Pular para o conteúdo principal

(FFXIII-2) Porque Final Fantasy XIII-2 será melhor - Parte 1 - Liberdade!!!

Vídeo resumo das novidades em Final Fantasy XIII-2 - Legendas em castelhano


Todos dizem que Final Fantasy XIII-2 será um jogo melhor do que o anterior porque é uma resposta da Square-Enix às críticas dos gamers. Mas, quem não acompanha todas as notícias talvez não saiba porque ou onde ou como será melhor. Primeiro, para quem não está muito a par do jogo, este é um breve resumo:

ENREDO

A estória parece simples até onde sabemos. Logo após as cenas finais de XIII, Lightning é levada para Vahalla, reino da Deusa Etro, que guarda as tão faladas portas da morte, aquelas que Barthandelus tanto queria abrir para reencontrar Pulse. Lightning aparece dizendo que a Deusa pode continuar dormindo pois ela protegerá seu reino, que, não se sabe o motivo, está sendo atacado pelo misterioso Caius.

Lightning envia Noel, que é o único sobrevivente de uma época futura, em busca de Serah.

Noel chega em Pulse na época correspondente a 3 anos após XIII. Sua viagem no tempo aparentemente causou um paradoxo temporal e monstros estão invadindo Pulse. Ambos, Serah e Noel, atravessarão vários portais de tempo/espaço até 300 anos à frente, solucionando paradoxos temporais para conseguir chegar até Lightning.

Não se sabe porque Lightning precisa ou quer Serah em Vahalla. Algumas cenas de trailers dão a entender que Serah é uma vidente, entretanto não sabemos muito mais sobre o papel que desempenhará quando chegar à Vahalla.

Presume-se que o enredo desvendará as pendências históricas/mitológicas deixadas por XIII, como o paradeiro de Pulse (Divindade), a criação de Coocon e a verdade sobre Lindzei, Pulse e Etro. Também esperamos que Fang e Vanille sejam resgatadas da coluna onde estão presas.

Kitase disse que quis fazer o 2 por Lightning, porque ela merecia uma continuidade e melhor construção.

PARTY

A equipe será fixa com Serah e Noel + Monstro. Eventualmente poderá receber reforço de Guests, convidados. Os Guests não poderão ser equipados ou comandados.

Até o momento esta party fixa é a maior fragilidade do jogo. Como será jogar o tempo todo com os dois? Terão carisma suficiente?

Em uma entrevista, disseram que a idéia era ter apenas a Serah como personagem, mas foi impraticável porque se ela morresse, por exemplo, a luta acabaria, entre outras dificuldades. Por este motivo criaram o Noel, para dar suporte a ela.


PERSONAGENS DE XIII

Lightning não fará parte da equipe até onde sabemos. No início do jogo poderemos jogar com ela, na luta contra Caius e Chaos Bahamut. Pode ser que no final também a tenhamos na equipe, mas não ao longo do jogo. Isto também tem sido fator de reclamações, uma vez que a Lightning é o chamariz do jogo, é quem aparece em todas as propagandas, nos vídeos, etc...

Foi dito que os outros personagens aparecerão. De confirmado apenas Snow, Hope e a equipe Nora. Sahz aparentemente virá em DLC separada. Também estarão presentes Rygdea (lider da Cavalaria) e Bartholomeu (pai de Hope) que agora são parte do governo provisório e fundadores da Academia de Ciência (uma organização que se dedica ao estudo do tempo), embora ainda não tenham sido mostrados. Hope trabalha na organização, pois tem o desejo de conseguir libertar Fang e Vanille e secretamente espera poder reviver sua mãe.

Snow havia partido em busca de Lightning a pedido de Serah (a única que acreditava que ela ainda estava viva após 3 anos desaparecida) e encontra-se com a equipe em algum tempo/espaço, participando como Guest.

Sobre a grande expectativa, Fang e Vanille, nada foi dito ou mostrado até o momento, exceto uma imagem de Fang em um dos trailers que parece um flash-back de XIII, mas ela está sem a marca l'Cie no ombro, o que pode indicar ser da época de XIII-2. Também o Bahamut que era seu summon, agora é a segunda forma de Caius. Este aliás utiliza cores similares à de Fang.


