Pular para o conteúdo principal

(FFXIII-2) Lançamento com 1 milhão de cópias


Desde ontem a noite, quando vazaram as notas da Famitsu, de 40/40 para Final Fantasy XIII-2 li em vários locais comentários críticos quanto à validade destas notas, afinal de contas a mesma Famitsu deu 39/40 para FF XIII, que apesar de ser um ótimo jRPG, pecava em alguns pontos bastante importantes para nós fãs.

Fiquei lendo e pensando nisto hoje, durante meu dia e vim para casa disposta a escrever um texto bem sério, enumerando todos os motivos que me levam a crer que Final Fantasy será realmente um jogo que vale a pena. Chegando entretanto, deparei-me com esta notícia de que a Square-Enix entregou 1 milhão de cópias iniciais, número inferior aos 1,8 de XIII.

Fiz umas projeções básicas aqui e cheguei aos 5,5 milhões para um período equivalente ao de XIII hoje, com 6,4 milhões, considerado muito frente a todas as críticas e pouco em comparação à outros FFs.

Uau! Que jato de água fria!

Acabei perdendo até o tesão de escrever o que planejara. Fiquei aqui em uma atitude meio covarde, pensando em simplesmente me fazer de morta e fingir que não vi.

É uma decepção para nós que acompanhamos o desenvolvimento de XIII-2 ao longo de todo este ano, desde que foi anunciado naquela famigerada conferência de janeiro, de onde saímos com a impressão de termos sido enganados, embora sem entender muito bem como, onde. Foi só depois que a ficha caiu e entendemos que Urban Legend, que contávamos como líquido e certo, estava adiado.

Esta decepção foi um pouco atenuada pelo lenitivo de XIII-2. Afinal de contas, quem de nós não quer ver esta continuação? Quem não quer tirar Vanille e Fang daquela coluna? Quem não quer ver Lightning tendo o final feliz que merece? Ou entender todo o raios deste imbróglio de mitologia?

Assim atraídos, a SE foi nos conquistando a cada notícia, a cada vídeo, com uma jogabilidade melhorada, visuais lindos, 150 monstros para caçarmos e termos como aliados, o mistério do enredo, viagens no tempo, enigmas, liberdade desde o início, enfim...

Sabemos hoje que estamos prestes a jogar um Final Fantasy muito melhor do que foi XIII, talvez melhor do que outros, anteriores ou, ao menos, no mesmo nível.

Então, lógico que nossa expectativa era de vendas no mínimo iguais, jamais inferiores.

Mas... Espera!

Estas vendas não são por Final Fantasy XIII-2. Não são um julgamento sobre o jogo. São, isto sim, reflexo dos movimentos contraditórios da Square-Enix nos últimos 2 anos:

- Um XIII engessado, apelidado de corredor;
- Urban Legend, um jogo querido por todos, adiado sem maiores satisfações;
- Praticamente 2 anos com lançamentos prioritários para telinha; e,
- O fiasco de FFXIV, o MMO que teve que ser praticamente refeito.

Todos estes acontecimentos, com razão, atingiram os fãs e agora repercutem na expectativa sobre XIII-2.

"Quem garante que é bom, depois de tudo isto?" - Este é o pensamento.

Vi todos os trailers, acompanhei todas as notícias, li as muitas previews e foram TODAS, inclusive daqueles que não gostam de FF, favoráveis. Vocês me conhecem. Sabem de minha relação de amor e ódio pela SE. Se não tivesse gostado do que vi e li, nem mesmo estaria aqui, escrevendo este texto.

Final Fantasy XIII-2 tem tudo para ser um FF maravilhoso, inesquecível, independente de quanto venda.

Espero sinceramente, que este jogo lave as feridas dos fãs e o nome da franquia, para que no próximo lançamento, não haja dúvidas de quem quer que seja, que Final Fantasy foi, é e continuará sendo a maior e melhor franquia de jRPGs.

E vamos à XIII-2! Aguardando, aqui, ansiosa, pelo lançamento no japão e os vídeos que soltarão no Youtube!

Postagens mais visitadas deste blog

(Dragon Quest IX) Quest list completa em português - Parte 1

Quest #001 - One Good Turn Localização: Angel Falls; garota em frente à igreja Objetivo: Dar-lhe uma Tangleweb. Solução: Pegue uma do outro lado do rio próximo à Angel Falls. Recompensa: Sleeping Hibiscus Pré-requesito: Não Repete: Sim Notas: Também pode comprar Tangleweb à partir de Batsureg. Quest #002 - Pleased As Punch Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Air Punch Party Trick Solução: Atribua Air Punch ao seu Party Trick e execute-o em frente à garota pressionando B e selecionando o botão atribuído ao Air Punch. Recompensa: Pirouette Party Trick Pré-requesito: Não Repete: Não Notas: Não Quest #003 - We Like To Party Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Pirouette, Clap, Jump e Air Punch consecutivamente. Solução: Atribua os movimentos de Party Tricks e mapeie-os no botão da seta para baixo. Pressione B + seta para baixo e para executar os movimentos em frente à garota. Recompensa: Pray Party Trick Pré-requesito: T...

(Dragon Quest IX) Quest list completa em português - Parte 2

A primeira parte da lista, com as quests 1 a 60 pode ser lida aqui: Quest List - Parte 1 Quest #061 - Mager Migraine Localização: poço emu ma colina ao norte de Upover; homem dentro do poço Objetivo: Dar-lhe Hexite dropado de um Shogum. Solução: Derrote Shogum que é um boss nos baixos leveis de grottos até que ele drope este item. Recompensa: Lucida Shard Pré-requisitos: Apito de Sterling Repete: Sim Notas: Este é um drop especial que cairá apenas após aceitar esta quest Quest #062 - Brian's Dyin' Wish Localização: Cringle Coast; esqueleto na caverna Objetivo: Pegue a carta de Larrrst. Solução: Derrote Salamarauder em Tywll Cave até que dropem este item e reporte de volta ao esqueleto. Recompensa: Baramos Map Pré-requisitos: Apito de Whistle Repete: Não Notas: Este é um drop especial que cairá apenas após aceitar esta quest Quest #063 - Keep Your ESim Peeled Localização: Swinedimples Academy; homem dentro da igreja Objetivo: Procure pelo aviso vermelho. ...

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod...

(Dragon Quest IX) Rare itens e Mini Medals - Como conseguir mais

Os itens raros que estão distribuidos no chão em alguns cantos do mapa e todos os tesouros azuis e os presentinhos de guarda-roupas e vasos de chão renascem diariamente. Acho que um dia nosso e não do jogo. Desta forma, se voltar à uma cidade e repassar pelos lugares todos, é quase certo que encontrará ao menos uma mini-medalha, além de alguns itens. Foi assim que consegui chegar às 50 medalhas. As Grottos também, certeza, possuem ao menos 1 mini-medalha nos tesouros espalhados pelo caminho. E também para elas vale o princípio de que renovarão dali a um dia, não com o mesmo conteúdo. O conteúdo é sempre aleatório para guarda-roupas, vasos e arcas de tesouro. E é sempre fixo para itens do chão. Desta forma, onde você pega uma Yggdrasil Leaf (que revive um personagem com full hp) sempre terá outra Yggdrasil Leaf (pequena ilha na parte leste, saindo por Gleeba).

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco...