Pular para o conteúdo principal

(FFXIII-2) Lançamento com 1 milhão de cópias


Desde ontem a noite, quando vazaram as notas da Famitsu, de 40/40 para Final Fantasy XIII-2 li em vários locais comentários críticos quanto à validade destas notas, afinal de contas a mesma Famitsu deu 39/40 para FF XIII, que apesar de ser um ótimo jRPG, pecava em alguns pontos bastante importantes para nós fãs.

Fiquei lendo e pensando nisto hoje, durante meu dia e vim para casa disposta a escrever um texto bem sério, enumerando todos os motivos que me levam a crer que Final Fantasy será realmente um jogo que vale a pena. Chegando entretanto, deparei-me com esta notícia de que a Square-Enix entregou 1 milhão de cópias iniciais, número inferior aos 1,8 de XIII.

Fiz umas projeções básicas aqui e cheguei aos 5,5 milhões para um período equivalente ao de XIII hoje, com 6,4 milhões, considerado muito frente a todas as críticas e pouco em comparação à outros FFs.

Uau! Que jato de água fria!

Acabei perdendo até o tesão de escrever o que planejara. Fiquei aqui em uma atitude meio covarde, pensando em simplesmente me fazer de morta e fingir que não vi.

É uma decepção para nós que acompanhamos o desenvolvimento de XIII-2 ao longo de todo este ano, desde que foi anunciado naquela famigerada conferência de janeiro, de onde saímos com a impressão de termos sido enganados, embora sem entender muito bem como, onde. Foi só depois que a ficha caiu e entendemos que Urban Legend, que contávamos como líquido e certo, estava adiado.

Esta decepção foi um pouco atenuada pelo lenitivo de XIII-2. Afinal de contas, quem de nós não quer ver esta continuação? Quem não quer tirar Vanille e Fang daquela coluna? Quem não quer ver Lightning tendo o final feliz que merece? Ou entender todo o raios deste imbróglio de mitologia?

Assim atraídos, a SE foi nos conquistando a cada notícia, a cada vídeo, com uma jogabilidade melhorada, visuais lindos, 150 monstros para caçarmos e termos como aliados, o mistério do enredo, viagens no tempo, enigmas, liberdade desde o início, enfim...

Sabemos hoje que estamos prestes a jogar um Final Fantasy muito melhor do que foi XIII, talvez melhor do que outros, anteriores ou, ao menos, no mesmo nível.

Então, lógico que nossa expectativa era de vendas no mínimo iguais, jamais inferiores.

Mas... Espera!

Estas vendas não são por Final Fantasy XIII-2. Não são um julgamento sobre o jogo. São, isto sim, reflexo dos movimentos contraditórios da Square-Enix nos últimos 2 anos:

- Um XIII engessado, apelidado de corredor;
- Urban Legend, um jogo querido por todos, adiado sem maiores satisfações;
- Praticamente 2 anos com lançamentos prioritários para telinha; e,
- O fiasco de FFXIV, o MMO que teve que ser praticamente refeito.

Todos estes acontecimentos, com razão, atingiram os fãs e agora repercutem na expectativa sobre XIII-2.

"Quem garante que é bom, depois de tudo isto?" - Este é o pensamento.

Vi todos os trailers, acompanhei todas as notícias, li as muitas previews e foram TODAS, inclusive daqueles que não gostam de FF, favoráveis. Vocês me conhecem. Sabem de minha relação de amor e ódio pela SE. Se não tivesse gostado do que vi e li, nem mesmo estaria aqui, escrevendo este texto.

Final Fantasy XIII-2 tem tudo para ser um FF maravilhoso, inesquecível, independente de quanto venda.

Espero sinceramente, que este jogo lave as feridas dos fãs e o nome da franquia, para que no próximo lançamento, não haja dúvidas de quem quer que seja, que Final Fantasy foi, é e continuará sendo a maior e melhor franquia de jRPGs.

E vamos à XIII-2! Aguardando, aqui, ansiosa, pelo lançamento no japão e os vídeos que soltarão no Youtube!

Comentários

Cleytonbs disse…
Mas esse número pode mudar, independente do que acontença, acho que XIII-2 vai vender mto mais que o XIII. 
STRATO disse…
1 Milhão continua sendo um número bonito.Mas preciso de uma ajuda pra somar e entender isso direito.Levando em conta que o Xillia vendeu 500 mil cópias no primeiro dia,e que FF tem 3vezes e mais fãs que Tales of.Isso pode significar que a Square está comendo mais de 1/3 das vendas? É verdade que ela não anda muito bem das pernas e o reflexos dos últimos anos é perceptível,mas a Square parece começar a desacreditar no que ela sem fez de melhor.
Recentemente a Square comprou uns estúdios e agora anúncia Rpg ocidentalizado...

