até para você para manter a esperança viva. Para mim, não há nada ... Não há esperança.

Voz de Yule: A morte de Serah é sua culpa. Por seu pedido, ela começou sua jornada... e, assim, sua vida foi perdida. Foi você. Você é culpada nesta acusação.

Lightning chora junto ao corpo de Serah.

Lightning: Eu sinto tanto... Oh, Serah... (Uma lágrima de Lightning cai sobre a face de Serah).

Voz de Serah: Não precisa se desculpar. E seque suas lágrimas - você não precisa delas.

Serah surge sentada no trono de Etro.

Serah: Não importa o que futuro nos espera, eu não tenho arrependimentos. Não importa o final que vemos chegar, não vou mudar minha mente.

Lightning: Você sabia... você sabia o que iria acontecer.

Serah: Você me ensinou como viver a minha vida. Não importa o que aconteça, não devemos desistir da esperança.

Lightning: Serah...

Serah: Eu acredito em você. Você manterá o futuro deste mundo em um lugar seguro. Então está tudo bem. Não me importo se estou indo ... (Serah começa a desaparecer, envolta pelas sombras)

Lightning: Serah!

Serah: Eu não tenho arrependimentos. Nenhum. Decidi iniciar minha jornada, porque queria vê-la novamente. Mas havia uma razão pela qual decidi continuar. Foi uma promessa que fiz a mim mesma. Está ok, Lightning.

Elas aparecem abraçadas, vagando no nada.

Serah: Não se esqueça de mim. Quando Cocoon caiu, e você pareceu simplesmente desaparecer ... Todo mundo tinha tanta certeza. Eles disseram que você tinha ido embora. Que estava morta. Mas eu não. Eu apenas sabia. Sabia que você estava viva em algum lugar, e encontraria você eventualmente. Nunca perdi a esperança... e agora aqui estamos nós. Basta manter-me em seus pensamentos. Lembre-se de mim e vamos nos ver outra vez. Não importa o que aconteça comigo ... Mesmo se eu desaparecer neste mundo. Prometa-me, Lightning. Prometa que você vai lembrar de mim.

Serah desaparece. Lightning faz a escada de cristal que leva ao trono e sobe.

Lighting: Eu nunca vou esquecer. Prometo-lhe isso. Mesmo se perder tudo, vou preservar a sua memória para os amanhãs que ainda serão. Venha o que vier. Eu podia respirar meu último suspiro, e o mundo estar se desintegrando no esquecimento. Existem maneiras de manter um pensamento vivo. E eu sei que funciona com certeza.

Cristal indestrutível. Mesmo no mar do caos, nunca perde o seu brilho. Eu me tornarei um epitáfio eterno. Sua memória irá sobreviver por toda a eternidade dentro de um túmulo de cristal. Este será o meu legado, e minha expiação. Mas acima de tudo ... minha última esperança.

Esses pensamentos que vivem dentro de meu coração, eles vão suportar a passagem das eras. Se eles podem um dia ser a luz que guiará a alma de Serah de volta para mim... Se podemos rir juntas só mais uma vez ...

Bem... então não tenho mais nada para desejar.

...


Sniff...


Estive pensando... Talvez todos os eventos sejam contraditórios por um motivo.

Caius mata Lightning ou Lightning mata Caius? Ou será que é Noel quem o mata? Quem mata quem, primeiro? Aliás, alguém está realmente morto? Talvez Serah... Parece que em todas as possibilidades ela morre e as pessoas todas. Mas, Caius e Lightning?

Se Caius matou Lightning, este final que acabamos de ver é um sonho e ela não poderia ter se transformado em um Cristal. Caius diz que a matou. E até Lightning acha que pode ser um sonho. Entretanto, sua estátua faz parte do True Ending, do verdadeiro final.

Se Lightning matou Caius e em seguida conversa com Serah que morreu... Serah morreu porque Noel matou Caius. Como ambos poderiam ter matado Caius? E... Como após ser morto por Lighnting e por Noel, Caius ainda aparece nos dois finais secretos de XIII?

Ou, se Caius matou Lightning, como ela pode reviver e matá-lo na sequência?

Meio improvável, para não dizer impossível.

Exceto se levarmos em consideração que em Valhalla não existe o tempo, como este não existe, igualmente inexiste o antes e o depois, a vida e a morte. Desta forma, tudo acontece ao mesmo tempo e ao mesmo tempo não acontece. Todas as mortes podem ter acontecido e não acontecido.

Entretanto, a liberação do Caos não parece fazer parte deste mecanismo, parece fugir ao "encanto" do tempo de Valhalla e uma vez solto, ter efetivamente destruído o mundo, cessando o ciclo interminável de mortes "não mortes" e dado um fim aos eventos, congelando-os em um estado imutável.

Vamos dizer que fossem eventos paralelos ocorrendo ao mesmo tempo:

- Noel mata Caius
- Caius mata Lightning
- Lightning mata Caius

Tudo ao mesmo tempo, embora paralelamente. Como realidades virtuais distintas umas das outras.

Nesta hipótese, a única coisa "real" e "definitiva" que poderia ocorrer em Valhalla era a liberação do Caos.

Em consequência, Serah morre e instantes após surge para Lightning, que acabou de ser morta por Caius em uma realidade e de matar Caius em outra.

Lightning se torna cristal para sobreviver era após era, na esperança de um dia, em um futuro distante, acordar e reencontrar Serah.

E Caius? E Yule?

Caius não poderia morrer em Valhalla, dentro do ciclo eterno que anula vida e morte. Assim como Yule. Isto o comprova os secrets endings em que ambos aparecem.

