Pular para o conteúdo principal

(Versus) Minhas teorias sobre o enredo do próximo Final Fantasy da Square-Enix


Se achegue, puxe uma cadeira, tome um cafezinho por conta da casa e vamos prosear sem pressa, porque hoje o assunto é longo.

Estive revendo os trailers de Versus, de FFXIII, FFXII e FFX, tentando entender o espírito da Square. Também revi os logos dos jogos anteriores. Tudo isto para tentar aproximar-me algo mais do que será Versus.

Primeiramente os logos:

FFX é um jogo centrado em dois personagens: Yuna e Sin e o desenho mostra justamente o confronto final entre eles, expressando inclusive a dança ritualistísca da summoner.


FFX-2 tem foco nas três personagens femininas: Yuna, Paine e Rikku que aparecem retratadas nesta coreografia de luta ou dança, a maior característica das jovens.

Em FFXII a guerra predomina e um dos 5 juízes que são enfrentados no jogo, Gabrant, é que me parece ser o retratado aqui em pose arrogante e dominadora. (Corrigido por alerta do Bruninho).


Em FFXIII o centro de todas as atenção é Coocon e o receio por sua destruição através de Ragnarok e o desenho está Coocon com a coluna de sustentação, Ragnarok, Vanille e Fang. Não vou alongar-me mais para não revelar spoilers a quem ainda está jogando, mas quem já concluiu a estória sabe a que faço referência.

De forma geral o desenho dos logos parecem conter a essência, o espírito, a idéia central do jogo, quando não o resume completamente. Então, vejamos o logo de Versus:

Uma mulher adormecida (Somnus?) à frente de uma circunferência que remete à um planeta, metade em trevas e metade em luz, acompanhada por um dragão. As luzes e as trevas também aparecem cobrindo em degradê o vestido da imagem.

A luz e as trevas, a noite e o dia, a estrela e a noite, são oposições claramente mostradas durante o trailer. Os principais personagens do jogo trazem este antagonismo em seus nomes: Noctis (noite/trevas/escuro) e Stella (estrela/luz/claro), nos cabelos (escuros nele, loiros nela), na postura (soturna dele, transparente dela), nas roupas (novamente escuras nele e quase sempre claras nela) e na temática da conversa.

E o dragão? Sua simbologia está associada ao mal e ao terror, mas ao mesmo tempo simboliza a proteção dos tesouros. Lutar e vencer o dragão traduz a iniciação e a evolução através da provação. Este animal mitológico é ainda símbolo da imortalidade, da união dos contrários e do poder divino. Antigamente o dragão também era utilizado pelos imperadores da china como símbolo de seu poder terrestre.

Então, temos no logotipo de FF Versus o jogo de oposições entre contrários (claro e escuro), o(a) deus(a) do sono (Somnus) e um dragão que ao mesmo tempo é símbolo do mal, do poder, da espiritualidade, imortalidade e divindidade. Novamente contrários e oposições.

Chegamos ao trailer de Versus e o que encontramos?

Primeiramente a música, Somnus, que é o nome do deus do sono, falando que todos estão adormecidos no reino e que destroem-se infinitamente sem despertar jamais.

O carro segue o caminho para um lugar cujo nome nas placas é Nihilsomno, "desperto" ou "acordado".

Um pouco depois surgem os personagens admirando um retrato de Etros, o deus da morte, ao fundo sonoro da música de Somnus, o deus do sono, lembrando que estes deuses são irmãos gêmeos na mitologia.

Stella fala da luz e ambos olham para cima, como se ali estivesse. Ela recorda a lenda de Etros, que comandaria uma porta nos céus para receber os espíritos dos mortos. Stella diz que quando a porta se abre para receber um novo espírito, uma luz sai por ela e que aqueles que vêem esta luz estão mortos ou quase mortos.

Os personagens falam em experiências de quase-morte que tiveram em suas infâncias.

