Pular para o conteúdo principal

FFXIII - A verdadeira estória de Final Fantasy XIII


***  CONTÉM SPOILERS  ***

Entendo um pouco de inglês, mas não o suficiente para acompanhar as cut-scenes de FF traduzindo através das legendas. Perdi muita coisa e boiei em diversos momentos. Dias atrás o Bruno explicou-me toda a estória do início ao fim e resolvi postar para outros que também tiveram o mesmo problema.

Tudo começa com um ser chamado The Maker, que criou tudo: Pulse, os humanos e os fal’Cie, assim como Deus criou a Terra e a nós. Depois de tudo criado, partiu com destino ignorado e nunca mais retornou.

Os fal’Cie, seres elementais criados à partir e em torno de um cristal que reside dentro deles, são instrumentos que The Maker deixou aos humanos para ajudar na concretização da existência. Eles são ao mesmo tempo superiores e inferiores aos humanos.

Como possuem poderes mágicos, são vistos praticamente como Deuses pelos humanos, mas na realidade têm vida bastante limitada, sem a existência própria e independente dos humanos, existindo apenas para cumprir um foco predeterminado que normalmente serve aos interesses dos humanos e não aos deles. Orphan, por exemplo, é um fal’Cie cujo foco é ser a energia vital de Coocon, como nosso sol.

Eles não podiam desviar-se de seus focos, mas encontraram uma forma meio parasita de agir através dos humanos, marcando magicamente alguns deles como l’Cie e designando-lhes tarefas a serem cumpridas.

Um humano marcado como l’Cie não tinha opção exceto cumprir seu foco, transformando-se depois em cristal. Se não cumprisse, se fracassasse, seria transformado em um monstro Cieth e se morresse antes de cumprir, em uma l’Cie Stone.

Alguns fal'Cies começaram a acalentar o desejo de reencontrar com o criador, talvez para questionar esta forma existencial limitada ou talvez com o intuito de a modificar. Nesta fantasia, acreditavam que a única forma de fazê-lo retornar seria destruição do mundo e das pessoas que ele tinha criado. Achavam que ele voltaria para refazer o trabalho, se destruíssem os humanos.

Com esta idéia em mente, arquitetaram o plano de criar Coocon, um mundo pequeno para onde levariam os humanos e que depois seria destruído com a grande maioria da população.

Uma vez criado Coocon e com os humanos transferidos para lá os fal’Cie simularam uma disputa de poder entre si, entre os fal’Cies de Pulse e os de Coocon, para promoverem esta destruição com a ajuda de humanos e l'Cies.

Escolheram duas humanas para encarnarem o Ragnarok, a destruição, que se daria através do rompimento da camada protetora de Coocon, essencial para o pequeno mundo.

Estas duas humanas eram Vanille e Fang, originarias da cidade de Oerba, em Pulse.

Ocorre que Vanille recusou-se a encarnar Ragnarok e Fang sozinha não teve força suficiente para quebrar toda a proteção de Coocon, provocando uma rachadura.  Os humanos conseguem detê-la e também capturam a fal’Cie Ânima, levando-a para Coocon.

Esta fal’Cie era uma espécie de protetora da vida em Pulse e sem ela, o equilíbrio entre a vida animal e humana desaparece e as feras predominam tornando a vida inviável. Todos os humanos remanescentes são transferidos para Coocon e cria-se uma espécie de paranóia dos humanos de Coocon com relação à tudo que venha de Pulse.

Falhando em seu objetivo de destruição total, os fal’Cies transformam Vanille e Fang em cristais e as mantém adormecidas, enquanto aguardam uma nova oportunidade.

500 anos se passam e os fal’Cies decidem tentar novamente. Vanille e Fang despertam. Estranhamente Fang perde a memória, enquanto que Vanille recorda-se de tudo. O foco delas, que é a destruição de Coocon é reativado e 4 humanos são marcados para destruir Orphan: Lightning, Snow, Hope e Sahz.

Sendo Orphan a fonte de energia que mantém Coocon suspenso no céu, se for morto, Coocon despenca, sendo destruído, de forma que o foco de todos acaba sendo o mesmo. Os fal’Cies instalam um clima de terror trazendo de volta a disputa fictícia entre fal’Cies de Pulse x fal’Cies de Coocon, que na realidade não existe.