OUTROS PERSONAGENS


Caius Ballad, oponente de Lightning, ex-tutor de Noel. Aparentemente o vilão de XIII-2. Um homem imortal? Tem um visual meio andrógino e pode assumir a forma de Chaos Bahamut. Por que está atacando Vahala? Por que Noel não é mais seu aluno? Por que persegue Noel e Serah?

Yeul ou Yule como está em algumas traduções é a parceira de Caius, uma vidente da cidade de Padra, que presenciou a primeira transformação de Fang em Ragnarok (descrita nos Analects), agora está na época do jogo (3 anos após os eventos de XIII) e apareceu em uma imagem, sentada em Orphan's Cradle. Como este foi destruido no jogo anterior, presume-se que tenha sido naquela época ou anterior a ela. A SE também disponibilizou uma imagem em que Caius aparece ajoelhado em frente a ela, em uma indicação de que ela é importante.

...

As principais diferenças ou melhorias entre XIII e XIII-2 são:

LINEARIDADE


Não tem. Cada jogador poderá ter um jogo único, com basicamente os mesmos eventos, mas feitos em ordem diferente.

XIII-2 tem 160 fragmentos espalhados pelo jogo que devem ser coletados. Cada fragmento permitirá viajar para uma época e local através do Historia Crux (espécie de máquina/portal do tempo). Nos novos locais haverão outros fragmentos e eventualmente anomalias temporais, chamadas de Paradoxos Temporais, em que mais de um tempo ou espaço pode estar fundido (melhor dizendo, confundido) e que deve ser sanado com a resolução de quebra cabeças chamados Temporais Rifts, em que o jogador tem que caminhar por todos os quadradinhos sem pisar 2 vezes no mesmo.

Como em cada local visitado será possível encontrar mais de um fragmento e o jogador escolherá um deles para seguir, cada pessoa fará o caminho à sua forma.


FINAIS DIFERENTES

Já foi confirmado que haverá mais de um final, não sabemos quantos. Um dos troféus diz respeito a ter o final perfeito. Já tivemos isto em no X-2, por exemplo e é lógico que vamos querer ver todos.


ESCOLHAS

Conforme veremos nos posts seguintes sobre a jogabilidade, XIII-2 é cheio de escolhas. Vamos decidir para onde vamos, o que faremos na Crystarium, nas Cinematic Actions existirão opções de ações diferentes e em vários pontos do jogo seremos consultados, com opções de múltipla escolha.

...

Como sabemos pouco sobre enredo, personagens e suas participações efetivas no jogo, não dá para dizer ainda que XIII-2 será melhor do que XIII (ou de outros) neste aspecto. No quesito liberdade não há dúvidas: XIII-2 é infinitamente superior. Nada de corredor ou engessamento de jogo.

Libertas quae sera tamen - Liberdade ainda que tardia!!! :DD


Continua...

Comentários

Tom disse…
Boa analise! :D

Mas tem alguns termos escritos errados xD Só isso :D

Fiquei feliz por ler *-*
A Itinerante - Neiva disse…
Tom, por favor, ajude-me com as correções. Aliás, todos. São muitas informações que foram soltas aos poucos e posso mesmo estar confundindo algo.
STRATO disse…
Foi bastante confortante ler essa parte 1 do review.Confesso que tava boiando porque tem muitos acontecimentos novos e não estive acompanhando à fundo as novidades sobre o game,então um paradoxo se formou em minha mente também XD
A lightning não protagonizar dessa vez,parece mesmo impactar os fãs.Eu mesmo não me importo.O que me preocupo é saber o que será da Fang,espero vê-la com vigor.E o Snow será guest pelo menos.Os personagens sofreram um grande desmembramento,é interessante até.
E só pelos novos elementos o game já tende à ser melhor.Espero que dinheiro dessa vez não seja escasso porque agora temos a Chocolina.
Será que alguém vai se interessar pela corrida de Chocobos? Se for estilo a corrida de Bunnys do Star Ocean,onde é possivel até "tunar" seu Bunny,será diverdido.Só espero que não seja tão difícil quando do SO rsrsrs
Só pra frisar o que você disse: "No quesito liberdade não há dúvidas: XIII-2 é infinitamente superior..." A polêmica que envolve a lightning no seu poste anterior também se enquadra nesse quesito.Liberdade...Cant wait! rsrsrs
A Itinerante - Neiva disse…
Srato, é um post meio didático, mais para quem não acompanhou. Daqui há dois anos ainda terá gente começando sem saber nada do jogo, como até hoje tem gente começando XIIII aqui no blog. É bom saber que tem algo que você ainda não sabia.

