Pular para o conteúdo principal

Viagem ao passado


Hoje, depois de resolver uma questão bem chata, fiquei horas lendo a estória do jogo, que só tinha lido aos pedaços. Queria estar preparada para quando ele postar os diálogos do True Ending. Morrendo de medo que não faça, que por algum motivo não poste.

Ele tem uma narrativa tão divertida, porque implica muito com a Serah, dizendo que ela é burra de um jeito tão engraçado, que por várias vezes me peguei rindo sozinha com a tela. Não estou trazendo estes pontos de vista dele, porque desejei trazer para vocês uma tradução mais isenta, para que possam vocês próprios formarem suas opiniões.

Quando terminei, deitei-me e fiz uma pequena viagem ao passado enquanto tentava dormir, lembrando da época em que comecei a blogar sobre XIII e também não sabia nada sobre o jogo e cada episódio era uma grande descoberta.

Sentia-me como uma criança desvendando um lugar encantado, com estes mesmos olhos cheios de ingenuidade e prazer. Lembro-me da decepção dos primeiros capítulos, totalmente engessada. E do deslumbramento com cada pequena descoberta que ia fazendo ou que surgia à minha frente: a linha de ferro abandonada, tão familiar, Cid, o deslumbramento com a liberdade em Pulse, a alegria ao ver o primeiro Chocobo, o temor ao avistar Tonberry, a paz com a vista de The Faulkwarrens, a vontade de lutar com o Titan, o choro naquele final magnífico, a adrenalina da primeira tartaruga derrotada e tantas e tantas outras sensações e emoções.

E que fui colocando aqui, de forma totalmente livre e espontânea, sem me impor qualquer tipo de censura, com total liberdade e tendo a grata surpresa de encontrar eco em vocês. Foi uma época bem feliz.

Deitada na cama, lembrando, minha vontade era de voltar realmente no tempo e continuar ali, aqui, daquela forma, pela eternidade, como se presa em um eterno sonho feliz, como Serah em um momento do jogo.

Vontade daquele aconchego, daquele bem estar!

Hoje tudo é muito diferente. Já conheço o jogo todo, praticamente não haverão surpresas. E ao longo destes quase 2 anos várias decepções foram ocorrendo. Com a Square-Enix, com XIII-2, com Versus, com leitores, com outros sites, com amigos e não tão amigos.

Cada um destes eventos parece que rouba um pedacinho de meu coração, uma parte de minha ingenuidade de criança, de meu encantamento com a série e com o ato de blogar sobre ela.

Às vezes, como hoje, ao lembrar-me de como era, de como me sentia, sinto-me tão triste. Percebo que o vaso quebrou irremediavelmente, que ainda posso colar e que talvez dure mais uns tempos, mas um dia vai quebrar de vez e não terá mais conserto e mesmo enquanto isto não acontece, não é mais o mesmo.

Não tem mais o brilho das coisas novas e puras. Eu queria Finais Fantasys como antigamente, como X ou até como XIII. Queria não conhecer outros sites, nem saber dos rumos da SE. Queria nunca ter conhecido fanboys e ainda crer que todos que me leem me apreciam. Queria esperança. Voltar a ser criança. Sonhar. Acreditar.

Queria que o portal do tempo existisse e eu ficasse aqui, há 2 anos, para sempre embalada naquela alegria inocente.

Que pena que máquinas do tempo não existam de verdade.

(Ignorem este post se possível. Nem é tanto para vocês, apenas tenho este desejo neste momento de escrever algo meu, totalmente real. Talvez para registrar um momento, talvez apenas para saber que ainda posso escrever algo que venha limpo e inteiro do coração.)

Comentários

Cleyton disse…
Que bonito.  Um momento de reflexão sempre é bom. =D
Iara Cristina disse…
"... talvez apenas para saber que ainda posso escreer algo que venha limpo e inteiro do coração."

Muito lindo menina!

Mas você traduziu a sensação de frustração que temos ao terminar um RPG. Aquela coisa de quero mais!!! Mas, acabou! :(

Um feliz 2012 para você e todos os amantes de RPG.
aitinerante disse…
Obrigada Iara. Para você também e espero que para todos: um 2.013 melhor, inclusive para nossos games. :D
Matheus disse…
Estou chocado, você resumiu tudo que muitos de nós sentimos ao descobrir, mesmo por acidente, algo sobre um jogo muito esperado.

Sim, era boa a época em que não sabia-mos nada sobre os jogos, no máximo o que diziam as revistas, mas hoje, da para ver o vídeo final antes mesmo de o jogo ser lançado.

Tento evitar muito isso...
aitinerante disse…
Eu teria que parar de blogar e de acessar os sites de games para voltar àquela inocência.

E também não consigo não ver, não saber.

Saber sobre o jogo não me incomoda. O pior mesmo é saber de seus problemas. E isto, acho que é melhor saber antes, mesmo. Para não decepcionar muito depois. 

Ah... Nem sei mais o que seria melhor.
Pedrão disse…
Olha neiva, estava sentido isso antes mesmo de vc desabafar.. já havia dito aqui sobre o crescimento do descontentamento do jogo e das seguidas descepçoes... acompanhei o XIII com voce ( antes de jogar denovo para platinar...) pois tambem comprei o jogo logo quando foi lançado... lá sim era um tom sempre único no seu blog: a surpresa.. sendo boa ou ruim... mas era sempre surpresas no jogo... eu confesso que parei de ler alguns post seus dos spoiler deste jogo (XIII -2) pois só quero voltar quando voce estiver jogando mesmo e isso daqui a um mes ainda...
Mas acho que cada vez mais que voce traduz o jogo menos surpresas voce terá no quando jogar/blogar ...
Fica aqui minha opniao... Feliz Ano Novo á todos!!!
Tom disse…
NEIVA!!!!!!!!!! NÃO SE PREOCUPE!!!!