Todos os humanos marcados por fal’cies de Pulse são expurgados para aquele planeta e o clima em Coocon é de guerra civil, com alguns humanos rebelando-se contra o governo do Sanctum, comandado por Barthandelus, que finge ser humano, mas na realidade é um fal’Cie com o objetivo de concretizar a destruição de Coocon.

Lightning, Snow, Sahz e Hope decidem que não cumprirão seu foco e ao contrário, salvarão Coocon. Vanille sabe desde o início que seu foco é a destruição de Coocon e não contou a Fang (e nem aos outros) sobre o passado de ambas, para que não tivessem que transformar-se no animal Ragnarok, mas Fang recorda-se aos poucos e a confronta. Vanille então conta a verdade e elas concordam em não se transformar novamente.

Acreditando que Orphan é um traidor de Coocon, os 6 personagens chegam a Orphan Cradle’s buscando sua morte. Tanto Barthandelus quanto Orphan sabiam que teriam que morrer para que a destruição acontecesse e conduziram os personagens a este objetivo. Com a recusa dos personagens de efetuar seu foco, Barthandelus decide matar todos e aguardar por novos l’Cies.

Entretanto, os personagens é que matam Barthandelus que, ao cair no poço, funde-se a Orphan, que também quer ser destruído, mas a equipe descobre através de Vanille que com sua morte, Coocon perderia sua sustentação e recusam-se a matá-lo, sendo transformados em Cieths, como todos os l’Cies quando falham em suas missões. Exceto Fang e Vanille, porque a missão delas é diferente, sendo a destruição de Coocon e não de Orphan, especificamente.

Neste momento o The Maker intervém, retornando os personagens aos seus formatos humanos e dando-lhes um novo foco que é a restauração da vida em Coocon. Enquanto isto, Orphan tortura Fang para despertar a fera Ragnarok nela. Vanille a incita a não assumir a fera, mas Fang cede, apesar de transformar-se fracamente.

A equipe decide matar Orphan para interromper a tortura de Fang, sinalizando a destruição de Coocon e evitando o mal maior que é o Ragnarok.

Com a morte de Orphan, entretanto, acaba-se a fonte de sustentação de Coocon e vendo-o na eminência de despencar, Fang e Vanille transformam-se em Ragnarok para salvá-lo. A partir de um vulcão adormecido em Pulse criam uma coluna de lava que chega até Pulse e, resfriada e endurecida como cristal, torna-se a nova forma de sustentação de Coocon.

Elas sacrificam-se com este ato, ficando presas na base da coluna e transformadas em cristais para sempre, mas Coocon está seguro com o que fizeram.

A vida retorna ao normal, com todos os sinais l'Cie desaparecendo e as pessoas transformadas em Cristais retornando, como Serah e o filhinho de Sahz.

Apesar de toda a felicidade aparente, este é talvez o momento mais triste do jogo, quando todos, exceto as duas retornam. Até o último momento esperei por Vanille e Fang e doeu quando vi os créditos aparecerem, enendendo que não voltariam mesmo, apesar de saber que com seu sacrifício concretizaram a vida de todos os demais.

Comentários

André disse…
O final é simplesmente maravilhoso *-*
É triste, mas compreensivel
Paulo N. disse…
é triste como o final de FFX, pena q houve continuação
com FF versus XIII talvez o destino delas mude ... ou ñ ...
aitinerante disse…
Verdade. Muito triste mesmo. Beijos, Paulo.
100CRIATIVIDADE disse…
Estou jogando o FFXIII, gostei muito deste blog, pois consegui tirar muitas duvidas, estou gostando muito do jogo.

Parabéns pelo seu trabalho.

E queria aproveitar, eu to em um Boss que eu nao consiguo matar, que é a primeira vez que o Barthandelus (acho que é assim) aparece, ele vira um falCIE com um monte cabeça, ele tem 450.000 de life, mas nao consiguo deichar ele em STAGGER, pois ele é imune a magia.

O que devo fazer para mata-lo?????