Ela é franca e aberta sobre a luz. Ele quer evitar o assunto e acha que ela não deve falar sobre isto. Ela fala sobre poderes que teriam sido recebidos, ele disfarça e encerra o assunto, dizendo que não precisa disto, desdenhando, como se já os tivesse naturalmente.

Quando ela vai embora, uma voz fala com ele que não parece nem surpreso e nem assustado e, ao contrário, responde à indagação da voz com outra pergunta, como se fosse seu superior.

Agora, vamos às frases escritas ao longo do trailer. São quatro, todas em Italiano:

il cammino per i cieli (o caminho para o céu)
la morte e la dea (a morte e a deusa)
a stella incontrata di notte (a estrela encontrada de noite/encontra-se com a noite?)
le memorie di morte (a memória da morte)

Quatro únicas frases durante o trailer de apresentação de jogo. Duas falam em morte e a primeira frase é sobre o caminho para o céu. Quem vai para o céu são os mortos!

Presume-se que o trailer de apresentação sirva justamente para dar as primeiras idéias do que é, do que fala o enredo, do que se trata o jogo. Por que a Square Enix lançaria estas quatro frases (e não outras), por que falaria em lembrança da morte e caminho para o céu (e não de cristais, por exemplo) no trailer do novo título de uma franquia que vende milhões se a morte não fosse o tema principal do jogo?

Existe uma teoria relativamente aceita de que os espíritos dos mortos possam passar por um período de confusão assemelhado ao sono antes de entenderem que estão mortos, quando estão como que adormecidos, sonhando que estão vivos, vivendo como se ainda fossem vivos.

Esta teoria foi vista em vários filmes e mais recentemente em Lost. Em Matrix ocorre algo semelhante, com o diferencial de que as pessoas não estão mortas, apenas adormecidas, inconscientes, vivendo através de seus sonhos.

A atmosfera de Matrix e de Versus são muito semelhantes, inclusive nas roupas dos personagens principais, Noctis e Neo.

O conjunto das informações transmitidas através de todas estas simbologias remete francamente a algo similar ou parecido com Matrix.

Minha teoria é a de que Versus transcorre em um mundo irreal, sonhado. Não sei se estão mortos, mas creio que estão dormindo.


Tive a impressão de que Stella representa a luz que os acordará e que antagonizará com Noctis no sentido de que ele não deseja este despertar.

Talvez Noctis seja o deus do sono.

Vocês conhecem o trabalho de Neil Gaiman, um dos maiores quadrinistas da atualidade? Eis seu Sandman, o deus do sono:


Vejam a descrição do personagem na wikipedia:

Sandman (que também é conhecido como Morpheus, Sonho, Oneiros, Oniromante e Lorde Moldador, entre outros nomes) é o governante do Sonhar. Ele é um Pérpetuo - os Perpétuos (the Endless) são manifestações antropomórficas de aspectos comuns a todos os seres vivos: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. Os 7 perpétuos não são deuses, mas sim entidades além, responsáveis pelo ordenamento da realidade conhecida. Só sua existência mantém coeso o universo físico e todos os seres vivos.

Sandman é um herói nobre, trágico, no estilo tradicional dos heróis da tragédia grega. Às vezes parece insensível, outras meditativo ou irado, mas invariavelmente melancólico. Já seu lado mais racional está sempre ciente de suas responsabilidades, tanto para com as pessoas comuns, quanto para aqueles de suas terras. Compartilha de uma ligação recíproca de dependência e de confiança com sua irmã mais velha, a Morte. Apesar de obscuro, talvez por ter de conviver com a imaginação e os desejos reprimidos de todos os seres vivos que libertam suas mentes em seu reino, ele se esforça vigorosamente em compreender sua própria natureza e a dos outros perpétuos.

Encaixa-se à perfeição em Noctis (a noite, reino do sonhar), não acham?

Já Stella, sendo a força contrária, a oposição, é a luz e o despertar.  E deusa? Talvez.

