Pular para o conteúdo principal

Xenoblade Chronicles 3: Meu jogo - Capítulo 5 - Esperança !


Quando o grupo finalmente chegou à base da espada, nas proximidades da City me enchi de esperanças! Afinal talvez haverá tempo para salvar Mio. Talvez neste capítulo teremos as respostas pelas quais ansiamos. Parecendo refletir meu estado de ânimo a paisagem muda radicalmente. Saem as pedras, a vegetação rala e os tons de cinza e entramos no capítulo com uma vegetação exuberante e idílica. Luzes e cores pareciam fazer a mesa analogia: os tempos cinzentos, duros e ásperos ficaram para trás. 

O capítulo 4 foi tipo um porre em termos de gameplay e não da história. Os monstros das novas áreas eram muito fracos para meu level. Eu queria passar do 59 para o 60 e levei horas e horas jogando para conseguir, lutando com mobs 20 leveis abaixo do meu. E não consegui encontrar novas áreas com mobs em nível compatível. Então foi um capítulo arrastado.

A parte da Ethel e do Cammaravi foi bem intensa e romântica, de certa forma. Foi o que mais gostei no capítulo. O final foi interessante, mas não particularmente assombroso, como foi o final do capítulo 3. 

Assim, cheguei ao início do capítulo 5 meio cansada. E quando fui recebida por este começo auspicioso, me reanimei toda.


Achei toda a parte dos Lost Numbers e da City altamente interessante, mas de tudo, o que mais me interessou mesmo foi saber que os seres humanos todos só existem como fonte de vida para os Moebius. De que eles necessitam da energia da morte dos seres humanos para se manterem vivos.

Confirmaram que todos eram apenas bonecos nas mãos dos Moebius, mas não apenas para diversão como parecera antes e sim também como alimento de vida. 

Além disto, fiquei surpresa com a informação de que os Ouroboros foram criados pelas duas rainhas como uma tática para destruição dos Moebius e que, tendo fracassado ao início, agora ambas estão desaparecidas e talvez adormecidas em algum lugar, juntando forças e aguardando o momento propício para retornarem. 

Lógico que isto são apenas as lendas do local. Mônica não tem certeza se é verdade, mas espera que seja, pois as rainhas são toda a esperança que resta.

De qualquer forma, me encheu de esperanças! Estou muito triste com toda a tristeza da vida destes personagens. Mesmo não sendo real, claro, mas a gente acaba sentindo a dor deles. E não vejo a hora deles derrotarem Moebius definitivamente e pararem o relógio da vida.

...


Após dois dias no mar de Erythea, me esbaldando na exploração, voltei para a história. Pensei que o capítulo 5 ainda iria longe, pois tudo o que havia feito até o momento foram a introdução, algumas quests pequenas para organizar a viagem e algumas outras pequenas também, no mar, para colher informações.

Assim, mais ou menos umas 8 da noite ontem, já cansada, resolvi andar um pouquinho na história. Fui para a prisão e lá fiz rapidamente 3 ou 4 quests. Quando dei por mim estava fugindo da prisão e logo após lutando com M e N no que parecia luta de bosses de final de capítulo.

E eram!!! E longo, viu? Foram 4 lutas e muuuiiittaaaa história. Terminei após a uma da madruga, atrasada para dormir e abismada. O final do capítulo 5 se mistura com o início do 6 e daqui para a frente, a maior parte é mesmo do capítulo 6. O 5 termina no momento em que N vai golpear Noah após a morte de Mio.


Meu Deus, meu Deus, meu Deus!!!

O que pensar disto? André está no mar ainda, nem posso comentar com ele. Desespero!

Tentando organizar os pensamentos aqui. Então, eles nascem e renascem eternamente. Ok. Quem chega ao Homecoming não renasce. Ok. N e M são outra versão de Noah e Mio. Nesta versão, ele decidiu se aliar aos Moebius como uma forma de continuar com Mio, para que ela não morresse antes que ele ao final de cada uma de suas vidas e em troca da eternidade prometida por Zeus.

Tem muitas coisas que ainda precisariam ser explicadas, aqui. Como assim dois clones de uma mesma alma? Isso é bem estranho. Porque Z fez isto? Porque deixou duas versões de cada um existindo?

A vida dos Moebius também não é ainda explicada. Ou a de Z. Tem muito mais pela frente.

A opção de N faz-me pensar muito. E toda a história acho que gira em torno da ideia central do egoísmo humano mascarado de altruísmo. O tempo todo a história está perguntando aos personagens: você fez isto por você ou fez por altruísmo? E quase sempre a história chega ao seu veredito: foi por você. Você lutou e matou por você, não pela Rainha, não por serem ordens. Você lutou e matou para permanecer vivo. É questionado o livre arbítrio. Sim, eles tem escolha. O preço de não matar é morrer. Mas ainda assim eles tem esta escolha. E é o que o jogo cobra deles quando se posicionam como heróis.

Quando Ethel e Cammuravi resolvem lutar até a morte, o motivo é egoísta e não altruísta. É o que eles querem, é a escolha deles e ainda assim, egoísta. Ou seja, nem quando são livres, eles escolhem os outros.