Muito Obrigado
aitinerante disse…
<span>Olá. </span>

<span>O segredo com este boss é rapidez. Experimenta isto daí:
</span>

<span>Paradigmas:  
 
Mistic Tower (RAV/RAV/SEN), Delta Attack (COM/RAV/SEN) e Combat Clinic (SEN/MED/MED) até o Doom e após o Doom, Relentless Assault (COM/RAV/RAV e Combat Clinic. Poupar TP para usar Renew neste momento e não perder tempo com meds.</span>

O Mistic Tower vai leva-lo até quase o stagger sem muito risco e o Delta Attack tira vida e mantem o stagger. Use o Combat Clinic quando precisar de vida.

Boa sorte. :D
100CRIATIVIDADE disse…
Consegui matar ele, muito obrigado ^^
aitinerante disse…
:DDD
Cloud Strife disse…
Akabei de terminar o game, a hitoria eh extremamente emocionante....
Nao sou muito de me emocionar, mas realmente fiquei muito feliz com o game e triste pelo fim sem a participaçao da fang e vanille como os demais...
Espero que se realmente tiver um proximo, as duas retornem e tenham um final feliz...
Agora vou tentar matar os adamantortoises hehe, vamos ver o que consigo
Parabens pelo site, muito bom e explica todas as duvidas dos gamer
Muitas duvidas em sets, armas e seus upgrades realmente esclarecedoras tanto quanto as partes da historia que deixa o jogador mais seguro do que fazer nos seus proximos passos
Otimo ver que seu trabalho e tenha certeza ke vale muito a pena... Parabens
aitinerante disse…
Olá.

Reli agora meu post e voltei a emocionar-me com o final das duas. Final Fantasy tem esta capacidade de levar-nos às lágrimas. Quando Yuna despede-se de seus summons eu quase morri de tanto chorar. lol

Aguardemos o próximo, Versus.

Obrigada pelos elogios e incentivos.

Boa sorte com os bichões e ainda tem muito jogo pela frente.

:D
Fábio disse…
Acabei de zerar o FF13 e mesmo antes já estava fazendo as missões estou com umas 80 horas de jogo e procurando mais informações do postgame encontrei esse seu site que posso dizer é PERFEITO, é incrivel como vc escreve seus textos, parece que vc esta aqui do meu lado conversando comigo.

Tenho um nível legal de inglês mais não foi suficiente para entender toda a história do jogo, acho que peguei uns 70% ai que lendo coisas do jogo pela net topo com seu blog INCRIVEL já mais de uma dúzia de textos seus e não me canso hahaha parabéns mesmo. Em especifico esse post me fez deixar um coment aqui no seu blog (coisa que acho que nunca fiz em nenhum outro lugar, geralmente só leio mesmo), to fazendo questão de te dar parabéns por tudo.

Ah fora tb que eu já tava morrendo de vontade de jogar Ressonance e lendos suas impressões iniciais me deixou mais animado ainda, acho que vou comprar.

Bom denovo parabéns e vc entrou definitivamente no meu favoritos, continue sempre "conversando" conosco!!!! Agora deixa eu voltar pro FF13 que quero platinar ele =)
aitinerante disse…
Oi Fábio,

Pôxa, obrigada por todos os elogios. Saiba que para mim também foi uma experiência super agradável jogar trocando idéias e impressões com todos que conheci graças a estes posts.

Boa sorte na platina. Agora tem pela frante um pedaço árduo, com muito farm e upagem, mas vale a pena.

Abraços
Soraa disse…
Que triste T.T

Fang e Vanille irão "morrer"? Achei que teria um happy end mas já era. Que pena, pensei que o Hope ficaria com a Vanille ou algo do gênero. Adorei a história verdadeira do jogo!

Você sabe se é verdade os boatos que andam rolando sobre um remake de FF 7 para PS3?

Agora é esperar pelo Versus
cleber disse…
tem um pequeno erro ai: fang falhou por intervenção da deusa etoh epor isso foi cristalizada junto com vanille. a deusa etoh ainda deixou os eidolons para trazer força e esperança para os l`cie quando novamente eles seriam obrigados a destruir sua propria especie. foi tb bartandelus quem levou anima para cocoon escondido para futuramente tentar novamente. anima era protetor de oerba apenas.
Milton disse…
Cara, zerei o jogo e falta só a missão 64 para eu fechar todas elas. O seu blog foi fundamental no meu sucesso! Sou extremamente agradecido a vc e aos ajudantes do seu blog! Muito obrigado!
Pedro disse…
Achei sua página a pouco tempo e gostei demais dela!
Está de parabéns,
com seu blog vi que ainda tem muitos fãs fervorosos como eu de FF...
aitinerante disse…
Obrigada, Pedro. Com este blog encontrei vários fãs como nós e é bem legal trocar idéias. Temos nos reunido mais em nosso forum: http://fantasydreamers.net/forum/index.php?