É possível que apenas Noctis e Stella e um ou outro personagem estejam acordados e saibam da verdade. Talvez apenas Stella. Não sei ao certo, mas creio que Versus será um jogo diferente de todos que já vimos, baseado no contraste ou embate da luz e das sombras em um mundo adormecido que deve despertar e que este será o objetivo de nossa jornada.

Penso que Versus também é uma crítica à política, ao poder. É o que transparece no enredo descrito no primeiro trailer, da luta das nações pelo cristal. Se estiver correta em associar aquele prédio que aparece no trailer ao prédio do governo de Tokyo (veja aqui), a crítica será ainda mais contundente.

"Esta é uma fantasia, baseada na realidade": primeira frase do trailer.

Posso estar errada em alguns detalhes, a participação de Versus é enigmática, mas creio que o sentido geral  revelado pelos trailers e logotipo é este ou muito próximo deste.

...

A vantagem de ter um blog pessoal é esta: posso dizer o que penso, livremente e este é grande parte do sentido de sua existência. A outra parte é justamente a troca. Eu digo o que penso e você concordam (ou discordam), igualmente livres.

:DDD

Comentários

André disse…
*_*
Caramba adorei sua forma interpretção. Eu sinceramente não me dou muito bem com deduções mas vc as fez de maneira fantástica. Já li e reli duas vezes esse post e nao me cansei de ver a maneira com que vc interpretou os fatos. Não duvido nada que vc seja uma das únicas pessoas a conseguir enxergar tais "entrelinhas" das imagens do trailer e das pouquissimas falas. Putz sou teu fãzaço Neiva!
Paulo N. disse…
Oi Neiva
gostei muito da sua teoria, se a história remeter em algo q lembre sandman já gostei, ñ li a série toda, mas gostei muito do que li.
Legal ter diversas CGs, mas acho q já é hora de soltar imagens de um gameplay.
bjo
Paulo N.
aitinerante disse…
Ufa! Que bom, estava meio preocupada, me achando meio doida, mas se você achou que tem lógica já fico mais tranquila.

Ainda não encontrei nada parecido na net, mas gostaria de encontrar, porque reforçaria minhas impressões.

Se ler em algum canto não se esqueça de me avisar, ok?
aitinerante disse…
Ô Paulo, eu estou é doidinha também para ver um gameplay. Acho que logo logo teremos. :D
Soraa disse…
Nem eu tinha pensado nisso O_O
Eu concordo com você, acho que será isso que irá acontecer.
Adorei a tua interpretação neste post ^^
aitinerante disse…
Bom, tomara, ou vou passar uma senhora vergonha. lol

Tudo indica que Versus será um dos melhores jogos, um divisor de águas. É bom, para recuperar o nome da franquia depois deste XIII assim assim...

Só o charme de Noctis já valerá a pena. Hum... Tão lindo!
André disse…
Sim, claro. Aviso sim.
PS: Sorry por ter matado o Sr.Portugues ali no começo >.<
Bruninho disse…
Como sempre, muito boa interpretação!!!
Pena q só poderei jogar esse jogo se a Square trazer ele para o Xbox360, hehe! Mas o raciocínio faz muito sentido, só acho que o logo do XII não traz o Vaine e sim representa so cinco juízes que vc enfrenta ao longo da história, mais especificamente o último que é irmão gêmeo do Basch, se não me engano o nome é Gabrant!!!! O que tbm traz um dos enredos principais desse jogo se vc analisar bem...

Mas q esse versus vai revolucionar, isso vai!!!!

Bjos
aitinerante disse…
Bruninho acha que é o Gabrant no logo de FF XII. O que acham? Não lembro direito dos bosses.
aitinerante disse…
Para falar a verdade, não lembro direito de FFXII. Não marcou tanto quanto o X e o X-2 (para mim, logico).