Essa Famitsu também...Pessoal vai jogar e curtir XIII-2 pra caramba,depois disso é outra conversa,acredito.
Edson disse…
Adorei o texto,concordo com tudo.

Deveriam focar mais no PS3 e Xbox 360, parar de fazer Kingdom Hearts pra PSP e DS e fazer o 3 logo.
Quero logo o Ni No Kuni  \o/
Tom disse…
Desde do começo eu sabia q FFXIII-2 não iria vender tao bem quanto XIII. Quando lançou o primeiro teaser, os comentarios eram só: "Não mesmo"  /  "não vou comprar, FFXIII foi horrivel"  /  "1° FF q não vou comprar".

Eu fiquei com mto medo de este jogo ser ruim e vender pouco e a square terminar com a serie!! (pesadelo?) Mas ai lançaram os videos de gameplay, historia, noticias, trailers. Eu realmente gostei (E MUITO) do q eu vi/li xD Tinha vezes q eu me segurava pra n ver as noticias pra depois n perder a graça durante o jogo, mas acabava vendo xDD E tenho certeza q ainda tenho muito pra descobrir, mesmo lendo TUDO q era possivel ler sobre esse novo jogo xD
...
Mas, e se essas pessoas q comentaram desde do inicio, que julgaram sem conhecer, n tiverem visto os videos? N tiverem conhecimento da grandeza q é esse novo jogo? E se eles ainda tem a concepçao linear do FF XIII na cabeça?

Outros disseram q n iam comprar pq FF X-2 (outra continuação) foi um lixo. Eu n achei um lixo (foi meu primeiro FF!!sim, começei pelo X-2, depois fui pro X), mas X-2 realmente n tem tanta grandeza como os outros, apesar de uns momentos bem bonitos. Os diretores da square ja disseram q o X-2 era um tema mais "pop", porem esse vai ser mais serio q o próprio XIII !

Resumindo, os motivos q essas pessoas dizem ter pra n comprar:
- Não gostaram do FFXIII e pensam q o XIII-2 vai ser igual ao antecessor.
- Acham q XIII-2 vai "chato" igual ao X-2.
- Estão cansdas de tantos FF (eu nunca vou me cansar!)
- Sistema de batalha. (o que "diverte" a geração de hj é live action...)


Realmente... Acho q tais pessoas deveriam pesquisar mais e n julgar pelos jogos antecessores, sem conhecimento.

"<span>Final Fantasy XIII-2 tem tudo para ser um FF maravilhoso, inesquecível, independente de quanto venda.</span>" - acho q temos pensamentos bem parecidos xD
A Itinerante - Neiva disse…
Eu comecei pelo X, rs.

Tom, pelo que vimos até agora tem tudo para ser excepcional. Em termos de jogabilidade, cenários e visual bate todos! O que resta é o enredo e disto sabemos pouco. Esperemos que a Square-Enix tenha feito bem a lição de casa.

Se XIII-2 for mesmo um senhor RPG, todos reconhecerão, tudo ficará bem e no próximo bateremos records!

:DD
A Itinerante - Neiva disse…
Nossa! Que agonia foi acompanhar todos estes lançamentos para telinha e nada para ps3/xbox360!

Felizmente agora acho que terminou e é nossa vez!

Ni no Kuni... Esperando ansiosíssima!!! Só espero que não saia junto com XIII-2 ou ficarei em uma sinuca, sem saber o que fazer. rsrs
A Itinerante - Neiva disse…
Strato, vamos lá. Primeiro de tudo, estes números não são de vendas a jogadores e sim de vendas da Square-Enix para os lojistas. Os números das vendas na primeira semana não serão estes. Também são números apenas para o Japão.

Tales of Xillia também, só no Japão. Vendeu 509.000 na primeira semana. A questão é que depois não vendeu muito, apenas mais 100.000. Já Final Fantasy, primeiro que terão as vendas no restante do mundo no mês seguinte e restante do mundo, para FF, significa algo em torno de 70% do total.

A expectativa é de que a Square entregue mais de 1.500.000 para América e Europa. Já seriam 2,5 milhões. Isto para o lançamento. 

Final Fantasy é uma série que mantém vendas ao longo de vários anos e deve vender ainda uns 3 milhões pelos próximos 2 anos. E esta é a diferença fundamental com relação à maior parte dos jogos, japoneses ou ocidentais, rpgs ou outros estilos. 