Quando puder, apareça. :D
aitinerante disse…
teste
Guilherme Henrique' disse…
Olá Neiva, já tem algum tempo que acompanho seu blog, e acho simplismente fantástico, me ajudou muito com vários jogos ultimamente, principalmente FFXIII e Resonance of Fate. Gostaria de saber se há algum e-mail com o qual você possa compartilhar conosco. 
aitinerante disse…
Olá, Guilherme. Meu email é dias.neiva@hotmail.com. Também estou sempre no forum: http://fantasydreamers.net.
Tuca disse…
Achei legal parabéns.... tem que fazer o de lost odyssey....
Brunoliveira disse…
Cara, Lost Odyssey é um dos meus próximos jogos, quem sabe eu não me animo e falo dele também, e ainda tenho o Star Ocean IV pra falar, lol...
Thiago disse…
Meu...não sei como não achei esse site antes...entendi toda a estoria agora, parabens mil vezes merece muitos, trabalho nota 10...agora posso jogar o xiii-2, xD
Tom disse…
Nossa... da primeira vez que li essa pág, nem imaginava que o XIII-2 sairia do jeito que saiu...

Fangizinha! T¬T
aitinerante disse…
Sniff...
aitinerante disse…
Estou fazendo a tradução completa do XIII-2, também. Logo logo terei um menu aqui e ficará mais fácil encontrar as coisas. 
BieelKelly disse…
Agora entendo o jogo porque tinha partes que eu nõa entendia como a parte que os 4 viram Cie'th e depois voltam para ser humanos
BieelKelly disse…
Fórum?! Amo fóruns!
BieelKelly disse…
Verdade!
BieelKelly disse…
Cara história muito legal falo com boca cheia! ACHO O FF XIII COM HISTÓRIA 1000000x MELHOR DO QUE A DO 7

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

As Armas de Final Fantasy XIII

Segundo Split e Krystha estas são as armas que podem ser encontradas em tesouros ou ganhas após lutas nas fases do jogo Final Fantasy XIII. Elas também podem ser adquiridas no shop. Ver shop list. São armas puras, ou seja, não necessitam de materiais ou upgrades para serem obtidas e é através delas que se pode sintetizar outras armas mais poderosas. Em CAP indico o capítulo onde se pode ganhar ou encontrar a arma no jogo. Quando há um "?" é porque ainda não a localizei. Quem quiser colaborar, é só enviar a dica de localização via email ou comentários. Para mais detalhes sobre a forma exata de obtenção, vá ao Walkthrough de Krysta ou Split (que foram os que utilizei como base) e procure a arma desejada com Ctrl + F. AS ARMAS NORMAIS DO JOGO FINAL FANTASY XIII ======================================================== ABREVIAÇÕES STR = strength inicial                   | MAG = magia inicial *STR = strengh máximo               | *MAG = magi

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(FF XV) Elemancy: Entendo a criação e a manipulação de magias em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. Olá Pessoal! Estou de volta e dessa vez vou tentar explicar tudo sobre esse novo sistema de magias adotado em Final Fantasy XV. Preparem-se para um post bee em longo e com algumas partes um pouco complexas, então caso algo esteja confuso demais basta postar aí nos comentários e tentarei solucionar as dúvidas assim que possível. O novo sistema tem prós e contras e apesar de a princípio s er extremamente básico, é possível se aprofundar bem e perceber que existe espaço pra bastante customização e certa complexidade. Então vamos lá! Começando do básico: Os três tipos de magia Antes de mais nada, é importante entender quais são as três magias "base" que você terá acesso ao longo game. São elas: Fire (fogo) Lightning (raio) e Ice (gelo). Magias no mundo de Eos funcionam de maneira bem diferente do que estamos habituados em outros Final Fantasys. Desta vez, elas serão o efeito de misturas feitas por você utilizando a matéria retirada diretamente