Sobreviveram ao Caos?

Acho que ninguém, exceto Toryiama sabe esta resposta.

Porque Yule diz aquelas coisas? Porque aparece quando Lightning diz que algumas das almas que foram engolidas pelo caos e vazio eram inimigos que ela despachou para lá. Porque Yule seria sua inimiga?

Mais perguntas sem respostas.

É aguardar para ver.

O que pode ser considerado certeza:

A estória não acabou, embora as DLCs tenham acabado. Donde se conclui...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Dragon Quest IX) Críticas, primeiras impressões, detonados e minha breve vida como anjinho.

À primeira vista parece que nada mudou, exceto o enredo e os personagens. O traço característico de Akira Toryama, criador de Dragon Ball, é o mesmo. Ali estão as pequenas e bucólicas aldeias, os monstrinhos algo infantis, como o tradicional slime (a gota de água azul) e o Cruelcumber (pepino cruel. lol). A música, alegre e rítmica, algo pueril, também é a praticamente a mesma. A primeira impressão é de que a Square-Enix não quis arriscar e manteve tudo igual, apenas com algumas melhorias no gráfico, que é mais bem acabado, mas é apenas impressão. Conforme vou jogando as diferenças vão surgindo. O primeiro grande diferencial é no modo multiplayer que foi introduzido. Ainda não joguei porque não tenho o adaptador para conectar o DS à internet, mas está lá, à minha disposição. Este modo online foi responsável por um recorde mundial em 20/05/10, com mais de 100.000.000 de encontros no modo aleatório, em que se pode "esbarrar" em uma pessoa desconhecida que está andando próx

Jogando Final Fantasy XIII

Estou com um problema sério de inspiração e não consigo escrever nada no momento. Para ajudar, esta semana foi lançado um jogo que estava esperando à quase dois anos: Final Fantasy XIII. É um RPG para xbox360. Uma estória como as que escrevo, cheia de fantasia, de beleza, de encantamento. Estou no comando de um grupo de jovens idealistas que luta para libertar seu planeta de um governo tirano. rsrs O bem precisa derrotar o mal, não é? E está em minhas mãos. lol É para lá que vou por uns tempos. Peço desculpas pela pausa na estória, agradeço a visita e a compreensão. Abraços!

(FF XV) Capítulo 14 - 2 milhões de xp e 133 mil gil com o esquema dos Wyverns

Passei dois dias inteiros sem jogar. Mas valeu a pena, foi um Natal muito gostoso, como espero tenha sido o de todos vocês. Antes de ir, não resisti e fiz uma dungeon completa, a do Estreito de Crestholm. Não tem arma real lá. Eu queria fazer porque lá estava a quest da Cindy, O sempre ilustre Regália e também a quarta parte do mapa do Tesouro em papel. Também lá tem um Amuleto do Moogle, que concede + 20% de xp para quem o tiver equipado. Eu já tinha um. Acho que peguei nas Minas Balouve quando fui lá dar uma olhadela e saí correndo para não morrer. rs Bom, o Estreito de Crestholm é um labirinto com mobs lvl 39 e um monte de níveis. Você tem que acionar 7 mecanismos para abrir a porta final. Eu tentei seguir o esquema abaixo, do guia oficial, mas acabei me perdendo um monte de vezes e no fim deu tudo certo. lol Tem dois bosses. Uma espécie de medusa e um tipo de dragão. A medusa não dá quase trabalho e o dragão eu gostei da luta. Ela tem um efeito especial muito bon

Artista cria tênis de God of War digno do Deus da Guerra

Jacob Patterson é um artista que trabalha na LA Shoe Design Workshop criando tênis personalizados. Dessa vez o destaque foi a sua mais recente obra: um par inspirado em  God of War . Foi o pedido mais trabalhoso de sua carreira, mas o resultado não é menos que espetacular. Quando Stig Asmussen, diretor de God of War 3 ficou sabendo dos tênis, ele quis vê-los pessoalmente e Jacob ganhou uma visita aos estúdios da Sony Santa Monica. Ele publicou um vídeo onde entrevista o diretor do terceiro jogo e mostra todo o procedimento de criação passo a passo. Além da pintura à mão de todo o calçado, com uma grande imagem de Kratos no calcanhar e uma quantidade imensa de detalhes na frente, Jacob ainda se deu ao trabalho de criar esculturas da Blade of Chaos e prendê-las com correntes no lugar do cadarço. O toque final no trabalho foi dado com o autógrafo de Stig Asmussen. O artista comentou que no meio do processo chegou a odiar a sua obra por estar tomando tanto tempo, mas que o resul

FFXIII - Definindo as armas da equipe KILLER

Olha a cara da Lightning: cansada de esperar que defina sua arma. lol Estive segurando a decisão sobre as armas dos personagens até agora, assim como sei de algumas outras pessoas fazendo o mesmo. É complicado porque uma arma tem isto, mas em compensação é fraca naquilo e por aí vai. Não tem uma que se possa dizer realmente boa ou a definitivamente melhor para determinado personagem, exceto talvez aquelas que serão vendidas no Shop Gilgamesh que só abre a partir da conclusão da Missão 46. E nem adianta ir direto lá tentar a sorte, porque ela só desbloqueia depois que fizer a 42, que só desbloqueia... enfim. A questão de dinheiro já está relativamente resolvida e agora é decidir entre as opções disponíveis ou por armas coletadas ao longo do jogo ou que possam ser adquiridas nos shops Up the Arms ou Plautu´s. Penso que a única forma de resolver esta complicação é elegendo um diferencial e seguir por ele e no caso das armas só pode ser a propriedade especial da arma, porque potencia