Mas é uma acusação falsa. Como se pode chamar alguém de egoísta apenas por decidido sobreviver? Quando luta junto aos seus para que ele próprio, mas também os seus, não morram?

Egoísmo seria se a vida deles não estivesse ameaçada e ainda assim eles decidissem continuar lutando, como aconteceu com uma das colônias, aliás.

Fiquei pensando, eu, no lugar de Noah, qual teria sido minha escolha. É tentador pensar que teria optado pelo caminho da esquerda, mas... Será mesmo???


E nós que, se temos trabalho, se temos casa, se temos comida, não pensamos naqueles que não tem? Não é o mesmo de Noah que tendo um futuro, não se importa com aqueles que não o tem? Mas, assim como a maioria de nós não tem escolha exceto lutar para garantir o nosso, não nos sobrando energias para lutar pelos dos outros, será que podemos culpar Noah? Ou nos culpar?

Não acho. Eu penso que a culpa é do mundo, das regras desleais do mundo, que não nos deixa opção. Talvez tivéssemos, mas a qual custo, a qual preço? Seremos culpados por não nos jogarmos na chance remotíssima e improbabilíssima de poder fazer algo para mudar a injustiça do mundo?

É uma pergunta que não tem ainda uma resposta. Se ao menos alguém tivesse ido e conseguido. Mas todos que tentaram falharam ou, como N, acabaram optando pelo caminho mais cômodo. E todos nós, outros, o pasto, continuamos inertes e não reagindo, apenas aceitando, entristecidos, nosso destino. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco...

(FF XV) Pós game: Keycatrice lvl 55, o primeiro calabouço ninguém esquece

(Antes de ler este post, talvez queira saber mais sobre calabouços .) Meu primeiro calabouço foi o Keycatrice porque resolvi fazer na ordem dos levels e esta é a mais baixa. Ela possui 3 salas de ramificação. Na primeira ramificação a porta correta é a da esquerda e nas outras duas é a do meio. Há um camp após a primeira ramificação. Os mobs deste calabouço são na maior parte aqueles pudins. Eles são chatinhos, mas não chegam a ser difíceis. Não existem pontos de translocação suspensa para recarregar o MP nos calabouços. Assim, leve bastante elixir. O boss, Lakhmu Flan, é um pudim preto imenso e como a sala é pequena a luta fica bastante confusa. Ele é vulnerável apenas à luz e resistente à todos os outros tipos de damage. Se tiver bastante potions, uma opção é usar Armas Reais. Ele dropa a arma Hypermagnum com ataque 388 para o Prompto. Por coincidência eu tinha encontrado uma ontem, próximo do local da luta com o Naglfar. Estes são os acessórios que peguei: Na p...

(Dragon Quest IX) Dicas: dinheiro, experiência, jobs, acessórios, etcs.

GANHAR EXPERIÊNCIA: Metal Slimes dão mais de 3.000 pontos de experiência (dica do Paulo). A versão metal liquid dá mais de 4.000. São encontrados nas dungeons Quarantombe, Heights of Loneliness, The Bad Cave e The Bowhole. Atualização 1 com dicas do Lucas: -> Metal Slimes dão 4.000 EXP e são achados em Quarantomb e Pluvi Isle. -> Metal Medleys dão 12.000 EXP e são achados em The Bad Cave e Lonely Coast. -> Liquid Metal Slimes dão 40.000 EXP e são achados em The Bowhole. -> Metal King Slimes dão 120.000 EXP e são achados em Tower of Nod e Grottos (Natureza Rank B, Vulcão Rank C e Água Rank D). -> Platinum King Jewels dão 240.000 EXP e são achados em Grottos (Ruínas Rank S e Gelo Rank S). Os valores de experiência são aproximados e divididos entre os membros da equipe. Um membro de nível mais alto ganha mais EXP que um membro de nível mais baixo. Atualização 2 com dicas da Anna: Bem do lado de Angel Falls tem uma area mais alta, precisa do starf...

(FF XV) Pós game: Costlemark, lvl 99 - Simplesmente a melhor parte de Final Fantasy XV

Finalmente! Depois de tanto ouvir falar do temível Costlemark lvl 99 eu me senti preparada para ao menos tentar. O mais chato da preparação foi o farm de AP. Além de tudo o básico, como os 3 acessórios para todos, eu queria ter a aba de recuperação completa e na aba de magia o nódulo que aumenta o poder em 100, além de mais uma ou outra coisinha aqui e ali. Também fiz questão de farmar o acessório v1 do Ângelus. Infelizmente não consegui nenhum V2, mas o V1 já ajuda muito. Bico de Zu também é chato e lento de farmar. Acabei nem pegando todos que queria e resolvi arriscar com apenas 21, usando 7 para criar magias de fogo, gelo e eletricidade com quebra de nível de dano lvl 99. Cada 7 fez 13 magias, de forma que tinha 39 magias com quebra de nível de dano. Mas as magias que realmente me importavam eram as de cura. Eu criei unimancias (pode sair fogo, gelo ou eletricidade) para equipar nos meninos e magias de cura com cada elemento para o Noctis, já que ele poderia escolher qua...