Tenho notícias sobre ajuda para jogarmos o Versus em japonês. Um amigo leu aqui e enviou-me alguns sites que jogam a versão japonesa e traduzem quase que instantâneamente para o inglês. Já é um avanço, porque do inglês para o português é um palitinho. rsrs

Abraços
André disse…
Nossa isso é mais que um grande passo!!
Eu conversei com o garoto da minha sala e ele disse que apesar de não ter certeza que é capaz de ir traduzindo algo diretamente assim, vai tentar nos ajudar no que puder ^^
aitinerante disse…
Será bom para algum extras que necessitemos. Para o básico creio que só teremos que fazer a tradução do inglês mesmo. E isto nosso amigo google dá uma força. lol
André disse…
Sim, é verdade.
Parece então que com esse site + o garotinho da minha sala + google temos tudo que precisamos já pra jogar *-*
Conversei com ele agora pouco e ele me explicou melhor sua dificuldade:
Disse que são tres tipos de caracteres (não me lembro bem da pronuncia quem dirá quanto a escrita lol)e disse que domina completamente dois desses mais há um que é tbm o mais extenso que ele disse saber pouco sobre =/ mas disse que só vendo msmo pra saber se consegue ou não.
Não há duvidas de que seria tudo mais claro se fosse em inglês e com certeza vamos boiar em um detalhe ou outro da história, mais vai falar isso pra esse nosso subconsciente fanático XD
aitinerante disse…
Hum... Podia levar um destes vídeos do youtube de FF XIII em japonês e ver se ele entende o que está sendo dito. Assim já sabemos logo se podemos ou não contar com ele. Que tal?
André disse…
Posso sim
Segunda Feira faço isso sem falta
André disse…
O Baka não foi a aula Y.Y
Amanhã provavelmente veremos isso
André disse…
Aeee! Levei um vídeo do FF XIII pra ele hoje. Ele viu e disse que pode sim nos ajudar na tradução ^^
Enviei o vídeo pra ele analisar melhor e amanhã ele vai me passar os resultados de forma mais certa o/
aitinerante disse…
Oi André. Que boa notícia. Aguardemos então.

Olha, por engano, liberei você para comentar livremente sem moderação. Isto é ruim porque quando o comentário tem que ser moderado não tem como eu não ver, mas com você às vezes não vejo na hora e nem no dia. Se puder comentar sempre no post mais recente ajudará a ver mais rápido, ok?

Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Fim de Resonance of Fate e o problema de sempre: o que jogar agora? Finais Fantasys antigos, Red Dead Redemption ou Dragon Quest?

Olá, Com a falta de tempo gerada pela mudança e minhas novas atividades, aproveitei toda folguinha para jogar Resonance e hoje provavelmente termino a estória, com a finalização do 16º capítulo. Ainda tem um capítulo opcional chamado Neverland e se quisesse a Platina teria que jogar novamente e conseguir alguns troféus ainda não desbloqueados, mas não sei se vou fazer isto. Resonance é interessante e gostoso, mas chega uma hora em que fica repetitivo como todos os outros. Os monstros são poucos, variando em um detalhe ou outro, conforme muda o level. O mapa não apresenta mais novidades também e a customização dos personagens e das armas, que é um dos charmes deste jogo, depois acaba virando rotina e chato. Estou já com mais de 160 horas de jogo e querendo novidades. rsrs Não foi um jogo que despertou interesse dos jogadores de RPG, talvez pelo sistema inusitado de batalha e voltei a jogar sozinha, perdendo aquele link gostoso da troca de idéias que tive aqui jogando FFXIII. :( ...

(Dragon Quest IX) Críticas, primeiras impressões, detonados e minha breve vida como anjinho.