Passados 2 anos todos os dias tem gente nova chegando aqui no blog e começando FFXIII. Que outro jogo tem esta longevidade?

Quanto a estes rpgs ocidentalizados... Tristeza isto, mas espero que a Square-Enix faça o que tem que fazer para sobreviver e consiga ao mesmo tempo manter os pés fincados em sua origem: jRPGs, que como você disse, é o que ela sabe fazer melhor!
A Itinerante - Neiva disse…
Cleyton, difícil haver uma mudança muito grande nestes números. Se XIII-2 for mesmo um grande jogo, provavelmente aumentará muito as vendas do próximo jogo da Square, não deste. Enfim... Esperança sempre. Vamos acreditar!
Zell Aurelio disse…
lol Neiva quanto tempo! depois deste post eu estou ancioso pra jogar ffXIII-2  vou fazerodono da lan compra  sopra mim jogar assim como o XIII, e eu discordo q o XIII-2 nao vai ser melhor q o XIII, pois sao o mesmos jogos pra mim todos os ffs sao bons independentemente do grafico, e eu estou feliz de poder estar lendoseus post aki no blog estava com muitas saudades, ate chorei quando vi o video do ffXIII legendado lol sou um dos maiores fãs de ff, e nem te  contoo q aconteceu comigo assim q zerei o ffxIII pela segunda vez, o dono da lan house me deu o FFXIII COMPLETO OS TRES DVDs lol fiquei muito feliz sou grato a tudo q passei por zerar os ffs ate hj  cadahistoria guardocomigo. Abrçs e vamosjogarjuntos o ffXIII-2 continue assim Neivablog nota 40 assim como ffXIII-2 PERFEITOOOOOOO  
Cleytonbs disse…
Neiva, percebi agora na reportagem que vc citou, aparentemente nesse 1 milhão não está incluso as cópias do Xbox 360. Confere aeh... =/
A Itinerante - Neiva disse…
Zell!!! Quanto tempo mesmo!!! Lembro sempre de você lá no forum, porque tem um usuário com um nick parecido, ZSeth. bom, não é tão parecido, mas lembro de você. rsrs

Olha, você merecia este jogo, depois de jogar FFXIII DUAS VEZES na lan house!!!

Fala para o dono da lan já ir fazendo pré-compra. Quero você aqui, assim que começar, ok?

Beijos!!!
A Itinerante - Neiva disse…
Conferido, mas ter xbox e não ter, para o japão é igual a zero. lol

Sabe quando vendeu para o xbox no lançamento? Bom, agora não posso dar o número exato porque o VGChartz está fora do ar, mas é tão inexpressível que ter ou não ter este número não muda nada, pode acreditar!
Cleytonbs disse…
HEHE... verdade. Tinha esquecido esse fato. aff... =/
A Itinerante - Neiva disse…
Vendas do XIII para o Xbox360 no japão na primeira semana: incríveis 8.861 unidades!!! lol
ichimaru disse…
Acho que XIII-2 não vai vender tanto quanto o anterior por causa do hype. O XIII foi o primeiro para a geração atual (PS3/X360), e os seguintes sempre vendem menos. É a mesma coisa com filmes, as continuações sempre dão menos bilheteria, porque já não tem mais aquela novidade. Na geração passada foi a mesma coisa, o FF que mais vendeu foi o X.

