Pular para o conteúdo principal

(DS) Final Fantasy III: entendendo como um RPG de 20 anos pode ser tão atual quanto o XIII


O que é um bom rpg?

É um jogo que voce abre para dar uma olhadinha e ver qual é e te pega pelo colarinho, te gruda no console e não te solta até o final?

Ou será um game em que você começa em uma grutinha, saí, descobre um mundo que explora à vontade, descobrindo cavernas, cidades, lugares escondidos, vilas de gnomos ou de fadas ou de chocobos e quando pensa que já desvendou o mundo inteiro, descobre que viu apenas a pontinha de um imenso iceberg e vai para um outro mundo muito maior e inteiramente novo?

Ou é ter 20 classes diferentes de jobs e poder intercambiar livremente entre eles sem prejuizo de seu level, passando por cavalheiros, magos, geomancers, arqueiros, sumoners, ladrões e outros?

Também pode ser um jogo em que você se locomove a pé, de barquinho, de navio, helicóptero, nave, chocobos e que pode ter que ficar pequenino para entrar em lugares escondidos ou virar sapo para explorar ambientes aquáticos?

Ou por ser grafica e visualmente bonito, com trilha sonora impecável?

Ah, são as armas?

Como, por exemplo, a espada que estou usando no Warrior, que absorve vida a cada damage e que não precisei esperar o final do jogo para ganhar? Ou o Bow do arqueiro que dá trocentos golpes seguidos em TODOS os inimigos? Ou é ter tantas armas à disposição que você não sabe qual a melhor?

Pode ser que queira analisar pelos inimigos. Pela quantidade, diversidade e dificuldade. Já enfrentei gnomos, ursos, sereias, dragões de terra e de mar, guerreiros, magos e tantos e tão diferentes que sinceramente não recordo todos.

Ou os cenários, cada um mais original e diferente que o outro? Nada de monotonia? Sai de uma caverna e cai em um castelo de ouro? Da vilazinha minúscula dos gnomos ou o recanto das fadinhas para a cidades dos sábios, ou montanhas ou mares ou desertos?

Acho que definitivamente um jogo feito à mais de 20 anos que continua atual só pode ser definido como um grande RPG.

Sim, isto mesmo que leu. Final Fantasy III original para NES, naqueles cartuchões, saiu no Japão em 1990!!! O remake para DS americanizado saiu em 2006 e é totalmente atual, não devendo nada para as versões mais recentes.

Aliás, melhor dizendo, dando um banho nas versões mais recentes, especificamente na XIII.

Se você não tinha entendido ainda por que a série Final Fantasy salvou a Square da falência, entenderá com este jogo. São pequenos e infinitos detalhes que compõe um todo acima de qualquer crítica.

Agora, me conta: como é que a Square fez jogaços como este e vários posteriores e depois regride com um XIII engessado daquele?

A esperança que surge com esta ausência na E3 é que a enchurrada de críticas que XIII recebeu tenha dado uma sacudida na gigante adormecida e que tenha começado a refazer Versus, voltando às origens.

Se a Square Enix perdeu a memória, esqueceu a receita, basta dar uma olhadinha em Final Fantasy III. Tá tudo guardado dentro deste jRPG sensacional!!!

Comentários

André disse…
É exatamente do que eu preciso xD
Esse Remake não saiu pra PS3 né?
aitinerante disse…
Oi André.

Não é o máximo??? :DDD

Infelizmente não saiu não. Só DS mesmo.

Abraço
André disse…
ah =/
Tô pensando em comprar então Dragon Age Origins ou White Knight Chronicles... vi uns vídeoszinhos deles no youtube e parecem interessantes

Postagens mais visitadas deste blog

FFXIII - Definindo as armas da equipe KILLER

Olha a cara da Lightning: cansada de esperar que defina sua arma. lol Estive segurando a decisão sobre as armas dos personagens até agora, assim como sei de algumas outras pessoas fazendo o mesmo. É complicado porque uma arma tem isto, mas em compensação é fraca naquilo e por aí vai. Não tem uma que se possa dizer realmente boa ou a definitivamente melhor para determinado personagem, exceto talvez aquelas que serão vendidas no Shop Gilgamesh que só abre a partir da conclusão da Missão 46. E nem adianta ir direto lá tentar a sorte, porque ela só desbloqueia depois que fizer a 42, que só desbloqueia... enfim. A questão de dinheiro já está relativamente resolvida e agora é decidir entre as opções disponíveis ou por armas coletadas ao longo do jogo ou que possam ser adquiridas nos shops Up the Arms ou Plautu´s. Penso que a única forma de resolver esta complicação é elegendo um diferencial e seguir por ele e no caso das armas só pode ser a propriedade especial da arma, porque potencia...

(FF XV) Guia oficial de Final Fantasy XV completo, em PDF, para download free

Clique na imagem para fazer o download (via torrent) Graças a Deus! Minhas preces foram atendidas e uma boa alma postou o guia oficial de Final Fantasy XV em pdf e com download free. Já baixei e a qualidade é ótima! O guia em papel é quase imprestável. As letras são minúsculas e cinza. Praticamente tem que ler com lupa. Agora em PDF tudo ficará mais fácil. Aproveitem! Sabe-se lá quanto tempo vai ficar disponível. E muito obrigada, André Anastácio, por trazer isto para nós! (Link atualizado em 13/01/17)

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

(Dragon Quest IX) Treasure Maps - Como conseguir novos mapas

Como disse em um post anterior, existem mais de 150 novas dungeons em Dragon Quest. As chamadas Grottos são áreas escondidas e que devem ser encontradas em uma caça ao tesouro através de mapas que são ganhos em quests ou adquiridos nas próprias Grottos. O primeiro passo é conseguir o primeiro mapa e o melhor é o da quest 15, em Zero Rocks. Na escada quebrada, forneça uma Especial Medicine para o rapaz esgotado e terá um mapa como recompensa. Este mapa poderá ser acessado através do menu Itens, opção Treasure Maps, quando o mapa será colocado na tela superior e permanecerá fixa ali até que retire. Pode dar um certo trabalho localizar a área mostrada no pequeno pedaço do mapa e neste momento é legal contar com a ajuda dos mapas fornecidos na Gamefaqs. A imagem acima é de lá e se clicar na imagem verá as outras 16 opções, com todos os mapas possíveis e que ajudam muito na localização precisa do local. Ao chegar na localização exata da Grotto, ao ver uma exclamação de aviso, pressio...

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das...