NÓS SEMPRE (um baita ênfase no sempre) ESTAREMOS AQUI PRA TE APOIAR EM TUDOO!! :D

BEST BLOG EVEEEER!!!

desculpa o caps.

Ás vezes, tudo que precisamos é uma demonstração de carinho, amor e amizade.
Quando tudo parece estar contra nós... um bom e VERDADEIRO amigo sempre é bem vindo.

Torcida: NEIVA! NEIVA! NEIVA! NEIVA! NEIVA!
aitinerante disse…
:D

Obrigada. Foi só um momento. Passou. rs
aitinerante disse…
Pedrão, estou tentando não prestar atenção aos mapas, itens, fragmentos, lutas, estas coisas. Agora a estória não tem jeito. É o que mais me prende em Final Fantasys e não consigo esperar. rsrs

Postagens mais visitadas deste blog

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

FFXIII - Estratégia para derrotar o Adamantoise

Adamantoise, 5.343.000 de vida principal e mais quatro pernas, cada uma com 356.200 Descobri esta dica no walktrough que estou seguindo. Parece que o Adamantoise e o Adamantortoise são suscetíveis à Death. • Use a Vanille como SAB, tendo Death habilitado no crystarium. • Equipe-a com o Marlboro Wand (evolução da Belladonna) • Acessório com auto-haste e o que mais tiver que aumente magia, boost • Barra de TP cheia • Use um MED e um SEN • Chame Hecatoncheir • Ative o modo Gestalt (triângulo + Y) • Cast Death repetidamente. Pode demorar um pouco para Death pegar, mas... quando pegar... :DDD Experiência: 40.000 CP Drop normal: Platinum Ingot (15.000 gil) Drop raro: Trapezohedron (2.000.000 gil) O Adamantortoise (com a corcunda mais alta do que o Adamantoise) tem "só" 3.566.000 de vida e cada perna 246.600. Este é suscetivel também a slow, deprotect, deshell, curse e daze. :D Vale a pena começar por ele. cp e drops iguais ao do primo "fortão"...

FFXIII - Definindo as armas da equipe KILLER

Olha a cara da Lightning: cansada de esperar que defina sua arma. lol Estive segurando a decisão sobre as armas dos personagens até agora, assim como sei de algumas outras pessoas fazendo o mesmo. É complicado porque uma arma tem isto, mas em compensação é fraca naquilo e por aí vai. Não tem uma que se possa dizer realmente boa ou a definitivamente melhor para determinado personagem, exceto talvez aquelas que serão vendidas no Shop Gilgamesh que só abre a partir da conclusão da Missão 46. E nem adianta ir direto lá tentar a sorte, porque ela só desbloqueia depois que fizer a 42, que só desbloqueia... enfim. A questão de dinheiro já está relativamente resolvida e agora é decidir entre as opções disponíveis ou por armas coletadas ao longo do jogo ou que possam ser adquiridas nos shops Up the Arms ou Plautu´s. Penso que a única forma de resolver esta complicação é elegendo um diferencial e seguir por ele e no caso das armas só pode ser a propriedade especial da arma, porque potencia...

(Persona 5) Guia em Português dos Confidentes (Confidants)

Sejam bem vindos a "Phantom Thieves", como tudo começou... Faça novas amizades: Para fazer novas amizades é bem simples, basta passar um tempo com algum  personagem para ganhar pontos de relacionamento, sendo que a relação sobe de nível  após acumular pontos suficientes. Acompanhar os confidentes faz o tempo passar e algumas ações melhoram os  relacionamentos mais rápido. Tenha em mente as seguintes informações ao interagir com os confidentes: *Sempre que for se encontrar com algum Confidant, leve uma Persona do mesmo  arcano dele, pois isso aumenta a quantidade de pontos de relacionamento recebidas  ao interagir com eles. Não é necessário equipar a Persona e o nível dela não faz  diferença; *Alguns confidentes sobem de nível de maneira diferenciada, seja automaticamente  durante o avanço da história, seja fazendo tarefas especiais. Nesse caso, não é  necessário levar uma Persona do arcano correspondente....

(Persona 5) Guia em Português para os Estatos Sociais (Social Status)

No Persona 5 temos cinco estatísticas diferentes que determinam sua acessibilidade e habilidade em diferentes partes das características sociais do jogo. Aumentá-los ajudará a abrir novos confidentes para lhe ajudar em diferentes tarefas. As cinco estatísticas sociais são Conhecimento ( Knowledge ), Competências ( Guts ), Proficiência ( Proficiency ), Bondade ( Kindness ) e Charme ( Charm ). Cada um tem cinco status. Knowledge Guts Proficiency Kindness Charm Oblivious Milquetoast Bumbling Inoffensive Existent Learned Bold Decent Considerate Head-turning Scholarly Staunch Skilled Empathetic Suave Encyclopedic Dauntless Masterful Selfless Charismatic Erudite Lionhearted Transcendent Angelic Debonair Uma boa maneira de desenvolver qualquer status é através da leitura, jogando jogos ou assistindo DVDs. Outras formas de aumentar as estatísticas ...