À primeira vista parece que nada mudou, exceto o enredo e os personagens. O traço característico de Akira Toryama, criador de Dragon Ball, é o mesmo. Ali estão as pequenas e bucólicas aldeias, os monstrinhos algo infantis, como o tradicional slime (a gota de água azul) e o Cruelcumber (pepino cruel. lol). A música, alegre e rítmica, algo pueril, também é a praticamente a mesma. A primeira impressão é de que a Square-Enix não quis arriscar e manteve tudo igual, apenas com algumas melhorias no gráfico, que é mais bem acabado, mas é apenas impressão. Conforme vou jogando as diferenças vão surgindo. O primeiro grande diferencial é no modo multiplayer que foi introduzido. Ainda não joguei porque não tenho o adaptador para conectar o DS à internet, mas está lá, à minha disposição. Este modo online foi responsável por um recorde mundial em 20/05/10, com mais de 100.000.000 de encontros no modo aleatório, em que se pode "esbarrar" em uma pessoa desconhecida que está andando próx...

FFXIII - Capítulo 11 - Chocobo, dinossauro, monstros e itens

Vanille em um Chocobo - imagem daqui Nesta fase tem mais elementos clássicos, do tipo "todo FF tem": Um deles é andar de Chocobo. Passeio delicioso, exclusivo para jogadores de FF. hehehe Para quem não conhece, os Chocobos, estas galinhas amarelas gigantes são praticamente um símbolo de Final Fantasy. Eles são liberados à partir da missão 14 e dão acesso à áreas até então inacessíveis para completar outras missões. Os Chocobos também avisam sobre a presença de tesouros escondidos e escavam para desenterrar. Os tesouros estão sempre em áreas de terra e não de grama. O Chocobo avisará através de um ponto de exclamação quando estiver próximo a um deles e poderá escavar com x/a. São 20 tesouros enterrados. ... Outro elemento recorrente da franquia é o dinossauro com level absurdamente elevado e que só pode ser enfrentado várias fases depois que aparece. Em FFXII era o Wild Saurian e ficava em Dalmasca Estersand. Lembram? Em FFXIII chama-se Adamantoise e surge aqui, ...

(Dragon Quest IX) Quest list

(Atualização: depois deste post, fiz outro com as primeiras 60, completas e traduzidas para o português. Veja aqui: http://aitinerante.blogspot.com/2010/08/dragon-quest-ix-quest-list-completa-em.html ) Quest & Solution 001 - One good turn Location: Angel Fall Request: bring a tangleweb Solution: get it from the spawn spot near angel fall or buy it in later shops Reward: Sleeping Hibiscus 002 - Pleassed as punch Location: Stornway Request: do an air punch Solution: set an air punch as your party trick and execute it Reward: Pirouette Party Trick 003 - We like to party Prerequisite: Finish quest 002 Location: Stornway Request: do a pirouette,a clap,a jump and an air punch in a single row Solution: set all these trick to your B+DOWN combination and execute them Reward: Pray Party Trick 004 - Pick me up a panacea Location: Stornway Request: give him a panacea Solution: panacea can be done trough alchemy with a special medicine,a superior medicine and a mo...

FFXIII - Capítulo 11 - Tesouros, Cactuar e fim da fase.

Hoje andei de Chocobos e procurei tesouros até... cansar. rs Procurar tesouros é meio chato. O sinal de aviso de proximidade aparece dentro de uma área muito grande e tem que ficar procurando naquela região até encontrar o ponto exato onde está localizado. Comecei a anotar os pontos e os tesouros que encontrei, mas larguei mão porque a maioria dos tesouros é aleatórios. Acho que o primeiro é Gold Nugget sempre, mas os próximos vai da sorte. São 20 pontos fixos onde se pode escavar. Os tesouros são aleatórios no sentido de que você pode reescavar e também de que pode encontrar conteúdos diferentes a cada escavação. Além disto, às vezes passava pelo local onde sabia que tinha um ponto e não aparecia o sinal de exclamação. Dali a pouco voltava e o ponto surgia. Tudo aleatório e o bom é a reescavação na maior parte deles. O mapa que tinha indicado antes (clique na imagem acima) de Gredgie, que está lá no Gamefaqs, é perfeito. Não encontrei nenhum ponto não marcado e em todos marca...