O XIII-2 vai ser melhor que o anterior, tenho certeza, mas mesmo assim não sei se vou comprar. Depois de todos esses anos, eu estou meio decepcionado com Final Fantasy. Todo jogo acontece a mesma coisa, eu fico empolgado, acho os gráficos ótimos, me empolgo com a história... Mas todo FF é dividido em duas partes, tem a parte legal, que é a parte da história. Aí quando você zera o jogo começa a parte opcional, dos troféus, chefes extras, etc. A parte principal costuma durar umas 60 horas, e o restante costuma durar umas 100 horas ou mais. E nessas 100 horas extras você não faz quase nada, além de ficar matando monstros para subir os personagens de nível. E aí acaba que eu fico com raiva, quando eu percebo que a maior parte do jogo foi entediante a beça.
A Itinerante - Neiva disse…
Este foi um problema sério no XIII. Realmente o pós game foi um pé!!! Mas nos outros não era assim. Ou era? Acho que não. Lembro que upava tudo que tinha que upar e fazia tudo que tinha que fazer antes do final da estória.
Zell Aurelio disse…
<span> </span><span>ichimaru  nao sei se vc é pode ate ser verdade, mas vc esta em duvidas se compra ou nao o XIII-2 eu nao tenho duvida nenhuma o dono da lan ja vai comprar pra mim jogar e eu estarei disposto, pois quando o assunto é ff posso esta sem grana mais dou um jeito de jogar, e se vc for realmente fã da serie tenho certeza q vc nao vai deixar de jogar um classico desses, e acho q todos aki concordam comigo ^^. Depois das prioridades( familia, estudos, e etc...) final fantasy seja qual for pra mim é prioridade ^^, eacho q pra qualquer fã tbm é ^^. vlw e abrçsss</span><span>  </span>
Zell Aurelio disse…
<span> </span><span>ichimaru  nao sei se vc é pode ate ser verdade, mas vc esta em duvidas se compra ou nao o XIII-2 eu nao tenho duvida nenhuma o dono da lan ja vai comprar pra mim jogar e eu estarei disposto, pois quando o assunto é ff posso esta sem grana mais dou um jeito de jogar, e se vc for realmente fã da serie tenho certeza q vc nao vai deixar de jogar um classico desses, e acho q todos aki concordam comigo ^^. Depois das prioridades( familia, estudos, e etc...) final fantasy seja qual for pra mim é prioridade ^^, eacho q pra qualquer fã tbm é ^^. vlw e abrçsss</span><span>  </span>
A Itinerante - Neiva disse…
Isto mesmo, Zell. Também sou assim, mas entendo o que Ichimaru quer dizer, porque é o que tenho lido foruns afora. Os fãs estão inseguros, receiosos. Assim que sairem as reviews da mídia oficial e forem tão positivas como acredito que serão, eles ficarão mais seguros para comprar e jogar. :D
ichimaru disse…
Não sei se dá pra me considerar um fã, mesmo eu tendo até a trilha sonora do IV em CD. Mas por exemplo, eu comprei o X-2, e até que tava achando legal. Mas aí eu li num site que pra você zerar ele com 100%, tem que jogar desde o início três vezes, daí eu até desisti. O problema também é que eu tenho mania de ser completista, e não fico satisfeito se não terminar o jogo com 100%.

Pra mim o grande diferencial do XIII e do XIII-2 é o mundo que é meio sci-fi. A maioria dos RPGs são como se fosse na Europa medieval (mas eu também gosto desse tipo de cenário).

Eu já decidi que eu vou comprar o XIII-2, mas eu só vou jogar a parte da história e pronto. Esse negócio de ficar matando monstro pra ficar subindo personagem de nível não é comigo, rsrs. A parte dos troféus, de ficar completando Crystarium, de obter todos os finais, todos os 150 monstros, eu vou deixar pra lá.
A Itinerante - Neiva disse…
A platina do XIII foi mesmo insana. XIII-2 é um jogo feito praticamente sob encomenda para os fãs, uma vez que a SE coletou todas as críticas e procurou atender a maioria. Uma das críticas era justamente isto que está dizendo e como resultado, os troféus são bem mais simples. Na realidade, são quase simplórios. Todo mundo achando que teria que ter os 150 monstros, etc e não tem!!!

Dá uma olhada: http://fantasydreamers.net/forum/index.php?/topic/661-ffxiii-2-lista-completa-de-trofeus/

Ainda tenho que atualizar porque já tem a descrição dos relativos à estória, mas basicamente é isto daí. Super simples. Acho que até eu, que não tenho nenhuma platina, vou conseguir. rs
A Itinerante - Neiva disse…
Revendo para postar. Tem sim que caçar (ao menos lutar) os 150 monstros. 

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

FFXIII - Pós Game - Titan's Trial

Olhem o gigante que está em Archylte Steppe agora. Ainda não encontrei nome, referência, nada. E eu pensando que Adamantoise era imenso. Ratinho perto dele. lol Será que é para matar? (Atualização 1: Sabem aquele círculo de l'Cie Stones que estavam "apagadas" antes? Agora estão "acesas". Fui lá ver quais eram as missões e são praticamente as últimas, da 54 à 62 salvo engano. Quando toquei na 62, o gigante olhou, fez cara de quem não gostou e gritou ou praguejou, sei lá. Sai xispando. Melhor deixar estas stones quietinhas por enquanto. lol ) (Atualização 2: Descobri. É um Titan que fica em uma área até então inexplorada, The Faultwarrens, com entrada por Aggra Pasture e só abre após a execução da missão 34. Ele propõe uma nova quest, para provar se sua equipe é mesmo forte. Se você enfrentar todos e vencer, lutará com um Titan (não ele) e ganhará um prêmio, além de um novo Troféu/Conquista. São 16 monstros, as l'Cie de número 35 a 50 mais

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das