Dinheiro não será problema: você ganha Gil a cada luta. 

Ah, vão se interessar pelas corridas de chocobo sim. E pelos joguinhos do casino. Dizem que o casino do FFVII era muito bom e parece que este foi inspirado nele, de forma que a expectativa é grande.

Quanto à Lightning, sei lá, não acho que seja por aí não, mas tudo, se ficar naquilo está valendo. lol
Tom disse…
Neiva, me desculpa! Eu vi sua resposta só agora, muito tarde.

Mas eu reli todo o post e vc já consertou tudo! :D
Tá perfeito agora (:


To ansioso pelas proximas partes :D
A Itinerante - Neiva disse…
É que tinha feito meio correndo, na minha hora de almoço. 

Já me prometi trocentas vezes não fazer post apressada e sempre não resisto, faço e fica assim. 

Acho que hoje não vai para fazer a segunda-parte. Ontem a noite, começaram a transmitir FFXIII-2 depois da meia-noite. Fui dormir mais de 05:30. Dormi apenas 2:30 hs. Estou só o pó e ainda queria assistir mais. lol
Tom disse…
Eu n consegui assistir... Já tinha acabado xD

Droga .-.

Vai ter mais?
A Itinerante - Neiva disse…
Aqui: http://ja.twitch.tv/links_ishioka

Só que vai pegar o bonde andando. Este cara já jogou umas 5 horas.

Fica de olho aqui: http://ja.twitch.tv/leta_jp/b/302577364

Logo logo volta a transmitir desde o início.
Tom disse…
*spoiler*


Os mapas não são como imaginei.
Pensei que seria tipo FF XII ou Calm Land do X ou mesmo Gran Pulse no XIII. Mas não o.o
São mapas gigantescos só que esticados. Não é uma área grande cheia de diversidade. É a mesma coisa dos mapas do XIII (lineares com caminhos pre estabelecidos) só que agora tem vários caminhos fininhos pre estabelecidos em vez de só um... Como um rio e seus afluentes O.o
Pelo menos foi assim os mapas que eu vi. Mas tudo bem.
Espero que tenha mapas abertos tbm, como Gran Pulse  :D
aitinerante disse…
>>>>>

Spoilers 

<<<<<<

Sim. A Academia dizeram que é minúscula. Não se pode entrar em qualquer casa ou local. New Bodhum é maior, tem casas e pessoas. Tem mais duas cidades, aparentemente. Parece que tem uma área que é livre como Pulse. Esqueci agora qual é. Mas é só esta. O restante é isto: mapas imensos, mas corredores ou quebra-cabeças. Nos corredores é seguir em frente e os quebra cabeças são áreas em que você tem que descobrir como ativar algo que permite que passe de um ponto ao outro. Lógico que em ambas as áreas não há nada mais além de monstros. NPCs também tem pouco a dizer que não seja relativo à estória ou quest. Nada de questões pessoais. 

Neste aspecto fica quase igual a XIII.

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

FFXIII - Pós Game - Titan's Trial

Olhem o gigante que está em Archylte Steppe agora. Ainda não encontrei nome, referência, nada. E eu pensando que Adamantoise era imenso. Ratinho perto dele. lol Será que é para matar? (Atualização 1: Sabem aquele círculo de l'Cie Stones que estavam "apagadas" antes? Agora estão "acesas". Fui lá ver quais eram as missões e são praticamente as últimas, da 54 à 62 salvo engano. Quando toquei na 62, o gigante olhou, fez cara de quem não gostou e gritou ou praguejou, sei lá. Sai xispando. Melhor deixar estas stones quietinhas por enquanto. lol ) (Atualização 2: Descobri. É um Titan que fica em uma área até então inexplorada, The Faultwarrens, com entrada por Aggra Pasture e só abre após a execução da missão 34. Ele propõe uma nova quest, para provar se sua equipe é mesmo forte. Se você enfrentar todos e vencer, lutará com um Titan (não ele) e ganhará um prêmio, além de um novo Troféu/Conquista. São 16 monstros, as l'Cie de número 35 a 50 mais

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco